Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120060004&lang=en vol. 24 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<B>Filicídio</B>: <B>Incidência e factores associados</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo é uma revisão da literatura sobre o filicídio. Define o filicídio do ponto de vista legal e psicológico e refere a sua incidência em diferentes países. Aborda os factores ambientais, parentais e relacionados com a vítima que são susceptíveis de contribuir para o fenómeno. Dentro do filicídio destaca o neonaticídio por ter características muitas próprias que o distinguem dos outros casos de filicídio.<hr/>This article is a review of the literature about filicide. It defines filicide legally and psychologically and refers its incidence in different countries. It also mentions environmental, parental and victim related factors that can contribute to the understanding of this phenomenon. Neonaticide is highlighted for having specific characteristics which distinguishes it from other filicide cases. <![CDATA[<B>Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo examina a relação entre variáveis de desenvolvimento, dimensões do comportamento adaptativo e o envolvimento observado (interacções da criança com os outros, com os objectos e com ela própria) em contexto de creche. Cento e vinte crianças (com idades compreendidas entre 14 e 49 meses) de 15 creches da Área Metropolitana do Porto participaram no estudo. As crianças foram observadas individualmente nas salas de actividades de forma a determinar a percentagem de tempo que passavam em diferentes níveis e tipos de envolvimento. O seu nível de desenvolvimento foi avaliado através da aplicação de uma escala. As mães avaliaram dimensões do comportamento adaptativo das crianças através de um questionário preenchido com base numa entrevista. Os resultados revelaram que as crianças passavam mais tempo envolvidas nos níveis diferenciado e atenção focalizada e que o envolvimento social era mais frequente do que o envolvimento com objectos. Todas as medidas de desenvolvimento e de comportamento adaptativo, com excepção do quociente de desenvolvimento, revelaram uma associação positiva com o nível de envolvimento sofisticado e uma associação negativa com o não envolvimento. Estas variáveis de desenvolvimento e de comportamento adaptativo estavam positivamente relacionadas com o envolvimento com pares e negativamente relacionadas com o envolvimento com o adulto. São discutidas as implicações para a investigação bem como para a prática em educação precoce.<hr/>This study examined the relations between developmental age, dimensions of adaptive behavior and observed engagement. One hundred and twenty children (ages 19 to 49 months) attending 15-day care centers from the metropolitan area of Porto, Portugal, participated in the study. All children were individually observed in their classrooms to determine the percentage of time they spent in different levels and types of engagement and their development was assessed through a standardized measure. Mothers completed a rating scale to assess children’s dimensions of adaptive behavior. Results indicated that children spent most of their time engaged at the differentiated and focused attention levels and social engagement was more frequent than engagement with objects. All development and adaptive behavior measures, with the exception of developmental quotient, were positively associated with sophisticated engagement levels and negatively associated with nonengagement. Those development and adaptive behavior measures were also positively associated with engagement with peers and negatively related with engagement with adults. Implications for intervention and research in early education are discussed. <![CDATA[As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças. Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização. Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos. De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças.<hr/>This study analyzed the existing risk factors, competence and narrative ability of a group of children in poverty. The literature review singled out the use of narratives produced by children as a valid instrument in the analysis of children’s resilience or competence. 40 children, of both genders, participated in this investigation, aged 4 to 6 years old, and going to 3 Kindergarten in Portimão. The Early Development Instrument (EDI), oral language evaluation test, demographic data and MacArthur Story Stem Battery were used to, respectively, evaluate the children’s general competence, the family risk level and children’s narrative skills. Each narrative was coded in information units, chronology level and organization. The results show that children with higher levels of general competence were the ones who showed more information units in their narratives. The risk level was significantly related to oral language and narrative ability. Girls were more competent than boys, in regards to narrative ability. Generally, the data emphasizes the importance of the relationship between competence and narrative skills, and how these two characteristics are determinant to the promotion of educational success in children. <![CDATA[Violência na intimidade juvenil: Da vitimação à perpetração]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A investigação