Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0870-823120010002&lang=en vol. 19 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt <![CDATA[<b>Vivências académicas e rendimento escolar</b>: <b>estudo com alunos universitários do 1.º ano</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo de uma amostra de 456 alunos do primeiro ano da Universidade do Minho, analisam-se as dimensões da adaptação académica e o seu possível impacto no rendimento escolar dos estudantes. Os dados referentes à adaptação foram obtidos através da administração do Questionário de Vivências Académicas &ndash; QVA (Almeida & Ferreira, 1997), agrupando-se neste estudo as 17 subescalas do QVA nas dimensões pessoal, de realização académica e institucional. Para efeitos de avaliação do rendimento escolar foram recolhidos alguns indicadores referentes às avaliações destes alunos ao longo do ano lectivo de 1998/1999. Os resultados apontam para uma correlação com significado estatístico entre a dimensão de realização da adaptação académica e os indicadores de rendimento tomados. O rendimento académico foi explicado entre 16% a 30% pelas subescalas do QVA. Tendencialmente as variáveis mais decisivas para o rendimento académico foram as respeitantes aos métodos de estudo, às bases de conhecimentos, à percepção de competências cognitivas e à adaptação ao curso.<hr/>The results from a sample of 456 first year students at Universidade do Minho are analysed in the dimensions of academic adaptation and their possible impact on the students achievement. The data concerning adjustment was collected by passing the &laquo;Questionário de Vivências Académicas &ndash; QVA&raquo; (Almeida & Ferreira, 1997). The 17 QVA sub-scales were grouped into personal, academic realization, and contextual/ institutional dimensions. In order to evaluate the academic performance some indicators referring to the students assessment in the academic year 1998/1999 were collected. The results present a significant correlation coefficient between the academic dimension of adjustment and the school classifications. Indeed, the academic performance of students is predicted to a degree from 16% to 30% by the QVA sub-scales. As a tendency the sub-scales with greater impact on academic achievement were those related to the methods of study, the knowledge previously acquired by students, the perception of cognitive competences and the adjustment to the curriculum. <![CDATA[<b>Avaliação da experiência subjectiva em pessoas com lesão cerebral</b>: <b>adaptação para a população portuguesa do <i>European Brain Injury Questionnaire </i>(EBIQ)</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação da qualidade de vida das pessoas que sofreram lesão cerebral tem sido um aspecto pouco explorado, como resultado, nomeadamente, da falta de instrumentos adequados, das dificuldades dos próprios sujeitos fazerem a sua auto-avaliação e ainda da inexistência de populações de controlo. O European Brain Injury Questionnaire (EBIQ - Teasdale et al., 1997) foi criado para que, de uma forma simples, o doente possa fazer uma avaliação da sua experiência subjectiva e, simultaneamente, um familiar próximo faça também uma avaliação paralela do doente. O presente trabalho constitui a adaptação do EBIQ para uma população de controlo portuguesa (307 pares - sujeito/elemento da família), de modo a permitir a utilização deste instrumento em diversas situações decorrentes de lesão cerebral em sujeitos adultos.<hr/>Life quality evaluation in people who have suffered brain damage has been insufficiently explored, namely as the result of the lack of adequate instruments, the difficulties of the subjects themselves in making self-evaluation, and the non-existence of control populations. The European Brain Injury Questionnaire (EBIQ Teasdale et al., 1997) was designed to provide a simple evaluation of the subjective experience of the brain-injured person and at the same time allowing a close relative to complete a parallel version concerning the patient. The present study intends to adapt the EBIQ to the Portuguese control population (307 pairs subject/close relative) to allow the use of this instrument in different conditions of brain injury in adult subjects. <![CDATA[<b>O papel do funcionamento projectivo na alergia infantil</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para a autora não é possível basear o estudo da psicossomática em conceitos psicanalíticos clássicos dado estes permanecerem estreitamente associados à sua fonte: à investigação dos traços de significação que formam os sintomas histéricos. A apreciação de protocolos de Rorschach de crianças alérgicas permite considerar a projecção corporal e os processos de redução das diferenças que aí têm lugar, como constituindo o aspecto principal do funcionamento destas crianças. Considera-se que para identificar esta espécie particular de funcionamento há que construir uma forma diferente de apreciar as produções Rorschach. Apresenta-se ainda uma possível contribuição para esta nova metodologia.