Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120160004&lang=en vol. 34 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>O sono em adolescentes portugueses</b>: <b>Proposta de um modelo tridimensional?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O sono é uma necessidade básica que influencia e é simultaneamente influenciada pela diversidade de atividades, papéis e contextos de vida, assumindo particular importância nos adolescentes. Apresenta-se um estudo com 400 alunos do 9º e 11º ano de escolaridade, de duas escolas da região de Lisboa, avaliados através do Questionário Sobre Sono para Adolescentes - QSSA. Os resultados quantitativos da caracterização do sono incidiram sobre hábitos, auto perceções e conhecimentos. Da exploração qualitativa dos fatores invocados por uma subamostra de 100 adolescentes como fundamento das suas auto perceções, emergiram as categorias de qualidade, importância e atitudes. Com base nestes resultados, propõe-se um modelo tridimensional acerca do sono dos adolescentes que contempla hábitos de sono, fatores pessoais e fatores ambientais.<hr/>Sleep is a basic need that influences, and is influenced simultaneously, by the diversity of life activities, roles and contexts, assuming particular importance in adolescents. A study was developed with 400 students in 9th and 11th school years, of two schools in the Lisbon, assessed by the Questionnaire about Sleep for Adolescents. The quantitative results focused on sleep habits, self-perceptions and knowledge. From the qualitative exploration of the factors cited by 100 adolescents as a reason of their self-perceptions, emerged the categories of quality, relevance and attitudes. Based on these results we propose a three-dimensional model about sleep that addresses sleep habits, personal factors and environmental factors. <![CDATA[<b>Representações sociais do envelhecimento ativo num olhar genderizado</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é analisar as representações sociais do envelhecimento ativo, procurando detetar os impactos das conceções diferenciadas de homens e mulheres idosos. Foi desenvolvido um estudo de coorte transversal. Foram inquiridas 123 pessoas idosas (M=76,84; DP=8,46). Utilizámos para aceder às evocações sobre o envelhecimento ativo a Técnica de Associação Livre de Palavras. As representações que emergiram com maior frequência foram a “família”, “passeio”, “convívio” e “saúde”. Foi possível destacar diferenças na representação social do envelhecimento ativo a partir de um olhar genderizado. Das evocações exclusivas do sexo masculino a evocação proeminente ancora no “desporto”, enquanto no sexo feminino a “atividade doméstica” predomina. Ambos os sexos elegeram a “família” como evocação proeminente na representação social do envelhecimento ativo. As mulheres, refletindo os papéis que desempenharam ao longo da sua vida parecem assumir que um envelhecimento ativo representa a execução das tarefas que sempre fizeram, centrando-se muitas das suas evocações em conteúdos de cariz familista, onde o papel de cuidadoras se destaca. As atividades de carácter instrumental e associadas à esfera privada, como as tarefas domésticas emergem com maior proeminência. No caso dos homens, a componente familista é também evocada, emergindo concomitantemente atividades de lazer.<hr/>The aim of this study is to analyse the social representations of active ageing, in order to detect the impacts of the diferente conceptions by older women and men. We developed a cross-sectional cohort study and 123 older people were surveyed (M=76,84; SD=8.46). We accessed the evocations on active ageing through the Technique of Free Association of words. The representations that most frequently emerged were the “family”, “walk”, “living” and “health”. It was also possible to highlight differences in the social representation of active ageing from a gendered perspective. As exclusive evocations, the male prominente evocation anchors in "sport", while among females the “domestic activity” predominated. Interpersonal relationships, in particular those established with the family network, are central to various phases of life cycle. The model of social protection dominant during the dictatorship period (Estado Novo), pointing out the family as the central pillar of protection, seems crystallized throughout time. Both genders chose the “family” as prominent evocation as a social representation of active ageing. Although in Western society the social status of women has changed, women in our sample seem to assume that active ageing is associated with the execution of tasks they have always done, focusing many of its evocations in a family oriented content, where the role of caregivers stands out. This reflects the gender roles. Instrumental activities and those that are associated to private sphere, such as domestic tasks, are emerging more prominently. In the case of men, the family components also emerged, but at the same time as pleasurable leisure activities. <![CDATA[<b>Coping as a moderator of the influence of economic stressors on psychological health</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Since 2008, there has been a decline in the economy of several European countries, including Portugal. In the literature, it is emphasized that periods of economic uncertainty propitiate the appearance of mental health problems and diminish populations’ well-being. The aim of the