Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0870-823120080004&lang=pt vol. 26 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt <![CDATA[<b>Individualismo-colectivismo</b>: <b>Dos aspectos conceptuais às questões de avaliação</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo, com 200 sujeitos, desenvolve o estado da arte, teórico e metodológico, da debatida dimensão cultural e intercultural de individualismo-colectivismo (IND/COL). Este objectivo foi operacionalizado à luz do processo de validação de um questionário de avaliação do IND/COL para o contexto português, nomeadamente o Questionário de Individualismo-Colectivismo de Shulruf, Hattie, e Dixon (2003, Anonymous Questionnaire of Self-Attitudes - AQSA), construído no contexto neozelandês e constituído por 26 itens, 15 ilustrativos da dimensão de individualismo (IND) e 11 da dimensão de colectivismo (COL). Os resultados das análises factoriais confirmatórias (AFC) realizadas acerca do AQSA apontaram para uma nova estrutura factorial deste instrumento, a ser verificada em estudos futuros de AFC de segunda ordem, bem como para a necessidade de se clarificar o universo teórico e a operacionalização dos constructos de IND/COL.<hr/>The present study, with 200 subjects, highlights the theoretical and methodological state of art of the debated cultural and intercultural dimension of individualism-collectivism (IND/COL). This aim was approached considering the validation process of an evaluation questionnaire of IND/COL in the Portuguese cultural context, namely the Questionnaire of Individualism-Collectivism (IND/COL) of Shulruf, Hattie, and Dixon (2003, Anonymous Questionnaire of Self-Attitudes - AQSA), constructed in New Zealand and composed by 26 items (15 evaluating the individualism dimension and 11 the collectivism one). The results of the confirmatory factor analysis (CFA) used with AQSA suggested a new factorial structure of this instrument, to be tested in future studies of second order CFA, and also the necessity to clarify the theoretical universe and the operacionalization of the IND/COL constructs. <![CDATA[<b>Ansiedade e <i>coping</i> em crianças e adolescentes</b>: <b>Diferenças relacionadas com a idade e género</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As relações entre a ansiedade e as estratégias de coping e as diferenças destes constructos em função do género e da idade foram estudadas numa amostra de 916 crianças e adolescentes, estudantes de escolas de diversos concelhos do país, com uma média de idades de 14,4 anos (DP=2,62), dos quais 45,7% pertenciam ao género masculino e 54,3% ao género feminino. As medidas de avaliação utilizadas para operacionalizar as variáveis foram a Multidimensional Anxiety Scale for Children - MASC (March, 1997) e o Coping Responses Inventory - Youth Form - CRI-Y (Moos, 1993). Os resultados obtidos indicaram que os jovens mais velhos e os indivíduos do género feminino apresentaram níveis de ansiedade mais elevados e utilizam mais estratégias de coping, quando comparados com os jovens mais novos e com os indivíduos do género masculino. De igual modo foi encontrada uma correlação positiva entre a ansiedade e o coping e uma correlação positiva entre idade e coping, no sentido em que a utilização das estratégias de coping aumentam com a idade. Os resultados encontrados foram discutidos à luz da literatura e das suas implicações para a prática clínica.<hr/>The relations between anxiety and coping strategies and the differences of this constructs in function of age and gender had been studied in a sample of 916 adolescents, students of schools from different points of the country, with a average of ages of 14,4 years (DP=2,62), of which 45,7% belonged to masculine gender and 54,3% to the feminine gender. The used measures of evaluation had been the Multidimensional Anxiety Scale for Children - MASC (March, 1997) and the Coping Responses Inventory - Youth Form - CRI-Y (Moos, 1993). The results had indicated that the oldest adolescents and girls present higher levels of anxiety and use more strategies of coping, when compared with young adolescents and boys. Equally a positive correlation between the anxiety and coping was found, and a positive correlation between age and coping, where the use of the strategies of coping increases with the age. The results had been argued according to the literature and its implications for the practical clinic. <![CDATA[<b>Análise biográfica de indivíduos com história de consumo de substâncias</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo, exploratório e descritivo, visou a busca de uma eventual constância nos trajectos existenciais de indivíduos toxicodependentes. A amostra, homogénea, constou de 10 participantes com história de abuso de substâncias, portadores do vírus de imunodeficiência humana em fase de síndroma de imunodeficiência adquirida sujeitos a tratamento antiretrovírico e à administração de metadona. Verificou-se a presença de características comuns, nomeadamente em termos afectivos, de pobreza de imaginário e de participação em actos de delito, entre outras similaridades.