Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120190004&lang=en vol. 37 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Personality changes in dementia</b>: <b>A review</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se analisar estudos empíricos sobre as alterações da personalidade na Demência, através da avaliação dos traços baseada no Modelo dos Cinco Fatores da Personalidade. Procedeu-se a revisão da literatura indexada nas bases de dados EBSCO/Web of Knowledge/Medline/Pubmed/SciELO/Scopus. Foram incluídas 57 referências. As alterações da personalidade são evidentes nas fases iniciais da Demência e podem ser um marcador clínico precoce. Um dado parece ser transversal e geralmente unânime na literatura, evidencia-se um aumento na dimensão Neuroticismo e um decréscimo na dimensão Conscienciosidade. Sugere-se a necessidade de exploração sistemática, para que seja introduzida uma avaliação da personalidade, no diagnóstico de Demência de Alzheimer, de forma a aumentar a sensibilidade do diagnóstico precoce e com utilidade prática ao nível do diagnóstico clínico.<hr/>The present review aimed to analyze empirical studies that have investigated the personality changes in dementia, based on the Five Factor Model of Personality. We systematically reviewed empirical articles indexed in the following databases EBSCO/Web of Knowledge/Medline/Pubmed/SciELO/Scopus. Fifty-seven articles were included. The personality changes are evident in the early stages of dementia and could be an early clinical marker. A data appears to be generally transverse and unanimous, there is evidence of an increase in personality trait Neuroticism and a decrease in personality trait Consciousness. It is suggested the need for systematic investigations, in order to increase the sensitivity of early diagnosis and practical utility in terms of current clinical diagnosis in Alzheimer’s dementia, with the introduction of personality evaluation. <![CDATA[<b>The meanings of higher education, work, and transition from higher education to work</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en In times of uncertainty and growing job insecurity, this study aims to understand how higher education students build meanings regarding higher education, work, the transition from education to work, and how they are interrelated. Based on a sample of 986 students in the Portuguese higher education system, we intend to understand the relationships and mediations of the dimensions of the meanings of higher education with those of the transition from higher education to work and of the meanings of work. Professional Affirmation mediates the relationship between Personal Development and Personal and Social Dimension of Work. The results show that 61% of the dependent variable values for the personal and social dimension of work are explained by the proposed model. An analysis of the results provides a few pointers for counselling, which will be discussed.<hr/>Num tempo de incerteza e precarização do trabalho, este estudo tenta compreender como os estudantes do ensino superior constroem significados sobre a educação superior, o trabalho, a transição da educação para o trabalho e como estes se relacionam entre si. Com uma amostra de 986 estudantes do Ensino Superior português visa-se compreender as relações e mediações das dimensões dos significados da educação superior com as dimensões dos significados da transição da educação superior para o trabalho e as dimensões dos significados do trabalho. A dimensão Afirmação Profissional é mediadora da relação entre o Desenvolvimento Pessoal e Social e a Dimensão Pessoal e Social do Trabalho. Com base na análise dos resultados algumas pistas de intervenção são apresentadas. <![CDATA[<b>Parental styles and bullying behaviour, in adolescents and young adults</b>: <b>Moderating effect of personality</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os estilos parentais caracterizam a natureza afetiva e a relação entre os pais e os filhos, apresentando por isso, uma contribuição importante para o desenvolvimento psicossocial dos jovens. A vivência familiar, a relação mantida com os pares e o desenvolvimento do adolescente contribuem para a formação da sua personalidade, sendo esta que dita muitos dos comportamentos futuros dos adolescentes e jovens adultos. Este estudo teve como objetivo analisar o papel dos estilos parentais e da personalidade no desenvolvimento de comportamentos de agressão e vitimação, assim como, testar o papel moderador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 adolescentes e jovens adultos, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos de idade (M=17.22; DP=2.50). A recolha de dados foi realizada com recurso a instrumentos de autorrelato. Os resultados sugerem a extroversão e a conscienciosidade como fatores protetores face ao desenvolvimento de comportamentos de vitimação e agressão, e o neuroticismo como um importante potenciador destes comportamentos. Os dados foram analisados à luz da teoria de Baumrind, assumindo a importância dos estilos parentais para o desenvolvimento da personalidade e de comportamentos de bullying na adolescência e jovem adultícia.