Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120170004&lang=p vol. 35 num. 4 lang. p <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400001&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>As diferenças individuais da qualidade da vinculação representam condições iniciais que, em contexto de interação entre factores biológicos e ambientais, desempenham um papel dinâmico no funcionamento bio-psico-social do indivíduo. Este artigo apresenta uma breve revisão de literatura da teoria e investigação da vinculação na infância e pretende contribuir para uma perspectiva desenvolvimental na prática clínica. A investigação na vinculação tem-nos esclarecido, sobre os efeitos nas crianças de experiências precoces associadas a: (a) rotinas de cuidados fora de casa; (b) separações; (c) disfunções significativas de prestação de cuidados; (d) características das crianças com necessidades especiais. Apresentamos ainda orientações para a prática clínica dada a centralidade dos aspectos relacionais no desenvolvimento saudável das crianças.<hr/>Attachment individual differences are early conditions that, in the context of the interaction between biologic and environmental factors, play a dynamic role in the individuals’ bio-psycho-social functioning. This paper presents a brief literature review on attachment theory and research and aims to contribute to a developmental clinical perspective. Attachment research shows us the effects on infants, and children, of early experiences that are associated with: (a) out of home care systems; (b) separations; (c) significant caregiving dysfunctions; (d) the characteristics of children with special needs. We also present guidelines to clinical intervention since relational issues are central to infants’ healthy development.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400002&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O suporte social tem vindo a ser evidenciado na literatura pela sua relevância no que concerne à planificação e estabelecimento de objetivos de vida de jovens adolescentes. Vivências emocionais adversas no contexto familiar, nomeadamente perdas significativas e transições podem, todavia, condicionar este processo. A presente investigação objetiva analisar o papel do suporte social no desenvolvimento de objetivos de vida de jovens de diferentes configurações familiares (famílias tradicionais e jovens em acolhimento residencial), sendo ainda testado o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 13 e os 18 anos, provenientes de famílias tradicionais e em regime de acolhimento residencial. Para recolha de dados foi utilizado o Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) e o Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Foram testados modelos de mediação para as diferentes configurações familiares, sendo que os resultados sugeriram que o suporte social apresenta uma associação positiva significativa com os objetivos de vida, e a personalidade desempenha um efeito mediador na associação anterior. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância do suporte social no desenvolvimento da personalidade e construção dos projetos de vida.<hr/>Social support has been shown in the literature as relevance with respect to the planning and establishment of young adolescent life goals. Adverse emotional experiences within the family, including significant losses and transitions may, however, limit this process. This research aims to analyze the role of social support in the development of life goals of young people from different family configurations (traditional families and young people in residential care), still being tested the mediating role of personality in the previous association. The sample was composed by 350 young Portuguese adolescents of both genders, aged between 13 and 18 years, from traditional families and residential care. For data collection was used the Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) and The Five Factors Personality Inventory (NEO-FFI-20). Mediation models were tested for different family configurations, and the results suggested that social support has a significant positive association with the life goals, and personality plays a mediational effect in the previous association. The results will be discussed in light of attachment theory, considering the importance of social support in personality development and construction of life projects.