Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120090002&lang=p vol. 27 num. 2 lang. p <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200001&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Cognitive psychopathology</b>: <b>The role of emotion</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200002&lng=p&nrm=iso&tlng=p This paper examines the role of emotion in the understanding of psychopathology. The influential Cognitive Therapy model of Beck is briefly reviewed and a number of limitations are considered. Two particular weaknesses are highlighted in the understanding of cognitive psychopathology; namely, the importance of multi-level processing systems and the importance of emotion. The Power and Dalgleish (1997, 2008) SPAARS model is presented to show the advantages that arise from the inclusion of multi-level processes combined with a theoretical account of emotion. In order to illustrate the application of the SPAARS model to cognitive psychopathology, findings from a recent emotion profile analysis of clinical depression and anxiety are summarised. The analyses also illustrate the importance of shame-related emotions in depression in contrast to the guilt-related emotions that are highlighted in classification systems such as DSM-IV.<hr/>Neste artigo fazemos uma reflexão sobre o papel da emoção na compreensão da psicopatologia. Fazemos uma breve revisão e apontamos uma série de limitações. do influente modelo da Psicoterapia Cognitiva preconizado por Beck. Dois pontos particularmente fracos são destacados na compreensão da psicopatologia cognitiva; nomeadamente, a importância dos sistemas de processamento multi-nível e a importância das emoções. Apresentamos o modelo SPAARS de Power e Dalgleish (1997, 2008), para mostrar as vantagens que resultam da inclusão de processos de multi-nível combinados com uma teoria relacionada com as emoções. Com o objectivo de ilustrar a aplicação do modelo SPAARS à psicopatologia cognitiva. Referimos, de forma sucinta, o que foi observado numa recente analise sobre o perfil da depressão e ansiedade clínicas. Estas analises ilustram também a importância das emoções relacionadas com a vergonha na depressão, em contraste com as emoções relacionadas com a culpa que são destacadas em sistemas de classificação como o DSM-IV. <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200003&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste trabalho temos um duplo objectivo: (1) identificar os domínios de esquemas desadaptativos do funcionamento psicológico que estão relacionados com a depressão major e a perturbação de pânico e, (2) estudar os domínios de esquemas desadaptativos característicos da depressão major. Os participantes dividiram-se em três grupos, 42 sujeitos com diagnóstico de depressão major, 28 sujeitos com diagnóstico de perturbação de pânico e 51 sujeitos sem alteração psicopatológica. Um grupo de 30 sujeitos com depressão major foi avaliado em dois momentos. Utilizámos o Questionário de Esquemas (Young, 1990), a escala de Hamilton para a Depressão, o Inventário da Depressão de Beck, o Inventário de Ansiedade Estado e Traço. Os resultados demonstram que existem diferenças entre os grupos com alterações psicopatológicas e o grupo sem alterações, no que concerne aos domínios de esquemas desadaptativos precoces. Verificou-se também a existência de domínios de esquemas que seriam característicos dos sujeitos deprimidos. Alguns destes domínios de esquemas desadaptativos seriam sensíveis às alterações do índice de depressão. Discutimos os resultados realçando a importância dos domínios de esquemas desadaptativos precoces no processamento de informação, actividade mnésica e relacionamento interpessoal. Salientamos também o papel que os domínios de esquemas desadaptativos têm na génese e na manutenção da depressão major.<hr/>In this study we have a dual purpose: (1)to identify areas for maladaptive schemas of psychological functioning that are related to major depression and panic disorder, and (2) to study the areas of maladaptive schemas, characteristic of major depression. Participants were divided into three groups, 42 subjects diagnosed with major depression, 28 subjects diagnosed with panic disorder and 51 subjects without psychopathology. A group of 30 subjects with major depression was evaluated in two moments. We used the Schemas Questionnaire (Young, 1991), the Hamilton scale for Depression, the Beck Depression Inventory and the State - Trait Anxiety Inventory. The results show that there are differences between the groups with psychopathological disorders and the group without psychopathology in regard to the areas of early maladaptive schemas. We also observed the existence of schema’s domains that would be characteristic of depressed subjects. Some of these domains of maladaptive schemas are sensitive to changes in the severity of depression. We discuss the results highlighting the importance of the domains of maladaptive schemas in information processing, memory process and interpersonal relationships. We underline the role that the domains of early maladaptive schemas have on the genesis and maintenance of major depression.