Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120140001&lang=pt vol. 32 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A psicologia como neurociência cognitiva</b>: <b>Implicações para a compreensão dos processos básicos e suas aplicações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo procura ilustrar o modo como os desenvolvimentos das neurociências cognitivas poderão ajudar a compreender alguns dos processos psicológicos básicos e, simultaneamente, ser traduzidos para importantes domínios da psicologia aplicada, particularmente no domínio clínico. Exemplificaremos a partir de algumas linhas de investigação programática em curso nas diferentes subsecções do Laboratório de Neuropsicofisiologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. As potencialidades metodológicas proporcionadas pela neurofisiologia, neuroimagiologia, neuromodelação, psicofisiologia, neurobioquímica e neurogenética serão exemplificadas nas suas aplicações à linguagem (e suas implicações para a compreensão da esquizofrenia), funcionamento sócio-cognitivo (e implicações para a compreensão das perturbações do neurodesenvolvimento), funcionamento executivo (com implicações para a compreensão das perturbações do espectro obsessivo), empatia (e implicações para a compreensão da psicoterapia), mecanismos de stress (com implicações para a compreensão das perturbações de ansiedade), e, finalmente, comportamento animal (com implicações para o conhecimento dos sistemas sensoriais e perceptuais).<hr/>The present article illustrates how developments in the cognitive neurosciences may contribute to the understanding of basic psychological processes and, simultaneously, translating this understanding to applied psychology, particularly in the clinical domain. We will illustrate with examples of current programmatic lines being carried out in the different subsections of the Neuropsychophysiology Lab at the School of Psychology at the University of Minho. The methodological potentialities available in neurophysiology, neuroimagiology, neuromodulation, psychophysiology, neurobiochemistry and neurogenetics will be exemplified in their applications to language (and the understanding of schizophrenia), social-cognitive functioning (and the understanding of neurodevelopmental disorders), executive functioning (and obsessive spectrum disorders), empathy (and its implications for psychotherapy), stress mechanisms (implications for the understanding of anxiety disorders) and, finally, animal. <![CDATA[<b>Momentos de inovação em psicoterapia</b>: <b>Das narrativas aos processos dialógicos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da proposta de Frank (1961), de que a mudança psicoterapêutica envolve uma mudança nos significados, sugerimos que os significados se organizam em narrativas cujos autores (I-positions, segundo Hermans) contam de uma forma activa as suas histórias. No sentido de estudar a mudança em psicoterapia, e partindo destas assunções, desenvolvemos o Sistema de Codificação de Momentos de Inovação, que fornece um método fiável e sistemático de identificar as novidades que emergem nas sessões de psicoterapia, que denominamos de Momentos de Inovação (MIs). Estes momentos de inovação emergem na psicoterapia e contribuem para interromper a dominância das auto-narrativas problemáticas responsáveis pelo sofrimento psicológico, permitindo a narração de novas histórias e a emergência de novas posições-do-Eu (I-positions). Após a descrição deste sistema de codificação, apresentamos um modelo de mudança e um modelo de estabilidade terapêutica, fundamentado nos resultados empíricos obtidos até ao momento. Partindo destas premissas, exploramos duas questões centrais relevantes: (1) Quais os processos que bloqueiam o desenvolvimento de momentos de inovação da fase intermédia até à fase final da terapia, particularmente no que respeita à reconceptualização? (2) Por que razão será a reconceptualização central no processo de mudança?