Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120040004&lang=en vol. 22 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Memória de cuidados na infância, estilo de vinculação e qualidade da relação com pessoas significativas</b>: <b>Estudo com grávidas adolescentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como principal objectivo estimar a influência das memórias de cuidados pelos pais durante a infância no estilo de vinculação e na qualidade das relações com pessoas significativas na gravidez. Contou com uma amostra de 48 adolescentes a quem se administrou, no terceiro trimestre de gestação, a versão portuguesa dos seguintes instrumentos: Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU) (Perris, Jacobson, Lindstorm, von Knorring, & Perris, 1980), Attachment Style Interview (ASI) (Bifulco, Figueiredo, Guedeney, Gorman, Hayes, et al., 2004) e Self Evaluation and Social Support (SESS) (Brown, Bifulco, Veiel, & Andrews, 1990), no sentido de avaliar, respectivamente, as memórias de cuidados parentais, o estilo de vinculação e a qualidade do suporte e do relacionamento com a mãe e com o companheiro. Os resultados sugerem que a qualidade dos cuidados parentais durante a infância é um factor determinante para a qualidade da vinculação em grávidas adolescentes, sobretudo a rejeição e a ausência de suporte emocional por parte de ambos os pais mostram ser decisivos na emergência de estratégias inseguras de vinculação. A qualidade dos cuidados parentais durante a infância - o suporte emocional por parte da mãe e a rejeição por parte de ambos os pais - influencia também a qualidade do relacionamento com o companheiro e com própria mãe durante a gravidez. Surgem, ainda, indicações de que os cuidados parentais durante a infância determinam a qualidade do relacionamento do indivíduo com pessoas significativas na adolescência/ /adulticia, na medida em que contribuem para o elaborar de estratégias seguras ou inseguras da vinculação.<hr/>The aim of the present study is to evaluate the influence of the memories of childhood parental care in the attachment style and the quality of the relationship with significant others during pregnancy. A sample of 48 adolescents was evaluated, in the third trimester of pregnancy, with the following instruments: Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU) (Perris, Jacobson, Lindstorm, von Knorring, & Perris, 1980), Attachment Style Interview (ASI) (Bifulco, Figueiredo, Guedeney, Gorman, Hayes, et al., 2004) and Self Evaluation and Social Support (SESS) (Brown et al., 1990), to assess the mother's memories of parental care, attachment style and quality of the social support and of the relationship with significant others. Results suggest that the quality of childhood parental care is a determinant factor to the attachment style observed in pregnant adolescents; mostly rejection and lack of emotional support from both parents seem to be determinant for the emergence of insecure attachment strategies. Furthermore, the quality of childhood parental care - emotional support from the mother and rejection from both parents - seems also to be related with the adolescent's quality of the relationship with the partner and a significant other, during pregnancy. There are some evidences that childhood parental care experiences may influence the quality of the relationship with significant in adolescence/adulthood because it contributes into the constructions of secure and insecure attachment strategies. <![CDATA[<b>Prevalência de sintomas depressivos em adolescentes portugueses </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta investigação teve como objectivo principal caracterizar a prevalência de sintomas depressivos em adolescentes que frequentam escolas secundárias do concelho de Palmela. Aplicou-se a versão portuguesa do Inventário de Depressão para Crianças (CDI) a uma amostra de 570 jovens entre os 12 e os 17 anos. Fizeram-se estudos das características psicométricas do inventário, cálculo da percentagem de sujeitos considerados em sofrimento psicológico (amostra total e subamostras) e estudos sobre o efeito preditivo das variáveis critério relativamente aos resultados no CDI. Neste artigo, discutem-se os resultados do estudo, suas implicações práticas e limitações.