<hr/>The emotional nature and the relationship between parents and their children, characterized by the parental styles, display an important contribution to the psychosocial development of adolescents. The adolescent personality is shaped by their family environment and the relationship with their peers, which have a big significance to the future behaviour of the adolescents and young adults. The present study aims to analyze predictor role from parenting styles of both mother and father with the adolescent personality in different bullying behaviours, and also, evaluate the moderating role of personality traits on the association between parenting styles and bullying behaviours. The study sample consisted of 1,976 adolescents and young adults aged between 14 and 25 years old (M=17:22, SD=2.50). Data collection was performed using a self-report instrument. The results suggest the extraversion and conscientiousness traits as protective factors to the victimization and aggression behaviours, and neuroticism trait as an enhancer of these behaviours. The results will be discussed in light of Baumrind theory, assuming the importance of parenting styles for the personality and behaviour development in adolescents and young adults. <![CDATA[<b>Profiles of father's relative involvement and children’s socio-emocional adjustment during preschool</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo identificar perfis de envolvimento relativo do pai, em diversas atividades relacionadas com o dia-a-dia da criança (cuidados e socialização), testando posteriormente se existiam diferenças, em função dos mesmos, para o ajustamento social das crianças. Participaram 283 famílias nucleares, com crianças em idade pré-escolar (139 rapazes). Foram identificados dois perfis: Perfil 1 - companheiros de brincadeira e Perfil 2 - cuidadores e companheiros de brincadeira. Os pais no Perfil 2 participavam significativamente mais em todas as atividades analisadas. Encontraram-se, ainda, diferenças em função das habilitações literárias de ambos os cuidadores (mais elevadas no Perfil 2) e das horas de trabalho dos pais (mais elevadas no Perfil 1). Para 94 destas crianças as educadoras descreveram o seu ajustamento social, tendo-se verificado que crianças cujos pais estão mais envolvidos nas atividades de cuidados e de socialização apresentavam valores mais baixos de retraimento social ansioso no grupo de pares. Os resultados sugerem a importância de se considerar quer a mãe, quer o pai, quando se desenham programas de promoção do bem-estar e ajustamento social das crianças.<hr/>The present study aimed to identify profiles of fathers on the basis of their Involvement in several activities (care and socialization) related to children’s daily life testing, subsequently, if there were differences in children’s social adjustment. Two-hundred and eighty-three nuclear families with preschool age children (139 boys) participated in the study. Two profiles were identified: Profile 1 - playmates; and Profile 2 - caregivers and playmates. The fathers in Profile 2 participated significantly more in all the analyzed activities. Differences were found between profiles regarding caregivers’ educational levels (higher in Profile 2), and fathers’ working hours (higher in Profile 1). For 94 of these children their social adjustment was described by the pre-school teachers. Children whose fathers were more involved in care and socialization activities (Profile 2) had lower scores of anxious social withdrawal behaviors in the peer group. The results support the need to consider both caregivers when planning programs to promote children’s well-being and adjustment. <![CDATA[<b>Work orientation</b>: <b>Dimensionality and internal model</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en In this study, we investigate the dimensionality of work orientation and propose an internal model. Our study considers the model of work orientation presented by Bellah et al. (1985). This model assumes that there are three types of work orientation: calling, career, and job. We undertook a transversal study of 959 Portuguese adults between the ages of 18 and 71, who were all currently working. We used confirmatory factor analysis to study the dimensionality of work orientation and, to study the internal model of work orientation, we used structural equation modelling. Together, the results of these analyses suggest that work orientation is indeed three-dimensional and, additionally, suggest that work orientation dimensions have a direct impact on each other. This study provides important contributions to the theory of work orientation and introduces for discussion and future research an even greater set of questions.<hr/>Esta investigação tem como principal objetivo estudar a dimensionalidade da orientação para o trabalho e propor um modelo interno. O presente estudo teve em consideração o modelo de orientação para o trabalho proposto por Bellah et al. (1985). Este modelo assume que existem três tipos de orientação para o trabalho: chamamento, carreira e emprego. Tratou-se de um estudo transversal com 959 adultos portugueses entre os 18 e os 71 anos. Recorreu-se à análise fatorial confirmatória para estudar a dimensionalidade da orientação para o trabalho e, para o estudo do modelo interno da orientação para o trabalho recorreu-se à modelagem de equações estruturais. Complementarmente, os resultados destas análises sugerem que a orientação para o trabalho é realmente tridimensional e, adicionalmente, sugerem que as dimensões da orientação para o trabalho têm um impacto direto umas nas outras. Este estudo fornece contribuições importantes para a teoria da orientação para o trabalho e introduz para discussão e pesquisa um conjunto ainda maior de questões. <![CDATA[<b>Views from Portuguese teachers on multilingualism and educational practices in multilingual classrooms</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Europa é uma realidade linguística diversa e heterogénea que enfrenta o desafio de educar uma população cada vez mais multicultural e multilingue. Os professores de língua(s) são atores nesta realidade, promovendo o multilinguismo e integrando a diversidade. Portugal não foge ao paradigma do multilinguismo e as escolas e professores portugueses vão-se adaptando a uma realidade que, não sendo nova, tem novos contornos. Neste artigo, analisam-se as conceções de professores portugueses sobre multilinguismo e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula multilingues por eles referidas. Os participantes foram 505 professores de todos os ciclos de ensino a lecionar em salas de aula multilingues. O instrumento utilizado foi um questionário criado pelo Grupo Multilingue da Rede Europeia de Literacia traduzido e adaptado para Portugal que foi respondido online. Os resultados mostram uma baixa concentração de imigrantes por turma, o lugar de destaque do inglês como segunda língua, professores com uma atitude de abertura face à diversidade linguística, multilingues e esclarecidos acerca do multilinguismo, valorizando a língua e cultura dos estudantes. Acreditam que o conhecimento de línguas se constitui como uma mais-valia no desenvolvimento académico e cognitivo dos estudantes.