<hr/>Departing from Frank’s (1961) proposal that psychotherapeutic change involves change in meanings, we suggest that meanings are organized into narratives, and that narratives have authors (I-positions according to Hermans) that are actively telling their stories. To study change in psychotherapy, according to these assumptions, the Innovative Moment Coding System was created, which provides a systematic and reliable method for the identification of the novelties emerging in psychotherapy sessions, which we call innovative moments (IMs). These innovative moments emerge in successful psychotherapy and disrupt the dominance of the problematic self-narratives that brought the client to therapy, thus allowing for new I-positions to come to the foreground and tell stories that are outside the scope of the former problematic self-narratives. After describing this coding system, we present a model of psychotherapeutic change and a model of therapeutic stability grounded on the empirical results obtained until now. From here we explore two main questions: (1) Which processes block the development of innovative moments from the middle of the therapy to the end, particularly the emergence of reconceptualization? (2) Why is reconceptualization so central in the change process? <![CDATA[<b>Comportamentos extra-diádicos nas relações de namoro</b>: <b>Diferenças de sexo na prevalência e correlatos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como objetivo avaliar as diferenças de sexo nas taxas de prevalência e nos correlatos dos comportamentos extra-diádicos (CED) offline e online, durante o namoro. A amostra foi constituída por 494 participantes (156 homens e 338 mulheres) com uma idade média de 23.38 anos (DP=3.41). O protocolo de avaliação incluíu os seguintes instrumentos de auto-resposta: Inventário de Comportamentos Extra-Diádicos e Medida Global da Satisfação Relacional e Medida Global da Satisfação Sexual. Cerca de 63.5% dos homens e 56.5% das mulheres reportou já se ter envolvido em CED offline e 46.2% dos homens e 39.3% das mulheres já se envolveu em CED online, sendo que esta diferença não foi significativa. Para ambos os sexos, já ter sido infiel a um parceiro e menor satisfação relacional foram preditores importantes do envolvimento em CED offline e online. Para os homens, pertencer à religião Católica e história prévia de infidelidade do pai foram preditores significativos dos CED online. Entre as mulheres, o número de parceiros sexuais nos últimos dois anos associou-se significativamente ao envolvimento extra-diádico offline. Embora homens e mulheres cada vez se aproximem mais no que respeita às taxas de prevalência, os correlatos do envolvimento em CED diferem em função do sexo. Sugestões para investigação futura são apresentadas à luz destes resultados.<hr/>The purpose of the present study was to assess sex differences in prevalence rates and in correlates of offline and online extra-dyadic behaviors (EDB) during dating. The sample consisted of 494 participants (156 men and 338 women) with a mean age of 23.38 years (SD=3.41). The assessment protocol included the following self-report instruments: Extradyadic Behaviors Inventory and Global Measure of Relationship Satisfaction and Global Measure of Sexual Satisfaction. About 63.5% of men and 56.5% of women reported having already been involved in offline EDB and 46.2% of men and 39.3% of women have already been engaged in online EDB, and this difference was not statistically significant. For both sexs, having been unfaithful to a partner and lower relational satisfaction were important predictors of involvement in offline and online EDB. Among men, belonging to the Catholic religion and prior history of the father’s infidelity were significant predictors of the EDB. Among women, the number of sexual partners in the last two years was significantly related with offline EDB. Although men and women are converging in terms of the rates of prevalence, the correlates of engagement in EDB differ according to sex. Suggestions for future research are presented in view of these findings. <![CDATA[<b>Relationship between socio-demographic, clinical and psychosocial variables in patients with Type 2 Diabetes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this study is to analyze the relationship between socio-demographic, clinical and psychosocial variables in patients with Type 2 Diabetes and to establish comparative patterns between genders with this disorder. Patients from a primary care center were assessed through a researcher design form and through the HADS, the ESSS and the PSQI. A total of 90 patients with Type 2 Diabetes were enrolled in this study (50% women), with a mean age of 56.67±6.41 years. The HADS depression presented a score of 3.77±2.98 and 6.70% of the sample revealed depression symptoms. As to anxiety, the HADS presented scores of 7.27±5.07 with 36.60% of the subjects revealing anxiety symptoms. Regarding social support, the results were positive and similar between genders. When it comes to sleep, the sample presented a PSQI of 8.68±2.87, with 73.30% of patients revealing poor sleep quality and 24.40% showing a sleep disorder. When comparing genders, women had higher anxiety (♀ 9.73±5.58; ♂ 4.80±2.91; p=0.000) and depression scores (♀ 4.26±2.69; ♂ 3.26±3.19; p=0.026), and worse sleep quality (♀ 9.88±7.46; ♂ 7.46±2.34; p=0.000). In conclusion, we can state that anxiety symptoms are very prevalent in patients with Type 2 Diabetes and women are more vulnerable to anxiety, depression symptoms and poor sleep quality.