Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0871-918720140001&lang=pt vol. 27 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto uma medida do governo brasileiro para aferir o desempenho educacional dos estudantes. A análise toma como referência o conceito de accountability, tal como proposto por alguns autores, e procura verificar quais variáveis das que integram um sistema completo estão mais presentes na política encampada pela via do IDEB, como elas se relacionam e em que medida o índice, criado em 2007 para aferir a qualidade da educação básica brasileira, permite avançar em relação às concepções predominantes de accountability, nomeadamente as que integram avaliações externas, prestação de contas e responsabilização como elementos de uma política educacional de qualidade. Com base no tensionamento entre as variáveis que compõem um sistema abrangente e complexo, assinala potencialidades do IDEB considerando condições de superação de visões reducionistas e conservadoras de accountability educacional.<hr/>The objective of this study is analyzing the Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - Index of Basic Education Development - as a measure of the Brazilian government to raise the educational performance of students. The analysis takes as reference the concept of educational accountability and seeks to identify which variables that are part of a complete system are more present in the politics defended through IDEB. It also seeks to identify how these variables relate and to what extent the index, which was created in 2007 to assess the quality of Brazilian education, allows going further in comparison to prevailing conceptions of accountability, namely the one that integrates external assessments, account and responsibility as part of a quality educational policy. Based on the tension between the variables that take part in a comprehensive and complex system, it points out IDEB’s potentialities considering the conditions of overcoming conservative and reductionist views of educational accountability.<hr/>El objetivo del trabajo comprende analizar el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB) en cuanto una medida del gobierno brasileño para evaluar el desempeño educacional de los estudiantes. El análisis toma como referencia el concepto de accountability, tal como propuesto por algunos autores, y procura verificar cuales variables de las que integran un sistema completo están más presentes en la política defendida a través del IDEB, como ellas se relacionan y en qué medida el índice, creado en 2007 para evaluar la calidad de la educación básica brasileña, permite avanzar con relación a las concepciones predominantes de accountability, nombradamente las que integran evaluaciones externas, prestación de cuentas y responsabilización como elementos de una política educacional de calidad. Con base en el tensor entre las variables que componen un sistema abarcante y complejo, señala potencialidades del IDEB considerando condiciones de superación de visiones reduccionistas y conservadoras de accountability educacional. <![CDATA[<b>Reformas na administração educacional</b>: <b>Uma análise comparada entre Brasil e Portugal</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na última década vêm ocorrendo importantes alterações na organização e na administração da educação brasileira, entre as quais ganham relevância propostas de administração descentralizada, participativa e autônoma. Não se trata, todavia, de uma particularidade brasileira, pois essas propostas apresentam-se também nas reformas educativas empreendidas em outros países, correspondendo à emergência de um novo conceito de governação, o qual é produto do processo de (re)definição do papel do Estado e de (re)orientação de suas práticas, tendo por referência os novos modelos de gestão pública, que envolvem descentralização, reforço da autonomia e ampliação da participação social. Partindo dessas considerações, realizamos um estudo comparado das reformas ocorridas na administração do sistema educativo do Brasil e de Portugal com os objetivos de compreender as razões da relativa homogeneidade do novo modelo de gestão escolar e de identificar, ao mesmo tempo, as orientações comuns e as particularidades dos modos de apropriação de tal modelo nos dois países¹.<hr/>Important changes within the organization and administration of Brazilian education have occurred during the last decade. Suggestions for decentralized, participatory and independent educational management have been on the increase. These issues are, in fact, not a Brazilian particularity since they are on the agenda of the educational reforms in other countries. In fact, the phenomenon is more extensive and coincides with the emergence of a new governing concept which, in its turn, is part and parcel of the process involving the (re)definition of the role of the State and of the (re)orientation of its praxes. Since the new models of public management involves decentralization, reinforcement of autonomy and widening of social participation, these three factors are the categories on which current comparative study reforms occurred in the administration of the education system in Brazil and Portugal. Data of these studies are employed in current essay to discuss the reasons of the relative homogenization of the new model of school administration and, at the same time, identify common guidelines and particularities in the appropriation of the model in both countries.