Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120080001&lang=p vol. 26 num. 1 lang. p <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100001&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>As tarefas matemáticas providenciam o contexto no qual os estudantes aprendem matemática. Embora sejam muitos os factores que influenciam o processo de aprendizagem da matemática, as tarefas propostas aos estudantes são determinantes na medida em que actuam como “causas próximais” da aprendizagem. O nível de exigência cognitiva e a promoção do processo de matematização são características fundamentais nas tarefas propostas aos alunos. Este estudo incide sobre a análise das tarefas matemáticas propostas por professores a alunos do 5.º ano de escolaridade. Os itens foram analisados de acordo com e estrutura teórica desenvolvida no âmbito do programa PISA da OECD. Os níveis de exigência cognitiva mais elevados foram encontrados no desenvolvimento das competências matemáticas Comunicação e Pensamento e Raciocínio, sendo estes significativamente maiores que os associados às competências Argumentação, Colocação e Resolução de problemas, Modelação e Uso de auxiliares e instrumentos. A competência matemática menos trabalhada nos itens analisados é o Uso de linguagem simbólica, formal e técnica. A análise dos dados mostrou que a maioria das tarefas incluem-se no grupo das tarefas de Reprodução. Em conclusão, o estudo evidencia que a grande maioria das tarefas não usam contextos realistas e, predominantemente, conduzem os estudantes a seleccionar procedimentos e algoritmos de resolução pré-definidos.<hr/>Mathematical tasks provide the context in which students learn mathematics. Although many factors also determine the learning process, instructional tasks operate as the “proximal causes” of students’ learning from teaching. Their characterization can therefore help to understand the link between teaching and learning mathematics. Different mathematical tasks can be associated with different cognitive processes and so induce different kinds of learning. Cognitive demand and the ability to promote mathematisation are key characteristics of instructional tasks. This study focused on the analysis of mathematical tasks proposed to 5th grade students by their teachers. The instructional tasks were analyzed according to the OECD/PISA framework. Higher cognitive demands appear associated with the Communication and Thinking and Reasoning mathematical competencies. Competencies such as Argumentation, Problem posing and Solving, Modeling and Use of Aids and Tools are worked at a significant lower cognitive level. The mathematical competency less worked was the Use of symbolic, formal and technical language and operations. Data analysis also showed that most of the tasks are included in a reproduction cluster. In conclusion, the analysis showed that in most cases instructional tasks do not have a real-world context and only lead students, predominantly, to select routine procedures and/or apply standard algorithms.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100002&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O artigo sintetiza alguns contributos teóricos no âmbito do climatério. Pretende-se explicitar alguns conceitos fundamentais relacionados com o processo climatérico. Serão também apresentados alguns modelos explicativos, mostrando-se como esta etapa do ciclo vital tem sido científica e socialmente construídos. Finalmente, são apresentadas algumas pistas para investigação sobre uma temática.<hr/>This article focuses the theories about climateric. We intend to explain some concepts related to this process. We will present some explicative models, showing how this life span phase has been scientific and socially constructed. Finally, some suggestions will be given to develop further research in this area.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100003&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Escrever sobre gays e lésbicas no contexto da psicologia e da psiquiatria portuguesas parece ser ainda pouco frequente. Contudo, escrever sobre gays e lésbicas e família parece ser ainda mais raro, sobretudo se mergulharmos no campo da terapia familiar. Enquanto terapeutas familiares, preocupa-nos esta separação artificial entre o estudo da população gay e lésbica e o estudo da família, uma vez que a sua raiz parece assentar em estereótipos provenientes da cultura popular e académica de que os gays e lésbicas são pessoas desligadas das suas famílias de origem, pouco envolvidas na construção de um projecto conjugal ou familiar, ou mesmo anti-família. Assim, decidimos estudar o tema do coming out e das relações familiares, esperando que a reflexão sobre este tema traga algum contributo, aos níveis teórico e da prática clínica, para os terapeutas portugueses, em geral, e para os terapeutas familiares, em particular.