Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120000003&lang=en vol. 18 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A criança com doença crónica, os pais e a equipa terapêutica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Visitação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Adaptação do Questionário de Experiências Depressivas (de Sidney Blatt e colegas) para a população portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente trabalho apresentamos os estudos leva-dos a cabo para adaptar o Questionário de Experiências Depressivas (Q.E.D.) de Sidney Blatt e colegas para a população portuguesa. Iniciamos o artigo com uma breve exposição dos aspectos centrais da conceptualização de Sidney Blatt sobre a depressão. Descrevemos depois a versão original do Q.E.D. e as suas propriedades psicométricas. Posteriormente apresentamos o processo de tradução do instrumento, a sua aplicação experimental, a demonstração da equivalência linguística cruzada entre a versão original e a versão portuguesa e, finalmente, alguns estudos psicométricos com a versão portuguesa do questionário, nomeadamente relativos à análise da estrutura factorial e de consistência interna. Calculámos também os valores das médias, medianas e desvios-padrão nas escalas do Q.E.D. e no Inventário de Depressão de Beck, de duas amostras portuguesas de estudantes universitários: uma de rapazes e outra de raparigas utilizadas neste processo de adaptação e comparámos essas duas amostras entre si, no que respeita aos valores médios nas escalas do Q.E.D. Comparámo-las também com as amostras americanas de rapazes e raparigas do estudo de replicação do estudo original de aferição. Calculámos ainda as correlações entre as escalas do Q.E.D. entre si e entre cada uma delas e o Inventáriode Depressão de Beck. Os resultados obtidos são, de uma forma geral, bastante satisfatórios, apesar de ser necessário levar a cabo mais estudos de validade e também de precisão teste-reteste.<hr/>In these work we present the studies carried out to adapt the Depressive Experiences Questionnaire (D.E.Q.) by Sidney Blatt and coleagues to the Portuguese population. We begin the paper with a brief presentation of Blatt's theory of depression. Than we describe the original version of D.E.Q. and its psychometric properties. After that we present the translation process of the instrument, its experimental aplication, the demonstration of the linguistic equivalence between the original version and the Portuguese version and finaly we present some psychomteric studies with the Portuguese version of the questionnaire, namely of factorial structure and internal consistency. We also calculate the means, medians and standard-deviations on the D.E.Q. scales and on Beck Depression Inventory of a Portuguese female and male college student samples used in the adaptation processs and we compared those two samples on D.E.Q. results. We also compared them with the American female and male samples used in the replication study of the original standardization study. We also calculate the correlations between D.E.Q. scales and between them and the Beck Depression Inventory. The results obtained are generally quite satisfactory, but it will be necessary to carry out more validity studies and also of test-retest reliability. <![CDATA[<b>Síntese dos aspectos centrais da perspectiva teórica de Sidney Blatt sobre a depressão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentamos os aspectos centrais da perspectiva teórica de Sidney Blatt sobre a depressão. Expomos alguns aspectos gerais do seu modelo, as características dos dois tipos depressivos propostos por Blatt, algumas notas sobre o desenvolvimento das representações objectais e sobre os antecedentes da depressão e expomos ainda a componente de vulnerabilidade multi-causal do modelo de Blatt. Terminamos com algumas considerações finais.<hr/>In this article we present the most important aspects of Sidney Blatt's theoretical perspective on depression. We present some general aspects of his model, the characteristics of the two depression types proposed by Blatt, some notes about the development of objectal representations and about the depression's antecedents and also the multi-causal vulnerability component of Blatt's model. We finish with some final considerations <![CDATA[<b>Atitudes dos psiquiatras em relação SIDA</b>: <b>Hospitais Psiquiátricos <i>versus </i>departamento de psiquiatria de Hospitais Gerais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os Psiquiatras podem desempenhar um papel de relevo na prevenção da infecção pelo VIH, nomeadamente em relação a sujeitos com perturbações mentais variadas. Ao mesmo tempo, são cada vez mais solicitados a avaliar e tratar sujeitos com patologia mental associada à infecção pelo VIH e à SIDA. Assim sendo, torna-se pertinente estudar as atitudes dos psiquiatras em relação à SIDA. Neste artigo apresentam-se os resultados de um estudo que teve por objectivo investigar as atitudes de médicos psiquiatras em relação à SIDA, comparando as atitudes de psiquiatras que exercem em hospitais psiquiátricos com as atitudes de psiquiatras