<hr/>Com este estudo pretende-se analisar a relação entre variáveis sociodemográficas, clínicas e psicossociais em doentes com Diabetes Tipo 2 bem como estabelecer padrões comparativos entre géneros. Foram avaliados pacientes de uma Unidade de Cuidados Primários através de um formulário próprio de recolha de informação, da HADS, da ESSS e do PSQI. A amostra consistiu num total de 90 pacientes com Diabetes Tipo 2 (50% mulheres), com idade média de 56.67±6.41 anos. A subescala depressão da HADS apresentou um score de 3.77±2.98 e 6.70% da amostra revelou sintomatologia depressiva. Quanto à ansiedade a HADS apresentou scores de 7.27±5.07 com 36.60% dos sujeitos a manifestarem sintomatologia ansiosa. No que se reporta ao suporte social, os resultados foram positivos e similares entre géneros. Em relação ao sono, a amostra apresentou um PSQI de 8.68±2.87, com 73.30% dos pacientes a manifestarem uma pobre qualidade do sono e 24.40% a manifestarem uma perturbação do sono. Ao comparar-se géneros, verificou-se que as mulheres apresentavam maiores scores de ansiedade (♀ 9.73±5.58; ♂ 4.80±2.91; p=0.000) e depressão (♀ 4.26±2.69; ♂ 3.26±3.19; p=0.026), e pior qualidade do sono (♀ 9.88±7.46; ♂ 7.46±2.34; p=0.000). Em conclusão, a sintomatologia ansiosa apresenta uma elevada prevalência em doentes com Diabetes Tipo 2 e as mulheres são mais vulneráveis à ansiedade, depressão e pior qualidade do sono. <![CDATA[<b>Toxicodependência e vitimação</b>: <b>Inquérito dirigido a indivíduos dependentes de drogas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A toxicodependência apresenta-se ligada a outros problemas, como a prática criminosa e a vitimação. Esta última não tem sido suficientemente explorada, verificando-se que os inquéritos de vitimação não apuram o papel das drogas nas ocorrências criminais, nomeadamente, no que diz respeito à vítima. Contudo, é frequente a presença de substâncias, tanto no ofensor, como na vítima ou em ambos. Este trabalho explora alguns modelos teóricos que acabam por corroborar a ideia de que o toxicodependente é frequentemente vítima de crime, apresentando-se um questionário construído para a realização de inquéritos de vitimação sobre a população toxicodependente. Através do instrumento podem inquirir-se os indivíduos a respeito da vitimação vivida no período antecedente à toxicodependência e na fase de dependência. Assim, após os dados sociodemográficos, questiona-se a vitimação prévia à dependência, as circunstâncias e condições dessas ocorrências, seguindo-se outra parte referente à vitimação vivida na fase de toxicodependência, às circunstâncias e condições em que tal se verificou, havendo sempre referência ao eventual papel das drogas consumidas, pelas vítimas e/ou ofensores. Conclui-se ser muito importante avaliar a vitimação de populações específicas como esta, devendo atender-se ao papel das drogas e integrando-se a componente da vitimação nos programas de atendimento a toxicodependentes.<hr/>Drug addiction is linked to other problems, like criminal behaviour and victimization. The drug addict victimization has not been sufficiently explored, and the victimization surveys do not ascertain the role of drugs in criminal occurrences, particularly regarding to the victim. However, in some criminal situations both, offender and victim, show signs of drugs consumption. We explore some theoretical models that support the idea that the drug addict is often victim of crime. We present a questionnaire for victimization surveys on the addict population. Through this inquiry we may know more about the victimization experienced in the period before drug dependence, and during the phase of drug addiction. After the sociodemographic data, we question the victimization in a prior period to addiction, and the circumstances/conditions of these occurrences. Then, we inquire about the