Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120100003&lang=en vol. 28 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Nota introdutória</b>: <b>Psicologia Comunitária e Desenvolvimento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Ecological thinking</b>: <b>Four qualities</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en The article proposes a journey on the ecological premises or attributes of ecological thinking. Identifies its four main qualities and probes to demonstrate how at present there is some empirical evidence upon which such premises may be anchored. The first is focused on the interdependencies of persons and social environments, the second is that research methodologies may be congruent with the culture of place, the third that to the community psychologist is required to establish trust relationships, and the fourth that understanding a community means learning about oneself.<hr/>O artigo propõe uma viagem em torno dos pressupostos ecológicos ou atributos do pensamento ecológico. Identifica as suas principais quatro qualidades e procura demonstrar como se podem fundamentar em evidência empírica. A primeira das premissas focaliza-se na inter-dependência das pessoas e os seus ambientes sociais, a segunda que as metodologias de investigação podem ser congruentes com a cultura de um lugar ou de um contexto concretos. Em terceiro lugar que ao(à) psicólogo(a) comunitário é requerido que desenvolva relações de confiança e a quarta que na sua busca de entendimento acerca da comunidade aprenda mais sobre si próprio(a). <![CDATA[<b>Parcerias e coligações comunitárias</b>: <b>Potencialidades e desafios na criação de respostas articuladas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo procura proporcionar uma panorâmica global sobre o enquadramento conceptual de parcerias e coligações comunitárias e como estas envolvem os esforços de colaboração entre indivíduos, grupos, organizações ou mesmo comunidades constituindo-se como veículos privilegiados para a activação de recursos locais e para a resolução de problemas que uma organização, serviço ou um grupo autonomamente não tem capacidade para resolver ou ultrapassar. Procura também enquadrar o papel das parcerias enquanto elemento crucial do desenvolvimento comunitário e finalmente abordar a investigação e avaliação nesta área, abrangendo estudos com um vasto número de parcerias e estudos de caso documentando histórias e como se tem criado um corpo consistente de evidência científica em torno das dimensões ou factores relevantes na implementação de esforços de colaboração com sucesso, que envolvem o clima social, a estrutura, o envolvimento dos membros e os resultados concretos alcançados em termos de mudança social.<hr/>The paper presents a panorama on the conceptual Framework of partnerships and coalitions in community contexts and how these involve collaborative efforts among individuals, groups, organizations and communities. Coalitions are seen privileged devices to activate local resources and problem solving that a single organization, service or group cannot autonomously solve or overcome. It is also an aim of this paper to present the role of coalitions within the crucial elements of community development. Finally, there is an overview on the current research and evaluation in the field, and how there is an increasing body of scientific evidence concerning the several dimensions and factors relevant for the successful collaborative efforts implementation, involving issues such as social climate, structure, member involvement, and social change achievements. <![CDATA[<b>O papel da comunidade na prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças (ASC)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Propomo-nos com este artigo contribuir para os objectivos da psicologia comunitária, ao abordarmos as questões dos abusos sexuais de crianças (ASC) numa perspectiva teórica e de sugestões para o desenvolvimento de práticas preventivas. Uma das formas mais comuns de chamarmos a atenção para um problema é apresentarmos a sua prevalência e/ou incidência. De seguida procuramos apresentar a realidade dos ASC com o objectivo de contribuir para a diminuição das concepções pouco reais que tendem a estar associadas a este tema e por fim apresentaremos um conjunto, exemplificativo, de programas e práticas preventivas bem como as suas sustentações empíricas. Esperamos assim dar um contributo importante para reforço das intervenções preventivas, de cunho comunitário, dos ASC em Portugal.<hr/>With this article we intend to contribute to the accomplishment of Community Psychology objectives, approaching child sexual abuses (CSA) in a perspective of clarification and development of preventive practices. One of the commonest forms of attracts attention for a problem is presenting predominance and/or incidence. Subsequently we try to present the reality of the CSA with the objective to end the misleading ideas that have a tendency to be associated to this subject and finally we will present a set of programs and preventive practices, as example, as well as his empirical evaluation. With this article we hope to give an important contribution for reinforcement of the preventive interventions, of community trait, of the CSA in Portugal. <![CDATA[<b>Modelo de atitudes face aos sem-abrigo em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo pretendeu confirmar o modelo de atitudes identificado nos estudos de opinião pública sobre os sem-abrigo, realizados nos E.U.A., com a mesma metodologia. O instrumento - “A Perspectiva da População sobre as Pessoas Sem-Abrigo: Estudo em Portugal” - foi aplicado por telefone a uma amostra da população portuguesa gerada aleatoriamente, e composta por um total de 200 pessoas contactadas para telefones fixos. A confirmação do Modelo de Atitudes revelou a existência de 8 factores de atitudes: Compaixão Geral, Restrições aos Direitos Públicos, Confiança nas Pessoas Sem-abrigo, Isolamento Social, Pessoas de Rua, Habitações/Serviços Necessários, Factores Económicos como Causa e Factores Pessoais como Causa.