<hr/>Pendant la dernière décade, d’importants changements dans l’organisation et dans l’administration de l’éducation au Brésil sont en train d’avoir lieu, parmi lesquels sont mis en évidence des propositions envisageant une administration décentralisée, participative et autonome. Pourtant, ceci n’est pas une particularité brésilienne: de telles propositions apparaissent aussi dans les réformes éducatives entreprises en d’autres pays, ce qui montre que ce fait est beaucoup plus ample, correspondant à l’émergence d’un nouveau concept de gestion, qui, à son tour, fait partie du processus de (re)définition du rôle de l’État et de (re)orientation de ses pratiques. Étant donné que ces nouveaux modèles de gestion publique comprennent la décentralisation, le renforcement de l’autonomie et de la participation sociale, sont celles-ci les catégories que nous prenons en tant que base pour réaliser une étude comparée des réformes survenues dans l'administration du système d'éducation au Brésil et au Portugal. En utilisant les données de cette étude-là, l’objectif de ce texte est de discuter les raisons de la relative homogénéité du nouveau modèle de gestion scolaire et d’identifier, au même temps, les orientations communes et les particularités des modes d’appropriation de ce modèle dans les deux pays. <![CDATA[<b>Para uma ideia de pedagogia teatral</b>: <b><i>leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade</i></b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.<hr/>Based on the experience I've had in theater training of non-actors, I propose to identify the guiding principles of a theatre pedagogy based on a stanislavskian matrix. For this, I explicitly appropriate the properties of literature defined by Italo Calvino, using each one to characterize the problems most frequently experienced by students on theatrical exercises and the pedagogical responses that I have found to help them overcome them: lightness - the issue of morality; quickness - the question of block or hyperactivity in expression; exactitude - the question of rigor; visibility - the question of imagination and its relationship to 'reality'; multiplicity - the question of the polyphony of the self.<hr/>Partiendo de la experiencia que he tenido en la formación teatral de no-actores, propongo la identificación de los principios orientadores de una pedagogía teatral basada en una matriz stanislavskiana. Para eso, me apropié explícitamente de las propiedades de la literatura de Italo Calvino, usando cada una de ellas para caracterizar los problemas más frecuentes que experimentan los estudiantes en los ejercicios teatrales y las respuestas pedagógicas que he encontrado para ayudarles a superarlos: ligereza - la cuestión de la moralidad; rapidez - la cuestión del bloqueo o de la hiperactividad en la expresión; exactitud - la cuestión del rigor; visibilidad - la cuestión de la imaginación y de su relación con la "realidad"; multiplicidad - la cuestión de la polifonía del yo. <![CDATA[<b>Avaliação em teatro</b>: <b>Reflexões a partir das vozes dos alunos</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa "Linguagem e Educação", da Universidade Federal do Paraná, teve como objetivo compreender os discursos de alunos formandos de um curso superior de teatro sobre a avaliação em processos de montagem teatral em uma universidade catarinense, sul do Brasil. Foram analisados os memoriais de formação em teatro, escritos no último semestre do curso, dos anos de 2007 e 2008. A análise foi realizada pela perspectiva dos estudos de Bakhtin e o Círculo e apontou para diferentes sentidos de avaliação docente, entre eles a relação entre processo e produto, foco deste artigo.<hr/>This study, linked to the research group "Language and Education", Federal University of Parana, aimed at understanding the discourse of senior students of a college of theater on the assessment process in the theatrical assembly in a university in Santa Catarina, southern Brazil. We analyzed the memorials of training in theater, written in the last half of the course, of the years 2007 and 2008. The analysis was performed by the prospect of studies of the Bakhtin Circle and pointed to different directions for the teacher assessment, including the relationship between process and product in education, focus of this article.<hr/>Este estudio, vinculado al grupo de investigación "Lengua y Educación", de la Universidad Federal de Paraná, ha tenido el objetivo de comprender los discursos de los estudiantes de lo último año de un curso superior de teatro sobre el proceso de evaluación en la producción de teatro universitario en una universidad de Santa Catarina, en el sur Brasil. Se analizaron los memoriales de la formación en el teatro, escritos en el final del curso, de los años 2007 y 2008. El análisis se realizó por la perspectiva de los estudios del Círculo de Bakhtin y se refirió a diferentes instrucciones de la evaluación docente, incluyendo la relación entre el proceso y producto, enfoque de este artículo. <![CDATA[<b>O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro</b>: <b>Controvérsias, diversidade e polifonia</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da meta de universalização do atendimento à população de 15 