Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120180001&lang=en vol. 36 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Crianças em acolhimento residencial</b>: <b>Conteúdo temático das suas narrativas de vida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en A narrativa constitui uma unidade semântica em forma de história que permite ao ser humano dar sentido à sua experiência. A investigação na área não tem sido conclusiva quanto à capacidade das crianças que vivenciaram maus-tratos integrarem estas experiências nas suas narrativas de vida. Alguns investigadores defendem que os maus-tratos afetam a capacidade mnésica das crianças, dificultando a recordação e a referência destas experiências; outros defendem que experiências traumáticas podem até ser melhor recordadas e hipernarradas do que experiências do quotidiano. Neste estudo pretendeu-se mapear as temáticas que emergem nas narrativas de vida de crianças com passado de adversidade precoce, explorando se o tema dos maus-tratos chega a surgir nestas narrativas ou se até se torna o tema dominante. Participaram no estudo 16 crianças em acolhimento residencial, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. Foi utilizada a Entrevista de Narrativa de Vida com Crianças, para a recolha das histórias de vida. A análise temática das narrativas de vida permitiu identificar que as crianças incluem em média 15 temas nas suas narrativas de vida, sendo que metade das crianças relatou episódios de Maus-tratos físicos e/ou psicológicos. A diversidade temática encontrada nas narrativas de vida das crianças aponta para a capacidade adaptativa de estar disponível para a multiplicidade de vivências, sem permanecer dominado por uma narrativa rígida e monotemática. Além disso, a capacidade com que muitas crianças relatam acontecimentos de maltrato, distancia a hipótese da amnésia ou incapacidade de os narrar e encoraja a existência de espaços conversacionais abertos e sem restrições temáticas.<hr/>The narrative is a semantic unit in the form of history that allows the human being to give meaning to their experience. Research in the area has not been conclusive in respect to the ability of children who experienced maltreatment to integrate these experiences into their life narratives. Some researchers argue that maltreatment has an effect in the children’s memory, hindering the recall and reference of these experiences; others argue that traumatic experiences may be better remembered and narrated than quotidian experiences. This study aimed to map emergent themes in the life narratives of children with a past marked by early adversity, exploring if the theme of maltreatment is brought up in these narratives and/or even becomes the dominant theme. In this study participants were 16 children living in residential care, aged between 7 and 12 years old. The Life Narrative Interview with Children was used to collect life stories. The thematic analysis of life narratives allowed us to identify that children included an average of 15 themes in their life narratives, being that half of the children reported episodes of physical and/or psychological maltreatment. The thematic diversity found in children’s life narratives suggests the adaptive capacity of having available the multiplicity of experiences, without being overwhelmed by a rigid and monothematic narrative. In addition, the ability of many children to report maltreatment events, sets us aside from the hypothesis of forgetting or the inability to narrate and encourages the promotion of adaptive open, unconstrained, conversational spaces. <![CDATA[<b>Julgar quem mata</b>: <b>A decisão judicial em processos-crime de homicídio</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O que é apreciado pelos juízes num processo crime de homicídio em Portugal ainda carece de um longo percurso investigativo no âmbito da psicologia da justiça. A presente investigação de carácter exploratório objetiva analisar diferenças na medida da pena aplicada em função de elementos identificados nos acórdãos. Procura igualmente conhecer se existem diferenças decisórias entre a primeira e a segunda instâncias. Salientam-se os seguintes resultados: os juízes tendem a aplicar penas mais elevadas quando as vítimas são do sexo feminino; sentenciam os agentes a penas superiores quando estes se remetem ao silêncio, consubstanciando estes dois fatores, elementos extralegais. Constatou-se igualmente que a medida da pena é inferior quando o ofensor se diz arrependido. Verifica-se que nenhuma variável relativa às características do ofensor resultou estatisticamente significativa. Os resultados são discutidos, salientando-se a participação de fatores extralegais na decisão judicial.