Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120050001&lang=en vol. 23 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Repetição e risco</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo, baseado numa comunicação oral num congresso científico sobre comportamentos de risco na condução e sua reabilitação, o autor aborda problemáticas fundamentais psicanalíticas da compulsão à repetição inerente à exposição gratuita ao risco, procurando balizar estratégias e técnicas possíveis no trabalho clínico de reabilitação de condutores.<hr/>This paper is based in a lecture from a seminar about risk behaviours, traffic and rehabilitation. The author discussed psychoanalytic points of view about repetition and risk. He tries to organise methodology and clinical issues about traffic offender rehabilitation programs. <![CDATA[<B>Sobre o trabalho clínico nos grupos de reabilitação de condutores</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho, temos como objectivos a compreensão dos fenómenos mentais da exposição voluntária ao risco, enquadrados na tarefa de condução, e também o recurso importante do trabalho com grupos na promoção da mudança (psíquica e agida). Por um lado, baseamo-nos nos modelos conceptuais da psicologia psicodinâmica, e, por outro lado, recorremos à experiência clínica com grupos de adolescentes e adultos, que nos últimos 9 anos temos vindo a animar ou supervisionar.<hr/>The principal aim of this work is to analyze mental states associated with risk behaviors in drive tasks. Group dynamics are considered as an important work to promote internal transformation and prevent risk behavior in drive task. The author applied to his experience of the last 9 years with rehabilitation groups with traffic offenders <![CDATA[<B>Avaliação psicológica do adolescente e do risco</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de uma conceptualização específica sobre a adolescência e o risco, a autora propõe alguns parâmetros específicos para a avaliação psicológica. Considerada a adolescência como um período do desenvolvimento no decurso do qual surge o risco-transgressão como uma expressão fundamental, os parâmetros propostos em matéria de avaliação psicológica são estabelecidos em função da apreciação que deve ser feita das vicissitudes do processo adolescente, tomadas nas suas diversas expressões: inter e intra-psíquicos; relacionais; de (re)criação e transformação; de simbolização.<hr/>Based on a specific conceptualization on adolescence and risk, the authoress proposes some specific parameters for psychological assessment. Adolescence is considered a developmental period in the course of which risk-transgression arises as a fundamental manifestation, and so the proposed parameters in psychological assessment are established in terms of the necessary consideration of vicissitudes inherent to adolescence process, taken into account its various manifestations: inter and intrapsychic; relational; of (re)crea-tion and transformation; of symbolization. <![CDATA[<B>Intervenção com o adolescente em risco</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Descreve-se o trabalho de formação, avaliação psicológica e acompanhamento psicológico de adolescentes de 14 e 15 anos candidatos a uma licença Especial de condução de ciclomotores. Discutem-se a filosofia do programa, algumas metodologias utilizadas e contribuições teóricas que fundamentam estas práticas.<hr/>We describe the work of training, psychological evaluation and follow up of 14 and 15 year old candidates for a special moped friver’s license. We discuss the philosophy of the program, some of the methods used and theoretical contributions that support them. <![CDATA[<B>Instrumentos projectivos na compreensão de comportamentos de risco</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discute-se a utilização da metodologia da Fotolinguagem como instrumento de compreensão e diagnóstico em grupos de reabilitação de condutores e como metodologia útil tanto para os participantes como para os orientadores.<hr/>It is presented the photo-language methodology as used in the context of group rehabilitation of traffic offenders. It is discussed the usefulness of this method as an instrument for the comprehension and diagnostic of drivers as well as in a way of promoting mental insight. <![CDATA[<B>Reabilitação de condutores</B>: <B>Aspectos históricos e aplicação em Portugal</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo procura enquadrar e fundamentar a criação e a implementação do projecto de reabilitação de condutores infractores da PRP, abordando os pressupostos subjacentes, os princípios e os objectivos gerais e descreve a sua aplicação em Portugal nas vertentes criminal e contra-ordenacional do programa.<hr/>This article addresses the structure and implementation of PRP’s traffic offenders rehabilitation project, by presenting the underlying presuppositions, the principles and general purposes and describes its application in Portugal, both for criminal and code infractions. <![CDATA[<B>Ansiedade nos motociclistas</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na presente comunicação abordam-se os efeitos e o impacto da ansiedade no comportamento e rendimento motor, com especial enfoque para o papel da ansiedade no comportamento dos motociclistas. Apesar do motociclo ser, na maior parte das vezes, uma fonte de sentimentos eufóricos, de prazer, de poder pessoal e de a velocidade provocar emoções positivas e entusiasmo nos condutores, pode também despertar sensações disfóricas, de origem ansiogénica, nos motociclistas. Tendo em conta que os acidentes de "motos" aumentam de ano para ano, constituindo um problema preocupante para a Psicologia do Tráfego devido às suas taxas de implicação e de gravidade dos acidentes; e tendo em consideração as vicissitudes da ansiedade e da condução de motociclos, são igualmente analisadas algumas implicações teóricas e práticas para a prevenção dos acidentes nos veículos de duas rodas.