<hr/>The main objective of this research was to characterise the prevalence of depressive symptoms among adolescents attending secondary schools in the district of Palmela. The Portuguese version of the Children Depression Inventory (CDI) was applied to a sample of 570 teenagers, ranging from 12 to 17 years of age. The psychometric characteristics of the Inventory were studied, the percentage of individuals in psychological distress was determined (total sample and sub sample) and studies on the predictive effect of criteria variables relating the results in the CDI were also made. The results of the study, its practical implications and limitations are here discussed. <![CDATA[<b>Algumas notas acerca da consulta de psicologia clínica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo do conceito de consulta de psicologia clínica, o autor aborda a experiência de realizá-la, com pacientes de idades compreendidas entre os 3 e os 13 anos, ao longo de quase duas décadas de trabalho, primeiro, no C.S.M.I.J.L. e, depois, no H.D.E.. Esse trabalho clínico tem sido realizado numa perspectiva teórico-prática de orientação psicanalítica. A análise da relação, que se estabelece, entre o psicólogo clínico e a criança, e os pais, é fundamental. No enfoque afectivo-cognitivo-relacional é interpretado quer a vida actual, quer a passada, quer os projectos futuros da criança, enquadrados no contexto familiar, e outros, dos quais depende o desenvolvimento global dela. Da existência, regular, de dinâmicas familiares desadequadas às necessidades dos filhos, o autor realiza consulta terapêutica, com os pais, para fomentar, quantitativa e qualitativamente, o desempenho da função materna e paterna destes.<hr/>The author approches the concept of clinical psychology consult with patients between three and thirteen years old. Two decades of work at first in the C.S.M.I.J.L. and later at H.D.E.. Clinical work has been made from psicanalitical theory and pratice. Relationships analisis from the psychologist, the child and the parents is fundamental. The affective-cognitive-relational focus is seen from present life and past one, from future projects of the child, the family context and others from which depends global development. The author makes therapeutic consults with the parents to increase the adequacy of parental functions. <![CDATA[<b>Técnica mista</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autora começa por descrever a "técnica mista", indicando o tipo de doentes para os quais lhe vê as principais aplicações. Faz em seguida uma rápida revisão: da concepção de Jean Bergeret sobre a classificação das psicoterapias (de orientação analítica ou não); dos conceitos de transferência e contra-transferência (revisitando Freud, Klein e Bion, entre outros); finalmente da técnica psicodramática. Para a autora, a expansão da mente - consequente ao crescimento afectivo e cognitivo do indivíduo, e dificilmente concebível num processo terapêutico, se a evolução e interpretação da transferência e resistência, bem como a análise da contra-transferência, não forem continuamente trabalhadas. Elabora em seguida sobre o material clínico, dado por uma jovem em sessões psicodramáticas e individuais, nas quais vivia uma ansiedade de morte, desimbricada da esperança de viver. A paciente sofrendo de psicose, despia-se de toda a significação humana, ficando ligada a uma espécie de objecto primário. Esta paciente fazia uma transferência tão maciça sobre os terapeutas, que se não utilizássemos os instrumentos que nos são dados através da técnica e teoria psicanalíticas, para através da dramatização compreender os movimentos transferenciais, para interpretar, dominar e dar sentido às reacções contra-transferenciais, dificilmente conceberíamos a acção terapêutica.<hr/>The author presents the so-called "mixed technique", a technique which mixes the Psychodrama and the living Psychotherapy, and also underlines this therapeutic method for people's illness. She writes a short approach to Jean Bergeret’s theory about the classification of psychotherapies (with an analytic orientation or not), about transference and counter-transference (revisiting Freud, Klein and Bion among others) and the psychodramatic technique. The mind expansion, a result of individual’s affectional and cognitive growing, is hardly conceived in a therapeutic process if the evolution and interpretation of the transference and resistance meaning and continuously worked, as well like the counter-transference analysis. Working on clinical material given by a young girl in psychodramatic sessions and individual psychotherapy during a large therapeutic process, the patient lived at a death’s anxiety without hope of living. Suffering of psychoses she, was linked at a kind of basic object