Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120060003&lang=pt vol. 24 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Para uma fenomenologia da identidade pessoal</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procura ser uma introdução aos métodos fenomenológicos da descrição e da análise eidética assim como lançar as bases para a reflexão hermenêutica do Dasein como ser-no-mundo, no sentido de articular o Ego transcendental e a analítica do ser-aí com a dimensão de possibilidade e de passividade que lhes é inerente. A aproximação filosófica reenvia assim para a análise psicológica onde subjectividade, identidade e incarnação são visadas e, confrontando-se, tomam parte numa aposta comum.<hr/>This work attempts to introduce the subject of description methods and eidetic analysis as well as to set the foundations for the hermeneutic approach to the Dasein as "being-in-the-world", because it proposes to articulate the transcendental Ego and the Dasein’s analytic with the dimension of possibility and passivity inherent to them. The philosophical approach implies therefore the psychological analysis where subjectivity, identity and incarnation are appreciated, and in opposing each other, take part in a common challenge. <![CDATA[<B>Introdução à psicoterapia existencial</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo o autor introduz diferentes modalidades de psicoterapia existencial. Faz uma descrição breve das várias propostas terapêuticas, nomeadamente análise do Dasein, logoterapia, psicoterapia existencial humanista norte-americana, psicoterapia existencial de Laing, psicoterapia existencial britânica, psicoterapia existencial breve e psicoterapia existencial sartreana.<hr/>In this article the author introduces the different perspectives of existential psychotherapy. He describes different therapeutical proposals, namely Daseinanalyse, logotherapy, nort-american existential-humanist psychotherapy, Laing’s existential psychotherapy, british existential psychotherapy, brief existential psychotherapy and sartrean existential and psychotherapy. <![CDATA[<B>Existential psychotherapy</B>: <B>An introductory overview</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper provides an introductory overview of the key ideas that underpin existential psychotherapy from the primary focus of inter-relation. Further, it introduces various applications regarding the investigation of the inter-relational variables that accentuate the client’s experience of being-in-the world and considers these in relation to the analysis of the client’s presenting problems and issues. Finally, the paper argues that in the existential psychotherapeutic relationship the therapist can be likened to a particular and unique "other" in the client’s world relations.<hr/>Este texto proporciona uma visão global introdutória das ideias chave que consubstanciam a psicoterapia existencial a partir da noção central de inter-relação. Além disso, apresenta várias aplicações relativamente à investigação das variáveis inter-relacionais que acentuam a experiência de ser-no-mundo e considera estas em relação com a análise dos problemas e assuntos apresentados pelo cliente. Finalmente, o artigo argumenta que na relação psicoterapêutica existencial, o terapeuta pode ser comparado com um particular e único "outro" nas relações do mundo do cliente. <![CDATA[<B>Renovação noética</B>: <B>fundamento da verdade no encontro terapêutico</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor desenvolve conceitos de relação de ajuda e de psicoterapia existencial à luz dos ensinamentos e da biografia de Kierkegaard. Dá sentido ao instante existencial, à atenção existencial, à anamnese e à ananeose. Aprofunda as formas de renovação e o sentido da renovação noética. Estabelece os passos da psicoterapia para quem nela se inicia.<hr/>The author develops concepts of relation of aid and existential psychotherapy in the paradigm of the teachings and the biography of Kierkegaard. He gives sense to the existential instant and awareness, to anamnese and ananeose. He goes deep in the forms of renewal and in the meaning of the noetic renewal. He establishes the steps of the psychotherapy for beginners. <![CDATA[<B>'A relational approach to supervision'</B>: <B>Some reflections on supervision from anexistential-phenomenological perspective </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper draws attention to the dearth of information on clinical supervision in the existential-phenomenological literature. It suggests that this should be of concern to existential trainers and practitioners since it seems indicative of a lack of the reflectiveness and clarity which are at the core of existential-phenomenological practice. The author proposes an experiential approach to this situation which utilizes some aspects of existential therapy to facilitate exploration of the concept of ‘supervision’ per se from an existential perspective. The author reminds us of the centrality of relationship in existential-phenomenological therapy, particularly in the form of healing encounter espoused by Buber and the equality of client and therapist engaged in an investigation of the difficulties in living which is proposed by Heidegger. In doing so, the author raises the possibility that an ‘attitude’ to, rather than a model for, existential-phenomenological supervision may emerge which takes relationship as its primary focus: he describes this as a ‘relational approach to supervision’.