<hr/>The present study intended to confirm the attitudes model identified through the studies of public opinion on homelessness in the U.S.A with the same methodology. The instrument - “The Public’s Perspective On Homelessness: Portugal Survey” - was applied by telephone to a randomly selected sample of the Portuguese population, composed by a total of 200 people who owned landline telephones. The confirmation of the Attitudes Model for the Portuguese sample revealed the existence of the following attitudes factors: General Compassion, Limit Public Rights, Trustworthy, Social Isolation, Street People, Housing/Services Needed, Economic Factors as Cause and Personal Factors as Cause. <![CDATA[<b>Sentimento de comunidade, qualidade e satisfação de vida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O sentimento de comunidade percebido numa localidade específica, como num bairro residencial, providencia vários benefícios, quer a nível individual, quer a nível comunitário. A nível individual, quanto maior for o sentimento de comunidade, maior será a participação nos processos da comunidade, maior será o capital e suporte social percebido através das relações em vizinhança e maior será a satisfação e qualidade de vida. A nível comunitário, quanto maior for o sentimento de identidade e de pertença, maior será a capacitação comunitária, promovendo comunidades saudáveis e sustentáveis. Em termos práticos, foi realizada uma investigação com 15 participantes no Bairro do Armador e 15 no Bairro de Alfama, dos 7 aos 15 anos de idade, destinatários de projectos intervenção comunitária nos respectivos bairros. Com este estudo aferimos a relação encontrada e a importância de um forte sentimento de pertença e de identidade lugar, para a satisfação e qualidade de vida, como sendo uma estratégia eficaz para a promoção do desenvolvimento comunitário.<hr/>The perceived sense of community in a specific location, as in a residential neighbourhood, provides several benefits, both individual and community level. At the individual level, the greater the sense of community, greater participation in the community, the higher capital and social support received by the neighbourly relations and greater satisfaction and quality of life. At community level, the higher for the sense of identity and belonging, the greater community empowerment, promoting healthy and sustainable communities. In our study, the participants were children and adolescents, 15 from Armador Neighbourhood and 15 from Alfama Neighbourhood, with ages ranging from 7 to 15 that were making part in local projects of communitarian intervention. With this study, we evaluate this relation and the importance of a strong sense of belonging, identity with the place, to life satisfaction and quality of life, considering it as a efficacious strategy to promote Community Development. <![CDATA[<b>Os contributos do emprego apoiado para a integração das pessoas com doença mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo deste artigo é possibilitar uma reflexão sobre os principais contributos do emprego apoiado para a integração das pessoas com doença mental grave. Recorreu-se a uma revisão da literatura com o intuito de explorar os contributos deste modelo. Neste âmbito, analisámos a evolução do modelo de emprego apoiado, as principais evidências científicas e dois conceitos adicionais. O primeiro, a educação apoiada que facilita o acesso e o sucesso do regresso à universidade, fortalecendo o emprego mais qualificado e a progressão na carreira. E o segundo, o desenvolvimento de suportes naturais que fortaleçam o papel social e o valor para o mercado de trabalho, diminuindo a dependência de suportes profissionais. Este artigo sublinha o potencial contributo da educação apoiada e dos suportes naturais para o futuro do emprego apoiado.<hr/>The aim of this article is to enhance the understanding of the major contributes of supported employment for the integration of people with mental illness. To explore these contributes was used a review of literature. We intend to explore the evolution of the supported employment model, the evidence based practice, and two additional concepts. The first one is the establishment of a carrier in specialized employment, increasing access to and success in university through supported education. The second one is the development of natural support networks to empower individuals’ roles in the workforce and decrease their reliance on professional support. This literature outlines the potential of supported education and natural supports for the future of supported employment. <![CDATA[<b>Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária - GerAcções</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os modelos lógicos são uma maneira sucinta de mostrar e ilustrar como um projecto foi concebido e está a ser desenvolvido e resume os principais elementos do projecto. O modelo lógico do programa GerAccões é apresentado. Foi desenvolvido como uma forma de planeamento estratégico, que vem sendo utilizado para uma melhoria contínua do programa e, agora, no final deste, para o planeamento da avaliação. Os componentes do