Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120170002&lang=pt vol. 35 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Conhecimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escrita</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigação teve como objetivo estudar a relação entre conhecimento metalinguístico (consciência fonológica, morfológica e sintática) e desempenho em leitura e escrita no final do 2º ano de escolaridade. Participaram neste estudo 28 crianças de língua portuguesa seguidas do início do primeiro ano ao final do segundo ano de escolaridade, selecionadas de uma amostra inicial de 83 crianças. As mesmas foram avaliadas no início de cada ano letivo (provas de consciências fonológica, morfológica e sintática) e no final de cada ano letivo (provas de leitura e escrita de palavras). Foram constituídos 2 grupos de crianças: (i) bons desempenhos em leitura e escrita de palavras no final do 2º ano de escolaridade (N=13) (ii) maus desempenhos em leitura e escrita de palavras no final do 2º ano de escolaridade (N=15). Os resultados demonstraram que quando controladas o desenvolvimento cognitivo, a memória verbal e as habilitações da mãe, o grupo de bons leitores/escritores obteve resultados mais elevados nas provas de consciência fonológica, morfológica e sintática, medidas no início do primeiro e no início do segundo ano, relativamente ao grupo dos maus leitores/escritores, sendo essas diferenças estatisticamente significativas. Os resultados mostram a importância do desenvolvimento metalinguístico na aprendizagem da leitura e da escrita, chamando a atenção para a necessidade de trabalhar de forma mais explícita as consciências fonológica, morfológica e sintática no início da escolarização.<hr/>The aim of this research was to study the relationship between metalinguistic knowledge (phonological, morphological and syntactical awareness) and reading and writing outcomes at the end of the second year of elementary school. The participants were twenty-eight Portuguese-speaking children followed from the beginning of first grade to the end of second grade, selected from a larger sample of 83 children. They were evaluated at the beginning of each school year (tests of phonological, morphological and syntactical awareness) and at the end of each school year (word reading and word writing tests). Two groups of children were assembled: (i) good performances in word reading and writing tests at the end of second grade (N=13) (ii) poor performances in word reading and writing tests at the end of second grade (N=15). The results showed that when the cognitive development, the verbal memory and the mother’s educational level were controlled, the good reader/writers group obtained statistically significant better results at the phonological, morphological and syntactical awareness tests (measured at the beginning of first and second grade) than the poor readers/writers group. These results show the importance of metalinguistic development on reading and writing and call the attention for the need to work phonological, morphological and syntactical awareness since the beginning of schooling. <![CDATA[<b>Emoções face à matemática e progressão na escolaridade</b>: <b>Estudo longitudinal com alunos do 5º e do 7º anos de escolaridade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt À medida que os alunos progridem na escolaridade enfrentam novos desafios que poderão ter influência nas emoções vivenciadas em contexto educativo. Para uma melhor compreensão desta problemática desenvolvemos um estudo longitudinal com o objetivo de estudar as emoções de alunos do 5º e 7º anos, face às aulas e testes de matemática, com a sua progressão na escolaridade. Em paralelo analisámos se o género e o desempenho a matemática introduziam alguma especificidade nas emoções vivenciadas. Participaram neste estudo 1266 alunos, que foram seguidos durante 3 anos e que no ano do início da recolha de dados 674 (53.2%) estavam no 5º ano e 592 (46.8%) no 7º ano de escolaridade. Os alunos responderam, uma vez por ano, a um questionário sobre as emoções que sentiam nas aulas e testes de matemática (aborrecimento, desânimo, zanga, ansiedade, prazer, orgulho, alívio). Os resultados apontam para um decréscimo global das emoções positivas e um aumento das emoções negativas. Contudo, mostram também que a ansiedade, a zanga e o alívio evidenciam um padrão diferente comparativamente às outras emoções com as mesmas valências. O desempenho e o grupo (5º/7º) também mostraram ser variáveis importantes para a compreensão das emoções com a progressão na escolaridade.