a 17 anos (Meta 3 PNE/Brasil 2011-2020) e da proposição da Lei n. 11.741/2008, que integra ensino médio e educação profissional, retomamos a discussão sobre o ensino da literatura nessa etapa da educação básica, ressaltando a diversidade sócio-econômico-cultural dos sujeitos que a constitui. Para isso, defendemos a presença de obras canônicas e não-canônicas, baseando-nos no conceito de polifonia (Bakhtin, 1997) e nas características da "literatura menor" de Deleuze e Guattari (1977), em que a perspectiva da minoria é construída em uma "linguagem maior", designando a dimensão política e as condições revolucionárias de textos literários. Abre-se espaço de expressão a outras comunidades e forjam-se os meios para outras consciências e outras sensibilidades. Nosso principal objetivo é a construção de práticas de leitura menor e polifônicas em que o contato entre as vozes de professores e alunos e as vozes dos textos literários levem leitores a posicionamentos críticos.<hr/>Based on the goals of universal attendance across the population aged 15 to 17 (Goal 3 from the Plano Nacional de Educação - Brazil 2011-2020) and on the proposal of Law nr. 11.741/2008, which integrates secondary education and professional education, we review the discussion about the curriculum for this stage of primary education, highlighting the teaching of literature in its political dimension. Thus, we revisit the debate around the teaching of canonical and non-canonical works in secondary education curriculum, beginning with the basic features of "minor literature" (Deleuze & Guattari, 1977). Our objective is to discuss minor and polyphonic reading practices (Bakhtin, 1997) as a means to promote interactions among the voices of teachers and students and the voices of power of the literary texts, creating a critical stance in the readers.<hr/>Partiendo del objetivo de la universalización de los servicios de educación a la población de 15 a 17 años (objetivo 3 PNE/Brasil 2011-2020) y de la proposición de la Ley n. 11.741/2008, que integra la educación secundaria, retomamos el debate sobre la enseñanza de la literatura en esta etapa de la educación básica, destacando la diversidad socio-económico-cultural de los individuos que la constituyen. Para eso, defendemos la presencia de obras canónicas y no canónicas, basándonos en el concepto de polifonía (Bakhtin, 1997) y en las características de la "baja literatura" de Deleuze y Guattari (1977), en que la perspectiva de la minoría se construye en un "lenguaje mayor" designando la dimensión política y las condiciones revolucionarias de los textos literarios. Se abre espacio para la expresión de otras comunidades y se forman los medios para otras mentes y otras sensibilidades. Nuestro principal objetivo es la construcción de prácticas de lectura baja y polifónicas, donde el contacto entre las voces de los profesores y de los estudiantes y las voces de los textos literarios conduzcan los lectores a posicionamientos críticos. <![CDATA[<b>Grupo reflexivo de professores da educação superior</b>: <b>Estudo sobre seus movimentos construtivos</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O foco do estudo centra-se nos movimentos construtivos de um grupo reflexivo na educação superior. Teve por objetivos identificar os movimentos construtivos deste grupo, analisar a dinâmica grupal e a importância da reflexividade na sua constituição. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo narrativo com características de investigação-formação (Maciel, 2006). Desenvolveu-se a partir de quinze encontros com professores de uma instituição confessional do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como estratégia propulsora da reflexão o diário de aula e vivências planejadas para os encontros. A análise textual discursiva (Moraes & Galiazzi, 2007) constituiu a escolha para a sistematização dos resultados. A dinâmica grupal permitiu identificar três movimentos construtivos: (1) articulação inicial; (2) aproximações e afastamentos; e (3) continuum reflexivo. O grupo constituiu-se em um processo inter e intrapessoal e inter-relacional estabelecido como um lugar de compartilhamento, agente da transformação no sentir, no pensar e no agir dos professores.<hr/>The focus of the study was aimed at the constructive movements of the group of teachers as a reflective learning device in college studies. The objective was to identify the constructive movements of this group, analyze the group dynamics of teaching and learning from it. The study featured the qualitative-narrative methodological approach with research-training and action research characteristics (Maciel, 2006). Fifteen meetings were held with a group of sixteen teachers of a religious institution of Rio Grande do Sul, in Brazil, with the strategy of developing daily reflection over the class diary and the teachers’ experiences in the classroom. The discursive textual analysis (Moraes & Galiazzi, 2007) was the choice for the systematization of results. This strategy allowed us to identify the group dynamics involving three constructive movements: (1) first articulation; (2) approaches and departures; and (3) reflective continuum. The teachers' learning consisted in an interpersonal, intrapersonal and inter-relational process in the group context, established as a motivational place of sharing, an important agent in the transformation of the way teachers feel, think and act.