<hr/>The study, exploratory and descriptive, has as an aim the search of occasional stability in the course of individuals with drug addiction. The homogeneous sample consists in 10 participants with substance abuse history, porters of human immunodeficiency virus in phase of acquired immunodeficiency syndrome submitted to antiretroviruses treatment and to methadone administration. It was verified that the individuals reveal common characteristcs, namely, showed a poor speech of imaginary, a relation style lacking of affections, and have actively participated in crime activities. <![CDATA[<b>Género e violência conjugal</b>: <b>Uma relação cultural</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo destaca a necessidade de atender às questões de género na análise do fenómeno da violência contra a mulher, considerando que a construção social do género é constitutiva da vivência cultural deste fenómeno. Partindo de uma breve revisão de como a diferença entre homens e mulheres tem sido abordada, da análise da forma como a noção de “género” tem sido conceptualizada e, com base na abordagem construcionista social, defende-se a sua natureza não só social mas também cultural. Seguidamente, procede-se a uma análise do modo como a relação violência conjugal e género tem sido equacionada na comunidade científica e nas diferentes abordagens teóricas. Face às controvérsias existentes, às limitações das várias abordagens e, partindo da conceptualização do género enquanto construção sócio-cultural, propomos uma abordagem cultural da relação violência/género. Sob esta abordagem, consideramos que a violência conjugal e o género não devem ser analisados isoladamente, mas que estão interligados, sendo o género uma parte integrante e constitutiva do enquadramento cultural do fenómeno da violência.<hr/>This work emphasizes the need to pay attention to gender in the analysis of violence against women. It is considered that gender is a social construction closely implicated in the way marital violence is culturally experienced. Through a brief revision about how differences between men and women have been construed, and the analysis of “gender” conceptualization, a social constructionist perspective on the social and cultural nature of gender is defended. It is further analysed the way how the scientific community and the different theoretical approaches to violence look at the relation between marital violence and gender. In face of the existent controversies and lack of consensus, a cultural approach to the gender/ violence relation is proposed. It is stressed that marital violence and gender can’t be analysed separately: they are interconnected, gender being a part of the cultural context of violence. <![CDATA[<b>Implicações da Neurocognição e da Auto-eficácia na Predição do Funcionamento Psicossocial de Pessoas com Esquizofrenia</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objectivos principais identificar constructos neurocognitivos que se apresentam de modo diferencial como preditores de dimensões específicas do funcionamento psicossocial de pessoas com Esquizofrenia, e analisar o contributo adicional da auto-eficácia geral como possível variável preditora. Para tal, constituímos uma amostra composta por 37 pessoas com Esquizofrenia, que avaliamos com uma bateria de testes neurocognitivos e com instrumentos de funcionamento psicossocial e de auto-eficácia. Recorremos a análises de regressão para a obtenção dos modelos preditores, com recurso aos métodos stepwise e enter. Os modelos preditores iniciais explicaram entre 17% e 67% da variância nas diferentes dimensões do funcionamento psicossocial. Os preditores neurocognitivos significativos foram a memória de trabalho, a atenção, a velocidade de processamento, o raciocínio lógico e a memória visuo-espacial. Não encontramos qualquer preditor significativo dos comportamentos de Não-perturbação. Nos modelos realizados com a auto-eficácia, verificamos que esta se constituiu como preditor significativo da dimensão Auto-cuidado e Contacto social. Estes resultados sugerem que a promoção do funcionamento psicossocial (com excepção dos comportamentos violentos ou de perturbação) poderá passar pela intervenção sistemática ao nível do desenvolvimento de competências cognitivas e de percepções mais positivas de eficácia pessoal.<hr/>The main purpose of this study was to identify neurocognitive constructs that seems to be differential predictors of distinct dimensions of psychosocial functioning, and to analyze the additional contribution of self-efficacy as a possible predictor. To achieve those goals, a sample of 37 participants with schizophrenia were assessed in their psychosocial functioning, self-efficacy and neurocognitive functioning. We performed regression analysis to obtain the predictive models, using enter and stepwise methods. The initial predictive models explained between 17% and 67% of the variance on the psychosocial functioning dimensions. The main neurocognitive predictors were working memory, attention/vigilance, processing speed, logic reasoning, and visual-spatial memory. We didn’t found any significant predictor of the dimension non-turbulence. In the models in which self-efficacy entered has a dependent variable, was accounted