internacional na área da violência nas relações íntimas juvenis tem experimentado um crescimento exponencial, sobretudo nas últimas duas décadas. Também em Portugal começam a surgir alguns estudos a este nível. Este artigo pretende constituir uma revisão da literatura sobre o tema, em que se procura destacar os indicadores de prevalência deste tipo de abuso nos jovens, em termos de vitimização e perpetração, dando especial enfoque à relação entre vitimização, agressão e género. Simultaneamente, são alvo de análise as crenças e atitudes subjacentes a este tipo de violência, os factores de risco para a sua ocorrência, assim como o impacto a curto, médio e longo-prazo deste fenómeno na vida dos jovens. Este artigo encerra com algumas recomendações a atender em investigações futuras, de forma a prover uma compreensão mais profunda sobre este fenómeno.<hr/>International research on dating violence relationships has increased exponentially, especially in the last two decades. Also in Portugal, some studies have been conducted in this area. This article intends to present a review of the current body of literature about this theme, focused on the prevalence rates of this kind of abuse, and with a special emphasis on the relationship between victimization, aggression and gender. Simultaneously, beliefs and attitudes about this form of violence are analysed, as well as the risk factors to its occurrence, and it’s impact of violence in life of the young persons involved. This article concludes discussing some suggestions for future research in order to achieve a better comprehension of this problem. <![CDATA[Desvantagem socio-económica, etnicidade e consumo de álcool na adolescência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo visa compreender e caracterizar o consumo de álcool nos adolescentes migrantes, através da perspectiva dos jovens face aos factores ligados à protecção e ao risco e aos cenários que envolvem o adolescente. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, os grupos focais ou grupos de discussão centrados num tema, o consumo de álcool, relacionando-o com os "cenários" do adolescente e com os comportamentos ligados ao risco e ligados à protecção associados ao consumo de álcool, e também a intervenção comunitária que é realizada neste âmbito. Através do discurso, crenças, atitudes e comportamentos de jovens migrantes africanos que vivem em Portugal, pretendeu-se clarificar a questão do consumo de álcool neste grupo de adolescentes. Foi efectuada uma análise de conteúdo, e para cada categoria e cada sub-categoria foram apresentados exemplos ilustrativos do discurso dos participantes. A presente investigação fornece informação relevante, no âmbito da intervenção, visando abranger a multiculturalidade, a pobreza, a exclusão social, as competências sociais e pessoais, a ocupação de tempos livres, o empowerment dos adolescentes e da comunidade envolvida, a formação dos técnicos, o trabalho em parceria, as barreiras e as boas práticas.<hr/>The aim of this study was characterize and clarify the alcohol use in foreigner’s adolescents, throw the adolescent’s perspective about risk and protective factors and the environment that involves the adolescent. It was used a qualitative methodology named "focus group" or group discussion based on specific issue, alcohol use, in relation with adolescent environment, risk and protective factors and community intervention. Throw the Migrant African adolescents living in Portugal, beliefs, attitudes and behaviors we pretend to highlight the alcohol use in this group of adolescents. Was done contend analyze in categories and sub categories, and was presented examples of the adolescent’s speeches. The present study contribute with relevant i nformation about intervention, multiculturalism, poverty, social exclusion, social and personal skills, free time occupation, adolescents and community empowerment, network, professionals training, barriers and good practices. <![CDATA[Aparência física e amizade íntima na adolescência: Estudo num contexto pré-universitário]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo aborda a associação entre a percepção sobre a aparência física e a amizade íntima, considerando-os como um factor de importante valor preditivo no desenvolvimento psicossocial de adolescentes. Um grupo de alunos matriculados no 12.º Ano de Escolaridade, foi inquirida através da aplicação directa de um Questionário contendo as seguintes escalas de medida: Escala de Amizade Íntima - Intimate Friendship Scale (Sharabany, 1994), Escala de Percepção de Auto-conceito - The self-perception profile for college students (Neemann & Harter, 1986) adaptada para a população portuguesa (Ribeiro, 1994) e Notação Social Familiar - Graffar Adaptado, adaptada do original (Graffar, 1956). Os valores de Amizade Íntima são mais elevados no sexo feminino e os valores de Percepção sobre a Aparência Física, mais elevados no sexo masculino. Os valores da Percepção sobre a Aparência Física sugerem-nos uma valorização diferente, entre sexos, dos aspectos do auto-conceito físico e da amizade íntima na adaptação social e pessoal de adolescentes.