<hr/>What is appreciated by judges in a homicide process in Portugal still has a long investigative course to pursue in the field of psychology. This exploratory research aims to analyze differences in the extent of the penalty applied according to the elements identified in the judgments. It also seeks to know if there are any differences between decisions in the first and second instances. The following results are noted: judges tend to apply higher penalties when the victims gender is female; they sentencing offenders to higher penalties when they use the right to remain silence, consubstantiating these two factors, extralegal factors. It was also found that the measure of the penalty is less when the offender shown regret. It was verified that no variable related to the characteristics of the offender was statistically significant. The results are discussed, and the participation of extralegal factors in the judicial decision-making are highlighted. <![CDATA[<b>Preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo analisou as diferenças entre jovens e idosos ao nível das atitudes e dos conhecimentos face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idade, a relação entre as variáveis em estudo, e os preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e das atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade. Cento e cinquenta e três jovens universitários e 42 idosos participaram no estudo. Os resultados indicaram que os jovens apresentam um menor nível de conhecimentos acerca da sexualidade na terceira idade do que os idosos e os idosos possuem atitudes mais negativas face ao envelhecimento e atitudes menos permissivas acerca da sexualidade na terceira idade do que os jovens. Verificou-se que quanto maior a atitude negativa face ao envelhecimento, maiores são as atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade. Os preditores do idadismo (atitude negativa face ao envelhecimento) foram a idade mais elevada e o menor contacto diário com idosos. Os preditores das atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade foram a idade mais elevada e as atitudes negativas face ao envelhecimento. É importante intervir junto da população ao nível dos conhecimentos e das atitudes negativas face ao envelhecimento para modificar as atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade.<hr/>This study analyzed the differences between young and old people in terms of attitudes and knowledge in relation to aging and towards sexuality in old age, the relationship between the study variables, the predictors of negative attitudes towards aging and negative attitudes towards sexuality in old age. One hundred and fifty-three university students and 42 elderly participated in the study. The results indicated that young people have a lower level of knowledge about sexuality in old age than older people, and older people have more negative attitudes towards aging and less permissive attitudes about sexuality in old age than young people. We also found that the higher the negative attitude towards aging, the greater the negative attitudes towards sexuality in old age. Predictors of ageism (negative attitude towards aging) were older age and less daily contact with seniors. Predictors of negative attitudes towards sexuality in old age were the highest age and the negative attitudes towards aging. It is important to intervene with the population at the level of knowledge and negative attitudes towards aging to change the negative attitudes towards sexuality in old age. <![CDATA[<b>Modelos sociais de maternidade difundidos em páginas e grupos do <i>Facebook</i> em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en As redes sociais online são atualmente fontes de apoio informal importantes para as mães dada a sua acessibilidade e vasta informação sobre o cuidado da criança e o desempenho da maternidade. Este estudo pretendeu identificar o modelo de maternidade dominante atualmente em Portugal através da análise dos objetivos, das atitudes, dos sentimentos e das práticas atribuídas às mães e difundidos por grupos e páginas do Facebook dedicadas à maternidade. Uma pesquisa pelas palavras-chave mãe e maternidade, seguida da técnica “bola de neve”, em outubro de 2015, permitiu identificar 132 Páginas Públicas, 47 Grupos Fechados e 5 Grupos Públicos (N=184) portugueses, tendo sido as respetivas descrições alvo de análise de conteúdo. Esta análise evidenciou que o modelo de maternidade veiculado pressupõe a centralidade da criança e das suas necessidades e interesses, e atribui elevados níveis de exigência ao papel de mãe. As necessidades da mulher não são mencionadas, desaparecendo atrás do papel materno. O estudo parece assim confirmar a predominância de um modelo de maternidade intensivo nos grupos e páginas do Facebook em Portugal.<hr/>Nowadays, online social networks are important sources of informal support for mothers due to their accessibility and extensive information on childrearing and motherhood performance. This study aims to identify the current motherhood model prevalent in Portuguese Facebook, namely through its groups and pages concerning motherhood. In October 2015, a search was performed by using the words mother and motherhood, followed by other “snowballed” found sites, allowing the identification of 132 Public Pages, 47 Closed Groups and 5 Public Groups (N=184). Their descriptions were submitted to a content analysis in which goals, attitudes, feelings and practices attributed to mothers and spread by Facebook were identified. Results show that the conveyed motherhood model assumes the centrality of the child, and of its needs and interests, and assigns high levels of demand to the mother. Women’s needs are