then any human signification could get. The transference was so hard over the therapists that if we didn’t turn to dramatisation, the psychoanalysis technique and theoretical instruments, was impossible for us to understand the transferencial movements and to interpret, overcome and give sense to countertransferencial reactions, we hardly could glimpse an therapeutic action. <![CDATA[<b>O mundo do texto e a psicoterapia fenomenológico-existencial </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A fenomenologia hermenêutica tal como proposta por Paul Ricoeur é objecto de análise, em particular, a sua raiz heideggeriana e a noção de mundo do texto. Dois problemas são colocados ao terapeuta; o afastamento do modelo dialogal e a recusa da hermenêutica de uma psicologia do sujeito. O paradigma textual é então exposto em analogia com a acção humana, englobando uma resposta à problemática entre explicação e compreensão. Os contributos do autor são colocados em discussão com uma psicologia de cariz cultural, defendida por Jerome Bruner, e, com o campo psicoterapêutico, nomeadamente, com as abordagens fenomenológico-existenciais.<hr/>Hermeneutical phenomenology as put forward by Paul Ricoeur is subject to analysis, mainly when it comes to its heideggerian roots and the notion of the world of text. The therapist is therefore confronted with two problems: moving away from the dialogue model and refusal of hermeneutics to accept a psychology of the subject. The textual paradigm is then compared with human action thus encompassing a response to the problem posed by explanation versus understanding. The author’s contributions are compared against Jerome Bruner’s cultural psychology and psychotherapy, namely against existential-phenomenological approaches. <![CDATA[<b>A expressão das formas indirectas de racismo na infância </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Realizamos três estudos com o objetivo de verificar o efeito idade na expressão das formas indiretas de racismo em crianças brancas. No primeiro estudo, a discriminação racial foi avaliada através da distribuição de recompensas para alvos branco e negro em dois contextos, um que justificava e outro que não justificava a discriminação. Verificamos que a partir dos 7 anos as crianças discriminavam o alvo negro apenas no contexto que justificava a discriminação. No segundo estudo, a discriminação foi medida através da distribuição de recursos em contextos de saliência e de não saliência norma anti-racista. Observamos que crianças de 5-7 anos discriminam o alvo Negro mesmo no contexto de saliência da norma anti-racista. Já crianças de 810 anos só discriminam o alvo negro no contexto em que a norma anti-racista não estava saliente. No terceiro estudo, verificamos que a partir dos 7 anos de idade as crianças interiorizam as normas relativas ao racismo do seu grupo de referência. Os resultados são discutidos com base nas teorias das novas formas de racismo e da socialização do preconceito.<hr/>Three studies were conducted in order to test the effect of age on White children’s indirect expressions of racism. In the first study racial discrimination was assessed through a task of reward distribution to a White and a Black target in two contexts in which discrimination was or was not justified. Results showed that children older than seven only discriminated against the Black target when this discrimination was justified. In the second study discrimination was assessed through a task of resource allocation in conditions of high or low salience of the anti-racist norm. Children of 5 to 7 discriminated against the Black target in both conditions while older children only discriminated in the anti-racist norm low salience condition. In the third study norm socialisation was assessed by comparing mothers’ and children’s patterns of racism. Results of the three studies are discussed in terms of the theories of new forms of racism and of the socialisation of prejudice. <![CDATA[<b>Os efeitos da formulação de objectivos sobre o rendimento desportivo de duas equipas de andebol sénior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar dos efeitos positivos dos programas de formulação de objectivos (P.F.O.) estarem bem estabelecidos em contextos industriais e educativos, não temos verificado o mesmo cenário no domínio desportivo, onde os resultados deste tipo de estratégias estão ainda totalmente por comprovar (Kyllo & Landers, 1995). Como refere Gould (1993), estes programas de intervenção nem sempre são aplicados