as a significant predictor of self-care and social contact. The results suggest that the promotion of psychosocial functioning should include interventions aimed to improve cognitive skills and to develop a more positive sense of self-efficacy. <![CDATA[<b>Entre o horror, a missão e a epopeia</b>: <b>Modalidades de atribuição de significado à participação na Guerra Colonial Portuguesa pelos seus ex-combatentes</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objectivo explorar os significados atribuídos por uma amostra de 314 ex-combatentes da guerra colonial portuguesa (média idade 57,3 anos, d.p. 3,69) à experiência de participação na guerra. Utilizou-se a metodologia da Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967) para realizar uma análise qualitativa às respostas dadas pelos sujeitos à questão, Que significado tem na sua vida ter estado na guerra. Os nossos resultados foram ao encontro das conclusões de Aldwin, Levenson, e Spiro III (1994) e de Fontana e Rosenhek (1998) sugerindo que os ex-combatentes da guerra colonial construíram significados múltiplos para as suas experiências de guerra. A guerra enquanto experiência ou a guerra enquanto espólio revestiram-se tanto de significados negativos (i.e., decepções/perdas) como de significados positivos (i.e. satisfação/benefícios).<hr/>This study had the objective of exploring the meanings the veterans have atributed to war. A total of 314 (87.7%) subjects of a sample of 350 Portuguese colonial war veterans (M=57.3, SD=3.69; 68.3% with 4 year education) answer to the question: What does it mean in your life to have participated in a war. The qualitative analysis of the answers, acording to the grounded theory (Glaser & Strauss, 1967) brought two concepts to light; revelation and war spoils, showing that the traumatic significance of the war experience is not one, and war can also mean the fulfillment of a duty or the aquisition of benefits at emotional, intelectual and ethic maturity. Our results are consonant with Aldwin, Levenson, and Spiro III (1994) and with Fontana and Rosenhek (1998) because those authors had found that the war experience can result for veterans both in positive and negative outcomes. <![CDATA[<b>Caracterização psicológica de uma amostra forense de abusadores sexuais</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na presente investigação procedeu-se à avaliação psicológica de 41 abusadores sexuais (leque etário=17-73 anos; M=43 anos) actualmente detidos em estabelecimentos prisionais recorrendo ao Millon Clinical Multiaxial Inventory II (Millon, 1987) e a algumas variáveis classificativas (e.g., idade das vítimas, comportamentos sexuais praticados). Os resultados demonstraram uma grande multiplicidade de perfis psicológicos possíveis, alguns dos quais mais frequentes do que outros, o que não corrobora a existência dum perfil típico e estereotipado para abusadores sexuais. Os resultados põem em causa o valor da avaliação psicológica enquanto prova jurídica no caso concreto da identificação de abusadores sexuais.<hr/>In this article the authors investigated the characteristics of the psychological profiles of 41 child sex offenders (age range=17-43 years; mean age=43 years) placed in state prisons. The Millon Clinical Multiaxial Inventory II (Millon, 1987) and some descriptive variables (e.g., victim’s sex and age, sexual behaviors) were used. The results showed a wide range of possible psychological profiles, some more frequent than others, which don’t corroborate the existence of a single typical psychological profile. The results put in question the use of psychological evaluations as juridical evidence. <![CDATA[<b>Ajustamento conjugal</b>: <b>Características psicométricas da versão portuguesa da <i>Dyadic Adjustment Scale</i></b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Dyadic Adjustment Scale (DAS; Spanier, 1976) é considerada uma das melhores medidas de avaliação da qualidade da relação conjugal. O objectivo deste estudo foi analisar o comportamento psicométrico da versão portuguesa da DAS. A amostra incluiu um total de 207 participantes (103 mulheres e 104 homens) casados ou a viver maritalmente com o companheiro/a há pelo menos seis meses. Os resultados de análises factoriais confirmatórias revelaram um bom ajustamento da estrutura multidimensional originalmente proposta. O alfa para a escala global de 32 itens foi .897, e variou entre .655 e .849 para as quatro sub-escalas. Os restantes dados (incluindo sobre a fidelidade teste-reteste e associação das notas com várias variáveis) indicaram também que a versão portuguesa da DAS apresenta características psicométricas equivalentes às da versão original. Adicionalmente, os resultados deste estudo sugerem que a sub-escala de Satisfação (10 itens) pode ser usada como uma versão curta da DAS quando o objectivo for avaliar o ajustamento conjugal em termos globais.