<hr/>Writing about gays and lesbians in the context of portuguese psychology and psychiatry is not very usual. This is particulary clear if we consider the theme of gays and lesbians and family in the field of family therapy. As family therapists we are deeply concerned with this artificial separation between the study of gays and lesbians and the study of family, because it seems to have foundations in the stereotypes of popular and scientific culture that gays and lesbians are people disconnected from their family of origin, little envolved in a marital or a family project, or even anti-family. In this context, we decide to study the theme of the coming out and family relationships. We hope that our reflections bring some contribute, at the theoretical and clinical levels, to the portuguese therapists and particulary to family therapists.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100004&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste artigo, as autoras debatem os custos e benefícios do exercício da psicoterapia no próprio psicoterapeuta. Começam por assumir os benefícios da psicoterapia para o cliente, fundamentando o impacto positivo que falar sobre as experiências emocionalmente difíceis ou potencialmente traumáticas pode ter no seu crescimento e mudança. Por outro lado, não esquecendo o carácter relacional da psicoterapia, as autoras debatem o impacto negativo que o acto clínico de escutar relatos terríveis e/ou presenciar a expressão do sofrimento, pode ter no próprio terapeuta. Assumindo o carácter de risco que representa a profissão de psicoterapeuta, mas notando a resiliência de muitos terapeutas, as autoras discutem o outro lado da questão, sublinhando a oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional que esta actividade também pode oferecer. Por fim, sugerem um conjunto de cuidados aos terapeutas, a ter em consideração consigo próprios, para prevenir os riscos e potenciar os benefícios do exercício da psicoterapia.<hr/>In this paper, the authors discuss therapist’s costs and benefits from to practice psychotherapy. Assuming the benefits of psychotherapy for clients, they justify the positive impact of talk about emotional hard full or potentially traumatic experiences on their growth and change. Nevertheless, not forgetting the relational character of psychotherapy, the authors discuss the negative impact that the clinical act of listen hard narrations and/or to witness the client’s suffering, can have on the therapist him self. Assuming psychotherapy as a risk job, but looking at resilient psychotherapists, the authors discuss the others side of question, and underline psychotherapy as an opportunity for personal growth and professional development. Finally they suggest some kinds of self-care indications for therapists, in order to prevent risks and to increased benefits from psychotherapy practice.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100005&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A denegação da alcoolização define a recusa dos bebedores dependentes em assumir o uso patológico do álcool, além de minimizar a relação entre os consumos do álcool e os seus problemas psicológicos, orgânicos e sociais associados. A escala de avaliação da denegação (Denial Rating Scale) confere ao terapeuta um instrumento de observação quantificação da denegação do problema clínico do álcool. O presente estudo tem como objectivo, traduzir e validar para a língua portuguesa a escala de avaliação da denegação (Denial Rating Scale) e avaliar o nível de denegação da doença alcoólica tendo em conta os sub-tipos I e II de Cloninger. No processo de confiabilidade inter-avaliadores e de validação da DRS obteve-se coeficientes estatísticos adequados, permitindo a utilização do instrumento num setting especializado para o tratamento da dependência alcoólica. Os pacientes Tipo II de Cloninger apresentaram menores níveis de denegação do alcoolismo, quando comparados com os pacientes Tipo I.<hr/>Alcoholization Denial defines the notion of the drinker refusal to acknowledge his pathological alcohol use or minimizing the relation between alcohol consumption and his psychological, organic and social problems. The Denial Rating Scale provides the therapist a toole to observe and quantify the clinical problem of denial. The aim of this study is to translate and validate the Denial Rating Scale to the portuguese language and to assess its relationship with Cloninger’s Type I and II. Interrater reliability and validity process showed adequated statistical coefficients, allowing the use of the instrument in a specialized alcoholism setting. Cloninger’s type II patients showed lower levels of alcoholism denial, when compared with type I.