modelo lógico do GerAcções são: (1) Missão do programa - envolver as pessoas que moram ou trabalham na Freguesia de Santa Maria de Belém (Lisboa), como os membros-chave na promoção dos seus interesses e na resolução dos seus problemas, afim de construir uma comunidade saudável; (2) Recursos - parcerias, coligações comunitárias e patrocinadores; (3) Objectivos - Gerais: envolvimento de crianças e jovens, famílias e seniores no seu próprio processo de desenvolvimento, bem como o envolvimento da comunidade e parceiros da rede social para uma intervenção integrada no processo de construção de uma comunidade saudável, e Específicos: o empowerment comunitário, a promoção da saúde e prevenção da violência, o bem-estar e qualidade de vida; (4) Actividades - Conselho Consultivo, a intervenção nas escolas, Roteiro de espaços lúdicos, Centro Jovem e Centro Sénior, Formação Parental, Comissão Social de Freguesia, Dia Europeu dos Vizinhos, Publicações; (5) Cronograma - desde Março de 2006 até Fevereiro de 2010; (6) Resultados - maior conhecimento em relação aos comportamentos positivos para a saúde, o aumento das competências pessoais e sociais para as crianças e os jovens, os pais aumentarem seus conhecimentos e competências de comunicação positiva, aumentar a participação comunitária, estabelecimento de redes de suporte formais e informais; (7) Indicadores - número de participantes, conhecimentos e competências alcançados, mudança de atitudes e de condições; (8) Medidas - quantitativa como inquéritos e aplicação de escalas, e qualitativas como grupos de discussão e entrevistas; (9) Sustentabilidade; e (10) Avaliação. A avaliação do programa GerAcções é pertinente, neste momento, providenciando informação sobre o valor e a importância do programa através de investigação sistemática. A avaliação tem um objectivo e as informações fornecidas serão usadas para facilitar a decisão do rumo das acções.<hr/>The logic models are a succinct way to show and illustrate how a project was designed and is being developed and outlines the main elements of the project. The logic model of GerAccões’ program is presented. It was developed as a form of strategic planning, which has been used for a continuous improvement program, and now at the end of program for evaluation planning. The components of the GerAcções logic model are: (1) Mission of the program - involving people who live or work in the borough of Santa Maria de Belém (Lisbon), as key members in promoting their interests and to solve their problems in order to build a healthy community, (2) Resources - partnerships, coalitions and community sponsors, (3) Goals - General: Involving children and young people, families and seniors in their own development process, as well as community involvement and partners in the social network for an integrated intervention in the process of building a healthy community, and Specific: The community empowerment, health promotion and violence prevention, wellbeing and quality of life (4) Activities - Advisory Board Intervention in schools, Roadmap of leisure areas, Youth Center and Senior Center, Parental Training, Social Commission, European Neighbours' Day, Publications, (5) Schedule - from March 2006 until February 2010, (6) Results - greater knowledge regarding the positive health behaviours, increasing personal and social skills for children and young people, parents increase their knowledge and skills of positive communication, increasing community participation, establishment of networks of formal and informal support; (7) Indicators - number of participants, knowledge and skills achieved, changing attitudes and conditions, (8) Measures - quantitative, such as surveys and scales, and qualitative, focus group discussions and interviews (9) Sustainability and (10) Evaluation. The evaluation of GerAcções program is pertinent at this point, providing information about the value and importance of the program through systematic investigation. The assessment takes a target and the information provided will be used to facilitate the decision of the direction of actions. <![CDATA[<b>Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir” - Estudo exploratório</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve um Programa de intervenção nas interacções pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, o qual é direccionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos. Apresenta ainda, um estudo de carácter exploratório onde se avalia a eficácia do programa. O Programa, que tem por objectivo desenvolver competências parentais através da modelagem e experimentação de interacções positivas em sete sessões, foi aplicado a 19 díades pais (Idade M=28.5; DP=9.48) criança (Idade M=21 meses; DP=0.99) em contexto domiciliário. As interacções das 19 díades foram avaliadas com o NCATS - Teaching Scale e o HOME utilizando-se um desenho de avaliação pré-pós teste. Os resultados indicam diferenças significativas em todas as áreas do meio da criança (estimulação diária, materiais lúdicos, ambiente, envolvimento e responsividade emocional e verbal dos pais) e da qualidade da interacção das díades (sensibilidade aos sinais, resposta ao descontentamento, promoção do desenvolvimento, clareza dos sinais e responsividade ao adulto). Não obstante o carácter exploratório do estudo, considera-se que quer a adesão e satisfação dos pais, quer os efeitos positivos do programa nas interacções das díades apontam para a pertinência da prossecução do seu estudo de validação com vista à sua generalização.