Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720150001&lang=en vol. 28 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Sonorona or digital culture rhizome</b>: <b>A case study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo tiene el fin de presentar el estudio de caso de Sonorona, nick de María, una joven de 22 años "youtubera" y "bloguera". La realización de este estudio de caso tenía el objetivo de analizar la comprensión y participación que tiene la juventud en la cultura mediática y tecnológica que la rodea. Este fin va en la línea de los estudios de Sefton-Green (1998), Hutchby y Moran-Ellis (2001), Facer, Furlong, y Furlong (2003), entre otros, en relación a los cambios profundos que han provocado la irrupción de los avances tecnológicos, configurando incluso lo que podríamos llamar un nuevo paradigma cultural caracterizado por lo digital. Las tecnologías que nos rodean y con las que convivimos han transformado el modo en que las personas se relacionan, pero también el modo de relacionarnos con la información y el conocimiento y el modo en que se desarrolla la identidad.<hr/>Este artigo apresenta o estudo de caso de Sonorona, nick de Maria, uma jovem de 22 anos com participação ativa no YouTube e em blogues. A sua realização teve como objetivo analisar a compreensão e participação que a juventude tem da/na cultura mediática e tecnológica que a rodeia. Esta finalidade encontra-se na linha dos estudos desenvolvidos por Sefton-Green (1998), Hutchby e Moran-Ellis (2001), Facer, Furlong, e Furlong (2003), entre outros, em relação às profundas mudanças que causaram o surgimento dos avanços tecnológicos, configurando mesmo o que poderia ser chamado de um novo paradigma cultural caracterizado pelo digital. As tecnologias que nos rodeiam e com que convivemos têm transformado a maneira como as pessoas se relacionam, mas também o modo como nos relacionamos com a informação e o conhecimento e como a identidade se desenvolve.<hr/>This paper presents the case study of Sonorona, Maria's nickname, a young girl aged 22. Sonorona is a ‘makeup guru' in Spain. She is a youtuber and blogger's girl. This study aimed to analyze the comprehension and participation of young people in mediatic and technological culture. It intends to continue the works by Sefton-Green (1998), Hutchby and Moran-Ellis (2001) and Facer, Furlong and Furlong (2003), among others, in what is related to the profound changes that lead to the emergence of technological advances, setting up what we might call a new cultural paradigm characterized by the digital. Technologies that surround us and with which we live have transformed the way people interact with each other, but also how we relate to information and knowledge and how identity develops. <![CDATA[<b>New technologies, risks and opportunities from children's perspectives</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais' que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitos de risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.<hr/>Assuming that children are active social agents who construct their own cultures, this research is focused on their perspective about the role that new technologies, particularly the Internet, have in their lives. Moreover, it aims to understand the opportunities, risks and safety challenges the use of digital technologies may represent, from the children's points of view. Based on an ethnographic approach, this article analyses children's lived experiences of using digital media, taking into account the specific sociocultural contexts in which these occur. Thus, it considers how technology and social practices co-construct each other. Its results portray the 'digital' cultures children are building and the reinterpretations of opportunity, risk and safety that emerge within.<hr/>Considerando que los niños son agentes sociales activos que construyen sus propias culturas, esta investigación buscó comprender sus puntos de vista acerca del papel que las nuevas tecnologías, en particular Internet, tienen en sus vidas. Aún tuvo como aspectos específicos los riegos, desafíos de seguridad y oportunidades que el uso de tecnologías digitales puede, o no puede, representar, desde el punto de vista de los niños. Con base en una investigación etnográfica están aquí representadas las culturas digitales que los niños están construyendo, bien como las interpretaciones que hacen de los conceptos de riesgo, seguridad y oportunidad. Este enfoque se centra en cómo se viven estas experiencias todos los días, en contextos de estructuras socio-culturales específicas. Se considera, por lo tanto, la dimensión social del fenómeno tecnológico, es decir, la manera como el desarrollo tecnológico y las prácticas sociales están