<hr/>The present study approaches the association among the perception about the physical appearance and the intimate friendship, considering them as a factor of important predictive value in the adolescents psychosocial development. A group of enrolled students in the 12th Year of Education, was asked to answer a direct application questionnaire containing the following measures: Intimate Friendship Scale (Sharabany, 1994), The self-perception profile for college students (Neemann & Harter, 1986) adapted for the Portuguese population (Ribeiro, 1994) and Family Social Notation - Adapted Graffar, adapted of the original (Graffar, 1956). The values of Intimate Friendship are higher for girls and the values of Perception on the Physical Appearance are higher for boys. The values of the Perception on the Physical Appearance suggest a different valorization among sexes of the physical self-concept and intimate friendship aspects in the adolescents’ social and personal adaptation. <![CDATA[Dissociações entre tarefas de memória: Evidência para uma distinção entre as memórias implícita e explícita]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en As investigações sobre memória humana têm revelado dissociações entre diferentes tarefas de memória, quer em sujeitos normais, quer em pacientes com défices de memória. O presente estudo procurou avaliar a aplicabilidade das abordagens teóricas dominantes nesta área em participantes normais. A abordagem dos múltiplos sistemas de memória prevê dissociações entre um sistema de memória implícita e um sistema de memória explícita. Alternativamente, a abordagem da transferência apropriada de processamento prevê dissociações baseadas no grau de sobreposição das operações cognitivas requeridas na codificação e recuperação da informação, prevendo dissociações entre tarefas conceptuais e perceptivas. Os resultados obtidos revelaram que o desempenho nas tarefas de memória explícita de evocação livre e evocação guiada por pistas grafémicas se dissociou do desempenho nas tarefas de memória implícita de completamento de fragmentos de palavras e de conhecimento geral. A manipulação do nível de processamento de informação durante o estudo potenciou o desempenho nas tarefas explícitas, mas não teve qualquer efeito nas tarefas implícitas, independentemente do carácter conceptual ou perceptivo das mesmas. Estes resultados sugerem que as dissociações entre diferentes tarefas de memória são melhor compreendidas assumindo a existência de diferentes sistemas de memória subjacentes às diferentes tarefas.<hr/>Human memory research has been revealing dissociations among memory tasks, both in normal and in memory-impaired subjects. This study evaluates the applicability of the dominant theoretical approaches in this domain to normal participants. The memory systems approach predicts dissociations between an implicit memory system and an explicit memory system. Alternatively, a processing account predicts dissociations based on the degree of overlap between the cognitive operations at study and test, resulting in dissociations between conceptual and perceptive tasks. Results revealed that performance in the explicit memory tasks of free recall and graphemic cued recall was dissociated from performance in the implicit memory tasks of word fragment completion and general knowledge questions. The manipulation of the level of processing at study enhanced performance in the explicit memory tasks, but had no effect on the implicit memory ones, independently of the perceptive or conceptual nature of the tasks. These findings suggest that dissociations among memory measures are better explained in terms of different memory systems that underlie different memory tasks. <![CDATA[Avaliação da eficácia de um programa de treino de visualização mental num escalão de formação desportiva no basquetebol]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentam-se os resultados da implementação de um programa de visualização mental junto de uma equipa de basquetebol do escalão de Cadetes A, ao longo de seis meses, correspondendo a grande parte da época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada ao longo do programa, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas, no sentido de observar a frequência e a qualidade da visualização mental (VM). Os resultados sugerem a eficácia do programa desenvolvido, nomeadamente na maior tendência dos atletas aplicarem as técnicas treinadas entre o início e o final da intervenção. Por outro lado, os dados recolhidos sobre as dimensões da VM que mais beneficiaram com a intervenção, indicam um efeito particularmente positivo sobre a capacidade dos atletas anteciparem e prepararem o tipo de acções e movimentações a efectuar durante as competições (função cognitiva geral da VM). No final, são discutidas algumas sugestões para a investigação futura neste domínio da intervenção psicológica.<hr/>This article presents the results and effects of implementing an imagery program with a young athletes’ basketball team, during six months. The psychological evaluation took place during the entire program using longitudinal repeated measures to monitor the frequency and the efficacy of the skill trained. Results suggest the efficacy of the program developed as, throughout the program, an increase is noted on applying the techniques trained. On the other hand, the data collected indicate a particularly positive effect on the athletes’ ability to anticipate and prepare their actions and moves during competition (general cognitive ability). Finally, some suggestions on future investigation on this area are discussed.