victimization experienced in the drug addiction phase, and the circumstances/conditions of those situations. There is always reference to the role of drugs, in victims and in offenders. We conclude that is important to assess the victimization of this specific population, and it should be given more importance to the role of drugs. We also emphasize that the victimization should be an element integrated in programs for drug addicts. <![CDATA[<b>Valores associados ao trabalho</b>: <b>Um estudo com a população residente na Covilhã</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho é um dos principais elementos estruturador da sociabilidade e é um fator organizador fundamental da vida e identidade dos indivíduos. É através dos valores associados ao trabalho que o indivíduo atribui um sentido e que interpreta as experiências relacionadas com o mesmo. Este estudo tem como objetivo analisar os valores associados ao trabalho de 172 sujeitos que se encontram no ativo. Foram utilizados dois instrumentos, o Questionário Sociodemográfico e o Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.). Os resultados do estudo indicam a existência de diferenças dos valores de trabalho relacionadas com o género, idade, grau de escolaridade, situação profissional atual, anos de trabalho e número de pessoas dependentes economicamente do sujeito respondente. Os resultados sugerem a importância do estudo e análise dos valores associados ao trabalho para a compreensão e intervenção psicológica, social e organizacional no contexto do trabalho.<hr/>Work is a major structuring element of sociability and is a key organizing factor of life and identity of individuals. It is through the values associated to work that individuals assign meaning and interpret the experiences related to it. This study aims to analyze the values related to work of 172 subjects who are employed. Two instruments were utilized, the Socio-demographic Questionnaire and the Work Related Values Questionnaire (WRVQ). The results of this study indicate that there are differences in work related values depending on gender, age, education level, current employment status, years of work and number of people who are economically dependent of respondent. The results suggest the importance of the study and analysis of the work related values for a better understanding of psychological, social and organizational intervention in the workplace. <![CDATA[<b><i>Caso República </i>e a retórica nos discursos políticos</b>: <b>Um estudo descritivo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objectivo perceber, através de práticas discursivas veiculadas na imprensa oficial de dois grupos políticos - Partido Socialista e Partido Comunista Português -, a forma como estes dois partidos políticos construíram o significado de um incidente crítico que os opôs - o conflito no jornal “República” - no contexto revolucionário do pós 25 de Abril. Enquadrado nos pressupostos de “uma proposta pós moderna” de análise retórica de discurso (Billig, 1991, 2012), bem como das propostas da Análise Crítica de Discurso de Van Dijk (2006), em particular sobre as dicotomias argumentativas utilizadas pelas formações políticas em confronto, procedeu-se à reconstrução quer das polaridades ideológicas utilizadas pelos dois partidos, quer à interpretação dos momentos em que os discursos políticos se veiculam como maioritários vs. minoritários, e, desse modo, apresentar uma análise daqueles discursos com base no pressuposto de Billig (1991, 2012) de que a defesa de uma determinada posição só é entendível como oposição (explícita ou implicitamente) a uma posição contrária. No discurso socialista o caso “República” é construído como argumento retórico que invoca aquilo a que se opõe - o “totalitarismo” da atuação do PCP - promovendo uma mobilização que, num contexto de legitimidade eleitoral (Eleições para a Assembleia Constituinte, ganhas pelo Partido Socialista), convoca os portugueses à luta pela liberdade de expressão, através de uma generalização retórica do incidente. No discurso comunista, a retórica do argumento conspirativo (“aliança” do PS a forças que se opunham ao processo revolucionário) associado a uma bipolarização da realidade (Reacção vs. Revolução) em torno do caso, seve o propósito de legitimar a actuação revolucionária do Partido no âmbito do pós 25 de Abril (nomeadamente, tendo em conta a “aliança Povo - MFA”, recorrentemente evocada). A análise dos discursos, também tendo