<hr/>Europe is a diverse and heterogeneous linguistic community that faces the challenge of educating an increasingly multicultural and multilingual population. Language teachers are key players on this regard as they may foster multilingualism and contribute to students’ inclusion in their classrooms. Portugal is no exception and Portuguese schools and teachers are adapting to an increasingly multilingual society, a situation that is not entirely new but nevertheless presents new challenges. In the present article, we analyse teachers’ conceptions regarding multilingualism in Portugal and the educational practices developed in multilingual classrooms. Participants were 505 teachers from all levels of education teaching in multilingual classrooms. A questionnaire created by the multilingual group of the European Literacy Network translated and adapted for Portugal was answered online. The results show a low concentration of immigrant children per class, the prominent role of English as a second language, teachers with an open attitude towards linguistic diversity, who are multilingual and aware of multilingualism, and value the language and culture of their students. They believe that being able to master different languages is an asset to the students' academic and cognitive development. <![CDATA[<b>The associations between father’s attachment representations and his involvement in care/management and play/leisure activities</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como principal objetivo explorar as relações entre as representações de vinculação (script de base segura) do pai, e o seu envolvimento em atividades práticas (relacionadas com a gestão e cuidados à criança) e em atividades com características lúdicas (brincadeira/lazer). Participaram 62 famílias nucleares, com crianças entre os 2 e os 5 anos, de estatuto socioeconómico médio e de duplo-rendimento. De modo a analisar os scripts de base segura utilizou-se as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos, aplicadas individualmente ao pai, tendo a mãe e o pai preenchido, de modo independente, um questionário sobre o envolvimento parental. Os resultados indicam que os pais possuem e acedem ao script de base segura em contextos onde este é elicitado; que participam mais nas atividades lúdicas, do que nas práticas; e que pais com valores mais elevados de script adulto/criança se encontram mais envolvidos nas atividades práticas, mesmo quando a idade da criança e as habilitações do pai são controladas.<hr/>The main goal of this study was to explore the associations between father’s attachment representations (secure base script knowledge) and his involvement in management and childcare, as well as in play and leisure activities. Sixty-two nuclear Portuguese families, with children between 2 and 5 years of age participated. Families were middle-class from a socioeconomical perspective, and both parents worked full time. In order to assess the secure-base script the Attachment Script Representation task was used individually with the father, and both mother and father independently reported on parental involvement. Results show that fathers access the secure-base script knowledge in contexts eliciting it; that fathers participate significantly more in play/leisure activities than in management/childcare. Finally, fathers with higher secure-base script scores in adult/child stories are more involved in management and childcare, even when child’s age and father’s education are controlled for. <![CDATA[<b>Adaptation to Portuguese of the short version of the Supervisory Relationship Questionnaire</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo principal desta investigação foi a adaptação para a população portuguesa do Questionário da Relação de Supervisão (versão reduzida) - versão supervisando (QRS-r-supervisando). A importância deste constructo na satisfação com a supervisão, no desenvolvimento do terapeuta e na eficácia terapêutica motivaram esta investigação. Realizou-se uma tradução do questionário, seguida de retroversão e de um pré-teste a um pequeno grupo de estudantes de Psicologia, em supervisão. Posteriormente procedeu-se com a investigação recrutando-se 90 psicólogos clínicos/psicoterapeutas em supervisão. Aplicou-se também o Questionário Revisto de Personalidade de Eysenck (adaptação Almiro & Simões, 2013) para efeitos de validade divergente e o CASES (adaptação Lamares & Conceição, 2012) para efeitos de validade preditiva. Os resultados, a partir da análise factorial, sugerem uma medida composta por 17 itens divididos pelas mesmas três subescalas da medida original (Base Segura, Educação Reflexiva e Estrutura) e propriedades psicométricas adequadas (validade factorial, fiabilidade compósita e validade divergente). Discute-se a utilidade da medida e o seu valor prático bem como aspectos para futuras investigações.