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200004&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O presente trabalho consiste de um estudo experimental confirmatório realizado com o objectivo de avaliar se existem efeitos de congruência de humor na evocação de memórias autobiográficas de infância, por parte dos sujeitos deprimidos. Procurámos igualmente comparar, a partir dos dados obtidos, indivíduos com diagnóstico de depressão e indivíduos sem história recente ou passada de alterações psicopatológicas, no que concerne os tempos de latência associados à evocação mnésica e o tipo de memórias preferencialmente evocadas. Para este efeito, recorremos a uma amostra constituída por um total de 30 indivíduos (n=15 indivíduos com diagnóstico de depressão e n=15 indivíduos sem história recente ou passada de alterações psicopatológicas), aos quais foi aplicada uma bateria de escalas clínicas e uma Tarefa de Memória Autobiográfica. Os resultados obtidos sugerem a inexistência de um efeito de congruência de humor nas memórias autobiográficas de infância, que pode ser devida a uma maior recapitulação destas ao longo da vida dos indivíduos, por comparação a memórias mais recentes, apesar de muitas dúvidas persistirem a este respeito. Constatou-se igualmente que os indivíduos deprimidos evidenciaram maiores dificuldades em evocar memórias específicas, sem que existissem diferenças significativas entre ambos os grupos de sujeitos quanto ao tipo de memórias preferencialmente evocadas.<hr/>This is a confirmatory experimental study performed with the objective of evaluating whether there are mood congruency effects in depressed subject’s recall of childhood autobiographical memories. In this study we also sought to compare depressed subjects and subjects without a recent or past history of psychological disturbances, concerning the latency times exhibited when recalling these memories and the type of memories recalled. To achieve these objectives, we used a sample of 30 individuals (15 with a diagnostic of depression and 15 without recent or past history of psychological disturbances), to whom we applied a set of clinical scales and an Autobiographical Memory Task. The results suggest the nonexistence of a mood congruency effect in depressed subjects childhood autobiographical memories, that can be due to the fact that these memories have been more frequently remembered throughout the life span, when compared to their recent memories. However, several questions remain regarding this issue. We also realized that the depressed subjects showed more difficulties remembering specific memories, without there being significant differences between both groups of subjects, in what concerns the type of memory preferentially recalled.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200005&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A presente revisão de literatura foca os factores associados ao excesso de peso em diferentes fases do ciclo de vida, bem como a prevalência do excesso de peso e obesidade nas várias faixas etárias e em diferentes países. É também objecto de exploração o comportamento de dieta, o seu impacto no desempenho cognitivo, bem como a conceptualização da ingestão de comida como comportamento aditivo. Explana-se, por fim, a eficácia da intervenção cognitivo-comportamental para a perda de peso, em crianças e adolescentes, assim como em adultos.<hr/>This literature review focus on excessive weight and obesity and their associated factors across the different phases of the life cycle. Moreover, this article evidences the prevalence rates of obesity and excessive weight in different age groups and in diverse countries. It is also examined the diet behaviour, its impact on cognitive performance, as well as the conceptualization of excessive food ingestion as an addictive behaviour. Finally, the efficacy of cognitive-behavioural interventions for weight loss, both for children/adolescents and adults, is explored.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200006&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>As Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) são doenças raras, mas que implicam grande comorbilidade psíquica e têm, por vezes, complicações médicas sérias. Apesar do tratamento ser complexo e difícil, os estudos tem demonstrado que o tratamento Cognitivo-Comportamental se apresenta como o mais eficaz e o de primeira escolha para estas perturbações. A investigação tem vindo a focar-se no estudo dos processos psicopatológicos que mantém o problema, e nas componentes terapêuticas que permitem melhorar a eficácia do tratamento. Este comentário propõe-se a fazer uma análise das particularidades e evolução do tratamento Cognitivo-Comportamental para as Perturbações Alimentares, enquadrando-o na teoria Cognitivo-Comportamental e na perspectiva transdiagnóstica das PCAs. O comentário reflecte ainda sobre a importância de uma abordagem de tratamento por passos, que permite uma adaptação da intensidade terapêutica às necessidades pessoais do paciente, de forma a maximizar a relação custo-eficácia e a fazer chegar a cada paciente, a quantidade de tratamento adequada.<hr/>Eating disorders are rare disorders associated with a great psychological comorbility and often with serious medical complications. Although treatment is difficult and complex, several studies have showed that Cognitive-Behavioral Treatment is effective and the first choice treatment for these disorders. Research has been focusing on the study of the psychopathological processes that maintain the problem, and in the treatment components that contribute to enhance treatment efficacy. This paper intends to describe the characteristics of the cognitive-behavioral treatment for Eating Disorders, in a transdiagnostic perspective. Finally, a stepped care approach for eating disorders’ treatment is presented as a strategy for adjusting treatment intensity to each patient's particular needs.