<hr/>As students progress in schooling they face new challenges which can impact on the emotions they feel in the educational context. To gain a better understanding of this process, a longitudinal research was developed to study Math emotions, perceived by students from 5th and 7th grades, as they progress through schooling. In addition gender and math performance effects were tested to see if any specificity on experienced emotions was introduced. Participants taking part were 1266 students, followed for 3 years. In the beginning of data collection, 674 (53,2%) of these were 5th graders and 592 (46,8%) were 7th graders. Students responded, once a year, in a questionnaire on the emotions they felt in relation to math classes and tests (boredom, hopelessness, anger, anxiety, enjoyment, proud, relief). The results showed a global decrease of positive emotions and an increase of negative emotions. However, emotions like anxiety, anger and relief, displayed a different pattern to those with the same valence. Academic Math performance and the group (5th/7th grade) were also identified as important variables to the understanding of students emotions through schooling. <![CDATA[<b><i>Mindfulness</i> e <i>Psychological Mindedness</i> enquanto posturas terapêuticas</b>: <b>Relação com o processo de mudança em psicoterapia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A influência das características do psicoterapeuta, no processo e nos resultados da intervenção psicoterapêutica, tem sido amplamente reconhecida, independentemente do modelo teórico. Assumindo-se o interesse no estudo das competências terapêuticas não “técnicas”, necessárias para a prática clínica, reflecte-se sobre os constructos mindfulness e psychological mindedness, enquanto características relativamente estáveis da consciência da experiência e do self do psicoterapeuta, que podem manifestar-se como posturas terapêuticas distintas. Acreditamos que os terapeutas mais mindful e/ou psychologically minded, oscilando responsivamente entre as duas posturas t erapêuticas, poderão verificar nos seus pacientes, uma maior capacidade estrutural, associada a um aumento da consciência da experiência e do self, obtido através da assimilação de objectivos estratégicos específicos de fase 2, do Metamodelo de Complementaridade Paradigmática (Vasco, 2006). É apontada a relevância clínica de se considerar a mindfulness e a psychological mindedness como posturas terapêuticas complementares, salientando-se a necessidade de se encontrar uma definição operacional dos constructos.<hr/>The influence of the psychotherapist characteristics, both on the course and the results of the psychotherapeutic intervention, has been widely recognized, regardless of therapeutic model. Considering the study of the “non-technique” therapeutic skills, needed for clinical practice, a reflection is made on the constructs of mindfulness and psychological mindedness, as relatively stable characteristics of the experience and self-consciousness of the psychotherapist, displayed as distinct therapeutic stances. We believe that highly mindful and/or psychologically minded therapists, responsively swinging between the two therapeutic stances, might verify the patient’s achievement of a greater structural ability, related to an increased experience and self-consciousness, attained through the assimilation of specific strategic objectives of phase 2, of the Paradigmatic Complementarity Integrative Metamodel (Vasco, 2006). The clinical implications of considering mindfulness and psychological mindedness as complementary therapeutic stances are discussed, and the need to find an operational definition of the constructs is emphasized. <![CDATA[<b>Portuguese juvenile delinquents</b>: <b>An exploratory study from a sample of institutionalized young offenders</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Severe antisocial behaviour in adolescence is a matter of concern in every society, especially when it translates in juvenile delinquency that persists through adulthood. In this study, we asked a sample of 121 institutionalized male juvenile offenders (between 14 and 20 years old) to fill several self-report measures to understand young delinquents and their social and academic conditions, behaviour, and individual dispositions. Results reveal peculiarities on academic achievement, socioeconomic status and family size. Analysis confirmed the role of personality, self-concept, self-control and family environment on antisocial scores, especially psychoticism, neuroticism, social conformity, and family environment. Different behavioural subtypes reflect differences in psychoticism, antisocial behaviour and family environment. However, there were no correlations between antisocial tendency and age, school year or family size. Our paper contributes to existing knowledge that supports intervention approaches, stressing that, unlike age, school year or family size, different types of behaviour may require differentiated interventions.