present study, with 729 Portuguese participants, 33.9% (n=247) males and 66.1% (n=482) females with an average age of 37 years old (M=36.99; SD=12.81), was to examine the relationship between economic hardship, financial threat, and financial well-being (i.e., economic stressors) and stress, anxiety, and depression (i.e., psychological health indicators), as well as to test the moderation effect of coping in the aforementioned relationship. To achieve these goals, a cross-sectional design was implemented and structural equation modeling (SEM) was used to analyze the obtained data. Our results underline that coping affects the relationship between economic stressors and psychological health since subjects with lower coping levels are more vulnerable to economic stress factors than those with higher coping levels. The moderation effect was more evident in the relationships between economic hardship and stress, anxiety, and depression. The main implications of this study are presented, as well as its’ limitations and suggestions for future research.<hr/>Desde 2008, tem havido um declínio na economia de vários países europeus, incluindo Portugal. Na literatura, enfatiza-se que períodos de incerteza económica propiciam o aparecimento de problemas de saúde mental e diminuem o bem-estar das populações. No presente estudo foram usados 729 participantes portugueses, 33,9% (n=247) homens e 66,1% (n=482) mulheres, com uma idade média de 37 anos (M=36,99, DP=12,81). Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre as dificuldades económicas, a ameaça financeira e o bem-estar financeiro (stressores económicos) e os níveis de stresse, ansiedade e depressão (ou seja, indicadores de saúde psicológica), bem como para testar o efeito de moderação do coping nesta relação. Este modelo foi analisado através de equações estruturais (SEM). Os resultados obtidos revelam que o coping afeta a relação entre os stressores económicos e a saúde psicológica, uma vez que os sujeitos com menores níveis de coping são mais vulneráveis a fatores de stresse económico do que aqueles com níveis de coping mais elevados. O efeito de moderação foi mais evidente nas relações entre as dificuldades económicas e o stresse, a ansiedade e a depressão. São apresentadas as principais implicações deste estudo, bem como as suas limitações e sugestões para futuras pesquisas. <![CDATA[<b>Cancro da mama vivido na relação mãe-filhos e na parentalidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O diagnóstico de Cancro da Mama (CM) desencadeia uma crise na doente e no seu sistema familiar, levando a mudanças no seu modo de funcionamento. O presente estudo tem como objetivos analisar as mudanças percebidas, a curto e a longo prazo, na relação mãe-filhos e na parentalidade na sequência do diagnóstico de CM materno, bem como analisar de que forma “ser mãe” influenciou o modo como as pacientes lidaram com o CM. Foram entrevistadas 17 mulheres sobreviventes de CM com filhos dependentes no momento do diagnóstico através de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados segundo a Grounded Theory. Os resultados demonstraram que esta experiência desencadeia mudanças, temporárias e permanentes, nos padrões de funcionamento familiar. Perante as mudanças nos comportamentos dos filhos, as mães adotam novas estratégias para promover bem-estar nos descendentes. Após a família se conseguir descentrar da doença, as mulheres conseguem refletir sobre os contributos da vivência do CM na relação mãe-filhos. Clinicamente, estes resultados permitem conhecer as necessidades destas mães e apoiar a elaboração de programas de intervenção psicológica, capazes de responder a essas necessidades, salientando a importância de uma intervenção sistémica e que potencie a expressão emocional.<hr/>The diagnosis of Breast Cancer (BC) causes a crises in patients and in their family system, leading to changes in its operating mode. This study aims to analyze the short and long-term changes in mother-child relationship and in parenting after the diagnosis of mother’s BC. Thus, 17 women were interviewed following a semi-structured interview. All these women are survivors of BC with dependent child at the time of diagnosis. The data was analyzed with Grounded Theory methodology. The results showed that this experience causes temporary and permanent changes in the patterns of family functioning. Faced with changes in children's behavior, mothers adopt new strategies, in order to promote well-being in their children. After the family has decentered from the disease, women are able to reflect on the contributions of this experience, of living with BC, in the mother-child relationship. Clinically, these results permit to acknowledge the needs of these mothers, and allow the elaboration of psychological intervention programs, capable to respond to those needs, specially systemic intervention, and interventions that allowing the emotional expression. <![CDATA[<b>Porque é que pais e mães fumadores fumam dentro de casa?