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400003&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre as conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a estabilidade gráfica das produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos. Também pretendemos avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de quatro jardins-de-infância de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n=30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se os pares de palavras produzidos e o número de letras corretamente mobilizadas na escrita das palavras em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total (pares cuja semelhança entre as palavras produzidas em dois momentos de escrita é total). Os pares de produções escritas com alternância grafo-fonética (pares cuja a semelhança entre as palavras produzidas nos dois momentos de escrita é próxima, ou seja, existem letras que se repetem nos dois momentos de produção, embora se verifiquem variações na mobilização de pelo menos uma letra pertinente entre os pares) foram mais frequentes nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético. Os resultados indicam que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas infantis é superior quando a escrita é realizada no computador e que os pares com alternâncias grafo-fonéticas questionam a ideia de um desenvolvimento linear na apropriação por parte das crianças da lógica alfabética subjacente à codificação escrita.<hr/>The goal of this study was to analyze the relationship between children’s conceptualizations on written language and the graphic stability of written productions of preschool children. We also intend to evaluate to what extent the use of the computer can increase the number of letters correctly mobilized compared to the use of cursive writing. We selected 90 children from four kindergartens in Lisbon. Children were equivalent in age, intelligence, and number of letters they knew and differed at the conceptual level about writing. Three experimental groups (n=30) were defined according to the conceptual level (Alves Martins, 1996): syllabic with phonetic, syllabic-alphabetic and alphabetical. Participants wrote the same list of words in consecutive moments (handwriting and computer) and compared the pairs of words produced and the number of letters correctly mobilized in the writing of words at each moment. The syllabic children with phonetypes and alphabetic letters presented the highest number of pairs of words written with total identity (pairs whose words are produced in two moments of writing). The pairs of productions written with graphonomic-phonetic alternation (pairs whose similarity between the words produced in the two moments of writing is close, that is, there are letters that repeat in the two moments of production, although there are variations in the mobilization of at least a relevant letter among the peers) were more frequent in participants at the syllabic-alphabetical conceptual level. The results indicate that the number of letters correctly mobilized in children’s writings is superior when writing is done in the computer and that the pairs with graphological-phonetic alternations question the idea of a linear development in the children’s appropriation of the alphabetical logic underlying the codification writing.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400004&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Apesar de se conhecer a importância da qualidade dos comportamentos na interação mãe-bebé e pai-bebé, pouco se conhece sobre os aspetos fisiológicos que lhes estão subjacentes. Objectivo: descrever a resposta fisiológica de mães e pais durante a interação com os filhos. Para o efeito registou-se a frequência cardíaca, a arritmia sinusal respiratória e a condutância da pele de 24 mães e 13 pais durante a interacção com o bebé de acordo com o protocolo Face-to-Face Still-Face (FFSF). Resultados: Verifica-se um aumento da frequência cardíaca durante o episódio face-a-face, uma diminuição no episódio still-face e novo aumento no episódio de recuperação. Verifica-se uma diminuição da arritmia sinusal respiratória durante o episódio face-a-face, um aumento no episódio still-face e nova diminuição no episódio de recuperação. No que diz respeito à condutância da pele, as respostas de mães e pais seguem padrões diferentes: nas mulheres verifica-se um aumento durante o episódio face-a-face, uma diminuição no episódio still-face e novo aumento no episódio de recuperação enquanto que nos homens verifica-se aumento consecutivo da condutância da pele ao longo do procedimento FFSF. Conclusão: Este estudo contribui para a compreensão das respostas fisiológicas de mães e pais durante a interação com os seus bebés.<hr/>Although the importance of the quality of behaviors in the mother-infant and father-infant interaction is recognized, knowledge on the physiological aspects that underlie it is still scarce. Objective: to describe the physiological response of mothers and fathers during interaction with their infants. For this purpose, heart rate, respiratory sinus arrhythmia and skin conductance of 24 mothers and 13 fathers were recorded during interaction with the infant according to the Face-to-Face Still-Face (FFSF) protocol. Results: There was an increase in heart rate during the face-to-face episode, a decrease in the still-face episode and a new increase in the recovery episode. There is a decrease in respiratory sinus arrhythmia during the face-to-face episode, an increase in the still-face episode and a further decrease in the recovery episode. Regarding skin conductance, the responses of mothers and fathers follow different patterns: in women there is an increase during the face-to-face episode, a decrease in the still-face episode and a new increase in the recovery episode while in men there is a consistent increase in skin conductance throughout the FFSF procedure. Conclusion: This study contributes to the understanding of the physiological responses of mothers and fathers during the interaction with their infants.