<hr/>A questão dos comportamentos antissociais graves na adolescência é motivo de preocupação social, especialmente quanto se traduzem em delinquência juvenil que persiste pela idade adulta. No sentido de estudar as características de jovens delinquentes assim como as suas condições sociais e académicas e o seu comportamento e disposições individuais, foi solicitado o preenchimento de diversos questionários de autorrelato a uma amostra de 121 jovens delinquentes a cumprir medida de internamento em Centros Educativos (entre os 14 e os 20 anos de idade). Os resultados revelam particularidades relativamente ao percurso escolar, nível socioeconómico e estrutura familiar. As análises realizadas confirmaram o papel da personalidade, autoconceito, autocontrolo e ambiente familiar na tendência antissocial, destacando-se o papel do psicoticismo, neuroticismo, conformidade social e ambiente familiar. Foi ainda possível confirmar diferenças no psicoticismo, tendência antissocial e ambiente familiar entre jovens com diferentes tipos de comportamentos antissociais. Não foi, todavia, possível confirmar a existência de correlações entre tendências antissociais e idade, ano de escolaridade ou dimensão da fratria. Este estudo oferece um contributo adicional para defesa de diferentes abordagens interventivas, destacando que, apesar da uniformidade na tendência antissocial e disposições individuais em termos etários, escolares e familiares, indivíduos com comportamentos antissociais distintos poderão beneficiar de intervenções diferenciada. <![CDATA[<b>Verdadeiro ou Falso? A ambiguidade de uma lista de frases permite o estudo de processos de atribuição de verdade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentamos os dados de dois pré-testes do grau de “verdade percebida” de afirmações sobre diferentes tópicos. O objectivo destes pré-testes salienta a necessidade de encontrar afirmações consideradas ambíguas no seu grau de veracidade e a sua relevância para a investigação de enviesamentos de percepção de verdade. As afirmações foram pré-testadas junto de amostras da população Portuguesa aplicando dois critérios diferentes. No primeiro pré-teste um conjunto de afirmações verdadeiras foi avaliada numa escala de probabilidade de veracidade. Estas avaliações foram contrastadas com as avaliações das versões falsas das mesmas afirmações (por alteração de um pequeno detalhe). Neste pré-teste, ambiguidade foi definida por ambas as versões da mesma frase serem consideradas igualmente verdadeiras/falsas. No segundo pré-teste, as afirmações foram avaliadas dicotomicamente como verdadeiras ou falsas e apenas na sua versão verdadeira ou falsa. Aqui, a ambiguidade foi definida por uma igual proporção de participantes que consideraram uma frase “verdadeira” e aqueles que a consideraram “falsa”. Algumas das afirmações ambíguas foram testadas relativamente ao grau de “divertimento” que promovem, permitindo o controlo de efeitos afectivos nos seus julgamentos.<hr/>In this paper we present the results of two pretests of the perceived truth of statements about different topics. The goal of this work is to find statements that are considered ambiguous in regard to truth-value, showing the relevance of this kind of stimuli to study biases in the perception of truth. The statements were pretested with two Portuguese samples and had two different criteria to define ambiguity. In the first pretest, a set of true statements were evaluated in a scale of truth probability and these evaluations were contrasted with those of the false version of the same statements (by altering a small detail in the true statement). Here, ambiguity was defined by both versions of a statement being evaluated as equally true/false. In the second pretest, statements were categorized in a “true/false” dichotomy and evaluated only in their true or false version. Here, ambiguity was defined equal proportions of participants that considered a statement true and participants that considered it false. Some of the ambiguous statements were pretested regarding the degree of “amusement” they promote, to control for the possible interference of affective reactions in their judgments. <![CDATA[<b>Impacto da regulação de emoções no trabalho sobre as dimensões de Burnout em psicólogos</b>: <b>O papel moderador da autoeficácia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem como objectivo avaliar se a regulação emocional prediz as dimensões de burnout e se a autoeficácia funciona como variável mediadora na relação entre a regulação de emoções e as dimensões de Burnout numa amostra de 518 psicólogos. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Questionário para Avaliação da Síndrome de Burnout, a Escala Geral de Autoeficácia e a Subescala de regulação de emoções da Escala de Emoções no Trabalho. Os resultados, obtidos por meio da análise de regressão linear hierárquica, confirmaram as hipóteses de que a regulação emocional prediz as dimensões de Burnout e que a autoeficácia funciona como mediadora entre a regulação de emoções e as dimensões de Burnout. O resultado aponta para a importância de intervenções que contemplem o desenvolvimento da autoeficácia em psicólogos como medida de prevenção ou reabilitação da Síndrome de Burnout.