Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120030004&lang=p vol. 21 num. 4 lang. p <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400001&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O presente estudo aborda as implicações da qualidade da relação de vinculação no modo como a criança conceptualiza e raciocina sobre o mundo social. Os investigadores que trabalham na área da vinculação defendem que o pensamento social da criança reflecte diferentes internalizações de aspectos das primeiras interacções. Os participantes do estudo foram 50 díades mãe-criança, do distrito de Lisboa, Portugal. A média de idade das crianças era de 41 meses, sendo 27 raparigas e 23 rapazes. As idades das mães variavam entre os 27 e ao 42 anos (&alpha; = 32,26; dp = 4.34). As crianças passavam em média 6.80 horas no Jardim-de-infância. As famílias pertenciam à classe social média de acordo com os padrões portugueses. Foi pedido às mães que completassem-se o Attachment Q-Set (Waters, 1995), com vista a analisar a qualidade da relação de vinculação. O pensamento social das crianças foi avaliado através da Bateria de Provas Sócio-cognitivas de Strayer, Gravel, Pagé, e Biazutti (1994). Dois investigadores analisaram o conteúdo do discurso das crianças (Pearson .89). As medidas do pensamento social utilizadas foram a compreensão pró-social, a descentração cognitiva e a descentração afectiva. Através da análise hierárquica de clusters, e com base nas representações maternas foram identificados três grupos de crianças com estilos de vinculação significativamente diferentes. Estes resultados estão, até certo ponto, de acordo com a taxonomia proposta por Ainsworth. Com base nos três grupos de crianças identificados pelas mães, ou seja, o Grupo Seguro, o Grupo Inseguro-Resistente e o Grupo Inseguro-Evitante analisou-se através de uma Análise de Variância a Compreensão Pró-social e a Descentração Cognitiva e Afectiva dos referidos grupos. A nível da Compreensão Pró-social Global não se verificaram diferenças significativas entre os 3 grupos, tal como na Compreensão Pró-social - Resposta. Contudo, na Compreensão Pró-social - Justificação foram encontradas diferenças significativas entre os grupos (f (49, 2)=5.045, p<0.010). Na Descentração Cognitiva Global observaram-se diferenças significativas entre os 3 grupos de crianças (f (48, 2)= 9.073, p<0.000). Na Descentração Cognitiva - Resposta, também se verificaram diferenças significativas entre os 3 grupos de crianças (f (49, 2)=4.749, p<0.13). Na Descentração Cognitiva - Justificação encontraram-se diferenças significativas entre os grupos (f (48, 2) =11,721, p<0.000). Através de uma Análise de Variância não foram encontradas diferenças significativas entre os três grupos para a Descentração Afectiva Global (F (49, 2)=1,959, p<0.152). Contudo, uma análise Post-Hoc permitiu verificar que existiam diferenças significativas entre os Grupo Seguro e Inseguro Evitante (p>0.05). Os resultados obtidos neste estudo suportam estudos prévios que afirmam que a expressão e compreensão das emoções de crianças, em idade pré-escolar, estão relacionadas com as interacções e a relação estabelecida entre a figura de vinculação durante os períodos da primeira e segunda infância (Denham, 1997; Denham & Couchoud, 1990; Denham, Zoller & Couchoud, 1994).<hr/>Cognitive theories suggest that children's social thought is organized in terms of role taking skills and the understanding of psychological states of others. Researchers working on attachment argue that children's social thought reflects differential internalisation of aspects of early interaction. Our research examined the relations between patterns of children's social thought and quality of attachment relationships. The participants were 50 mothers and their children, from Lisbon, Portugal. Children mean age level was 41 months, 27 girls, and 23 boys. Mothers' age ranged from 21 to 42 years (M=32,26, SD=4.34) Children spend in average 6,80 hours in school. All the families were from middle class for Portuguese standards. Mothers were asked to complete the Attachment Q sort (Watters, 1987). Children's social thought was evaluated through their social interpretations of several vignettes. Two coders analysed the content of children's discourse (Pearson correlations .89). Measures of social thought were Prosocial Reactivity, Cognitive decentration and affective decentration. Cluster analyses of obtained Q profiles revealed three distinct types of attachment relationships. Results showed that secure children used more prosocial reactivity, and cognitive decentration that insecure children. These findings suggest that quality of attachment empowers and constrains child's adaptation and understanding of their social world and the acquisition of subsequent social skills.