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400005&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Logo após o nascimento o recém-nascido apresenta comportamentos instintivos de auto-regulação que lhe permitem controlar as suas respostas motoras e vegetativas isolando-se de estímulos perturbadores, organizando-se face ao stress e iniciando ou terminando a interação com os pais. Estes comportamentos evoluem ao longo do primeiro ano de vida. A partir dos 3 meses estes comportamentos parecem organizar-se em estilos comportamentais e ter um peso moderado na qualidade da vinculação mãe-filho(a). No intuito de estudar os processos de auto-regulação do bebé e o papel materno na interação, observámos 98 bebés (46 meninas, 51 primíparos, nascidos com mais de 36 semanas de gestação) e as suas mães, na situação experimental Still-Face aos 3 e aos 9 meses. O comportamento dos bebés foi classificado ou descrito quanto à sua forma de organização comportamental (e.g., capacidade de recuperação após o episódio do Still-Face) e o comportamento materno quanto à qualidade do envolvimento e ao nível de intrusividade. Os resultados indicam diferenças individuais na auto-regulação do bebé, das quais descrevemos e apresentamos 3 padrões de organização de resposta subdivididos em sub-padrões comportamentais associados. Estas formas de auto-regulação apresentam uma elevada associação com as respostas maternas, género do bebé e paridade. Os dados deste estudo suportam a tese de que a auto-regulação infantil resulta da capacidade de mobilização dos recursos do bebé e da resposta que recebe para apoiar os seus esforços.<hr/>Shortly after birth, newborns exhibit instinctive behaviors of self-regulation allow them to control their motor responses, isolating himself from disturbing stimuli, deal with overwhelm events and starting or ending interactions with their parents. These behaviors get refine and become more complex during the first year of life. At 3 months, these behaviors are organized into behavioral styles and have a moderate impact on mother-infant attachment status. In order to better study infant self-regulation and maternal contributions, 98 infants (46 girls, 51 firstborn, IG over than 36 weeks) and their mothers were observed in the Face-to-Face Still-Face paradigm at 3 and 9 months. Infant styles and patterns of self-regulation were observed as well as maternal interactive behavior. The findings indicate individual differences in infants’ self-regulation described in 3 patterns of self-regulation. These forms of self-regulation have a high association with maternal responses, infant gender and parity. Our findings support the thesis that infant self-regulation results of infant ability to organize their internal resources together with maternal ability to support infant regulatory behavior.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400006&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Este estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, foi realizado junto de crianças vítimas de violência doméstica e teve como objetivo geral compreender como aquelas percecionam o facto de serem ou não ouvidas no âmbito dos processos em que estão envolvidas. A amostra intencional foi composta por dez crianças portuguesas, com idades entre os sete e os 17 anos, de ambos os sexos, que se encontravam acolhidas com as suas mães em casa de abrigo para vítimas de violência doméstica há pelo menos um mês. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada, previamente testada. Da análise do conteúdo das respostas salienta-se a emergência de duas categorias, ‘auscultação da criança pelos adultos’ e ‘participação em tribunal’, com base nas quais se discute a importância da escuta da opinião da criança, ajudando na compreensão de como esta pensa e sente determinadas questões e como pode contribuir para a resolução de certos problemas. A maioria das crianças deseja poder expressar perante o magistrado algumas das suas necessidades, sendo uma delas a garantia de segurança, através do afastamento do agressor. Discute-se com base nestes resultados qualitativos a relevância da participação da criança em decisões da justiça.