<hr/>The author stands that in order to study psychosomatics it is not valid to use a theoretical model supported by classic psychoanalytic concepts which remain closely associated to their source: the study of symbolic characteristics of hysterical symptoms. The assessment of Rorschach protocols obtained from allergic children allows her to consider corporal projection and reduction of differences as the main characteristics of their functioning. The author beliefs that to identify this particular kind of achievement one as to construct a different approach in order to understand Rorschach productions. She also advances a suitable contribution for a possible new methodology. <![CDATA[<b>Conhecimentos e atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexual </b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem como objectivo estudar os conhecimentos e as atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexual, como ponto de partida para a elaboração de programas de prevenção. Os sujeitos deste estudo foram 113 menores de idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, 225 pais e 26 professores ensino básico. Os resultados da nossa investigação indicam que tanto os pais como os professores possuem muito pouca informação sobre a realidade do abuso sexual infantil e mantém inúmeras crenças erradas em torno deste tema. No que concerne aos menores, a maioria ouviu falar alguma vez do abuso sexual e, sem dúvida, têm uma visão do abuso unida à violência na qual os agressores são sempre desconhecidos.<hr/>The object of the present paper was to study the knowledge and attitudes of parents, minors and teachers regarding sexual abuse, as a starting point for preparing programs for the prevention of the sexual abuse of children. The study was carried out with 113 minors aged between 8 and 13, 225 parents and 26 teachers. The results of our research reveal that both parents and teachers have very little information on the reality of child sexual abuse and maintain many false beliefs about this subject. For example, as regards the minors, most of them have heard of sexual abuse at some time, but their view of abuse is linked to violence where the aggressors are always strangers. <![CDATA[<b>Processos de controlo nas organizações</b>: <b>do controlo da flexibilidade à flexibilidade do controlo</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma visão geral do problema do controlo organizacional. O argumento central do trabalho é o de que as organizações têm procurado alterar o exercício do controlo, no sentido do aumento da flexibilidade. Para esse efeito, as formas tradicionais de controlo intrusivo têm vindo a ser substituídas por formas de controlo menos intrusivas. Para ilustrar esta mudança de foco na gestão do controlo, o texto começa por apresentar as diversas formas possíveis de controlo organizacional, após o que se centra na discussão de algumas tipologias importantes. Por fim, é discutida a questão do controlo nas organizações baseadas na confiança, sendo introduzido o conceito de rede mínima.<hr/>This paper presents a general overview of organizational control. It argues that organizations have been changing the way they control their members by shifting from the control of flexibility to the flexibility of control. In order to do so, traditional forms of obtrusive control are being substituted by more inobtrusive controls. To illustrate these changes, the paper discusses possible alternatives of control, presents the major typologies of organizational control, and discusses the particular case of control in trust-based organizations, introducing the concept of the minimal network. <![CDATA[<b>Sistemas de recompensa</b>: <b>uma análise empírica de antecedentes e consequências</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo principal deste estudo consistiu em analisar os antecedentes e consequências da configuração do sistema de recompensas. O trabalho avaliou a influência da cultura dominante de uma organização nas características do sistema de recompensas, bem como os efeitos deste no desempenho dos sujeitos. A questão de partida era: qual o contributo da configuração do sistema de recompensas de uma organização para a explicação do nível do desempenho dos seus trabalhadores? Este problema de investigação pode por sua vez subdividir-se nas seguintes questões: que dimensões da cultura organizacional influenciam a configuração do sistema de remuneração? Quais os efeitos do sistema de recompensas de uma organização no desempenho dos seus trabalhadores? Os resultados sugerem que as características do sistema de recompensas de uma organização sofrem influências da cultura organizacional dominante, no que se refere nomeadamente ao nível da orientação competitiva ou orientação humanista. A cultura dominante e o nível de remuneração influem de forma significativa na percepção de equidade, ou seja, organizações com cultura orientada para a competição geram percepções de iniquidade enquanto que organizações de matiz cooperativo promovem percepções de equidade. Por último, as características do sistema de recompensas influenciam múltiplas dimensões do desempenho organizacional.<hr/>This study analyzed some antecedents and consequences of an organization's reward system. The study evaluated the influence of the dominant culture on the characteristics of the reward system, as well as the effects of this system on organizational behavior. The departing question was: what is the contribution of the reward system to the explanation of behavior in organizations? This research problem was subdivided in the following questions: what dimensions of the culture organizational do influence the compensation system? What are the effects of the reward system? Results suggest that the characteristics of rewards are influenced by the dominant cultural type, operationalized as competitive and humanist orientations. Culture and reward systems influence the perception of fairness, in the sense that organizations with competitive cultures tend to generate more perceptions of inequity, while cooperative organizations promote perceptions of equity. <![CDATA[<b>E se perguntássemos aos Sem-Abrigo?!!