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretende identificar os fatores que influenciam os pais fumadores a fumar ou não dentro de casa. Realizaram-se, por telefone, entrevistas semiestruturadas a 10 pais e 10 mães, de crianças do 4º ano de escolaridade, fumadores que fumavam em casa, e a 10 pais e 10 mães fumadores, mas que não o faziam em casa. A análise de conteúdo mostrou que a preocupação com a saúde dos filhos e o mau cheiro foram os principais motivos mencionados pelos progenitores para não fumarem no domicílio. A comodidade e as condições meteorológicas foram as principais razões dos progenitores para fumarem no domicílio. Os pais fumadores que não fumam em casa parecem ter maior consciência dos riscos de fumar no domicílio para a saúde dos filhos, enquanto que os pais que fumam no domicílio fazem-no essencialmente por comodismo e desconhecimento aparente das consequências negativas desse comportamento. Deverá ser prioridade da educação para a saúde melhorar o conhecimento dos pais sobre as consequências da exposição ao fumo passivo. É indispensável que os profissionais de saúde das várias especialidades se envolvam no tratamento da dependência tabágica, promovendo a cessação tabágica dos pais, sendo esta a via mais segura para garantir casas livres de fumo.<hr/>This study aims to identify the factors influencing smoking parents to smoke or not to smoke at home. Semi-structured interviews were held by phone with parents of children in the 4th grade: 10 smoking fathers and 10 mothers who smoked at home, and 10 smoking fathers and 10 mothers who did not smoke at home. The content analysis revealed that concern about the health of children and the bad smell were the main reasons mentioned by parents not to smoke at home. The comfort and weather conditions were the main reported reasons to smoke at home. Smoking parents who smoke at home seem to have greater awareness of the risks of smoking indoors to the health of children while parents who smoke at home do it mainly for comfort and apparent ignorance of the negative consequences of that behavior. The improvement of parental knowledge about the consequences of exposure to secondhand smoke should be a priority of health education. It is essential that health professionals of different specialties are involved in the treatment of tobacco dependence, promoting smoking cessation among parents, which is the safest way to ensure the creation of smoke-free homes. <![CDATA[<b>A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção.<hr/>This research aims to promote understanding and reflection about school adjustment. In order to achieve this purpose, and based on the literature and on a set of theoretical assumptions, from ecological and developmental perspectives, it was outlined and empirically tested a multidimensional model of school adjustment in early adolescence. This model especially examines social dimensions, but also the academic achievement and the family socioeconomic status, by proposing an integrated view of school adjustment. The empirical study developed in 706 students from 5th and 6th grades and assessed the student’s self-perceptions and the perceptions of teachers and peers about student’s social competence. The empirical test of the School Adjustment Model shows a reasonable global fit, supporting the defined associations among the components of the social competence, and between these social components and academic achievement and family socioeconomic and cultural status. These results highlight the need to consider multiple facets in the assessment and promotion of school adjustment, recognising mainly connections between the social competence and academic achievement of the student. These results are also a target of reflection and discussion, with implications for research, theory and intervention. <![CDATA[<b>Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma</b>: <b>Estudo exploratório</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, e a falta de programas deste tipo em Portugal, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma entre os 7 e os 13 anos, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aceitação, eficácia e a satisfação relativa ao programa intervenção. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas 3 sessões de grupo e nos 3 momentos de avaliação (linha de base, final da intervenção e follow-up a 9 meses). Para além da recolha de informação sociodemográfica e clínica, aplicaram-se dois questionários, um de conhecimentos sobre a asma e outro de qualidade de vida da criança (DISABKIDS-37, versões pais e criança). Utilizou-se também uma entrevista sobre a gestão da asma pela família (FAMSS) na avaliação inicial e no follow-up. Os resultados evidenciaram uma melhoria moderada no conhecimento dos pais e nas práticas de gestão da asma, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma.<hr/>Based on the importance of asthma education on disease management by the family, and on the lack of such programs in Portugal, we built a brief psychoeducational intervention directed to parents of children with asthma between 7 and 13 years old, to promote the acquisition of more adaptive asthma management attitudes. This study aimed to evaluate its acceptability, efficacy and satisfaction with by parents. Ten mothers completed the intervention, by participating in 3 intervention group sessions and in the 3 assessments (at baseline, at the end of the intervention and at follow-up). In addition to socio-demographic and clinical data collection, it were applied two questionnaires, one assessing knowledge about asthma and other children’s quality of life (DISABKIDS-37, versions to parent and child). It was also used an interview about asthma management by the family (FAMSS) at baseline and at follow-up. From the results obtained, we highlight the moderate increase in mothers’ knowledge