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200007&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O modelo de assimilação é um modelo integrativo que pode ser aplicado a qualquer tipo de setting terapêutico para a descrição do processo de mudança. A Escala de Assimilação de Experiências Problemáticas (EAEP) descreve o processo de assimilação de experiências problemáticas em terapia. Ainda que a EAEP apresente uma sequência ordenada, estudos demonstram que o processo de assimilação não é contínuo; contrariamente, o processo parece seguir um padrão de altos e baixos, com progressos seguidos de retrocessos, particularmente em psicoterapias cognitivas. Neste artigo, apresentamos uma análise dos retrocessos no processo de uma cliente com um bom prognóstico, Maria, em tratamento com terapia linguística de avaliação. A amostra é composta por 105 retrocessos retirados da análise da assimilação de Maria de três problemas principais. As razões para a maioria dos retrocessos podem ser classificadas numa de três categorias: a zona de desenvolvimento próximo, a metáfora de equilíbrio e as linhas múltiplas. Cada uma destas categorias pode ser compreendida como uma consequência da estratégia cognitiva e ainda como parte do processo da terapia cognitiva e não como um desvio ou insucesso. Neste sentido, os retrocessos, enquadrados no modelo de assimilação, reflectem algumas das principais características da terapia cognitiva. No entanto, não podemos excluir a possibilidade dos retrocessos no desenvolvimento poderem indicar uma perspectiva de insucesso e, como tal, os terapeutas devem estar atentos e procurar solucioná-los.<hr/>The assimilation model is an integrative model that can be applied to any kind of therapeutic setting for describing the process of change. The Assimilation of Problematic Experiences Scale (APES) describes the process of assimilation of problematic experiences in therapy. Although the APES presents an orderly sequence, studies have shown that assimilation process is not smooth; instead it seems to follow a sawtoothed path, with advances followed by setbacks or reversals, particularly in cognitive psychotherapies. In this paper, we report an analysis of assimilation setbacks in the process of of a good-outcome client, María, treated with linguistic therapy of evaluation are analyzed. The sample is composed of 105 setbacks taken from analysis of María's assimilation of three main problems. The reasons for most of the setbacks could be classified in one of three categories: the zone of proximal development, the balance metaphor, and multiple strands. Each of these categories can be understood as a consequence of the cognitive strategy and thus part of the process of cognitive therapy rather than a deviation or failure. In this sense setbacks, framed in the assimilation model, reflect some of the main characteristics of cognitive therapy. Nevertheless, we could not exclude the possibility that setbacks could mark a prospective drop-out; therefore, therapists should pay attention and resolve them.</description> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Aproximaciones cognitivas a la investigación sobre el delirio persecutorio</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000200008&lng=p&nrm=iso&tlng=p El delirio persecutorio es un síntoma que se encuentra presente en diferentes condiciones clínicas. En los últimos años, son numerosas las investigaciones que se han centrado en el estudio del delirio persecutorio, desde una aproximación al síntoma, analizando los procesos psicológicos (cognitivos, emocionales, etc) asociados a este tipo de creencia delirante. En el presente trabajo se realiza una revisión de las investigaciones dirigidas a analizar los mecanismos cognitivos subyacentes al delirio persecutorio: Se presentan resultados acerca de la presencia de sesgos en procesos de atención selectiva y memoria, así como en procesos de razonamiento probabilístico e inferencial (i.e. atribuciones causales), y de los tipos de estructuras de conocimiento presentes en sujetos con creencias persecutorias. Se discuten finalmente las implicaciones de estos factores cognitivos en la aparición y mantenimiento de dichas creencias.<hr/>Persecutory delusion is a symptom present in different clinical conditions. In recents years, there has been a large body of research focused on the study of persecutory delusion, from a symptom-approach perspective, analyzing a number of psychological processes (cognitive, emotional, etc) associated to this type of delusional beliefs. In the present paper we present a review of empirical research that has explored the role of cognitive mechanisms in persecutory delusion. We review the empirical evidence showing cognitive biases in several domains of functioning in people with persecutory beliefs: selective attention, memory for emotional material, probabilistic and inferential reasoning processes (i.e. causal attributions), and general cognitive schemas. We finally discuss the role of these biases in the onset and maintenance of persecutory beliefs.