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400002&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O Auto-Conceito é uma variável psicológica importante para muitos tipos de objectivos, nomeadamente objectivos de saúde, bem-estar e qualidade de vida. O auto-conceito físico corresponde a uma parte importante do auto-conceito geral. Os objectivos do presente estudo é desenvolver um questionário para avaliar o auto-conceito físico no contexto da psicologia da saúde. A psicologia da saúde exige medidas que sejam breves e fáceis de responder. A Escala de Auto-Conceito Físico, é uma escala de auto-resposta com nove itens e três dimensões. Os participantes no estudo de validação são 60 jovens adultos do sexo masculino com idade média de 20,98 anos. Metade deles são nadadores de alta competição e a outra metade não pratica exercício físico. A análise factorial dos itens mostra três dimensões: Percepção da Impressão que Causa nos Outros; Percepção de Aparência Física; Percepção de Funcionalidade. As propriedades psicométricas são aceitáveis, com Alfas de Cronbach variando entre 0,76 e 0,91. O estudo de validação baseado nas correlações entre esta escala e a escala de atitudes para com o exercício físico, nas diferenças entre grupos e na correlação entre sub-escalas, sugere que o questionário pode ser utilizado noutros estudos, principalmente em investigação e em programas de promoção da saúde com pessoas saudáveis e doentes.<hr/>Self-concept is an important psychological variable for many different outcomes, namely health, wellbeing and quality of life. Physical self-concept is an important part of the general self-concept. The aim of the present study is to develop a questionnaire to assess physical self-concept to be used in the field of health psychology. Health psychology asks for assessment tools that are short and easy to answer. The Physical Self Concept Scale is a self-report scale with nine items and three dimensions. Participants in the validation study include 60 young men, mean age 20.98 years. Half of them are high-level swimmers, and the other half do not exercise. Factorial analyses of the items show three dimensions: Perception of Appreciation by Other People, Perception of Physical Appearance, and Perception of Functionality. Psychometric properties are acceptable, with Cronbach Alfas between .76 and .91. The validation study based on the correlations between this scale and an attitudes scale, on the differences between groups and on the correlation between sub-scales, suggests that the questionnaire can be used in future studies mainly in research and health promotion programmes, or quality of life programmes, with healthy and disease people.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400003&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O objectivo deste artigo é descrever as características da versão portuguesa das Escalas de Coping através do Lazer (ECL) e contribuir para uma melhor compreensão da importância do lazer como forma de ajudar as pessoas a manter, ou melhorar, a sua saúde mesmo em condições desencadeadoras de stress. O modelo conceptual desenvolvido por Iwasaki e Mannell (2000), o qual permite analisar as relações entre coping, stress e lazer, compreende várias categorias ou dimensões e subdimensões organizadas hierarquicamente. A dimensão das Crenças de Coping através do Lazer (CCL) divide-se nas seguintes subdimensões: autodeterminação, empowerment e amizade no lazer, e a dimensão das Estratégias de Coping através do Lazer (ECL) divide-se nas subdimensões: companheirismo, lazer como estratégia paliativa e influência do lazer no humor. Os resultados obtidos sugerem que a versão portuguesa das Escalas de Coping através do Lazer (ECL), utilizadas numa amostra de 253 jovens estudantes do Ensino Superior, apresentam propriedades psicométricas razoáveis. A correlação das crenças e das estratégias de lazer com outras variáveis psicológicas possibilitou a obtenção de informação útil à compreensão dos mecanismos de coping através do lazer.<hr/>Leisure may contribute to help people to deal with stressful events, in many different ways through leisure involvement. The purpose of this article is to describe the characteristics of a Portuguese version of Leisure Coping Scales (LCS) and to contribute to a better understanding of leisure importance as a way to helping people to maintain good health under stressful conditions. The conceptual model of leisure stress coping developed by Iwasaki and Mannell (2000) consists of two dimensions and several subdimensions hierarchically structured. The leisure beliefs dimension is divided into self-determination disposition, leisure empowerment and leisure friendship, and the leisure strategies dimension is divided into leisure companionship, leisure palliative coping and mood enhancement for leisure. Results suggest that the Portuguese version of the Leisure Coping Scales (LCS) based on a sample of 253 undergraduate students presents reasonable psychometric properties. The correlation between leisure coping beliefs and leisure coping strategies with other psychological variables allowed the collection of useful information for a better understanding of leisure coping relationships.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400004&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O mito do suicídio por amor ou do suicídio romântico prevalece na sociedade contemporânea, sendo particularmente notório nas explicações que surgem em torno dos suicídios ou das tentativas de suicídio na adolescência. Neste trabalho, procuramos questionar esta ideia, reflectindo sobre três pontos fundamentais: 1) as raízes históricas e culturais do suicídio romântico na civilização ocidental; 2) a ideia estereotipada de adolescência como período de crise, e portanto, particularmente permeável ao suicídio romântico; 3) as interpretações erróneas que surgem em torno dos estudos sobre os comportamentos suicidários na adolescência, nomeadamente no que diz respeito à causalidade linear que frequentemente se estabelece entre rupturas afectivas e este tipo de comportamentos. Assumindo uma perspectiva crítica perante os pontos acima descritos, procuramos também evidenciar a complexidade do suicídio e das tentativas de suicídio na adolescência, salientando a necessidade de olhar para estes comportamentos à luz das tarefas de desenvolvimento desta fase do ciclo de vida.