<hr/>Este texto chama a atenção para a falta de informação sobre a supervisão clínica na bibliografia fenomenológica existencial. Sugere que esta deve ser motivo de preocupação para os formadores e profissionais visto que parece indicativo de falta de reflexão e clareza que estão no centro da prática fenomenológica existencial. O autor propõe uma abordagem baseada na experiência a esta situação, que utiliza alguns aspectos da terapia existencial para facilitar a exploração do conceito de supervisão per se numa perspectiva existencial. O autor relembra-nos da centralidade da relação na terapia fenomenológica existencial, particularmente na forma de sarar confrontos defendidos por Buber e a igualdade do cliente e terapeuta envolvidos numa investigação das dificuldades em viver que é proposta por Heidegger. Ao proceder assim, o autor suscita a possibilidade que uma 'atitude em relação à supervisão fenomenológica existencial mais do que um modelo pode emergir que toma como o seu principal enfoque: descreve isto como uma abordagem relacionada com a supervisão". <![CDATA[<B>Uma visão fenomenológica-existencial em psicologia da saúde?!</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretende-se questionar a opção epistemológica da Psicologia da Saúde, assente em modelos que o autor considera mecanicistas e neutralizadores da subjectividade experiencial do ser-doente. A postura fenomenológica e a compreensão existencial do ser-doente são apresentadas como aportes vantajosos para a Psicologia da Saúde, já que permitem uma aproximação ao paciente, evitando o perigo da medicalização da Psicologia.<hr/>Our aim is to question the epistemological option carried by Health Psychology, based in models considered by the author as distant form the experiential subjectivity of the being-sick. The phenomenological attitude and the existential comprehension of the being-sick are presented as interesting new ways of work in Health Psychology, as they facilitate a truly being-with the client, preventing the today tendency of transforming Psychology in a kind of medicine. <![CDATA[<B>Sonho e alucinações visuais</B>: <B>Propostas fenomenológicas para sua compreensão, interpretação e intervenção psicológica</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma reflexão sobre fenômenos distintos da experiência humana: o sonho e a alucinação. Inicia com uma rápida apresentação da compreensão tradicional da alucinação para, então, passar a uma exposição sucinta da leitura que Martin Heidegger faz, tanto no que diz respeito à alucinação quanto ao sonho. Em seguida, traz o entendimento fenomenológico oferecido por alguns dos mais importantes psicopatólogos comprometidos com esse método. Por fim, apresenta as propostas de Sigmund Freud e de Medard Boss referentes às convergências e divergências encontradas entre os sonhos e as alucinações visuais.<hr/>The article proposes a reflection on distinct phenomena of the human experience: the dream and the hallucination. To start with, a brief discussion of the traditional comprehension of hallucination, so that it comes up with a succcinct exposition of Martin Heidegger’s thoughts not only of the dream but also of the hallucination. Furthermore, it brings the phenomenological understanding offered by one of the most important psychopathologists commited to this method. Last but not least, it exposes Sigmund Freud and Medard Boss’s ideas of the convergences and divergences found between dreams and visual hallucinations <![CDATA[<B>Difficulties encountered in the application of the phenomenological method in the social sciences </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt While it is heartening to see that more researchers in the field of the social sciences are using some version of the phenomenological method, it is also disappointing to see that very often some of the steps employed do not always follow phenomenological logic. In this article several dissertations are reviewed in order to point out some of the difficulties that are encountered in attempting to use some version of the phenomenolo-gical method. Difficulties encountered centered on the phenomenological reduction, the use of imaginative variation and the feedback to subjects.