<hr/>The Dyadic Adjustment Scale (DAS; Spanier, 1976) is considered to be one of the best measures of marital quality. The goal of this study was to analyze the psychometric properties of the Portuguese version of the DAS. The sample was constituted of 207 participants (103 women and 104 men) who were married to or cohabiting with the partner for at least six months. Confirmatory factor analyses revealed a good fit of the multidimensional factor structure proposed originally. The alpha was .897 for the global scale, and varied between .655 and .849 for the four sub-scales. Additional analyses (including of test-retest reliability and the association of scores with various variables) provided further evidence for similar psychometric properties of the Portuguese version of the DAS as compared to the original version. The results of the present study also suggest that the Satisfaction sub-scale (10 itens) can be used as a short-form of the original DAS when the aim is to evaluate marital adjustment in global terms. <![CDATA[<b>O <i>Burnout </i>como factor hierárquico de 2ª ordem da Escala de <i>Burnout </i>de Maslach</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As qualidades psicométricas da escala de burnout de Maslach para estudantes (Maslach Burnout Inventory - Student Survey: MBI-SS) de Schaufeli et al. (2002) foram avaliadas numa amostra por conveniência de 300 estudantes universitários. A estrutura tri-factorial (Descrença, Exaustão e Eficácia Profissional) proposta pelos autores da MBI-SS apresentou reduzida validade factorial e consistência interna aceitável (αestratificado=0.79) na amostra sob estudo. Atendendo às correlações significativas entre os 3 factores da MBI-SS, à assimetria dos itens, e à qualidade do modelo de medida, procedeu-se ao refinamento da escala para uma estrutura factorial onde os 3 factores originais definem um factor de 2ª ordem, denominado “burnout”. A MBI-SS modificada apresentou elevada validade factorial e elevada consistência interna (αestratificado0.83).<hr/>The psychometric properties of the MBI-SS (Schaufeli et al., 2002) were evaluated in a convenience sample of 300 Portuguese college students. The 3-factor original structure had poor fit to the data, although it showed reasonable internal consistency (αstratified=0.79). We considered the observed statistically significant correlations between the 3 original factors, the skewness of the original items, as well as the construct validity, and proposed a 2nd hierarchal structure that we named burnout. This 2nd order factor structure showed higher factorial validity and higher internal consistency (αstratified=0.83) than teh original scale. <![CDATA[<b>O efeito da psicoterapia sobre o rendimento académico</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após a revisão da literatura existente sobre a influência do aconselhamento e da psicoterapia sobre o insucesso académico os autores apresentam os resultados de um estudo s obre o efeito da intervenção psicoterapêutica no rendimento académico no Instituto Superior Técnico. A amostra constituiu-se por 56 alunos que recorreram ao Núcleo de Aconselhamento Psicológico durante os anos lectivos 1996/97 e 1997/98 e que fizeram entre 4 e 43 sessões de psicoterapia individual. Estes alunos mostraram um aumento de 28% no número de exames aprovados no ano seguinte em comparação com o ano anterior à intervenção psicoterapêutica, enquanto o grupo de controlo não mostrou alterações no aproveitamento escolar no mesmo período. Os autores explicam que o efeito encontrado foi bastante superior ao encontrado em estudos anteriores devido ao maior número de sessões efectuadas pelos alunos.<hr/>After reviewing existing studies on the influence of counseling and psychotherapy on academic success, the authors present the results of a research on the effect of psychotherapeutic intervention on academic success conducted at the Instituto Superior Técnico (IST) in Lisbon. The sample consists of 56 students that sought help at the counseling center of IST between September 1996 and July 1998 and who received between 4 and 43 sessions of psychotherapy. The subjects improved 28% on a measure of the number of passed exams in comparison with the period before the psychotherapy, whereas a control group did not change in the same period. The authors discuss the possible explanations for the fact that this effect is much higher than is usually found in similar studies. <![CDATA[<b>Sucesso ou insucesso na matemáticano final da escolaridade obrigatória, eis a questão!</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sucesso académico dos adolescentes na matemática está associado às suas características individuais, mas é influenciado pelas estruturas de apoio escolar e familiar (Gregory & Weinstein, 2004; Ma, 1997). Alunos de 11 escolas públicas, com idades entre os 12 e os 17 anos foram inquiridos através dum questionário baseado em itens seleccionados ou adaptados do questionário Health Behavior in School-Aged Children (WHO, 2002) e de outras fontes. As percepções dos alunos das relações com os seus pais, professores, colegas e sobre a sua carreira futura foram recolhidas e submetidas a uma análise das componentes principais. Uma regressão logística binária foi efectuada para determinar os factores preditivos do sucesso na matemática na escola. O género, o estatuto socioeconómico familiar, a identificação do aluno com a escola, o envolvimento dos pais com as actividades escolares, a