<hr/>This article describes a Program for intervention in parent-child interactions, in playful learning contexts, aimed at “at-risk” families, with children up to age 3. An exploratory study is also presented, wherein the efficiency of the program is evaluated. The Program, whose activities aim to develop parental competencies, through modeling and experimentation of positive interactions in seven sessions, was applied to 19 parent (Age M=28.5; S.D.=9.48) child (Age M=21 months; S.D.=0.99) dyads, in the home environment. The pre-post test design evaluated the interactions of 19 parent-child dyads, using the NCATS Teaching Scale and HOME. Significant differences were found in all the areas of the child’s environment (daily stimulation, play material, physical and temporal environment, emotional and verbal responsiveness of the parents) and in the quality of the dyad’s interaction (sensitivity to signs, response to distress, promoting development, clarity of child’s signs and responsiveness to adult). Even though this is an exploratory study, the parent adherence and satisfaction, as well as the positive effects of the program on the dyads interactions suggest the importance of continuing studies to validate the Program, in order to generalize it’s application. <![CDATA[<b>Saúde na diversidade</b>: <b>Desenvolvimento de serviços de saúde mental sensíveis à cultura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo reflecte sobre o desenvolvimento de serviços e de profissionais de saúde mental sensíveis à cultura. A diversidade étnica da população nacional e internacional é uma realidade crescente, a qual exige uma resposta do ponto de vista dos serviços de saúde e promoção de bem-estar global dos indivíduos. A especificidade destas populações tem conduzido a uma subutilização dos serviços de apoio existentes, que não se encontram ajustados ao nível da sua competência intercultural. Apresentamos um projecto de investigação-acção sobre acesso dos imigrantes aos cuidados de saúde mental na infância desenvolvido na Suíça, bem como os principais objectivos de um projecto de investigação para o desenvolvimento de serviços sensíveis à cultura em Portugal. Discutimos a importância da investigação participada, que envolve e dá voz aos grupos étnicos minoritários e às suas experiências, necessidades e obstáculos no acesso e recurso à saúde psicológica. Finalmente, defendemos a importância de formação de profissionais, não como uma necessidade das minorias, mas de todos os indivíduos numa sociedade intercultural.<hr/>The present paper reflects on the development of culturally-sensitive mental health services and training of mental health professionals. National and international ethnic diversity is a growing reality, which demands different resources from health services toward the promotion of individuals’ global well-being. The specificities of these populations have led to an underutilization rate of counselling services, which are not adjusted in terms of their intercultural competence. We report an action-research project on access of child mental health care by immigrants, developed in Switzerland, as well as the primary goals of a research project toward the development of culturally-sensitive mental health services in Portugal. We discuss the importance of participative research, which involves and gives voice to ethnic minority groups and to their experiences, needs and perceived barriers in the access to support to their psychological well-being. Finally, we defend the importance of intercultural competence training of clinicians, not as a need of the minorities, but of all individuals in an intercultural society. <![CDATA[<b>Psicologia Comunitária Positiva</b>: <b>Um exemplo de integração paradigmática com populações de pobreza</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da psicologia comunitária tornam-na especialmente apropriada para se cruzar eficazmente com o novo paradigma da psicologia positiva. Este trabalho descreve e reflecte uma intervenção conducente a essa integração, realizada junto de populações no limiar da pobreza na Região Autónoma dos Açores. A par do prioritário apoio no domínio das condições materiais, para que a população caminhe para uma vida mais digna, o projecto tem levado a que os profissionais no terreno sirvam de catalisadores na luta pela inclusão e empowerment das populações, e estimulem a consciencialização sobre as forças e virtudes individuais e colectivas através da intervenção com base nos actos de fala. Usando metodologias participativas e apreciativas, e a implementação de um modelo de desenvolvimento comunitário focalizado no positivo, no funcional e nas excepções aos problemas, tem-se potenciado o optimismo, a esperança, o desenvolvimento do sentido de humor e as emoções positivas em geral, bem como uma nova linguagem, onde são agora possíveis palavras positivas para narrar a experiência, caminhando-se para uma perspectiva, não apenas de sobrevivência, mas de “Supervivência”. Cruzam-se assim os conhecimentos científicos recentes da psicologia positiva e da psicologia comunitária numa prática reflexiva, apreciativa e generativa dos profissionais e das populações com quem co-constroem mudanças transformadoras.