interrelacionados y se construyen mutuamente. <![CDATA[<b>Strategies and assessment models used by the Centers of ICT Resources in the assessment of assistive technology for students with Special Educational Needs</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões, são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA) na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge o estudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve por finalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC, nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nas avaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. O estudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-se analisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionário à totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e alguns inquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas, conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio, designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar a monitorização dos produtos de apoio atribuídos.<hr/>In 2007, the Portuguese Ministry of Education established a network of 25 Centers of ICT Resources for Special Education (CRTIC). These centers, among other missions, are responsible for the assessment of students with Special Educational Needs (SEN) towards the implementation of assistive technologies. In this paper we present the main findings of a study developed under this context, which aimed to understand the practices currently underway in these Centers, particularly in what concerns the strategies and models used in the assessments of students with SEN for assistive technologies use. The study was based on a multi-methodological paradigm as we analyzed data obtained by a questionnaire applied to all the centers, as well as their activity reports and some interviews. Sustained by the practices described and analyzed, we have conceptualized and prototyped a proposal for a support platform, called "Rede NEE" (SEN Network), which includes strategies that may facilitate the monitoring of the assigned assistive technologies.<hr/>Le Ministère de l'Éducation National Portugais a créé, en 2007, un réseau de 25 centres de ressources TIC (Technologie Information et Communication) pour l'Éducation Spéciale (CRTIC). Ces centres, parmi d'autres missions, sont responsables par l'évaluation des élèves en situation de handicap, en vue de l'attribution des outils de support, essentiels dans l'accompagnement éducatif près ces élèves. Notre étude apparait dans ce contexte et cet article présente les résultats obtenus. Nous avons essayée, d'abord, de comprendre les pratiques menées par les centres, notamment en ce qui concerne les stratégies et modèles utilisées pendant l'évaluation des élèves en situation de handicap, ayant comme objectif l'attribution d'un outil de support. Ce travail est soutenu par un paradigme pluri-méthodologique qui nous a permis d'analyser les données obtenues lors d'une enquête par questionnaire répondue par la totalité des centres, ainsi comme leurs rapports d'activité et quelques interviews. À partir des pratiques répertoriées, nous avons conçu et dessiné une plateforme web de support, appelée "Rede NEE" avec des stratégies qui, souhaitons nous, faciliteront le suivi des outils attribués. <![CDATA[<b>Game and protagonism of the child in early education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, analisamos os usos e as apropriações que as crianças fazem do jogo em um Centro de Educação Infantil de Vitória/ES/Brasil, para compreender o protagonismo que elas estabelecem nas relações com essa manifestação cultural. Para tanto, utilizamos os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos por meio de narrativas e observação participante, durante quatro meses de inserção na escola. As análises revelam que o jogo é vivenciado pelas crianças em situações espontâneas e, sobretudo, nas aulas de Educação Física. No primeiro caso, as crianças organizam suas próprias práticas, com predomínio dos jogos simbólicos; já nas aulas, elas agem taticamente, alterando os jogos propostos pelo professor segundo os seus interesses e necessidades. Em ambos os casos, a perspectiva sócio-histórica, de Vygotsky, e o conceito de consumo produtivo, de Certeau, evidenciaram a produção cultural das crianças nas relações que estabelecem com o jogo, denotando o seu protagonismo.