<hr/>The aim of this study was to evaluate whether emotional regulation predicts the dimensions of burnout and also to identify whether self-efficacy functions as mediating variable in the relationship between the regulation of emotions and dimensions of burnout in a sample of 518 psychologists. It was used as research instrument the Questionnaire for the Assessment of Burnout Syndrome, the General Scale of Self-efficacy and the Subscale of emotional regulation from the Emotional Labor Scale. The results obtained by means of hierarchical regression analysis confirmed the hypotheses that emotional regulation predicts the dimensions of Burnout and that self-efficacy plays a mediating role between emotional regulation and the dimensions of Burnout. The results demonstrate the importance of interventions for the development of self-efficacy in psychologists as a measure of prevention or rehabilitation of the burnout syndrome. <![CDATA[<b>Atribuições, estilos e práticas no cuidado de crianças em creches mexicanas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os estudos sobre os Centros de Educação Infantil (CEI) indicam que não existem associações consistentes entre a qualidade do CEI e o nível educativo do Cuidador Secundário Professional (CSP) pressupondo que o nível, por si só, pouco contribui para a efetividade do CSP nos CEI. No entanto, as interpretações do CSP sobre a intencionalidade do comportamento das crianças parecem determinar o tipo de práticas educativas utilizadas na resposta às necessidades das crianças. O presente estudo tem como objetivo analisar as associações entre as atribuições dos CSP sobre a intencionalidade do comportamento da criança e os estilos e práticas de educação. 34 CSP participaram no estudo. Os instrumentos utilizados foram versões adaptadas da Escala de Atribuições Maternas e da Escala de Comportamentos para Mães e Pais com Crianças Pequenas. Os resultados indicaram correlações entre os estilos de educação e as atribuições negativas, assim como entre as práticas de educação e as atribuições positivas demonstrando a importância dos fatores psicológicos dos CSP no cuidado de qualidade às crianças. Os promotores de políticas públicas podem criar mecanismos de seleção/promoção de pessoal que privilegiem fatores não académicos, gerando continuidade no cuidado prestado às crianças.<hr/>In child care settings, providers’ psychological characteristics are significantly associated with child care quality in terms of their behavior and interactions with children. It appears that teachers matter for quality through a variety of possible paths: experience, education and credentialing, or attitudes. The aim of the present study was to evaluate the correlation between attributions/projections (both, positive and negative) and parenting beliefs and practices in a sample of 34 Professional Secondary Caregivers. Psychological characteristics (attitudes) were assessed with the Maternal Attribution Scale and the Parent Behavior Checklist. Parenting beliefs correlated with negative attributions and parenting practices with positive attributions. The challenge for lawmakers and policy practitioners is to create recruitment and promotion mechanisms that focus not only in education and credentialing, so child care quality is guaranteed. <![CDATA[<b>Avaliação breve da psicossintomatologia</b>: <b>Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa do <i>Brief Symptom Inventory 18</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Brief Symptom Inventory 18 (BSI 18), originalmente desenvolvido por Derogatis em 2001, constitui um instrumento de rastreio do distress psicológico aplicável a populações comunitárias e clínicas. Os respondentes devem avaliar a intensidade (de 0 - Nada a 4 - Extremamente) com que, nos últimos sete dias, experienciaram dezoito manifestações de psicossintomatologia. Este trabalho pretendeu avaliar o comportamento psicométrico da versão portuguesa do BSI 18, procedendo ao estudo da sua estrutura fatorial, validade e fidelidade. A amostra incluiu dois grupos: comunitário, composto por 184 adultos da população geral; e clínico, composto por 141 adultos com diagnósticos psiquiátricos atualmente a receber acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico. Os participantes responderam a quatro questionários: BSI 18, Inventário Depressivo de Beck, Escala de Autoavaliação de Ansiedade de Zung e Brief COPE. Setenta e seis participantes voltaram a responder ao BSI 18 cerca de quatro semanas após a primeira avaliação. Através de análises fatoriais confirmatórias, foram testados diversos