<hr/>Embora seja encorajador verificar que há mais investigadores no domínio das ciências sociais que estão a utilizar alguma versão do método fenomenológico, é igualmente desapontante que muitas vezes os passos empregues nem sempre seguem a lógica fenomenológica. Neste artigo várias dissertações são analisadas de forma a realçar algumas dificuldades encontradas para tentar usar alguma versão do método fenomenológico centrada na redução fenomenológica, o uso de variações imaginativas e a informação de retorno dos participantes. <![CDATA[Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, pretendemos discutir questões relativas ao método de pesquisa em Psicologia, partindo de uma perspectiva geral da Pesquisa Qualitativa e, em particular, da Pesquisa Fenomenológica. Nosso objetivo é empreender uma discussão em torno da diversidade dos métodos qualitativos de pesquisa em Psicologia, com especial destaque para o método fenomenológico, como um modelo compreensivo que apresenta significativa relação com o fenômeno psicológico. Para tal, o artigo traça um panorama dos métodos qualitativos, discutindo alguns modelos, tais como o modelo etnográfico, a pesquisa heurística, a hermenêutica, a grounded-theory, a pesquisa historiográfica, o estudo de caso, a pesquisa biográfica, para por fim, destacar a pesquisa fenomenológica.<hr/>This text aims to discuss questions about the research method in Psychology, from a general perspective of Qualitative Research and Phenomenological Research. The objective of this article is to discuss about the diversity of qualitative methods of psychological research, with special attention on the phenomenological method, as a compreensive method which presents significative relation with the psychological phenomenon. This article shows an outlook of qualitative methods, discussing few models, like the ethnographic model, the heuristic research, hermeneutics, grounded-theory, historical research, case-study, biographical research, and the phenomenological research. <![CDATA[Investigação em psicoterapia: contexto, questões e controvérsias Possíveis contributos da perspectiva fenomenológico existencial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Realiza-se uma síntese dos dados mais recentes da investigação em psicoterapia incluindo do quadro existencial. São abordadas algumas controvérsias presentes na comunidade psicoterapêutica que conduz a um hiato entre terapeutas e investigadores. Sugere-se a importância do paradigma "change process research" para o desenvolvimento de investigação que permita melhor informar sobre os processos que promovem a mudança terapêutica e informar os diferentes agentes envolvidos: pacientes, terapeutas, supervisores, responsáveis de serviços de saúde mental. Salienta-se a necessidade e incrementar maior número de programas de investigação psicoterapêutica em Portugal.<hr/>A summary of the most recent data regarding research on therapy is carried out including those relating to existential framework. A number of controversies, which are present in the psychotherapeutics community, are dealt with leading to a hiatus between therapists and researchers. The importance of the paradigm "change process research" is suggested for the development of research that allows for better information on procedures, which foster therapeutics change as well as inform the different agents involved: patients, therapists, supervisors, and people in charge of services of mental health. The need to increase a greater number of psychotherapeutics research programmes in Portugal has been underlined. <![CDATA[From psychotherapy to emotional well being]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper considers the relevance of philosophy to psychotherapy. It traces the progression of early western philosophy in its approach to human emotions and considers how this is mirrored in current psychotherapeutic practice. It argues that psychotherapists have much to learn from philosophy and that a clear understanding of life events and issues is essential for doing good psychotherapy.<hr/>Este artigo considera a relevância da filosofia para a psicoterapia. Esboça o progresso da filosofia ocidental antepassada na sua abordagem às emoções humanas e considera como esta é espelhada na prática psicoterapêutica actual. Argumenta que os psicoterapeutas têm muito que aprender da filosofia e que uma clara compreensão dos acontecimentos e assuntos da vida é essencial para praticar uma boa psicoterapia. <![CDATA[<B>A relação psicoterapêutica na abordagem fenomenológico-existencial </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo mostra como, desde sua emergência histórica, a psicoterapia de base fenomenológico-existencial tem como preocupação central a compreensão da existência concreta, em oposição as explicações teóricas abstratas de inspiração científico natural. Como conseqüência, a relação terapêutica jamais se reduz a um encontro técnico entre especialista e cliente, enquanto subjetividades isoladas, mas deve ser vista como a dimensão mais essencial da clínica e elaborada tematicamente como um modo específico de encontro existencial, fundado, enquanto possibilidade ôntica, na estrutura existencial-ontológica denominada por Heidegger como "ser-no-mundo-com-o-outro".