not mentioned, seeming to disappear behind the maternal role. The study confirms the predominance of an intensive motherhood model in Portuguese Facebook. <![CDATA[<b>Funcionamento familiar e estratégias de resolução de conflitos na fratria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diferentes caraterísticas familiares podem influenciar as táticas usadas pelos irmãos para resolver conflitos. O presente estudo analisa a relação entre o funcionamento familiar (medido pelas Family Adaptability and Cohesion Scales - FACES IV) e as táticas de resolução de conflitos (avaliadas através das Revised Conflict Tactics Scales - Sibling Version; CTS2-SP). A amostra foi constituída por 353 sujeitos (entre os 12 e os 18 anos de idade). Os resultados indicaram que os rapazes são quem mais utiliza a agressão física sem sequelas. Relativamente à relação entre o funcionamento familiar e as táticas de resolução de conflitos, as dimensões equilibradas do funcionamento familiar encontram-se associadas positivamente às táticas de resolução de conflitos adequadas (a negociação), verificando-se o oposto para as dimensões desequilibradas do funcionamento familiar, que apresentam associações positivas com a agressão (física e/ou psicológica). Os resultados sugerem um efeito preditor da qualidade do funcionamento familiar nas táticas de resolução de conflitos utilizadas no contexto fraterno. Parece, pois, necessário trabalhar com as famílias, com o objetivo de incrementar as suas competências, e deste modo melhorar a gestão dos conflitos na fratria.<hr/>Different family characteristics can influence the tactics used by siblings to resolve conflicts. The present study analyzes the relationship between family functioning (measured by Family Adaptability and Cohesion Scales - FACES IV) and conflict resolution tactics (evaluated through the Revised Conflict Tactics Scales - Sibling Version). The sample consisted of 353 subjects (aged between 12 and 18 years old). The results indicated that male siblings make the most use of physical assault. With regard to the relationship between family functioning and conflict resolution tactics, the balanced dimensions of family functioning are positively associated with appropriate conflict resolution tactics (negotiation), with the opposite of the unbalanced dimensions of family functioning, which present positive associations with aggression (physical and/or psychological). The results suggest a predictive effect of the quality of family functioning in the conflict resolution tactics used in the fraternal context. Therefore, it seems necessary to work with families, with the aim of increasing their skills, and thus improve the management of conflicts in the fraternal context. <![CDATA[<b>Fear of failure and anxiety in sport</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Sport represents an important achievement domain, where fear of failure and anxiety are permanently present. The present study aimed to examine the relationship between fear of failure and anxiety in sport contexts. A total of 405 athletes completed the Performance Failure Appraisal Inventory and the Sport Anxiety Scale-2. In this study, a structural equation modelling was used to test this relationship. The results gathered, provided evidence that fear of failure construct has a direct and positive influence on sport anxiety. Furthermore, and consistent with previous studies, a relationship between fear of failure and anxiety was found, indicating that athletes with higher levels of fear of failure displayed a tendency of having greater anxiety levels. These findings highlights the importance of fear of failure in sport contexts, especially as a predictor of sport anxiety in athletes.<hr/>O desporto representa um importante domínio de realização, onde o medo de falhar e a ansiedade estão permanentemente presentes. O presente estudo procurou examinar a relação entre o medo de falhar e a ansiedade. Um total de 405 atletas completaram o Performance Failure Appraisal Inventory e o Sport Anxiety Scale-2. Foi realizada uma análise de equações estruturais para testar estas relações. Os resultados obtidos, providenciaram evidências de que o constructo do medo de falhar tem uma influência direta e positiva na ansiedade desportiva. Adicionalmente, foi encontrada uma relação entre o medo de falhar e ansiedade, dando indicação que atletas com níveis elevados de medo de falhar apresentam uma maior tendência para possuir níveis superiores de ansiedade. Estes dados destacam a importância do medo de falhar no contexto desportivo, principalmente enquanto preditor da ansiedade desportiva em atletas. <![CDATA[<b>Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitário-social. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional.<hr/>Children’s capacity to understand emotions and social intentions of others are associated with the quality of peer interactions. Nonsocial play behaviors during preschool years may be associated with difficulties in the development of emotional knowledge. This study aimed (1) to identify different profiles of social and nonsocial play behaviours in preschool children, and (2) to examine if emotional knowledge varies according to these profiles. 