<hr/>In this article, it is analyzed how children appropriate and use playful activities (games) in a Children's Education Center located in the city of Vitória/ES/Brazil, in order to understand the role they establish in the relations with such cultural forms of expression. To do so, the Studies with the Daily Life were used as a methodological assumption. Data was produced through narratives and participant observations, for a four-month period of school insertion. The analyzes reveal that the game is lived by children in spontaneous situations and, above all, in Physical Education classes. In the first case, the children organize their own practices, predominantly of symbolic games; whereas in the classes, they act tactically, altering the games proposed by teachers according to their interests and needs. In both cases, Vygotsky social-historical perspective and Certeau's concept of productive consumption highlighted the cultural production of the children in the relations they establish with the game, denoting its main role.<hr/>Dans cet article nous analysons les habitudes et les appropriations que les enfants prennent du jeu dans un Centre d'Éducation Infantile de Vitória/ES/Brésil pour comprendre le "protagonisme" qu'ils établissent dans les rapports ayant cette manifestation culturelle. Pour ce faire, nous avons utilisé les Études avec le Quotidien comme présupposé théorique/méthodologique. Les données ont été produites au moyen de narrations et d'observations de participants pendant quatre mois d'insertion dans l'école. Les analyses révèlent que le jeu est vécu par les enfants dans des situations spontanées et surtout dans les cours d'Éducation Physique. Dans le premier cas, les enfants organisent leurs propres pratiques avec l'ascendance des jeux symboliques; mais, lors des cours, ils agissent tactiquement, modifiant les jeux proposés par le professeur selon leurs intérêts et leurs besoins. Dans les deux cas, la perspective socio-historique, de Vygotsky, et le concept de consommation productive, de Certeau, ont mis en relief la production culturelle des enfants dans les rapports qu'ils établissent avec le jeu, marquant, par là, leur "protagonisme". <![CDATA[<b>Scales represented in graphs</b>: <b>An intervention study with students of the 5th grade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou a aprendizagem sobre escala representada em gráficos de barras e linhas a partir de uma intervenção de ensino. Participaram no estudo 69 alunos do 5.º ano (aproximadamente, 10 anos de idade) de três escolas públicas brasileiras. Para cada grupo, foram propostas atividades envolvendo diferentes situações: medida de comprimento, reta numérica e mapas. Todos os alunos participaram num pré-teste, uma intervenção de ensino e um pós-teste. Os resultados revelaram um desconhecimento dos alunos, que demonstraram dificuldades em representar, localizar, analisar, comparar e construir escalas em gráficos. Porém, após apenas duas sessões de intervenção em cada turma, foram observados avanços significativos na aprendizagem de todos os grupos. Assim, podemos afirmar que alunos dos anos iniciais, quando levados a refletir sobre escalas, são capazes de aprender sobre essa representação. Dessa forma, evidencia-se a necessidade e a possibilidade de um trabalho sistemático nas escolas.<hr/>This article presents a study that investigated learning about scales represented in bar and line graphs after a teaching intervention. 69 students of the 5th grade (about 10 years old) of three Brazilian public schools participated in this study. For each group, activities involving different situations were proposed: length measure, number line and maps. All students participated in a pre-test, a teaching intervention and a post-test. The results revealed that students have difficulties to represent, locate, analyze, compare and build scales on graphs. However, after only two intervention sessions in each group, significant improvements were observed in the learning of all groups. Thus, we can say that students in primary school, when involved in thinking about scales, are able to learn about that representation. In that way, the need and possibility of a systematic work in schools is evidenced.<hr/>Cet article présente une étude qui s'est intéressée à l'apprentissage de l'échelle chez les enfants lorsqu'elle est représentée dans les graphiques à barres et des lignes. Ont participé de cette étude 69 élèves (environ 10 ans) de trois écoles publiques au Brésil. Dans chacun des groupes, il a été proposé des activités impliquant différentes situations: mesure de longueur, droite numérique et des cartes. Tous les élèves ont participé à un pré-test, deux séances d'enseignement et un post-test. Les résultats du pré-test montrent que les élèves présentent des difficultés à représenter, localiser, analyser, comparer et construire l'échelle dans le graphique. Néanmoins, seulement après deux séances d'intervention dans chaque groupe, il a été observé une progression significative concernant de l'apprentissage d'échelles chez ces élèves dans tous les groupes. Ainsi, il est possible d'affirmer