Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120030002&lang=p vol. 21 num. 2 lang. p <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200001&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O estudo teve como objectivo principal adaptar para Portugal o Physical Self-Perception Profile for Children and Youth - PSPP-CY e o Perception Importance Profile for Children and Youth - PIP-CY (Whitehead, 1995). A versão portuguesa dos instrumentos (Perfil de Auto-Percepção Corporal para Crianças e Jovens - PAPC-CJ) e Perfil de Importância Percebida para Crianças e Jovens - PIP-CJ) foi aplicada junto de uma amostra de 625 alunos (raparigas, n = 315; rapazes, n = 310), com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (M = 14.38 e DP = 1.46), pertencentes a escolas do Algarve. A consistência interna e validade do PAPC-CJ foram testadas de forma satisfatória, replicando de forma consistente a estrutura original apresentada por Whitehead (1995). A análise efectuada reproduziu a estrutura hierárquica do modelo proposto por Fox (1990) e Fox e Corbin (1989). O instrumento indicia ser válido para medir as auto-percepções corporais dos jovens portugueses. No PIP-CJ, ao contrário do sexo feminino, os dados obtidos para o sexo masculino não mostraram uma estrutura factorial diferenciada, pelo que o instrumento permanece algo enigmático, tal como referido por Whitehead (1995). Futura investigação é necessária para confirmar os resultados aqui apresentados e mais trabalho deverá ser realizado com outros grupos no sentido de: estender-se a validade do PAPC-CJ a outras populações portuguesas; e clarificar-se o papel das percepções de importância percebida, sobretudo entre os rapazes adolescentes.<hr/>The purpose of the present study was to adapt for Portugal the Physical Self-Perception Profile for Children and Youth - PSPP-CY and the Perception Importance Profile for Children and Youth - PIP-CY (Whitehead, 1995). The Portuguese version of the instruments (Perfil de Auto-Percepção Corporal para Crianças e Jovens - PAPC-CJ) and Perfil de Importância Percebida para Crianças e Jovens - PIP-CJ) was applied to a sample of 625 students (girls, n = 315; boys, n = 310), aged from 11 to 19 (M = 14.38 and DP = 1.46), belonging to different schools from the Algarve. The internal consistency and the validity of the PAPC-CJ have been satisfactorily tested, replying consistently the original structure presented by Whitehead (1995). The analysis done has reproduced the hierarchical structure of the model proposed by Fox (1990) and by Fox and Corbin (1989). The instrument has revealed itself to be valid to measure the physical self-perceptions of Portuguese youngsters. In what concerns the PIP-CJ, contrarily to the girl's results, the results obtained with the boys didn't show a differenced factorial structure, which leads us to think that the instrument remains somehow enigmatic, according to what Whithead (1995) had concluded. Further investigation is needed to confirm the results presented in this study. Further work should be done with other groups in order to, firstly, extend the validity of the PAPC-CJ to other Portuguese populations and, secondly, to clarify the role of the perceived importance perceptions, especially among male adolescents.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200002&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>As medidas de magnitude do efeito representam uma resposta eficaz às diversas críticas às metodologias de investigação tradicionalmente utilizadas nas ciências sociais. Tais medidas evitam algumas das dificuldades mais evidentes dos testes de hipótese; são de interpretação simples, sem o recurso a valores de p, que podem ser enganadores; e fornecem uma base para a síntese de grande número de estudos. Este artigo descreve o cálculo e interpretação das formas mais comuns desta abordagem alternativa, ou complementar, aos testes de hipótese. Pressupõe-se que o leitor dispõe de um conhecimento básico de estatística aplicada sem ter, necessariamente, uma forte formação em estatística matemática.<hr/>Measures of effect size represent an alternative to traditional methods of data analysis in the social sciences. These metrics avoid some of the most evident problems associated with tests of hypotheses, are more simply interpreted than sometimes misleading p values, and provide the basis for the synthesis of large numbers of research studies. This text assumes that the reader has a basic understanding of inferential statistics and describes the calculation and interpretation of common forms of effect size that can be used either as alternatives, or complements, to classical hypothesis testing.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200003&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste estudo tivemos como objectivo comparar as crenças e atitudes perante o VIH/SIDA , entre jovens do sexo feminino e do sexo masculino. A nossa amostra era composta por 1000 sujeitos, 506 do sexo feminino e 494 do sexo masculino, do ensino superior e secundário. Utilizamos um questionário (Cláudio, Gouveia Pereira, Robalo), composto por questões de associação livre, questões abertas e questões fechadas. Os resultados indicaram diferenças nas crenças e atitudes, perante o VIH /SIDA, entre os dois grupos. Propomos a elaboração de programas de prevenção diferenciados para cada um dos sexos, levando em conta as crenças e atitudes encontradas.