aceitação do aluno dos/pelos colegas ou as relações afectiva e conflitual com o pai não se revelaram factores estatisticamente significativos para prever o sucesso na matemática. Uma relação conflituosa com a mãe, uma relação com os colegas caracterizada como agressor ou vítima e ser um aluno mais velho que os colegas são preditores estatisticamente significativos do insucesso. As elevadas expectativas de carreira do aluno, a nacionalidade e a relação afectuosa com a mãe são preditores estatisticamente significativos do sucesso na matemática. Uma relação professor/aluno estimulante mediada pelas estruturas de apoio familiar revelou-se igualmente um contribuinte positivo, sugerindo um papel particular da mãe, bem como dos professores para o sucesso do adolescente na matemática.<hr/>Academic achievement in mathematics in subjects who have reached adolescence is influenced by school and family support structures (Gregory & Weinstein, 2004; Ma, 1997). Students from eleven public schools, aged from 12 to 17, in the district of Lisbon were surveyed by questionnaire primarily based on selected items from the Health Behavior in School-Aged Children questionnaire (WHO, 2002) accompanied by other sources. Social-demographic details and students’ perceptions of their relationship with their parents, teachers and peers, and future career were collected and submitted to factor analysis. A binary logistic regression was performed to determine contributing factors predictive for mathematics achievement in the school. Gender, family socio-economic status, student’s school identification, parental involvement in school activities, students’ acceptance of/by peers, affective and conflictual relationships with the father were not found to be significant factors in predicting academic achievement in mathematics. A conflictual maternal relationship, peer relationship characterized as aggressor or victim and be older the student is, were significant contributors predictive of low achievement. High student career expectations, citizenship in the country and an affective maternal relationship were significant positive contributors predictive of high achievement in mathematics. A fostering teacher/student relationship mediated by family support structures was also found to be a positive contributor. These findings suggest a particular role for mother, as well for teachers, in students’ mathematics achievement, creating emotional and cognitive support for higher goals approaching the end of compulsory school. <![CDATA[<b>Reflexões sobre o pesquisar em psicologia como processo de criação ético, estético e político</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto, fundamentado nos aportes teórico-metodológicos do enfoque histórico-cultural em psicologia, apresenta reflexões sobre o processo de produção de conhecimentos e defende a tese de que pesquisar é um processo de criação ético, estético e político. Tendo como foco a pesquisa acadêmica, apresentam-se alguns debates sobre o processo de produção de conhecimentos para identificar fundamentos do pesquisar que podem vir a ser reconhecidos como comuns às diferentes tendências metodológicas em psicologia, o que se entende como condição para que algum diálogo possa vir a ser instituído em torno da tese aqui apresentada. Esses fundamentos são: a importância da pergunta de pesquisa; o reconhecimento da complexidade do que se quer investigar; a inexorável relação entre pergunta de pesquisa, método e referencial teórico-epistemológico; a falsa dicotomia entre pesquisa e intervenção; a assunção de que pesquisar é criar.<hr/>This text, based on theoretical-methodological concepts of the description-cultural approach in psychology, presents reflections about the production process of knowledge and defends the thesis that to search is an ethical, esthetic and politician creation process. According with the academic research, some discussions are presented about the process of knowledge production to identify basis of searching that can come to be recognized as common to the different methodological trends in psychology, what is understood as condition for some dialogue could become instituted around the thesis proposed here. These basis are: the importance of the research question; the recognition of complexity of it wants to investigate; the inexorable relation between research question, method and theoretician-epistemological reference; the false dichotomy between research and intervention; the presumption of to search is to create. <![CDATA[<b>Ansiedad y autoconfianza de jóvenes judokas en situaciones competitivas de alta presión</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este trabajo se pretende realizar una aproximación a los estados de ansiedad y autoconfianza que manifiestan los jóvenes judokas en los momentos previos de competiciones con fuerte carga de presión. El objetivo del estudio es determinar si, en este contexto situacional, existen diferencias entre judokas de categoría infantil y judokas de categoría cadete respecto a los valores en ansiedad y en autoconfianza. Han participado un total de 97 judokas varones, de los que 49 pertenecen a la categoría infantil, y 48 a la