que lorsque les élèves de l'école primaire sont amenés à réfléchir sur les échelles, ils sont en mesure d'apprendre sur l'échelle aux graphiques à barres et des lignes. <![CDATA[<b>School textbooks of natural sciences for the 8th grade in Portugal and scientific literacy assessment of pisa 2006</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo incide na análise das atividades de aprendizagem e avaliação formativa da unidade curricular "Gestão Sustentável dos Recursos" (GSR) em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Tem o objetivo de verificar qual a sintonia entre o modelo de desenvolvimento de competências proposto nos manuais e o promovido pela avaliação em literacia científica do PISA 2006. Assente numa investigação de caráter qualitativo, o fundamento teórico acorda com a estrutura conceptual do PISA 2006. Os manuais foram selecionados segundo o critério "manual mais adotado num distrito". Os resultados revelaram uma ênfase no desenvolvimento de competências assente na aquisição de conhecimento factual como verificação da capacidade de ler e compreender o contexto, desligado das ideias e conceitos que complementam as competências. Revelam ainda ausência de situações de aprendizagem que promovam o conhecimento e a compreensão da ciência.<hr/>This article focuses on the analysis of learning activities and formative assessment in the curricular area "Sustainable Management of Resources" in school textbooks. Through a qualitative and interpretative method, the goal was to assess the emphasis given to the development of skills in textbooks and to verify if they are in line with the scientific literacy assessment of PISA 2006 framework. The textbooks were selected according to the criterion "the most adopted textbook". The results show that the selected textbooks give priority to the development of skills and factual knowledge based on reading and interpreting information as a means of acquiring scientific knowledge, instead of skills that are necessary to develop the understanding of fundamental features of science as an element of research.<hr/>Cet article se concentre sur l`analyse des activités d`apprentissage et évaluation formative dans la section des manuels scolaires, de Sciences de la Vie et de la Terre, dédiée à la «Gestion Durable des Ressources». Le but de cette méthode est de mesurer l`adéquation du modèle de développement des compétences proposé dans les manuels scolaires avec les critères d`évaluation de la culture scientifique promus par le PISA 2006. Basé sur une enquête qualitative, le fondement théorique est en accord avec le cadre conceptuel de PISA 2006. Les manuels ont été sélectionnés selon le critère «du manuel le plus couramment adopté». Les résultats montrent que l'accent a été mis sur le développement basé sur l`acquisition de connaissances factuelles et des concepts qui complètent les compétences et constatent l`absence de situations d`apprentissage qui favorisent la connaissance et la compréhension des compétences scientifiques. <![CDATA[<b>Feedback in teaching practice</b>: <b>A workshop for teachers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos, apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso de estratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que a participação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.<hr/>The use of feedback in the classroom can promote the quality of teacher-student relationships, student academic involvement and achievement, even though teachers may not always use it in the best way. In this article we describe the development and evaluation of a workshop designed to enhance teacher knowledge and skills in the use of feedback strategies. Twelve teachers participated in the workshop. Reports and reflections of teachers reveal that participation in the workshop potentiated greater awareness and more appropriate use of feedback strategies. A long-term workshop, that integrates specific objectives related to feedback strategies and reflection sessions interspersed with application work in the classroom, can promote participants' involvement, knowledge and skills in the use of these strategies. It can also result in greater involvement and learning by these teachers' students.