193 children, with a mean of 53.31 months of age, participated in the study. The Preschool Play Behaviour Scale in the Portuguese version was completed by teachers to indicate the children’s social and nonsocial behaviors during play. Children’s emotional knowledge was assessed with the Portuguese version of the Affect Knowledge Test. Hierarchical cluster analysis identified three different profiles of children according to their social and nonsocial play behaviours: reticent, solitary-social and social. Solitary-social children were the most representative group of our sample. Reticent children presented lower scores of emotional knowledge when compared to social children. Our findings support the existence of different types of social and nonsocial behaviours during play and their relationship with emotional knowledge. <![CDATA[<b>Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho</b>: <b>Estudos de adaptação para o ensino secundário</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.<hr/>This paper aims to present the results of the Portuguese adaptation of General Achievement Goal Orientation Scale (GAGOS; McInerney & Yeung, 2000). This instrument has five different motivation scales: Motivation Value, Global Motivation, General Mastery, General Performance and General Social. The work of adaptation consisted in a exploratory and confirmatory factor analysis and internal consistency analysis from the data of two samples of 617 and 418 High School students. The results suggest a solution with good psychometric properties, in terms of validity as acceptable fidelity, with differences per gender and relationship with age and education level. The results discussed and suggestions presented. <![CDATA[<b>Acknowledging the role of word-based activation in spontaneous trait inferences</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en The first goal of the present paper is to call attention to a confounder in studies that explore Spontaneous Trait Inferences (STI). These studies use, most of the times, behavioral descriptions which strongly imply personality traits about the actor of the behavior. However, a potential limitation of this material is the possibility of the trait being activated by specific words in the sentence (word-based priming) and not, or not only, by an inference made based on the comprehension of the behavioral sentence as a whole (text-based priming). This aspect has been recurrently ignored in previous studies. In the present paper, we discuss how the word-based priming may have obscured the interpretation of previous results in the STI literature. A second goal of this paper is to present a potential solution for this problem. We created a set of 122 trait-implying sentences and their correspondent control versions. These control sentences have approximately the same words as the trait-implying sentences, but the words are rearranged in such a way that the sentences no longer imply the target traits. By keeping the words constant, we control for the activation from individual words in the sentences (word-based priming). Thus, differences in trait activation between the two sentences can only be attributed to text-based priming. Researchers interested in investigating STI in the Portuguese language can use these materials in their studies. With this paper, we hope to stimulate a discussion about the mechanisms responsible for the trait activation in STI studies.<hr/>O primeiro objetivo deste artigo é chamar a atenção para um artefacto existente nos estudos que exploram o fenómeno das Inferências Espontâneas de Traço (IETs). Esses estudos utilizam, na maior parte das vezes, descrições comportamentais que implicam fortemente um traço de personalidade acerca do ator do comportamento. No entanto, uma potencial limitação deste tipo de material é a possibilidade de os traços ficarem ativados devido à presença de palavras específicas na frase (primação com base na palavra) e não, ou não apenas, devido a uma inferência feita a partir do comportamento descrito na frase como um todo (primação com base no texto). Este aspeto tem sido recorrentemente ignorado na literatura. Neste artigo, discutimos como a primação com base na palavra pode estar a afetar a interpretação dos resultados existentes na literatura. O segundo objetivo é fornecer uma solução para esta limitação. Criámos, assim, um conjunto de materiais constituídos por 122 frases implicativas de traços, acompanhadas pelos seus traços correspondentes (implicados nas mesmas) e por frases controlo. As frases controlo têm aproximadamente as mesmas palavras que as frases implicativas de traços, mas rearranjadas de tal forma a não implicarem mais os traços críticos. Mantendo as palavras contantes, consegue-se controlar para a ativação vinda de palavras específicas da frase. Assim, diferenças de ativação entre os dois tipos de frases, pode ser atribuída a inferências verdadeiras que considerem a frase como tudo. Investigadores interessados em investigar as IETs na língua portuguesa, podem utilizar este material nos seus estudos. Com este artigo, esperamos estimular a discussão acerca dos mecanismos responsáveis pela ativação de traços personalidade em estudos sobre IETs.