<hr/>This qualitative study, with exploratory and descriptive character, was conducted among children who were victims of domestic violence and aimed to understand how they see the fact of being or not being heard in the proceedings in which they were involved. The sample was composed of ten Portuguese children, aged between seven and seventeen years, of both sexes, who were accommodated with their mothers in a shelter for victims of domestic violence for at least a month. Data were collected through a semi-structured interview, previously tested. Analyzing the content of the answers, the emergence of two categories is highlighted: “auscultation of children by adults” and “court participation” based on which the importance of listening to the child’s opinion, helping to understand how the child thinks and feels regarding certain issues and how they can contribute to solving certain problems are discussed. Most children want to express some of their needs to the magistrate, one of them being the warranty of security, namely through the removal of the aggressor. The importance of the participation of children in court decisions are discussed based on these qualitative results.</description> </item> <item> <title><![CDATA[<b>“To learn, or to be the best?”</b>: <b>Achievement goal profiles in pre-adolescents</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400007&lng=p&nrm=iso&tlng=p This study aimed to examine the achievement goal orientation profiles of 5th and 7th grade students and the profile differences in academic achievement and anxiety. Participants were 1652 Portuguese students who responded to the Achievement Goals Scale and the Achievement Emotions Questionnaire. Based on a person-centered approach, cluster analysis identified six groups of students with distinct motivational profiles: task oriented, ego oriented, success oriented, disengaged, self-defeating oriented and diffuse. The largest number of participants were in the diffuse oriented group. In terms of the gender composition of clusters, differences manifested in the groups of disengaged and self-defeating orientations, with boys predominating in the former and girls in the latter. In age, the success oriented students group was in the majority composed of younger students and older students were more likely to adopt disengaged orientations. Clusters also revealed different compositions when retention was taken into account, with students who had been retained being more represented in the disengaged and diffuse groups. Moreover results showed that goal orientation profiles had effects on academic achievement and anxiety: success oriented students achieved higher grades and students whose profiles are predominantly ego oriented (self-enhancement and self-defeating) express more class and test anxiety.<hr/>Este estudo pretendeu caracterizar os perfis motivacionais de alunos do 5º e 7º ano, bem como avaliar os efeitos da adopção de diferentes perfis no rendimento académico e na ansiedade. Responderam à Escala de Orientações Motivacionais e ao Questionário de Emoções de Desempenho 1652 alunos portugueses. Através de uma abordagem centrada na pessoa e com recurso à análise de clusters identificaram-se seis grupos com perfis motivacionais distintos: orientado para a tarefa, orientado para o ego, orientado para o sucesso, não envolvido, orientado para o evitamento e difuso. A maioria dos participantes apresentaram um perfil motivacional difuso. No que diz respeito ao género, verificaram-se diferenças na sua representação nos grupos não envolvido e orientado para o evitamento, estando os rapazes mais representados no primeiro grupo e as raparigas no segundo. Relativamente à idade, verificou-se uma maior representação de alunos mais novos no grupo com perfil motivacional orientado para sucesso e que os alunos mais velhos teriam maior tendência para adoptar orientações de não envolvimento. Quando considerada a retenção escolar verificaram-se igualmente diferenças na composição dos grupos: alunos retidos apresentaram perfis motivacionais orientados para o não envolvimento e difuso. Adicionalmente, os resultados demonstraram efeitos das orientações motivacionais no rendimento académico e na ansiedade. Os alunos com orientações para o sucesso apresentaram um melhor rendimento académico e estudantes cujos perfis eram predominantemente orientados para o ego (autovalorização e autodefesa) apresentavam níveis mais elevados de ansiedade tanto na sala-de-aula como nos testes. <![CDATA[<b>Father’s involvement and parenting styles in Portuguese families</b>: <b>The role of education and working hours</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400008&lng=p&nrm=iso&tlng=p Early studies on fathers focused mainly on their presence in or absence from children’s lives, and the amount of time they spent with them. More recently, several authors have stated the importance of understanding the quality of father involvement to comprehend fully its impact on child development. However, studies have also reported