em conta os mecanismos retóricos identificados por Potter (1996) e Castro (2002), permitiu proceder à reconstrução do significado do conflito subjacente aos argumentários apresentados pelos dois grupos políticos em confronto. Em causa estão diferenças ideológicas e posições sobre a condução política futura do país, em torno de duas legitimidades: revolucionária vs. eleitoral<hr/>The goal of this study is to understand, through discursive practices conveyed by the official media of two political groups - the Socialist Party (Partido Socialista) and the Portuguese Communist Party (Partido Comunista Português) - the way in which these two political parties have constructed the significance of a critical incident which opposed them - the conflict in the “República” newspaper - in the revolutionary context of the post-25 April, 1974. Based on the idea of a “post-modern proposal” of rhetorical analysis of discourse (Billig, 1991, 2012), as well as on the proposals of Critical Analysis of Discourse of Van Dijk (2006), specially the argumentative dichotomy used by the opposing political forces, we reconstruct the ideological polarities used by the two parties and also interpret the moments in which the political discourses are conveyed as majority vs. minority and this way we present an analysis of such discourses based on Billig’s assumption (1991, 2012) that the defense of a certain position can only be understood as opposition (explicit or implicitly) to a contrary position. In the socialist discourse the case “República” is constructed as a rhetorical argument against the “totalitarianism” of PCP’s action, promoting a mobilization which, in a context of electoral legitimacy (Elections for the Constituent Assembly that had just been won by the Socialist Party), convokes Portuguese people to fight for freedom of speech, through the rhetorical generalization of the incident. In the communist discourse, the rhetoric of the conspiracy argument (“alliance” of the Socialist Party and the forces opposed to the revolutionary process) associated with the bipolarization of reality surrounding the case (Reaction vs. Revolution) serves the purpose of legitimating the revolutionary action of the Party in the post-25 April environment (namely having in mind the “People-MFAAlliance”, recurrently evoked). The analysis of the discourses, having also in attention the rhetorical mechanisms identified by Potter (1996) and Castro (2002) allows the reconstruction of the significance of the conflict beneath the argumentation presented by the political parties in dispute. The main issues at stake are the ideological differences and positions about the future conduct of the country, around two legitimacies: revolutionary vs. electoral. <![CDATA[<b>Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem da matemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A preocupação do presente artigo é a de enquadrar filogeneticamente e ontogeneticamente o desenvolvimento da matemática, enquadrando-a no contexto da hierarquia da linguagem. Assim, começaremos por situar a matemática ou a linguagem quantitativa como o culminar da dinâmica evolutiva da linguagem. De seguida, faremos referência ao desenvolvimento da linguagem quantitativa, suportando-nos para tal numa teoria do desenvolvimento cognitivo, o qual, como é sabido se organiza do concreto para o abstracto. De seguida, será nossa intenção fazer uma breve referência às diferentes componentes ou áreas da matemática, particularmente a aritmética. Para terminar, e tendo por base o já exposto, referiremos algumas preocupações que devem estar subjacentes ao processo de instrução ou ensino da matemática.<hr/>The great concern of the present article is to fit filogenetic and ontogenetic the development of the mathematics, fitting it in the context of the hierarchy of the language. Thus, we will start for pointing out the mathematics or the quantitative language as culminating the dynamics evolution of the language. Then, we will make reference to the development of the quantitative language, supporting us for such in one theory of cognitive development, which, as it is known, it is organized from the concrete for abstract. Next, it will be our intentions make one brief reference to the different components or areas of the mathematics, particularly the Arithmetic. To finish, we will relate some concerns that must be underlying to the process of instruction or education of the mathematics.