</b> <b>Satisfação e necessidades percepcionadas face aos serviços, num abrigo de Lisboa</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Efectuou-se um levantamento das necessidades, preferências, e níveis de satisfação de uma amostra de indivíduos Sem-Abrigo face a vários serviços sociais. De uma forma prospectiva, analisou-se ainda a influência de vários factores na utilização desses serviços. A recolha de dados realizou-se num abrigo da cidade de Lisboa junto de 16 indivíduos do sexo masculino através de uma observação participante, da utilização de um questionário, e da consulta de registos internos da instituição. Os serviços indicados como sendo os mais necessários no último ano foram os relacionados com a obtenção de alimentação, vestuário, e abrigo, identificação e avaliação de necessidades, assistência médica (para problemas de saúde física), informação e protecção de direitos, emprego e cuidados dentários. A maior parte dos participantes considerou que a maioria dos serviços não iam ao encontro das suas necessidades. Consideraram ainda que os técnicos não se empenhavam o suficiente. Os resultados obtidos, apontam para a necessidade de desenvolver sistemas de apoio que se adaptem às necessidades, às especificidades e aos &laquo;ritmos&raquo; da população Sem-Abrigo.<hr/>This article consists on a needs, preferences, and levels of satisfaction assessment of a sample of homeless persons with several services in the community. In a prospective form the influence of several factors in the use of those services has also been studied. The data collection took place in a Lisbon shelter by screening 16 homeless men. Data were collected during a participant observation, through a questionnaire and by the consultation of internal documents. The services who's need was more frequently pointed out by the participants, concerning the previous year, was help getting food, clothing, and shelter, assessment of their needs for services, medical care (for physical health problems), information and protection of own rights, employment, and dental care. Most participants did not recognize service's ability to help them. They consider professional's commitment as being insufficient. The results gathered, point out to the need of developing support systems that are adaptable to the needs, specificity's and &laquo;timings&raquo; of the homeless population. <![CDATA[<b>The great importance of the distinction between declarative and procedural knowledge</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en So far as we know, apparently the declarative knowledge interacts and combines with the procedural knowledge. But seen from a cognitively psychological point of view, il seems important, as this paper claims, to make a distinction between these two aspects of knowledge. The implication of this distinction for teachers or educators lies in that it helps make clear what human beings are endowed with, how differently they function, and how to adapt human beings more adequatety to what are offered with, in an attempt to help students optimize or maximize their learning results. According to the points suggested by this paper, being able to distinguish between the two types of knowledge can enhance teachers awareness of the teaching methods to be adopted, bring into full play more positive factors of each of the two types of knowledge, and may reveal some more human potential resources to be tapped. <![CDATA[<B>Perturbação de comportamento na infância</B>: <B>diagnóstico, etiologia, tratamento e propostas de investigação futura </B>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente reflexão pretende abordar, de forma resumida, algumas questões relativas às perturbações de comportamento na infância. Havendo diversos estudos que relacionam este tipo de psicopatologia com criminalidade, perturbações psiquiátricas, toxicodependência e dificuldades de inserção social na idade adulta, importa tentar compreender e diagnosticar o fenómeno com a maior precocidade possível de modo a iniciar-se tratamento adequado atempadamente. Aprofunda-se o diagnóstico de acordo com a DSM-III-R, abordando a importância das relações com os pares e os significados de alguns tipos de comportamento como a mentira o furto. Apresentamos algumas das teorias explicativas da etiologia desta perturbação, numa linha psicanalítica. Por fim, fazemos algumas propostas concretas no que se refere ao tratamento, considerando as influências da família, da escola e do grupo de pares, propondo intervenções no âmbito da terapia familiar com recurso a programas de orientação parental. O afastamento da criança da família pela colocação institucional ou em famílias de acolhimento, é considerado como alternativa facilitadora do processo terapêutico em que a criança deverá ser enquadrada. Colocamos, por fim, algumas hipóteses.<hr/>Children conduct problems is the issue of the present paper. There are many studies that relate this kind of disrupted behavior with future criminality, psychiatric disturbance, drug abuse and difficulties in social integration in adulthood. That's why we believe it's important to understand and diagnose this disturbance as soon as possible to make early treatment possible. The diagnosis is based on the DSM-III-R, and peers relations, stealing and lying are considered. We exhibit some of the psychoanalytic theories that explain conduct problems in children and some of the treatment strategies considering family, school and peers influences. Removing children away from their families by placement in foster families or institutions as a way to promote the psychotherapeutic process is also discussed. Finally, future investigation hypotheses about early conduct problems are made.