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100006&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A sexualidade nos seus múltiplos aspectos é considerada uma área de grande importância no desenvolvimento do ser humano. O impacto causado pela infecção do vírus da imunodeficiência Humana/síndrome da imunodeficência adquirida (VIH/SIDA), juntando-se a outros riscos ligados à actividade sexual, como a gravidez não desejada, fez com que a sexualidade passasse a ser considerada como uma questão de urgência social e epidemiológica e como um factor que pode ter um forte impacto negativo ao nível da saúde, considerando-se, assim, os jovens, a nível mundial, como um grupo especialmente vulnerável em termos de saúde sexual. Esta investigação avaliou os comportamentos sexuais, nomeadamente a contracepção dos jovens universitários portugueses. Administraram-se 436 questionários a 113 rapazes e 323 raparigas, entre os 18 e os 24 anos. Os resultados obtidos demonstram que a maioria é sexualmente activa, teve a sua primeira relação sexual aos 16 anos ou mais e utilizou como primeira contracepção o preservativo. Actualmente os métodos contraceptivos escolhidos habitualmente por estes jovens são o preservativo e a pílula com intenção de prevenir, quer uma infecção sexualmente transmissível, quer uma gravidez indesejada (70.2%). Os rapazes tiveram a primeira relação sexual mais cedo que as raparigas e não utilizaram qualquer método contraceptivo ou utilizaram o coito interrompido, o que sugere um elevado risco para contrair uma gravidez não desejada ou uma IST. Eles referiram mais parceiras ocasionais, maior frequência de actividade sexual sob o efeito de álcool ou drogas; ao passo que elas destacaram-se pelo carácter duradouro do relacionamento amoroso.<hr/>Sexuality is shaped by a multitude of influences in a dynamic process and is, therefore, crucial for the development of the human being. The increase in STIs and unplanned pregnancies is responsible for ranking the young people as an important target group in terms of sexual health prevention. This study assessed sexual behavior, including contraception in 18-24 year-old college students. Structured self-reported questionnaires were responded by 436 participants (113 college men and 323 college women). The findings show the majority is sexually active, had their first sexual intercourse from the age of 16 onwards and used either the condom or the contraceptive pill. Nowadays they continue using the condom and the pill, in order to prevent a STI and an unplanned pregnancy. College men report having had their first sexual intercourse earlier than women, not having used any contraceptive method or having used withdrawal more, which suggests a risky behavior. They also report having casual partners and having intercourse under the effects of alcohol and drugs more often than women; college women report having lasting relationships more often.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100007&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Propusemo-nos estudar o tema da Equitação Terapêutica, numa óptica longitudinal. O relato da nossa perspectiva histórica, com particular incidência na Idade Contemporânea, permite compreender a situação presente. Assim, destacamos alguns factores originários de uma cumplicidade histórica vivida entre o Homem e o cavalo, desde o período Pré-histórico até à actualidade. No século XX, distinguimos alguns momentos que contribuíram de forma decisiva para a moderna conceptualização da equitação terapêutica: o sucesso de Liz Hartel nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956; o surgimento do Modelo Alemão; e os congressos internacionais. A necessidade de credibilidade empírica dirigida à aplicação terapêutica do cavalo, e da sua divulgação, é posta em destaque assim como a sistematização desta área, principalmente centrada em torno de um modelo médico. A psicologia, sobretudo cognitivo-comportamental, surge, inicialmente, através de abordagens ecléticas integradas na Hipoterapia. Posteriormente, na última década, a psicologia tem vindo a ocupar um lugar de crescente notoriedade através da Equitação Psicoterapêutica, nas diferentes abordagens teóricas (psicanálise, musicoterapia, teoria dos arquétipos de Jung, teorias sistémicas, bioenergéticas, psicodrama, existencialista, etc.) que pode assumir. A análise subjectiva a que nos propusemos teve o seu enfoque em quatro aspectos complementares: a discordância entre uma procura obcecada pela “prova” e o rigor científico; a dificuldade na diferenciação das disciplinas relativas à Equitação Terapêutica que limita tanto a capacidade para intervir como as conclusões que podemos retirar dos estudos efectuados; a dificuldade observada na divulgação internacional da maioria dos trabalhos; e, por último, a falta de soberania da FRDI enquanto entidade internacional, representante da Equitação Terapêutica, em 46 países.