modelos apresentados na literatura. Foi adotado um modelo de primeira ordem de três dimensões: Somatização (manifestações dos sistemas regulados automaticamente, como o gastrointestinal e o cardiovascular), Depressão (sintomas nucleares das perturbações depressivas, como humor disfórico, anedonia, desesperança e ideação suicida) e Ansiedade (sintomas indicativos de estados de pânico, como nervosismo, tensão, agitação motora e apreensão). O BSI 18 apresentou bons níveis de validade (construto, convergente, discriminante e de critério com base na diferenciação de grupos) e de fidelidade (consistência interna e consistência temporal). Assim, constitui um instrumento passível de ser utilizado em contexto clínico e de investigação.<hr/>The Brief Symptom Inventory 18 (BSI 18), originally developed by Derogatis in 2001, is a questionnaire which aims to screen for psychological distress among community and clinical populations. People are asked to assess the intensity (from 0 - Not at all to 4 - Extremely) with which, in the last seven days, they have experienced eighteen manifestations of psychological distress. In the present study, we conducted the psychometric studies of the Portuguese version of the BSI 18, focusing on its factorial structure, validity, and reliability. The sample included two groups: a community group, which was comprised of 184 adults from the general population; and a clinical group, which was comprised of 141 adults with psychiatric diagnoses currently receiving psychological and/or psychiatric treatment. Participants answered four questionnaires: the BSI 18, the Beck Depression Inventory, the Zung Self-Rating Anxiety Scale, and the Brief COPE. Seventy-six participants answered the BSI 18 again, about four weeks after the first assessment. Confirmatory factor analyses were run in order to test several models presented in previous studies. We selected a first-order model with three dimensions: Somatization (manifestations of the automatically regulated systems, such as the gastrointestinal and cardiovascular systems), Depression (core symptoms of depressive disorders, such as dysphoric mood, anhedonia, hopelessness, and suicidal ideation), and Anxiety (symptoms indicating panic, such as nervousness, tension, restlessness, and apprehension). The BSI 18 was shown to have good validity (construct, convergent, discriminant, and criterion based on group differentiation) and reliability (internal consistency and temporal reliability). Considering this, the BSI 18 is useful in clinical and in research contexts. <![CDATA[<b>Validação de um instrumento de avaliação dos fatores promotores da motivação para o trabalho</b>: <b>Um estudo com profissionais de saúde oncológica portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No âmbito da prestação de serviços de saúde, especialmente em contexto oncológico, o estudo da motivação torna-se relevante. Partindo do instrumento de avaliação da motivação para o trabalho desenvolvido por Paleologou, Kontodimopoulos, Stamoli, Aletras e Niakas (2006), este estudo pretende avaliar a qualidade psicométrica da sua versão portuguesa, a estrutura fatorial, confiabilidade e validade numa amostra de profissionais de saúde de um hospital oncológico português. Foram realizados os procedimentos de análise fatorial exploratória, através do método de componentes principais, e de análise fatorial confirmatória, através do método de estimação de máxima verosimilhança. Os resultados apontam para um modelo com três fatores e 13 itens, diferentemente dos autores, cuja estrutura é composta por quatro fatores e 19 itens. Tendo em conta o caráter confirmatório desta investigação, antecipamos que constitua um estímulo para o desenvolvimento de novos estudos sobre a motivação para o trabalho, em particular, dos profissionais de saúde e sobretudo em contexto oncológico.<hr/>Concerning the provision of health services, especially in the oncological context, the study of motivation for work becomes relevant. Starting from the instrument of motivation for work developed by Paleologou, Kontodimopoulos, Stamoli, Aletras and Niakas (2006), this study intends to evaluate the psychometric quality of the Portuguese version, its factorial structure, reliability and validity, in a sample of health professionals from a Portuguese cancer hospital. An exploratory factor analysis, using principal components method, and a confirmatory factorial analysis, using the maximum likelihood method, were conducted. The results point to a model with three factors and 13 items, differently from the authors, whose structure is composed of four factors and 19 items. Considering the confirmatory nature of this research, we anticipate that it will be a stimulus for the development of new studies on motivation for work, in particular, of health professionals and especially in the oncological context.