<hr/>The on going paper argues that phenomenological-existential approach to psychotherapy has, from its historical origins, a central preoccupation with concrete existence, in opposition to abstract theorical explanations of natural scientific inspiration. The therapeutic relation, as a consequence, is never understood like a technical meeting between a specialist and his client, as inner subjectivities. It must be seen as the essential dimension of psychotherapy and thematically conceived like a specific way of existential encounter based, as ontical possibility, on the existential-ontological structure called by Heidegger as "being-in-the-world-with-others". <![CDATA[Un monde de fous: Comment notre société maltraite ses malades mentaux]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo mostra como, desde sua emergência histórica, a psicoterapia de base fenomenológico-existencial tem como preocupação central a compreensão da existência concreta, em oposição as explicações teóricas abstratas de inspiração científico natural. Como conseqüência, a relação terapêutica jamais se reduz a um encontro técnico entre especialista e cliente, enquanto subjetividades isoladas, mas deve ser vista como a dimensão mais essencial da clínica e elaborada tematicamente como um modo específico de encontro existencial, fundado, enquanto possibilidade ôntica, na estrutura existencial-ontológica denominada por Heidegger como "ser-no-mundo-com-o-outro".<hr/>The on going paper argues that phenomenological-existential approach to psychotherapy has, from its historical origins, a central preoccupation with concrete existence, in opposition to abstract theorical explanations of natural scientific inspiration. The therapeutic relation, as a consequence, is never understood like a technical meeting between a specialist and his client, as inner subjectivities. It must be seen as the essential dimension of psychotherapy and thematically conceived like a specific way of existential encounter based, as ontical possibility, on the existential-ontological structure called by Heidegger as "being-in-the-world-with-others". <![CDATA[Dictionary of existential psychotherapy and counselling]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo mostra como, desde sua emergência histórica, a psicoterapia de base fenomenológico-existencial tem como preocupação central a compreensão da existência concreta, em oposição as explicações teóricas abstratas de inspiração científico natural. Como conseqüência, a relação terapêutica jamais se reduz a um encontro técnico entre especialista e cliente, enquanto subjetividades isoladas, mas deve ser vista como a dimensão mais essencial da clínica e elaborada tematicamente como um modo específico de encontro existencial, fundado, enquanto possibilidade ôntica, na estrutura existencial-ontológica denominada por Heidegger como "ser-no-mundo-com-o-outro".<hr/>The on going paper argues that phenomenological-existential approach to psychotherapy has, from its historical origins, a central preoccupation with concrete existence, in opposition to abstract theorical explanations of natural scientific inspiration. The therapeutic relation, as a consequence, is never understood like a technical meeting between a specialist and his client, as inner subjectivities. It must be seen as the essential dimension of psychotherapy and thematically conceived like a specific way of existential encounter based, as ontical possibility, on the existential-ontological structure called by Heidegger as "being-in-the-world-with-others". <![CDATA[<B>Psicoterapia existencial</B>: <B>Esboço de uma problematização</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor propõe um esboço de problematização das terapias existenciais, reflectindo sobre os seus fundamentos gnosiológicos e ontológicos.<hr/>The author takes a wider look at existential therapy issues, reflecting on their gnosiological and ontological basis. <![CDATA[<B>Problemas psicopatológicos contemporâneos</B>: <B>Uma perspectiva existencial </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após introduzir brevemente a perturbação mental como uma possibilidade do existir, o autor apresenta alguns problemas psicopatológicos contemporâneos numa perspectiva existencial, nomeadamente as experiências de perda da unidade psicológica, de vazio existencial e de empobrecimento da intimidade. Seguidamente procura caracterizar criticamente a intervenção clínica na perspectiva da psicoterapia existencial.<hr/>The author examines mental illness as a way of being and presents the existential approach of some contemporaneous psychopathological problems: existential vacuum, loss of psychological unity and intimity impoverishment. Afterwards examines the clinical existential approach.