that socio-demographic variables, namely, father educational levels and employment status affect parenting and children outcomes. The aims of this study were to analyze a sample of 465 Portuguese two-parent families with pre-school age children, looking for associations between father involvement in care/socialization activities and paternal parenting styles while testing for the moderating effect of father educational levels and working hours. Fathers reported on their own parenting styles and mothers described the father’s involvement. Fathers’ working hours moderated the relation between his authoritative parenting style and involvement in teaching/discipline and play activities. In addition, fathers’ education moderated the relation between his authoritative style and involvement in direct care and teaching/discipline. Given the different roles that fathers can assume in their children’s lives, it is important to understand the mechanisms of paternal participation, and identify the factors which explain the differences in effective care so that we can promote higher positive involvement.<hr/>Os primeiros trabalhos sobre o Pai focavam-se, essencialmente, na sua presença ou ausência da vida da criança e na quantidade de tempo que este passava com ela. Mais recentemente, diversos autores têm salientado a importância de se analisar a qualidade do envolvimento paterno, no sentido de se compreender qual o seu impacto no desenvolvimento infantil. Os estudos têm, ainda, reportado que o nível educativo e o número de horas que os pais trabalham influenciam a parentalidade e os outcomes da criança. Os objectivos, deste estudo, foram analisar, numa amostra de 465 famílias nucleares portuguesas, com crianças em idade pré-escolar, as associações entre o envolvimento do pai nas atividades de cuidados/socialização e os estilos parentais, testando os efeitos moderadores da educação e do número de horas de trabalho. Os pais descreveram os seus próprios estilos parentais e as mães o envolvimento paterno. As horas de trabalho moderam a relação entre o estilo autoritativo do pai e o seu envolvimento nas atividades de ensino/disciplina e nas atividades de brincadeira. Adicionalmente, o nível educativo dos pais modera a relação entre o seu estilo autoritativo e o envolvimento nos cuidados diretos e ensino/disciplina. Dado os diferentes papéis que os pais podem assumir na vida dos filhos, é importante compreender os mecanismos relativos ao seu envolvimento e identificar os factores que explicam as diferenças num cuidado adequado, no sentido de se promover um envolvimento paterno elevado, quantitativa e qualitativamente. <![CDATA[<b>Professional quality of life in nurses</b>: <b>Contribution for the validation of the Portuguese version of the Professional Quality of Life Scale-5 (ProQOL-5)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400009&lng=p&nrm=iso&tlng=p Job stress and burnout are highly prevalent in healthcare professionals, and nurses in particular. Given its deleterious consequences not only for professionals’ well-being but also for patients and organizations, it is important to have adequate measures to assess professional quality of life. This study aimed to offer a contribution for the Portuguese validation of the Professional Quality of Life Scale-5. This scale was designed to measure three dimensions of professional quality of life: compassion satisfaction, burnout, and compassion fatigue. The sample was composed by 390 nurses recruited from five public hospitals from Portugal north and center regions. Participants had on average 38.58 years of age (SD=9.10) and were mainly female, married, and practiced nursing in a variety of fields with an average of 15.66 (SD=9.09) years of practice. Results from the confirmatory factor analysis indicated that the original version of the scale had several problematic items and that a revised version showed superior model fit. In addition, results showed that female scored higher than men on Compassion Satisfaction. Also, nurses working in an oncology hospital had higher scores of Compassion Fatigue. Finally, higher scores of Burnout and Compassion Fatigue, and lower scores of Compassion Satisfaction, were associated with greater Depression, Anxiety, and Stress symptoms. The ProQOL-5 is thus an adequate instrument to assess professional quality of life in nurses and may be valuable for designing effective interventions to tackle burnout and compassion fatigue, and promote satisfaction with one’s work.