<hr/>The myth of suicide for love or romantic suicide prevails in the contemporary society with particular incidence on the explanations about adolescent suicide and attempted suicide. In this paper we try to question this idea, reflecting upon three major issues: 1) the historical and cultural roots of romantic suicide in Western civilization; 2) the stereotypes that view adolescence as a time of crisis and as a consequence a particularly vulnerable time for romantic suicide; 3) the misleading interpretations about the suicide behavior in adolescence that often establish a linear connection between romantic disruptions and suicide and attempted suicide. Assuming a critical view about the issues presented above we also try to outline the inherent complexity of adolescent suicide and attempted suicide. In this vein, we stress the need to view the adolescent suicide behaviors in the context of the developmental tasks of this life cycle stage.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400005&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O presente estudo insere-se no âmbito da Psicologia do Tráfego e teve como objectivo comparar o risco de suicídio de adolescentes de 14 e 15 anos, candidatos à licença especial de condução de ciclomotores (N=40), com o risco de suicídio de adolescentes mais velhos, com idades entre os 16 e 19 anos, candidatos à carta de condução de motociclos (N=40). Procura verificar ainda a influência de algumas variáveis psicosociais sobre o nível de risco, utilizando a Escala do Risco Suicidário de Jochen Stork. Os resultados obtidos indicaram que, apenas 8.9% (N=7) da amostra total apresentava risco de suicídio explícito, todos eles pertencentes ao grupo de adolescentes com idades entre os 16 e 19 anos, candidatos à carta de condução de motociclos. No que concerne às características da amostra, podemos verificar que algumas variáveis da amostra se relacionaram com significado estatístico com o somatório de pontos obtidos na Escala de Risco Suicidário, concretamente, verificou-se que o grupo de adolescentes mais velhos apresenta um valor de risco suicidário significativo mais elevado, realçando também a percepção da qualidade da relação materna (p&le;0.042) e da situação económica (p&le;0.043), o consumir álcool habitualmente (p&le;0.047), o nível de integração familiar sentido (p&le;0.001) e a auto-imagem a nível físico, em termos de atractividade (p&le;0.02). Foi efectuada a discussão das implicações dos resultados da presente investigação de acordo com a literatura e modelos abordados.<hr/>The present study's main objective, concerning Traffic Psychology, was to compare adolescent's suicide risk with ages between 14 and 15 years old, candidates to a motorcycle special drivers license (N=40), with older adolescent's suicide risk with ages between 16 and 19 years, candidates to a motorcycle drivers license (N=40). It also intends to assess the influence of some psychosocial variables on the risk level, using the Jochen Stork Suicide Risk Scale. The results indicated that only 8,9% (N=7) of the total sample presented explicit suicide risk, all of them belonging to the older group. Regarding the characteristics of the sample, we could verify that some variables had a direct relation with the risk level. It was verified that the older group presented a higher level of significant suicide risk, highlighting the perception of the mother-infant relationship quality (p&le;0.042); the economical situation (p&le;0.043), the frequent consumption of alcohol (p&le;0.047), the sense of familiar integration (p&le;0.001) and the physical attractiveness self-image (p&le;0.02). The implications of the present study's results were discussed in accordance with the literature models.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>No presente trabalho apresentam-se alguns resultados e as conclusões mais relevantes de um estudo realizado, na Universidade dos Açores, no âmbito de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Neste artigo, em particular, analisam-se as atitudes e estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos alunos da Universidade dos Açores com base numa amostra constituída por 370 alunos que frequentavam, em 2001-2002, quatro cursos de licenciatura existentes em dois dos três pólos desta Universidade: Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. A avaliação das atitudes e estratégias foi efectuada através do QACE - Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo (Bessa & Tavares, 1998). As análises estatísticas procuraram, por um lado, avaliar a qualidade da métrica deste questionário e, por outro, descrever, os alunos nos seus comportamentos de estudo e de aprendizagem. Os resultados são consistentes com os de outros estudos similares, realizados a nível nacional e internacional, junto da população estudantil universitária.