<hr/>The main objective of this study was the adaptation to Portuguese of a questionnaire of supervisory relationship - short version of the Supervisory Relationship Questionnaire (supervisee version). The lack of national measures on this construct and its importance to the satisfaction with the supervision, development of the trainee and to the effectiveness of supervision motivated this investigation. Ninety clinical psychologists/psychotherapists in supervision were recruited. To adapt this questionnaire we made a translation, a retroversion, a pretest. The participants also completed the Short-scale Eysenck Personality Questionnaire Revised (adaptation Almiro & Simões, 2013) to ascertain divergent validity and the CASES (adaptation Lamares & Conceição, 2012) to determine the predictive validity. A small adjustment was made, in the confirmatory factorial analysis. The results show a measure composed of 17 items divided by the same three subscales of the original measure. Adequate psychometric properties (internal consistency, factorial validity and divergent validity) have been demonstrated. The utility and practical application of this measure and suggestions for future research are discussed. <![CDATA[<b>Systematic review in psychology</b>: <b>Challenges and guidelines</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nas últimas décadas, a comunidade científica tem assistido a um incremento exponencial na divulgação de ciência, com novas revistas lançadas anualmente e milhares de trabalhos de pesquisa publicados em vários domínios científicos entre os quais a Psicologia. No entanto, se por um lado é através da acumulação de conhecimento que a ciência avança, por outro, esse conhecimento deve ser integrado no sentido de informar a investigação, a prática e os decisores políticos. As revisões sistemáticas da literatura constituem um valioso método para dar sentido a grandes corpos de informação sobre um determinado tópico, sumariar a investigação acumulada e avaliar a robustez dos seus resultados. Assim, e atendendo à importância que as revisões sistemáticas de literatura têm na acumulação e divulgação do conhecimento, é importante que sejam conduzidas através de métodos estruturados que permitam identificar, sintetizar e avaliar todos os estudos relevantes para responder a uma pergunta específica. Neste artigo apresentam-se diferentes perspetivas e orientações sobre a condução de uma revisão sistemática da literatura no domínio da Psicologia, discutem-se os desafios associados a este método e procura-se facilitar cada etapa da condução da revisão sistemática através da apresentação de instrumentos e procedimentos recomendados na literatura.<hr/>In the last decades, the scientific community has been observing an exponential increase in the dissemination of science, with new journals launched annually and thousands of research papers published in various scientific domains including Psychology. However, if on the one hand it is through the accumulation of knowledge that science advances, on the other hand, this knowledge must be integrated to inform research, practice and policy makers. Systematic literature reviews are a valuable method for making sense of large bodies of information on a particular topic, summarizing accumulated research, and assessing the robustness of their findings. Thus, and given the importance that systematic literature reviews have in the accumulation and dissemination of knowledge, it is important that they are conducted through structured methods that allow the identification, synthesis and evaluation of all relevant studies to answer a specific question. This article presents different perspectives and guidelines on conducting a systematic literature review in the field of Psychology, discusses the challenges associated with this method, and seeks to facilitate each step of conducting the systematic review through the presentation of instruments and recommended procedures in the literature. <![CDATA[<b>Van Dyne, Ang and Botero (2003) Employees Silence Scale</b>: <b>Testing for factorial validity and invariance in Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O silêncio dos colaboradores tem sido entendido como a decisão deliberada do indivíduo em reter informação, opiniões e sugestões acerca da organização. Nos últimos anos tem-se verificado um acréscimo de estudos sobre este constructo verificando-se, no entanto, falta de consistência teórica e empírica. O presente estudo tem como objetivo estudar a validade fatorial e a invariância da medida proposta por van Dyne, Ang e Botero (2003) para Portugal. Partindo de uma estrutura teórica tridimensional, os resultados sugerem que, para a população portuguesa, a medida é invariante e composta por duas dimensões que se correlacionam, negativamente. Uma primeira denominada de silêncio de adesão que corresponde ao silêncio prosocial de van Dyne et al. (2003) e uma dimensão de rejeição composta pela junção das dimensões defensiva e submissa de van Dyne et al. (2003). As implicações teóricas e práticas são discutidas.<hr/>Employee silence has been understood as the individual deliberate decision to retain information, opinions and suggestions about the organization. In recent years there has been an increase in studies on this construct, but there is a lack of theoretical and empirical consistency. The present study aims to study the factorial validity and the invariance of the measure proposed by Van Dyne, Ang and Botero (2003) for Portugal. Starting from a three-dimensional theoretical structure, the results suggest that, for the Portuguese population, the measure is invariant and composed of two dimensions that correlate negatively. One denominated adhesion silence that corresponds to the prosocial silence of van Dyne et al. (2003) and other called rejection silence composed by the junction of the defensive and submissive dimensions of van Dyne et al. (2003). The theoretical and practical implications are discussed.