<hr/>El foco de ese estudio está concentrado en los movimientos constructivos del grupo de profesores reflexivos como dispositivos de aprendizaje docente de la educación superior. Tubo por objetivos identificar cuales los movimientos constructivos de este grupo, analizar la dinámica grupal y el aprendizaje de la docencia a partir de él. El camino recorrido envolvió el abordaje metodológica de cuño cualitativo narrativo con características de investigación-formación e investigación-acción (Maciel, 2006). Se desarrolló a partir de quince encuentros con un grupo de dieciséis profesores de una institución confesional del Rio Grande do Sul, Brasil, teniendo como estrategia propulsora de la reflexión el diario de clase adoptado por los profesores y vivencias planeadas para los encuentros. La análisis textual discursiva (Moraes & Galiazzi, 2007) constituyó la escoja para la sistematización de los resultados. El trayecto hecho permitió identificar la dinámica grupal envolviendo tres movimientos constructivos: (1) articulación inicial; (2) aproximaciones y alejamientos; y (3) continuum reflexivo. El aprendizaje docente se constituyó en un proceso inter e intrapersonal e inter-relacional en el contexto grupal, establecido como un lugar motivacional y de compartir, agentes de la transformación en el sentir, en el pensar y en el actuar de los profesores. <![CDATA[<b>Os fins e meios da Educação Moral nas escolas brasileiras</b>: <b>representações de educadores</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto descreve parte de uma pesquisa que investigou, em escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio de várias regiões do Brasil, experiências consideradas pelos participantes como bem-sucedidas. No presente trabalho, apresentamos e analisamos as representações que emergiram de 1033 questionários, considerando duas questões iniciais que indagavam se a escola deve, ou não, realizar Educação Moral ou em Valores, por que fazê-lo e como. Os dados foram analisados através do software ALCESTE. Usamos análise categorial temática com categorias definidas a posteriori. Destacamos, nos resultados: os motivos principais para o desenvolvimento de programas de Educação Moral estão relacionados à crise de valores na sociedade e na família. Os métodos para alcançar a Educação Moral são diversos, e são citadas experiências no cotidiano escolar, disciplinas específicas e temas transversais.<hr/>This paper describes part of a larger research that investigated moral education experiences considered well succeeded by their actors in public schools, from elementary school to high school, in different regions of Brazil. In this paper, we analyze social representations that have emerged in about 1033 questionnaires considering answers to two initial questions that asked: Why schools should, or not, teach Moral Education and Values? Why and how? The data were analyzed using the software ALCESTE. We developed a categorical thematic analysis, with categories defined a posteriori. It is important to highlight the following result: the main reasons for the development of education in moral values at school are related to the crisis of values in both society and family. The methods to achieve the Moral Education are varied and it is mentioned the daily school experiences, specific disciplines and cross-cutting themes.<hr/>Ce texte a été développé dans le cadre d'une recherche qui a enquêté les écoles publiques de l'enseignement primaire et secondaire provenant de diverses régions du Brésil sur leurs expériences qui ont été considérés par les participants comme réussie. Dans cet article, nous présentons et analysons les représentations qui ont émergé dans environ 1033 questionnaires considérant les deux premières questions posées: si l'école doit, ou non, offrir l'Éducation Morale et sur les Valeurs Morales, pourquoi le faire et comment. Les données ont été analysées en utilisant le logiciel ALCESTE. Nous mettons en évidence certains résultats: les principales raisons de l'élaboration de programmes d'Éducation Morale sont liées à la crise des valeurs dans la société et la famille. Les méthodes pour parvenir à l'Éducation Morale sont variées et sont cités les expériences quotidiennes de l'école, des disciplines spécifiques et thèmes plus transversaux à l'enseignement scolaire. <![CDATA[<b>Programas de mentoria e promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conceito de mentoria tem sido aplicado de forma crescente na implementação de programas para o desenvolvimento de adolescentes em diversos contextos. De entre estes, destacam-se os contextos escolar e comunitário pela relevância na trajetória de vida. Da crescente popularidade destes programas tem surgido a necessidade de integração de teoria e investigação, para que cumpra os seus objetivos de cultivar e suportar relações de cuidado entre jovens e adultos não parentais. Neste artigo será apresentada uma nova abordagem do desenvolvimento de adolescentes, a perspetiva do desenvolvimento positivo, e a sua justificação como orientação teórica no desenvolvimento dos programas de mentoria. Esta perspetiva, por oposição ao tradicional foco na resolução de trajetórias não adaptativas, conceptualiza os jovens como dotados de potencialidades e recursos a desenvolver. Neste sentido, é apresentada evidência que fundamenta como a relação de adolescentes com adultos cuidadores e pares responsáveis, os mentores, pode contribuir para o desenvolvimento positivo.