<hr/>The authors summarize some findings from an exploratory study dealing with the cognitive development of 370 college students, from four different major areas, enrolled in courses offered in two separate campuses of the University of the Azores, Portugal (Ponta Delgada and Angra do Heroísmo). In this particular study, students' attitudes, approaches to studying and effective study habits were assessed, using the Questionnaire of Attitudes and Study Habits - QACE (Bessa & Tavares, 1998), with the aim of determining which cognitive, metacognitive and affective variables control student engagement in academic activities and, therefore, influence decision-making about what to do (attitude) and how to (strategy) achieve proposed learning tasks. Descriptive and factor analyses were carried out, using SPSS, and results are consistent with those of similar studies on this issue conducted in Portuguese universities and elsewhere.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400007&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste artigo, propomos a ética do cuidado como contributo para um re-pensamento do ser-com-o(s)-outro(s)-no-mundo e, por consequência, da ética profissional assumida como uma das suas faces. No seu interior, a mó dum re-despertar para o ser pessoa gira em torno do conceito de cuidado, pensado a partir da obra de Heidegger e valorizado como pré-ocupação ou pré-ser(-se). Apesar de comungar dos valores centrais da antropologia filosófica, a ética do cuidado amplia-a e aprofunda-a na medida em que o seu ponto de partida re-flecte a anterioridade da própria essência. Neste sentido, a pergunta pelo homem é já, em si mesma, um gesto de cuidado. Tendo em consideração a especificidade do ângulo de análise estabelecido pelo título do artigo, gostaríamos de salientar que o nosso propósito é evidenciar de que modo(s) consideramos que a ética do cuidado se reveste da máxima importância ao nível das referências ético-profissionais que devem pautar a excelência profissional, e não confiná-la a esse mesmo desempenho. Ela constitui-se, em nosso entender, como uma ferramenta ao alcance de todos e cada vez mais necessária no nosso quotidiano individual, profissional e colectivo.<hr/>In this article, we propose an ethics of care as a contribution to a re-thinking of the being-with-the-other(s)-in-the-world and, by consequence, of the professional ethics assumed as one of his faces. In his interior, the mill-stone of a re-wakening to the being person turns around the concept of care, thought from Heidegger's work and valued as pre-occupation or pre-being. Despite of sharing the philosophical anthropology main values, the ethics of care amplifies and deepens it, in the way that his starting point re-flects the anteriority of his own essence. In this sense, the question for man is already, in his own, a gesture of care. Considering the analysis' angle specificity established by the article's title, we would like to point out that our purpose is to evidence in what way(s) we consider that the ethics of care is covered by the maximum importance at an ethical-professional references' level that must rule the professional excellency, and do not confine it to that same performance. It constitutes itself, in our understanding, as a tool reaching every one, and further more necessary in our individual, professional and collective quotidian.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400008&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O presente estudo reporta os resultados obtidos a partir da aplicação de um protocolo de investigação composto por duas narrativas de episódios organizacionais e um inventário de traços a 107 profissionais da região de Lisboa. Este protocolo visava aferir em que medida a construção social acerca dos sexos condiciona a antecipação de comportamentos políticos. Os resultados evidenciam a assimetria simbólica da questão do género, sugerindo a existência duma discrepância entre as características do mundo do trabalho e as características do estereótipo feminino e a necessidade de negociação de comportamentos por parte das mulheres, patente na necessidade de gestão da imagem por elas sentida. O grupo feminino recorre preferencialmente a estratégias indirectas de influência e a estratégias individuais de sobrevivência em contexto organizacional, que diminuem a hipótese de mudança social, por perpetuarem a relação de dominação.<hr/>The present study presents the results obtained from a research protocol composed by two organizationals events narratives and a trait inventory, applied to 107 professionals in Lisbon district. This protocol intended to estimate in which measure the social construction about the sexes thus condition the anticipation of political behaviors. The results stand out the symbolic asymmetry between the sexes, suggesting the existence of a discrepancy between the organizational environment characteristics and the feminine stereotype characteristics and the need for behavioral negotiation felt by the women, which is manifest in the need they feel for image management. Women appeal preferably to indirect influence strategies and individual strategies of organizational survival, which in turn diminish de chance for social change, by perpetuating the domination relation.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:04:51 20-04-2024-->