de forma correcta devido ao facto de se ignorarem vários factores que podem influenciar a eficácia desta técnica. Neste sentido, o presente estudo procurou analisar a relação entre a formulação de objectivos (F.O.) e o rendimento desportivo, apresentando os dados da utilização de dois P.F.O. junto de duas equipas seniores de andebol, aolongo de duas épocas desportivas. Em termos mais específicos, a F.O. implementada baseou-se no estabelecimento de objectivos individuais e colectivos para as equipas, procurando controlar varáveis como o grau de experiência dos atletas, a divulgação pública e privada dos objectivos e a distinção entre os diferentes graus de dificuldade das provas. Os resultados sugerem a eficácia dos programas desenvolvidos na melhoria do rendimento desportivo dos atletas em diferentes parâmetros de jogo bem como no seu maior comprometimento e empenho para com o sucesso das equipas.<hr/>Although the positive effects of using goal-setting programmes are well established on industrial and educational contexts, we don’t verify the same setting in what concerns to the sports field, where the results of these kind of approaches are still totally unproven (Kyllo & Landers, 1995). As Gould (1993) refers, these intervention programmes aren’t always applied correctly, due to ignoring the various factors which can influence this techniques’ efficacy. Therefore, the present study attempted to analyse the connection between goal-setting and sports performance based on the results of the implementation of two goal-setting programmes with two professional handball teams, during two seasons. Specifically, the goal-setting programmes were based on the definition of individual and team goals, on an attempt to control variables such as the degree of the athletes’ experience, the goals’ public and private discussion and the games’ differences in terms of degrees of difficulty. The results suggest the efficacy of the developed programmes not only on the improvement of the athletes’ sport performance in different handball skills, but also on the increase of their level of commitment towards the teams’ success. <![CDATA[<b>A implementação da educação sexual na escola</b>: <b>Atitudes dos professores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objectivos deste estudo focalizaram-se nas atitudes dos professores relativas à educação sexual nas escolas, assim como em perceber o seu grau de conhecimento e conforto ao abordar temas de sexualidade. Procurámos relacionar o grau de religiosidade e os estilos de ensino com essas atitudes. Participaram neste estudo 600 professores dos 2.º, 3.º Ciclos e Secundário. Para responder a estas questões foram utilizados três instrumentos: o Questionário de Avaliação de Atitudes face à Educação Sexual (QAAPES) de Reis e Vilar (2002), a Escala de Religiosidade retirada do Estudo Europeu de Valores (Correia, 2000) e o Teaching Styles Inventory (TSI) de Grasha (1996). Nesta amostra os professores revelaram uma atitude favorável à implementação da educação sexual.<hr/>The objectives of this study were focused in teachers’ attitudes towards Sexual Education in schools, as well as perceiving their grade of knowledge and comfort while approaching themes of sexuality. We tried to relate the grade of relligiousness and teaching styles with that attitude. 600 teachers from 2nd and 3rd educational levels and highschool participated in this study. In order to respond to these questions, three instruments were used: Sexual Education Evaluation Attitudes Questionnaire (SEEAQ) by Reis e Vilar (2002), the Relligiousness Scale taken from the European Study of Values (Correia, 2000) and Teaching Styles Inventory (TSI) by Grasha (1996). In this sample, teachers revealed in favor of the implementation of Sexual Education. <![CDATA[<b>Concepções pessoais de inteligência e auto-estima</b>: <b>Que diferenças entre estudantes portugueses e italianos?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentam-se alguns dos resultados de um estudo intercultural sobre as concepções pessoais de inteligência e a auto-estima global, comparando alunos de dois níveis de ensino (secundário e superior) de Portugal e de Itália. A amostra total compreende 1540 alunos, 811 italianos e 729 portugueses, de ambos os sexos e de diferentes níveis sócio-económicos, frequentando os 10.º e o 12.º anos do ensino secundário e o 1.º ano de vários cursos universitários em ambos os países. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (Faria, 2003), com 26 itens, e a Escala de Auto-Estima Global (Rosenberg, 1965), com 10 itens, traduzidas e adaptadas para as versões portuguesa e italiana. Os principais resultados salientam a existência de interacções significativas entre o nível de ensino frequentado e o contexto cultural, em ambos os construtos, evidenciando ainda que os alunos italianos do ensino secundário têm concepções menos estáticas de inteligência, enquanto que os alunos universitários portugueses apresentam a maior auto-estima global de todos os grupos. Outras interacções significativas observadas para a auto-estima global identificam os alunos portugueses de classe alta e os do sexo masculino e de classes média e alta como sendo os que apresentam maior auto-estima global.<hr/>This article presents some results of an intercultural study on personal conceptions of intelligence and global self-esteem, comparing students from two levels of education (secondary and university) from Portugal and Italy. The total sample includes 1540 students, 811 Italians and 729 Portuguese, from both sexes and from different socio-economic statuses (SES), of the 10th and 12th secondary grades and of the first grade of several university courses in both countries. The instruments used included The Personal Conceptions of Intelligence Scale (Faria, 2003), with 26 items, and The Rosenberg’s Self-Esteem Scale (Rosenberg, 1965), with 10 items, both translated and adapted to Portuguese and Italian versions. The main results evidenced the existence of significant interaction effects between the level of education and the cultural context for both constructs, showing also that Italian secondary students had less static conceptions of intelligence, while the Portuguese university students presented the highest levels of global self-esteem of all. Other significant interactions for global self-esteem evidenced that both higher SES Portuguese students, and higher and middle SES males presented higher levels of global self-esteem. <![CDATA[<b>A vida depois da vida</b>: <b>Reabilitação psicológica e social na transplantação de órgãos </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O transplante de órgãos constitui-se como uma profunda transformação física e psicológica do indivíduo, o que lhe exige recursos de adaptação e reequilíbrios profundos. Uma reflexão teórica é levada a cabo sobre essa que é a realidade da transplantação de órgãos na sua dimensão de reabilitação psicológica e social. Caminha-se pela adaptação à doença, pelo consentimento e motivação para o transplante, aflora-se o pós-operatório e suas emoções, a construção da representação fantasmática do dador e do órgão doado, enquandra-se a pessoa transplantada na sua matriz familiar e social. Pretende-se chegar por fim à reflexão sobre a qualidade de vida alcançada e portanto sobre esse processo bio-psico-social de vir a Ser de novo.<hr/>Organ transplant is undoubtedly a deep physical and psychological change in any person’s life, which requires adaptation resources and a profound reequilibrium. This paper undertakes a theoretical reflection about the reality of organ transplant in its psychological and social rehabilitation dimensions. We trace the path of adaptation to the disease and through the consent and motivation stages of a transplant. We touch also on the post-surgery and associated emotions, the construction of a phantasmatic representation of the donor, and provide a framework for the transplanted person in its family and social settings. We intend to reach some reflections about the gained quality of life and the bio-psycho-social process of becoming a new being again. <![CDATA[<B>A Psicologia no Plano Nacional de Intervenção Integrada sobre Determinantes de Saúde Relacionados com o Estilo de Vida e nas áreas prioritárias da Região de Saúde de Lisboa</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com a finalidade de reduzir o risco das doenças crónicas não transmissíveis relacionadas com o estilo de vida, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Intervenção Integrada sobre Determinantes de Saúde Relacionados com o Estilo de Vida, para um horizonte temporal de 10 anos. Neste artigo procuram-se identificar as estratégias de intervenção dos psicólogos que permitem inserir as contribuições específicas da psicologia para a prevenção e para a obtenção de ganhos em saúde.<hr/>In this paper the authors identify psychological contributions for prevention and health promotion in the context of the National Intervention Program on Health Determinants Related to Lifestyles.