categoría cadete. La prueba utilizada para evaluar la ansiedad ha sido el Competitive State Anxiety Inventory-2 de Martens, Vealey y Burton (1990) que evalúa la ansiedad cognitiva, la ansiedad somática y la autoconfianza. La administración de la prueba se realizó durante la celebración del Campeonato de España de Judo. Los resultados muestran diferencias significativas entre la categoría infantil y la cadete respecto a los valores obtenidos en ansiedad cognitiva y en ansiedad somática (los judokas infantiles presentaban puntuaciones mayores), aunque no sucede así respecto a los valores obtenidos en autoconfianza. Se discute sobre los procesos adaptativos de los judokas de superior categoría para manejar mejor las demandas estresantes de la competición, así como la idoneidad de profundizar en estudios con muestras de judokas jóvenes que permitieran conocer mejor el proceso y la evolución de las manifestaciones de ansiedad y las estrategias o recursos que se pueden utilizar para manejarla<hr/>This study was an attempt to approximate the state of anxiety and self-confidence that young judokas experience in the moments before high pressure competition. The purpose of the study was to determine if there are differences between under-14 and under-16 judokas with regard to anxiety and self-confidence in this situational context. A total of 97 male judokas, 49 of which were from the under-14 category and 48 of which were from the under-16 category, participated in the study. The Competitive State Anxiety Inventory-2 by Martens, Vealey, and Burton (1990), which evaluates cognitive anxiety, somatic anxiety, and self-confidence, was utilized. The administration of the test was carried out during the Spanish national judo championship. The results demonstrate significant differences between the under-14 and under-16 judokas with regard to the values obtained in cognitive anxiety and somatic anxiety (the under-14 judokas had higher scores), although this did not occur with the values obtained in self-confidence. The adaptive processes of the higher-level judokas to better handle the stressful demands of the competition is discussed, as well as the suitability of further studies with samples of young judokas that would allow for a better familiarization of the process and the evolution of the manifestations of anxiety and the strategies or resources that can be used to handle it. <![CDATA[<b>Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos</b>: <b>Estudo em enfermeiros</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O interesse por estudar factores organizacionais que perspectivem compreender a intensidade e estabilidade da dedicação do indivíduo à organização, baseia-se no pressuposto da existência de uma associação desses factores a variáveis consideradas importantes para o aumento da eficácia e da produtividade organizacional. Os empregados constroem uma convicção relativa ao comportamento da organização para consigo e numa perspectiva social da troca, quando percebem um nível elevado de suporte organizacional sentem possivelmente uma obrigação de “recompensar” a organização. O trabalho empírico centra-se na percepção de suporte organziacional de enfermeiros, analisando a relação entre algumas variáveis sócio-demográficas e profissionais e essa percepção. A amostra é constituída por 1027 enfermeiros de três unidades hospitalares do sector público administrativo. A ‘percepção do suporte organizacional’ apresenta, numa escala de 1 a 5, um valor médio de 2.82±66, encontrando-se diferentes níveis nos três hospitais. Os enfermeiros com mais idade, com mais tempo na profissão e com mais tempo na instituição revelam melhor percepção de suporte organziacional. As enfermeiras percepcionam melhor suporte que os enfermeiros. Entre as categorias profissionais não se encontrou diferença estatisticamente significativa na percepção do suporte organizacional.<hr/>The interest for studying organizational factors that aim to understand the strength and stability of the individual’s attachment to the organization is based on the assumption of the existence is an association of these factors to the variables considered important to organizational efficiency and productivity. Employees creat a conviction related to the behavior of the organization towards them. In a social perspective of the exchange, employees who perceive a high level of organizational support may feel an obligation “to reward” the organization. This research centers in the perceived organizational support of nurses, and it analyses the relation ship between demographic and professional variables and this perception. The sample consists of 1027 nurses working in three hospital units, in the governance public sector. The perceived organizational support is in average 2.82±.66 (in a 5 point scale). Different levels of perceived organizational support were identified in the three hospitals. The older nurses who have been longer in the profession and in the institution disclose better perceived organziacional support. Females nurses perceive better organizational support than male nurses., No statistically significant difference was found, among the professional categories.