<hr/>This paper addresses the impact and outcome of anxiety in behaviour and motor performance, with special emphasis given to the role of anxiety in the behaviour of motorcyclists. Despite the motorcycle being, most times, a source of euphoric, pleasurable feelings, providing a sense of personal fulfilment, with speed in itself creating positive emotions and enthusiasm amongst the riders, it can also awaken anxiogenic-based dysphoric sensations in motorcyclists. Considering the increasing number of motorcycle accidents year upon year, seen by Traffic Psychology as a serious problem due to both the implication rate and the usual gravity of the accidents themselves, and given the danger inherent to the combination of anxiety and motorcycle riding, some theoretical and practical implications on the prevention of two-wheel traffic accidents will also be analysed. <![CDATA[<B>O trabalho de prevenção na formação profissional </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Formação Profissional apresenta-se-nos como um local onde interagem duas problemáticas, às quais somos sensíveis e que no nosso entender se correlacionam, a saber: o Desemprego e o Risco Rodoviário. Neste trabalho, apresentamos um modelo de intervenção adaptado ao contexto dos Centros de Formação Profissional e os aspectos mais relevantes que dele emanam, no que concerne às problemáticas em jogo. Apesar de ser ainda um estudo exploratório, a reflexão que temos vindo a fazer, atesta da pertinência destas acções no âmbito da prevenção rodoviária, assim como, da sua importância em termos de Saúde Pública.<hr/>Professional Training can be seen as a place where two problematics interact, to which we are sensitive and that, according to our opinion, are correlated: Unemployment and Roadway Risk. We present a model of intervention adapted to the context of the Professional Training Centers and the most relevant aspects which proceed from it, concerning the given problematics. Although it is still an exploratory study, the meditation we have been making on this issue proves the pertinence of these actions aiming at Road Safety Prevention, as well as its importance in terms of Public Health. <![CDATA[<B>Intervenção na formação geral de condução <I>Carro, para que te quero?</B></I>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A intervenção da Prevenção Rodoviária Portuguesa na Formação Geral de Condução procura promover sessões de reflexão sobre o lugar dos factores de ordem psicológica e social na condução. Convida ao estabelecimento de uma dinâmica de grupo que permita a expressão das representações, atitudes e expectativas face ao risco e à segurança, sem carácter avaliativo. Apresenta como principais objectivos a descoberta e interiorização dos recursos e estratégias pessoais utilizados para lidar com as situações de perigo externo e interno, envolvido na circulação rodoviária.<hr/>The PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa) intervention on the general driving formation seeks to promote sessions of reflection about the place of psychological and social factors on driving. Invites to the establishment of a group dynamics that allows the expression of representations, attitudes and expectations towards risk and safety without an evaluating character. Presents as main purposes the finding and the internalization of personal resources and strategies used to cope with situations of external and inner danger involved on road traffic. <![CDATA[<B>Condução de risco</B>: <B>Um estudo exploratório sobre os aspectos psicológicos do risco na tarefa de condução</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312005000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desenvolvimento do automóvel constituiu um dos factores mais marcantes do século XX, por implementar um aumento da facilidade de deslocação e como consequência da qualidade de vida. Por outro lado, o automóvel possui a nível individual e colectivo uma série de conotações simbólicas, que se encontram relacionadas com sentimentos de afirmação pessoal e social, e que são geridos e agidos por cada um de acordo com a sua personalidade. Esta, está presente em todas as actividades e relações que estabelece com o mundoque o rodeia, não sendo a condução uma excepção. É de salientar que, provavelmente o risco que se revela na condução, não é mais do que um espelho da situação em que o sujeito se encontra nas restantes áreas da sua vida, e do modo como gere e lida com os seus conflitos. Com o presente trabalho pretende-se perceber quais os factores que desencadeiam ou predispõem ao risco. Para tal, foi utilizada a Escala de Risco Suicidário de Stork, a Escala de Saúde Física de Barton e cols., e foram recolhidos vários dados socio-demográ-ficos. Chegou-se à conclusão que a maioria dos indivíduos não apresenta valores muito elevados na escala de Stork. Por outro lado, os sujeitos com maior índice de risco, são normalmente homens novos, com um menor número de anos de carta e com um maior número de quilómetros percorridos por ano. No que concerne ao sentimento de saúde geral, parece existir uma relação com o risco, o que poderá indicar que os indivíduos que mais arriscam possuem um menor sentimento de saúde geral.<hr/>The development of the automobile represents one of the most remarkable marks XX century, due to the facility of transportation and to the improvement of the quality of life. In other hand, the automobile represents symbolic implication related to feelings of personal and social affirmation that are managed and acted by each one in compliance with individuality. Personality is present in all activities and relations that we establish, and driving isn’t exception. Although, the risk that is taken in driving is no more that a mirror of the individuals life, and of the way he dues with is conflicts. With the present work, we pretend to study what’s behind the predisposition to take risks. For that, it was used a Scale of Suicide Risk of Stork and a Scale of Physical Health of Barton and cols., and were recollected several social-demographic variables. We arrived to the conclusion that most of the individuals do not present high scores in Stork scale, which means that do not present elevated risk scores. In other hand, the subjects with high exponent of risk are young men’s, with few years of driving license and a great deal of kilometers traveled in year. In what concerns physical health, seams to exist a relation between this and risk, what can mean that individuals who take more risks have a lower felling of general health.