<hr/>In this study we compared the HIV/AIDS beliefs and attitudes in youngs male and female subjects. Our sample was composed for 1000 students, 506 female and 494 male. We used a questionnaire (Cláudio, Gouveia Pereira, & Robalo) composed by three types of questions: free association, open and closed. The results indicate differences between the groups. We consider the elaboration of different prevention programs of each sex, leading account the specific beliefs and attitudes observed in our study.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200004&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste trabalho, apresenta-se uma breve revisão diacrónica do conceito de contratransferência. A modesta síntese dos autores apresentados permite apenas aludir ao seu percurso evolutivo, complexo e problemático. Caracterizada originalmente por Freud como um obstáculo à compreensão, quarenta anos depois surge como um instrumento de compreensão que tornou o analista mais responsável no seu trabalho. Faz-se também alusão à mudança do clima analítico, após a Segunda Guerra Mundial, que veio promover a re-emergência do conceito de contratransferência, da penumbra. Distinguem-se ainda autores como Heimann, Racker e outros que, ao virem estabelecer um vínculo entre a ideia original de Freud e a ideia de Reik sobre a intuição como instrumento maior do analista, asseguraram a sua organização como um corpo de doutrina completo. Finalmente, conclui-se que, apesar da sua controvérsia se manter actual, a contratransferência é um conceito que tem vindo a adquirir, cada vez mais, uma certa permanência e estabilidade no léxico analítico.<hr/>This work is a brief diachronic revision of the concept of counter-transference. The modest synthesis of these authors covers only the concept's evolutionary, complex and problematic process. Originally described by Freud as an obstacle to understanding, forty years later it emerged as an instrument of understanding that made the analyst more responsible in his work. Reference is also made to the changing analytical climate after World War II, as the concept of counter-transference began to re-emerge from obscurity. Authors such as Heimann, Racker and others are distinguished for having organised this doctrine into a complete work by linking Freud's original idea with Reik's idea about intuition as the analyst's best instrument. Lastly, although still enveloped in controversy, the concept of counter-transference has been increasingly gaining a certain permanence and stability in the lexicon of analysis.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200005&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O objectivo do presente estudo é analisar o impacto da presença de complicações crónicas específicas na qualidade de vida de indivíduos com diabetes. Foi avaliada uma amostra de conveniência de 316 sujeitos com diabetes, dos quais 44,6% do sexo masculino; com idades compreendidas entre os 16 e os 84 anos (M= 48,39; DP=16,90); 41,8% (n=132) apresenta diagnóstico de diabetes tipo 1 e a duração da doença varia entre 4 meses e 43 anos (M=13,66; DP=9,32). Destes doentes, 59,8% sofre de complicações crónicas da diabetes. Os resultados sugerem que, entre os indivíduos com diabetes, aqueles que sofrem de complicações crónicas demonstram ter uma qualidade de vida inferior à dos que não sofrem de sequelas. Esta diferença verifica-se quando são analisadas especificamente a microangiopatia, catarata, macroangiopatia, neuropatia autonómica (nomeadamente, disfunção sexual), doença cardíaca coronária, antecedentes de acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e doença arterial periférica. Todavia, quando controlada a gravidade de complicações como a retinopatia e a nefropatia, constata-se que não existe uma relação linear entre a gravidade da complicação e o impacto na qualidade de vida, uma vez que, por vezes, doentes com níveis mais graves da complicação apresentam uma qualidade de vida superior à de indivíduos com níveis menos graves desta.<hr/>The objective of the present study is to analyse the impact of specific disease chronic complications in quality of life of diabetic patients. A convenience sample include 316 diabetic patients; 44.6% males; aged between 16 and 84 years (M= 48.39; DP=16.90), 41.8% (n=132) with type 1 diabetes and 58.2% (n=184) with type 2 diabetes. Disease duration varies between 4 months e 43 years (M=13.66; DP=9.32) and 59.8% of those patients suffers from diabetes chronic complications. Results suggest that diabetic patients who suffer from chronic complications report lower quality of life than those patients who do not suffer from diabetes sequels. This distinction is present when we analyse specifically microangiopathy, cataract, macroangiopathy, autonomic neuropathy (namely sexual dysfunction), coronary heart disease, previous stroke, hypertension and peripheral arterial disease. However, when we control complications severity, namely retinopathy and nephropathy severity, we verify that there is not a linear association between sequel severity and its impact on quality of life, since, in some cases, patients suffering from a more severe complication level report higher quality of life than patients with less severe levels.