<hr/>O stress ocupacional e o burnout apresentam prevalências elevadas nos profissionais de saúde, e em enfermeiros em particular. Dadas as consequências negativas não apenas para o bem-estar dos profissionais mas também para os pacientes e para as organizações, é importante a existência de medidas adequadas para a avaliar a qualidade de vida profissional. Este estudo tem como objetivo contribuir para a validação Portuguesa da Professional Quality of Life Scale-5. Esta escala foi desenvolvida para avaliar três dimensões da qualidade de vida profissional: Satisfação por Compaixão, Burnout, e Fadiga por Compaixão. A amostra foi constituída por 390 enfermeiros recrutados em cinco hospitais públicos das regiões norte e centro de Portugal. Os participantes tinham, em média, 38.58 anos de idade (DP=9.10), eram maioritariamente do sexo feminino, casados, e exerciam enfermagem em diversas áreas, com uma média de 15.66 anos de experiência (DP=9.09). Os resultados de uma análise fatorial confirmatória indicaram que a versão original da escala apresenta vários itens problemáticos e que uma versão revista da escala apresenta um ajustamento aos dados superior. Para além disso, os resultados demonstraram que os participantes do sexo feminino apresentaram pontuações superiores de Satisfação por Compaixão. Ainda, os enfermeiros que exercem a sua profissão em hospitais oncológicos apresentaram pontuações superiores de Fadiga por Compaixão. Por fim, pontuações mais elevadas de Burnout e Fadiga por Compaixão, e pontuações mais baixas de Satisfação por Compaixão, estão associadas a mais sintomas de Depressão, Ansiedade e Stress. O ProQOL-5 é um instrumento adequado para avaliar a qualidade de vida profissional em enfermeiros e pode ser útil no desenvolvimento de intervenções eficazes para mitigar o burnout e a fadiga por compaixão, e para promover maior satisfação profissional. <![CDATA[<b>Assessment of the affective and rational bases for urgent decision-making under extreme circumstances</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400010&lng=p&nrm=iso&tlng=p In the framework of dual-type theories, decision making is based on two types of information processing: intuitive and rational. Inspired by this framework, our aims were to develop a brief self-rating measurement instrument to assess the affective and rational bases for urgent decision-making under extreme circumstances, and to study its psychometric properties. The samples comprised cadets from a military academy and participants from the general population. The results showed evidence of acceptable reliability as well as structural, convergent, and discriminant validity for the Bases for Urgent Decisions under Extreme Circumstances Inventory (BUDECI), the new 8-item inventory.<hr/>No âmbito de teorias duales, a tomada de decisões baseia-se em dois tipos de processamento de informações: intuitivo e racional. Inspirados por este marco conceitual, nossos objetivos foram desenvolver um breve instrumento de medição de autoavaliação para avaliar as bases afetivas e racionais para a tomada de decisões urgentes em circunstâncias extremas e estudar suas propriedades psicométricas. As amostras incluíram cadetes de uma academia militar e participantes da população em geral. Os resultados mostraram evidências de confiabilidade aceitável, bem como validade estrutural, convergente e discriminante para as inventário Bases for Urgent Decisions under Extreme Circumstances inventory (BUDECI; Bases para Decisões Urgentes em Circunstâncias Extremas, português), o novo inventário de 8 itens. <![CDATA[<b>The cultural stereotype of professional groups</b>: <b>Consensus, accessibility and typicality of stereotypic contents</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000400011&lng=p&nrm=iso&tlng=p The purpose of the present work was to measure the stereotypic content of several professional groups in a Portuguese sample, by determining the culturally shared stereotypic attributes, their accessibility and typicality. Study 1 used a spontaneous attribute-generation-task to collect the stereotypic content of 28 professional groups. The frequency of generation was used to measure consensus on the attributes generated. The order of generated attributes was used to determine their accessibility. To further explore the link between attributes and the professional group, a new sample (Study 2) rated how typical each attribute was of the professional group. We map out the usefulness of studying professional stereotype’s content.<hr/>Este trabalho teve como objetivo medir o conteúdo estereotípico de vários grupos profissionais numa amostra Portuguesa, através da determinação dos atributos estereotípicos partilhados culturalmente, da sua acessibilidade e tipicidade. No Estudo 1 o conteúdo estereotípico de 28 grupos profissionais foi medido através duma tarefa de geração espontânea de atributos. A frequência de geração dos atributos foi usada para medir o consenso sobre os atributos gerados. A ordem em que os atributos foram gerados foi usada para determinar a sua acessibilidade. Adicionalmente, para explorar ainda mais a ligação entre os atributos gerados e o grupo profissional, uma nova amostra (Estudo 2) avaliou a tipicidade de cada atributo para o grupo profissional. Discute-se em detalhe a utilidade de estudar os conteúdos estereotípicos de grupos profissionais.