and in disease management practices. This study emphasizes the usefulness of psychoeducational interventions for parents of children with asthma. <![CDATA[<b>Contextual effects of power differentials</b>: <b>Construct validation and concurrent validity of the Power Differential Scale</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Power distance can produce contextual effects that surpass the cultural level of analysis, allowing predicting how the assimilation of these cultural values impacts individuals motivations to attain power positions and behaviors towards authorities. Power distance value can be conceived both at a micro and macro level of analysis. However existing measures used at a cultural level have been the object of several critics, and others applied at the individual level need further study in terms of their psychometric properties. This article presents the main psychometric properties of the Earley and Erez (1997) Power Differential Scale. This scale measures the acceptability of power and status differences both at micro and macro level. Two studies analyse the scale’s construct validity and its factorial invariance across groups of participants (Study 1); and its predictive validity at an individual level (Study 2). The results obtained support the proposed unidimensionality of the scale. Furthermore, it demonstrated predictive power by showing the role of power distance in the prediction of individual motivations to attain power and to respond to power situations using withdrawal or confrontational strategies. Future research is discussed, specifically the impact of power differential construct in individual attitudes and behavior.<hr/>A distância ao poder pode induzir efeitos contextuais que ultrapassam o nível cultural de análise, permitindo prever como a assimilação deste valor cultural produz impacto nas motivações individuais para posições de poder e nos seus comportamentos perante figuras de autoridade. A distância ao poder pode ser concebida tanto ao nível macro como micro de análise. Contudo, as medidas existentes ao nível macro ou cultural têm sido objecto de muitas críticas, e outras utilizadas ao nível individual necessitam de estudos adicionais para determinar as suas qualidades psicométricas. Neste artigo, apresentamos as primeiras análises das características psicométricas da Escala de Diferenciais de Poder de Earley e Erez (1997). Esta escala mede a aceitação de diferenças percebidas de poder e estatuto, tanto a nível micro como macro de análise. Dois estudos analisaram a validade de construto desta escala, a congruência factorial em diferentes amostras (trabalhadores portugueses e ingleses e estudantes portugueses), bem como a sua invariância factorial em grupos diferentes de participantes (Estudo 1; N=1419); e a sua validade preditiva ao nível individual (Estudo 2; N=175). Os resultados obtidos suportaram a unidimensionalidade proposta para esta escala, e mostraram congruência factorial e invariância de pesos dos itens nas diferentes subamostras analisadas. Para além do mais, a escala demonstrou validade relativa a um critério ao mostrar o papel dos diferenciais de poder na previsão das motivações individuais para posições de poder, bem como nas intenções de utilização de estratégias comportamentais de retirada ou confrontação perante figuras de autoridade. <![CDATA[<b>Versão Portuguesa da Escala de Perceção da Criança sobre os Conflitos Interparentais - Versão para crianças dos 7 aos 9 anos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en As perceções da criança acerca dos conflitos interparentais constituem um importante fator mediador do impacto que estes têm no seu desenvolvimento, pelo que se torna crucial uma adequada avaliação. Neste artigo apresentamos a versão portuguesa da Escala de Perceção da Criança dos Conflitos Interparentais (EPCCI-C), cujo original designado por Children’s Perception of Interparental Conflict Scale for Young Children (CPIC-Y) foi desenvolvido por Grych em 2000. Esta escala de autorrelato tem como objetivo avaliar as perceções produzidas pelas crianças entre os sete e os nove anos de idade acerca dos conflitos entre os pais, tais como as características dos incidentes, a perceção de ameaça, de culpa e a representação sobre a relação pais-criança. Esta versão foi testada em contexto escolar com uma amostra de crianças do 1º ciclo de ensino básico e revelou boas qualidades psicométricas. Estas propriedades e outros elementos caracterizadores do instrumento são discutidos neste artigo.<hr/>The perception of children about interparental conflicts are an important mediator of the impact of those conflicts in their development, therefore an appropriate assessment is essential. In this paper we present the Portuguese version of Children’s Perception of Interparental Conflict Scale for Young Children (CPIC-Y) originally introduced by Grych in 2000 - Escala de Perceção da Criança dos Conflitos Interparentais (EPCCI-C). The objective of this self-report scale is to assess the perception of children between seven and nine years old about interparental conflicts, namely the properties of the conflicts (frequency, intensity, resolution), threat, guilt, and parent-child relationship. This version was tested with a sample of children from primary education schools, revealing good psychometric qualities. These proprieties and the characteristics of the scale are discussed in more detail in this paper.