<hr/>The concept of mentoring has been increasingly applied in programs aimed at adolescent development in different contexts. Among these, we highlight the school and community contexts because of its relevance in adolescents’ life trajectory. Given the growing popularity of these programs, integration of theory and research is necessary to fulfill its goals of cultivating and supporting caring relationships between youth and nonparental adults. In this article we present a new approach to adolescents’ development, the perspective of positive development, and its justification as theoretical foundation in the development of mentoring programs. This perspective, as opposed to the traditional focus on solving maladaptive trajectories, conceptualizes youth as having potentials and resources to develop. In this sense, we present evidence to support how the relationship of adolescents with caring adults and responsible peers, mentors, can contribute to the positive development.<hr/>Le concept de mentorat est de plus en plus appliqué dans les programmes visant le développement des adolescents dans des contextes différents. Nous mettons en évidence les contextes scolaires et communautaires en raison de sa pertinence dans la trajectoire de vie des adolescents. En ce qui concerne ces programmes, l'intégration de la théorie et de la recherche est nécessaire pour atteindre leurs objectifs de cultiver et soutenir les relations bienveillantes entre les jeunes et les adultes non parentaux. Nous présentons une nouvelle approche pour le développement des adolescents, la perspective d'un développement positif, et sa justification en tant que fondement théorique dans le développement de programmes de mentorat. On conceptualise les jeunes comme ayant des potentiels et des ressources pour se développer et nous présentons des preuves à l'appui comment la relation des adolescents avec des adultes bienveillants et des pairs responsables, les mentors, peuvent contribuer au développement positif. <![CDATA[<b>O lugar da Educação na Modernidade luso-brasileira no final do século XIX e início do século XX</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conceito de mentoria tem sido aplicado de forma crescente na implementação de programas para o desenvolvimento de adolescentes em diversos contextos. De entre estes, destacam-se os contextos escolar e comunitário pela relevância na trajetória de vida. Da crescente popularidade destes programas tem surgido a necessidade de integração de teoria e investigação, para que cumpra os seus objetivos de cultivar e suportar relações de cuidado entre jovens e adultos não parentais. Neste artigo será apresentada uma nova abordagem do desenvolvimento de adolescentes, a perspetiva do desenvolvimento positivo, e a sua justificação como orientação teórica no desenvolvimento dos programas de mentoria. Esta perspetiva, por oposição ao tradicional foco na resolução de trajetórias não adaptativas, conceptualiza os jovens como dotados de potencialidades e recursos a desenvolver. Neste sentido, é apresentada evidência que fundamenta como a relação de adolescentes com adultos cuidadores e pares responsáveis, os mentores, pode contribuir para o desenvolvimento positivo.<hr/>The concept of mentoring has been increasingly applied in programs aimed at adolescent development in different contexts. Among these, we highlight the school and community contexts because of its relevance in adolescents’ life trajectory. Given the growing popularity of these programs, integration of theory and research is necessary to fulfill its goals of cultivating and supporting caring relationships between youth and nonparental adults. In this article we present a new approach to adolescents’ development, the perspective of positive development, and its justification as theoretical foundation in the development of mentoring programs. This perspective, as opposed to the traditional focus on solving maladaptive trajectories, conceptualizes youth as having potentials and resources to develop. In this sense, we present evidence to support how the relationship of adolescents with caring adults and responsible peers, mentors, can contribute to the positive development.<hr/>Le concept de mentorat est de plus en plus appliqué dans les programmes visant le développement des adolescents dans des contextes différents. Nous mettons en évidence les contextes scolaires et communautaires en raison de sa pertinence dans la trajectoire de vie des adolescents. En ce qui concerne ces programmes, l'intégration de la théorie et de la recherche est nécessaire pour atteindre leurs objectifs de cultiver et soutenir les relations bienveillantes entre les jeunes et les adultes non parentaux. Nous présentons une nouvelle approche pour le développement des adolescents, la perspective d'un développement positif, et sa justification en tant que fondement théorique dans le développement de programmes de mentorat. On conceptualise les jeunes comme ayant des potentiels et des ressources pour se développer et nous présentons des preuves à l'appui comment la relation des adolescents avec des adultes bienveillants et des pairs responsables, les mentors, peuvent contribuer au développement positif.