<hr/>El uso del feedback en el aula puede promover la calidad de las relaciones profesor-alumno, la participación académica y el rendimiento del alumnado, aunque los docentes no siempre lo usan de la mejor manera. En este artículo se describe el desarrollo y la evaluación de un curso diseñado para mejorar los conocimientos y capacidades de los docentes en el uso de estrategias de feedback, así como la valoración de las mismas. Doce profesores participaron en el curso. Historias y reflexiones del profesorado revelan que la participación en el curso potenció una mayor sensibilización y un uso más apropiado de las estrategias de feedback. Un curso de larga duración, que integre objetivos específicos relacionados con las estrategias de feedback y sesiones reflexivas intercaladas con el trabajo de aplicación en el aula, puede promover la participación, los conocimientos y las competencias de los participantes en el uso de dichas estrategias. También puede dar lugar a una mayor participación y aprendizaje por parte del alumnado del docente implicado. <![CDATA[<b>Personal and sociocultural variables and the differentiation of academic expectations</b>: <b>A study with Higher Education students from North Portugal and Galicia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com a expansão do acesso ao Ensino Superior, nas últimas décadas assistimos a uma maior heterogeneidade de estudantes neste nível de ensino. Uma das variáveis que importa considerar na análise dos perfis de estudantes universitários são as suas expectativas académicas, uma vez que as mesmas estão associadas a níveis diferentes de envolvimento, permanência e sucesso escolar. Foi administrado um questionário de expectativas a uma amostra de 717 estudantes do 1º ano, portugueses e espanhóis, avaliando sete dimensões: i) Formação para o emprego e carreira; ii) Desenvolvimento pessoal e social; iii) Mobilidade internacional; iv) Envolvimento político e cidadania; v) Pressão social; vi) Qualidade da formação; e vii) Interação social. Os resultados foram analisados em função do país, do sexo e de os estudantes serem ou não de primeira geração (se nenhum dos pais possui frequência do ES). As análises mostram que, de um modo geral, os estudantes espanhóis apresentam expectativas académicas mais baixas do que os estudantes portugueses. Por outro lado, observa-se um efeito de sentido inverso entre ser ou não estudante de primeira geração, sendo que estudantes cujos pais possuem formação superior apresentam expectativas mais elevadas em Portugal, ocorrendo uma situação inversa com os estudantes de Espanha. Algumas explicações são avançadas na interpretação destes dados.<hr/>Massification of Higher Education in the past decades has resulted in a greater heterogeneity of students. Expectations are a central variable when analysing students' profiles, as they are related to engagement, persistence and academic success. In this study, a questionnaire assessing students' expectations was administered to a sample of 717 first year Portuguese and Spanish students, measuring seven dimensions: i) Training for employment and career development; ii) Personal and social development; iii) Student international mobility; iv) Political engagement and citizenship; v) Social pressure; vi) Quality of education; and vii) Social interaction. Analysis considered the impact of students' country, sex, and parents' education (if parents had a college degree or not). Results evidence that, in general, Spanish students present lower levels of academic expectations compared to Portuguese students. There is also an inverse impact of parents' education on expectations, as Portuguese students whose parents have a college degree present higher expectations, but Spanish students present an inverse pattern of association. Some explanations are presented in the interpretation of these results.<hr/>Con la expansión del acceso a la Enseñanza Superior (ES), en las últimas décadas asistimos a una mayor heterogeneidad de estudiantes en este nivel de enseñanza. Una de las variables importantes a considerar en el análisis de los perfiles de los estudiantes universitarios son sus expectativas académicas, ya que están asociadas a diferentes niveles de implicación, permanencia y éxito académico. Tomando una muestra de 717 estudiantes de 1º año, portugueses y españoles, se aplicó un cuestionario de expectativas que contempla siete dimensiones: i) Formación empleo/carrera; ii) Desarrollo personal y social; iii) Movilidad internacional; iv) Implicación política y ciudadanía; v) Presión social; vi) Calidad de formación; e vii) Interacción social. Los resultados fueron analizados en función del país, sexo y de ser o no estudiante de 1º generación (si ninguno de los padres tiene estudios de ES). Los análisis muestran que, de forma general, los estudiantes españoles presentan expectativas más bajas que los estudiantes portugueses. Por otro lado, se observa un efecto en sentido inverso entre ser o no estudiante de primera generación, de modo que los estudiantes portugueses cuyos padres tienen estudios de Enseñanza Superior presentan expectativas más elevadas, produciéndose una situación inversa en los estudiantes españoles. Se avanzan algunas explicaciones en la interpretación de estos datos.