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200006&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A visualização tem vindo a ser referenciada como uma intervenção possível em Psicologia da Saúde. Os autores fazem uma breve revisão da investigação recente sobre esta técnica que tem vindo a demonstrar resultados positivos tanto em pessoas saudáveis como doentes, em situação aguda ou de doença crónica e em cuidados hospitalares ou no domicílio, ao longo do ciclo de vida. Refere-se ainda a importância de mais investigação para alargar a compreensão e as possibilidades de aplicação da mesma.<hr/>Visualisation has been reported as a possible intervention in Health Psychology. The authors present a brief literature review of the recent research of this technique which have been showing positive results in healthy and seek people, in acute or chronic diseases, in hospital and home care, trough the life span. It is also presented the need of further research in order to better understand the process of visualisation and his possible applications.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200007&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>No presente artigo apresentamos uma revisão crítica da literatura sobre as investigações interculturais inspiradas no modelo piagetiano do desenvolvimento cognitivo. Pretendemos sintetizar as respostas hoje tidas como mais consensuais acerca da forma como as variáveis culturais influem na construção das estruturas operatórias, ou (para outros) na sua &laquo;mobilização&raquo;.<hr/>In this paper we provide a critique literature review on cross-cultural piagetian research of cognitive development. We summaries the results concerning the cultural factors that migth influence operational thought development or, the operational thought performances.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200008&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Este trabalho procura retratar os desenvolvimentos sucessivos da produção científica sobre a questão da existência de diferenças entre os sexos e das suas origens, que tem uma história longa e fértil. Começamos por evocar as ideologias produzidas no Séc. XIX para explicar as posições desiguais dos dois grupos sexuais por disposições naturais, e os primeiros trabalhos académicos consagrados a identificar os traços, competências e comportamentos que, supostamente, deveriam diferenciar homens e mulheres. Propomos alguns apanhados dos trabalhos actuais sobre as diferenças entre os sexos e sobre a controvérsia, aparentemente suscitada pelas diferentes posições políticas dos autores, a propósito da verdadeira existência dessas diferenças. Apresentamos, por último, algumas teorias que são, actualmente, desenvolvidas pelos autores que defendem a existência de diferenças entre homens e mulheres, na procura de dar sentido a essas diferenças.<hr/>This paper aims at retracing the successive developments of the scientific production on the question of the existence of sex differences and on their origins, which have a fertile and a long story. We begin by evoking the ideologies developed in the XIXth century in order to explain the unequal social positions of the sexes by natural dispositions, and the first academic works aimed at identifying the traits, aptitudes and behaviors that, supposedly, should differentiate men and women. We propose some insights at the present work on sex differences and at the controversies, apparently generated by the different political positions of the authors, on the real existence of such differences. We finally present some of the theories that are presently developed by the authors who defend the existence of differences between men and women in order to give sense to these differences.</description> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Goal instability, self-esteem, and vocational identity of high school Portuguese students</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000200009&lng=p&nrm=iso&tlng=p According to the self-psychology of Heinz Kohut, development of a healthy narcissism that is reflected in a secure sense of self, permits individuals to set and pursue meaningful life goals and maintain a sense of well-being, particularly in periods of transition and change. Based on this perspective, the primary purpose of this study was to assess the contribution of goal instability and self-esteem to the vocational identity of Portuguese high school students using a sample of 375 individuals. Additionally, the effect of gender and age on vocational identity was assessed. A regression equation accounted for 32% of the variance of the dependent variable with goal instability emerging as the strongest predictor. Implications for career theory and counseling are discussed.<hr/>De acordo com a psicologia do self de Heinz Kohut o desenvolvimento de um narcisismo saudável, que se reflecte no sentimento de segurança do self, permite aos indivíduos determinar e prosseguir objectivos de vida e manter a auto-estima, particularmente em períodos de transição e mudança. Baseado nesta perspectiva, o principal objectivo deste estudo, que utilizou uma amostra com 375 estudantes que frequentavam o Ensino Secundário, consistiu em avaliar a contribuição da instabilidade de objectivos e da auto-estima para a identidade vocacional de adolescentes. A influência do género e da idade foi igualmente considerada. A equação de regressão permitiu explicar 32% da variância da variável critério e a instabilidade de objectivos demonstrou ser a variável independente mais importante. São discutidas implicações para a teoria e consulta vocacionais.