<hr/>Our main purpose was to study the theme of Therapeutic Riding, in a longitudinal viewpoint. The account of our historical perspective, with particular incidence in the Contemporary Age, allows understanding the present situation. Thus, we emphasized some factors arising from an historical complicity lived between Man and horse, since the Prehistoric period up to the present time. In the 20th century, we distinguish some moments that contributed in a decisive way to the modern conceptualization of the therapeutic horseback riding: the success of Liz Hartel at the Olympic Games of 1952 and 1956; the sprouting of the German Model; and the international congresses. The need of empirical credibility related to the therapeutic application of the horse, and of its disclosure, is concurrently highlighted as well as the systematization of this area mainly centered on a medical model. The psychology, especially cognitive-behavioral, initially arises through eclectic approaches integrated in Hippo-therapy. Subsequently, in the last decade, psychology has coming to occupy a place of growing notoriety through the psychotherapeutic riding, in the different theoretical approaches (psychoanalysis, music therapy, theory of the archetypes of Jung, systemic theories, bioenergetics, psychodrama, existentialism, etc.) that can assume. Our subjective analysis focused in four complementary aspects: the incongruity between an obsessed search for the “proof” and the scientific strictness; the difficulty to differentiate the Therapeutic Riding disciplines that limits so much the intervention’s capacity for intervene like the conclusions that we can withdraw from the studies already done; the observed difficulty in the international disclosure of the majority of the works; and at last, the lack of sovereignty from FRDI while international entity representative of the Therapeutic Riding in 46 countries.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100008&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O objectivo deste artigo é analisar a importância da reminiscência enquanto estratégia terapêutica junto de idosos. Explora-se o conceito de reminiscência tal como decorre no quotidiano e analisa-se o seu surgimento como estratégia de trabalho com idosos, considerando os seus principais âmbitos de intervenção, desde moldes preventivos, como a adaptação à institucionalização, até níveis remediativos, como a estimulação do funcionamento cognitivo em quadros demenciais. Por fim, listam-se aquelas que se consideram ser as principais limitações inerentes à Terapia de Reminiscência no trabalho com idosos, nomeadamente a ausência de modelos estruturados de intervenção e as lacunas referentes a estratégias intencionais de avaliação de eficácia dos mesmos. Apresentam-se algumas estratégias promotoras da eficácia da Terapia de Reminiscência.<hr/>The main objective of this paper is the analysis of reminiscence, naming is advantages and limitations as an intervention tool towards older adults. We first consider reminiscence as a daily happening, constrained by the social and historical background of the participant. We then describe the adaptation of this strategy to the work with older adults, in prevention or remediation, such as adaptation to institutions or cognitive stimulation in dementias. Finally, we list the main limitations in reminiscence therapy, namely the absence of structured intervention models and the shortfall of strategies to assess their efficiency. We consider some of the possible strategies to promote the accuracy of reminiscence therapy.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100009&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Esta investigação teve por objectivo estudar a validade do Questionário do Comportamento Alimentar da Criança numa amostra portuguesa. Os participantes foram 249 sujeitos dos dois sexos, com idades entre 3 e 13 anos. A estrutura factorial original do CEBQ foi reproduzida, embora de modo imperfeito. O resultado da análise factorial juntamente os resultados das análises da homogeneidade e da consistência interna permitiram confirmar, nesta amostra, o constructo que sustenta o questionário. Também o conceito de obesidade infantil, subjacente ao questionário, se revelou adequado. A distribuição dos resultados das diversas escalas por categorias de IMC demonstra que o CEBQ é sensível às diferenças de estilo alimentar entre os sujeitos com baixo peso, eutróficos, com excesso de peso, e obesos. Mesmo tendo em conta que a amostra usada neste estudo não era representativa, conclui-se que o instrumento é adequado ao estudo do comportamento e estilo alimentar nas crianças portuguesas, pode ainda ser utilizado na planificação de estratégias comportamentais de intervenção na obesidade.