<hr/>The ontological, epistemological and methodological aspects of community psychology make it particularly appropriate to elegantly and efficaciously intertwine this model with the new paradigm of positive psychology. The present article describes and reflects an intervention aimed at that integration, implemented with populations living under the poverty line in the Portuguese Azores Islands. While supporting priority changes in the material quality of life of the population, the project has been working with the professionals to be catalysts for inclusion and empowerment, while stimulating the consciousness on individual and collective virtues and strengths through the intervention at the speech act. Throughout participative and appreciative interventions, and under a community development positive focus, the project has been enhancing optimism, hope, sense of humour and positive emotions in general, as much as a new language where positive words are now possible to describe life experiences. We tried to move from a survival to a “Supervival” position. We therefore connect recent scientific data from positive psychology and from community psychology into a critical, appreciative, and generative practice involving transformational changes co-constructed between professionals and poverty populations. <![CDATA[<b>A experiência de sem-abrigo como promotora de empoderamento psicológico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo deste estudo visa compreender o modo como a experiência de viver sem-abrigo pode ser promotora do empoderamento psicológico. Com base numa metodologia qualitativa entrevistaram-se três homens sem-abrigo com idades compreendidas entre os 25 e os 56 anos. Os resultados sugerem que viver como sem-abrigo pode promover uma maior consciência crítica do ambiente sociopolítico no qual o indivíduo está inserido, uma maior capacidade de resolução de problemas, um sentido de competência pessoal, bem como uma maior capacidade de acesso aos recursos existentes. Mediante estes resultados é discutido o modo como os significados da experiência de viver sem-abrigo podem assumir dimensões psicológicas que parecem ter sido pouco consideradas anteriormente nos estudos realizados com pessoas sem-abrigo.<hr/>The main goal of this study is to understand how the experience of homeless people can develop the psychological empowerment. Using a qualitative research methodology, three homeless men with ages between 25 and 56 years old were interviewed. The results suggest that living as a homeless can promote a critical conscience of the sociopolitical environment in which the person lives, develop problems resolution capacities and a sense of self competence, as well as a capacity of access to existing resources. From these results, we discuss how the meanings of the experience of being homeless can involve dimensions that seem not to have been taken in consideration in the past. <![CDATA[Manual de Psicologia Comunitária]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo deste estudo visa compreender o modo como a experiência de viver sem-abrigo pode ser promotora do empoderamento psicológico. Com base numa metodologia qualitativa entrevistaram-se três homens sem-abrigo com idades compreendidas entre os 25 e os 56 anos. Os resultados sugerem que viver como sem-abrigo pode promover uma maior consciência crítica do ambiente sociopolítico no qual o indivíduo está inserido, uma maior capacidade de resolução de problemas, um sentido de competência pessoal, bem como uma maior capacidade de acesso aos recursos existentes. Mediante estes resultados é discutido o modo como os significados da experiência de viver sem-abrigo podem assumir dimensões psicológicas que parecem ter sido pouco consideradas anteriormente nos estudos realizados com pessoas sem-abrigo.<hr/>The main goal of this study is to understand how the experience of homeless people can develop the psychological empowerment. Using a qualitative research methodology, three homeless men with ages between 25 and 56 years old were interviewed. The results suggest that living as a homeless can promote a critical conscience of the sociopolitical environment in which the person lives, develop problems resolution capacities and a sense of self competence, as well as a capacity of access to existing resources. From these results, we discuss how the meanings of the experience of being homeless can involve dimensions that seem not to have been taken in consideration in the past. <![CDATA[The power of collaborative solutions: Six principlas and effective tools for building healthy communities]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo deste estudo visa compreender o modo como a experiência de viver sem-abrigo pode ser promotora do empoderamento psicológico. Com base numa metodologia qualitativa entrevistaram-se três homens sem-abrigo com idades compreendidas entre os 25 e os 56 anos. Os resultados sugerem que viver como sem-abrigo pode promover uma maior consciência crítica do ambiente sociopolítico no qual o indivíduo está inserido, uma maior capacidade de resolução de problemas, um sentido de competência pessoal, bem como uma maior capacidade de acesso aos recursos existentes. Mediante estes resultados é discutido o modo como os significados da experiência de viver sem-abrigo podem assumir dimensões psicológicas que parecem ter sido pouco consideradas anteriormente nos estudos realizados com pessoas sem-abrigo.<hr/>The main goal of this study is to understand how the experience of homeless people can develop the psychological empowerment. Using a qualitative research methodology, three homeless men with ages between 25 and 56 years old were interviewed. The results suggest that living as a homeless can promote a critical conscience of the sociopolitical environment in which the person lives, develop problems resolution capacities and a sense of self competence, as well as a capacity of access to existing resources. From these results, we discuss how the meanings of the experience of being homeless can involve dimensions that seem not to have been taken in consideration in the past.