<hr/>The aim of this research was to validate de Child Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ) in a Portuguese sample. Participants were 249 subjects aged 3 to 13 years, from both gender. Factor analysis, Homogeneity analysis and Internal reliability, as the theory beyond proposed, confirmed a structure with eight factors that were: Enjoyment of food, Food responsiveness, Satiety responsiveness, Slowness in eating, Fussiness, Emotional overeating, Emotional undereating and Desire to drink. The distribution of the results of the eight sub scales by groups of subjects organized by BMI types, classified as under weight, normal weight, over weight and obese, shows that the questionnaire can successfully discriminate those groups. In spite of the lack of representativeness of the sample selected for this study, conclusions are that CEBQ seems to be adequate to the research of eating behaviour and eating style in the Portuguese young population, and can be used to design behavioural interventions in obese children.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100010&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O presente artigo visa a tradução e adaptação do questionário Gender Role Expectations of Pain (GREP; Robinson et al., 2001) numa amostra da população portuguesa. O GREP avalia as expectativas de papel de género face a três dimensões da experiência de dor: 1) sensibilidade; 2) tolerância; e 3) disposição para expressar dor. Para cada uma destas dimensões os indivíduos avaliam: 1) as percepções estereotípicas (homem típico vs. mulher típica e vice-versa) e; 2) as percepções individuais (próprio vs. homem/mulher típicos). O instrumento foi traduzido e aplicado a uma amostra de conveniência, constituída por 202 estudantes universitários/as portugueses/as (42.6% homens; M idade = 21.8; DP = 3.06) a frequentar diversos cursos de um Instituto Superior de Lisboa. Uma sub-amostra de 26 estudantes (48.2% homens; M idade = 22.5; DP = 2.32) preencheu pela segunda vez o instrumento duas semanas após a primeira aplicação. Uma análise factorial em eixos principais extraiu os seis factores teoricamente esperados. O instrumento apresentou índices de consistência interna e temporal razoáveis na presente amostra. Os conteúdos das percepções estereotípicas denotam um favorecimento do grupo de pertença, ou seja, os homens tendem a favorecer o homem típico enquanto as mulheres favorecem a mulher típica. Os conteúdos das percepções individuais denotam um maior esforço por parte dos homens para se diferenciarem pela positiva, quer do homem quer da mulher típicos, que as mulheres.<hr/>The goal of the present paper was the adaptation and validation of the Gender Role Expectations of Pain questionnaire (GREP; Robinson et al., 2001) in a sample of the Portuguese population. The GREP aims at evaluating gender role expectations of three dimensions of the pain experience: 1) sensitivity; 2) tolerance; and, 3) willingness to express pain. For each dimension, individuals evaluate: 1) stereotypical perceptions (typical man vs. typical woman and vice-versa), and; 2) individual perceptions (self vs. typical man/woman). The questionnaire was translated and administered to a convenience sample of 202 college students (42.6% men; M age = 21.8; SD = 3.06) at a Lisbon’s Higher Institute. A sub-sample of 26 students (48,2% men; M age = 22.5; SD = 2.32) filled out the questionnaire again two weeks after the first application. A Principal Axis Factor Analysis extracted the six theoretically predicted factors. The instrument showed reasonable levels of internal and temporal consistency. Stereotypical perceptions showed an in-group bias; men favoured the typical man while women favoured the typical woman. Individual perceptions showed a higher tendency for male participants to positively differentiate themselves from the typical man and woman as compared to female participants.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100011&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A percepção de auto-eficácia enquadra-se no controlo pessoal das acções, refere-se às expectativas pessoais quanto à sua capacidade para realizar um comportamento específico desejado. Não é uma característica generalizada da personalidade, podendo variar, na mesma pessoa, de tarefa para tarefa, assim como do grau de conhecimento que este detém (Bandura, 1997). Uma revisão extensa da literatura teve como objectivo identificar escalas genéricas e específicas de auto-eficácia, tendo sido gerada uma lista de itens, posteriormente seleccionados e cotados, de acordo com as recomendações de Bandura (2001b). Num estudo preliminar que incluiu 73 pessoas utilizadoras de cadeira de rodas (46.6% mulheres; média de idades = 39 anos, DP = 14.5; médias de anos de utilização de cadeira de rodas = 12, DP = 7.5) foi testada a validade e a fidelidade do instrumento; o Alfa de Cronbach para a escala total é de 0.81 e para as três escalas - gestão dos sintomas, procura de estratégias e confiança nas capacidades - 0.80, 0.70 e 0.77, respectivamente. Após análise exploratória, com rotação varimax, foram replicados três factores, correspondentes às três sub-escalas, cuja variância total explicada é de 58,63%.<hr/>Studies showed that a person’s confidence in being able to perform a behaviour (self-efficacy) is a good predictor of social participation. As no specifically instrument designed to measure wheelchair users perception of self-efficacy existed, we developed the Wheelchair-Related Self-Efficacy Scale and tested its psychometric properties. An extensive literature review was conducted to identify general and specific self-efficacy outcome measures. The instrument was developed and subjected to wheelchair users to the initial validation and reliability tests. Analyses included descriptive statistics, factor analysis and Cronbach’s alpha. Questionnaires for 73 respondents (46.6% female; mean [SD] age, 39 [14.5] years; and mean [SD] number of years since adoption of the wheelchair, 12 [7.5] years) were analyzed. Using factor analysis with varimax rotation, three subscales explained 58.6% of the variance in our 13-item questionnaire. The domains reflecting three aspects of wheelchair-related self-efficacy: symptoms management, finding strategies and confidence in one’s own abilities. Cronbach’s alpha of the entire instrument was 0.81, and for the three individual scales scores were 0.80, 0.70 and 0.77, respectively. Correlations were moderate-to-high. The psychometric properties of the Wheelchair-Related Self-Efficacy Scale seem to be highly acceptable. Further validation of its use across different cultural settings is required.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100012&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Analisando uma amostra constituída por 192 futebolistas, este estudo pretendeu avaliar a influência das variáveis independentes referentes ao escalão etário (juniores vs. seniores) e tempo de prática desportiva federada (≤ 5 anos; 6 a 10 anos; ≥ 11 anos) nas atribuições de causalidade efectuadas pelos atletas para explicarem os resultados mais importantes das suas carreiras desportivas. Baseando-nos no modelo atribuicional da motivação e emoção de Weiner (1979, 1986), que explica a percepção de causalidade ao longo das dimensões de locus de causalidade, estabilidade e controlabilidade, encontramos resultados que permitem evidenciar que os jogadores de diferentes escalões etários e com tempos de prática desportiva diferenciados, não se assemelham na forma como percepcionam os seus resultados, independentemente destes ocorrerem em situações de sucesso ou insucesso desportivo.<hr/>Analyzing a sample of 192 football players, this study intend to evaluate the influence of the independent variables, ages groups (juniors/seniors) and associated practice time (≤ 5 years; 6 to 10 years; ≥ 11 years), in the causal attributions made by the athletes to explain them best sport results of ever. Based in the Weiner’s Attributional model (1979, 1986), who explains the causal perceptions throughout the dimensions of locus of causality, stability and controllability. We find results that allow to evidence that, different players from different ages with different practice time, don’t have similarity in the form that they percept them sports results, independent being successful or failure sport situations.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312008000100013&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Procura-se contribuir para a reflexão sobre a necessidade de criar em Portugal um sistema nacional de acreditação da formação contínua de psicólogos, que garanta a qualidade da formação e a sua regulação por princípios éticos.<hr/>The author recognizes the responsibility of psychologists to continue their educational and professional development. This paper is a contribution to establish standards and criteria in Portugal for those organizations wishing to offer continuing education for psychologists and to maintain the highest level of quality and ethical principles.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 12:04:45 23-04-2024-->