que exercem em departamentos de psiquiatria e saúde mental de hospitais gerais. Foi estudada uma amostra de 90 psiquiatras de ambos os sexos, com média de idades de 43 anos, do distrito de Lisboa, maioritariamente casados, com filhos e com contacto profissional com sujeitos seropositivos ou com SIDA. Verificou-se que as atitudes dos médicos estudados em relação à SIDA foram predominantemente positivas e favoráveis, mais acentuadamente entre os solteiros sem filhos, evidenciando baixa percepção de risco pessoal e profissional em relação à infecção pelo VIH, constatando-se correlação negativa entre as atitudes e a percepção de risco. Finalmente, entre os psiquiatras de hospitais psiquiátricos e de hospitais gerais verificaram-se algumas diferenças em relação à obtenção do consentimento informado para realização do teste e em relação ao rastreio sistemático dos doentes.<hr/>Psychiatrists may play a leading role in the prevention of the HIV infection, namely in reference to subjects with various mental disorders. Besides, psychiatrists are becoming more and more requested to evaluate and treat subjects with mental pathology associated with the HIV infection and AIDS. Therefore it has become relevant to study the attitudes of psychiatrists towards AIDS. This article presents the results of a study whose aim was to investigate the attitude of physicians towards AIDS and to compare the attitudes of psychiatrists who work in psychiatric hospitals with the attitude of those who work in the department of psychiatry of general hospitals. A sample of 90 psychiatrists of both genders was studied: they were 43 years old on average, from the district of Lisbon; most of them were married, with children and with professional contact with subjects infected with HIV or with AIDS. The physicians under study, particularly those who were single and childless, showed a predominantly positive and favourable attitude to AIDS, revealing their low perception of risk, both personal and professional, in relation to HIV infection. Therefore, the correlation between attitudes and perception of risk is negative. Finally, some differences were found between psychiatrists who work in psychiatric hospitals and those who work in the department of psychiatry of general hospitals over the obtaining of informed consent to undergo the HIV test and the systematic medical evaluation of the patients. <![CDATA[<b>Sobre o choro</b>: <b>análise de perspectivas teóricas </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O choro tem sido vastamente estudado como indicador de diagnóstico de desordens de foro neurológico. Contudo, os contributos dos teóricos preocupados com a interacção mãe-bebé sugerem, ainda que indirectamente, a importância desta manifestação - choro - no contexto da relação entre o bebé e uma figura privilegiada. Lebovici sublinha, aliás, a importância do choro neste contexto quando diz: &laquo;basta imaginar o que seria a tarefa dos pais na ausência dos gritos: eles deveriam então adivinhar quando o bebé tem fome, quando ele está sujo, e quais são as suas diversas necessidades e desconfortos. Em definitivo, uma situação no primeiro contacto mais calma e menos ansiogénea, seria uma realidade mais preocupante, pois então ela constrangeria os pais a se interrogarem quase de maneira permanente sobre o estado do bebé.&raquo; (Lebovici, 1987). Esta reflexão eminentemente teórica, que desenvolvo, procura enquadrar o choro numa série de modelos teóricos diferentes e, a partir dessas abordagens, discutir a sua importância e função, no domínio da interacção mãe-bebé.<hr/>Infant crying has been vastly studied as a diagnostic indicator of neurologic disorders. However, contributes from mother-infant interaction theory suggest, even though indirectly, the value of this manifestation - crying - in the context of the mother-infant relationship. Lebovici underlines the importance of crying in this context when he says: &laquo;it is enough to imagine what would be the parents task without infant crying: they would have to be constantly guessing when the baby is hungry, when he is dirty, and what are his various needs and discomforts. Undoubtedly, a more calm and less anxious situation, at first view, would be a more preoccupying reality, because it would constrain parents to be permanently interrogating themselves about the baby condition.&raquo; (Lebovici, 1987). The present theorical reflection attempts to frame infant crying in different theorical models and, from those approaches, to discuss its value and function, in mother-infant interaction domain. <![CDATA[<b>Os motivos de sucesso, afiliação e poder</b>: <b>Desenvolvimento e validação de um instrumento de medida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo expõe o modo como foi desenvolvido e validado um instrumento de medida dos três motivos mais profusamente estudados por McClelland e seus colaboradores: sucesso, afiliação e poder. O estudo envolveu várias fases: a) foram recolhidos itens na literatura; b) elaborou-se um questionário contendo 58 escalas tipo Likert, de 7 pontos; c) este questionário foi aplicado a uma amostra composta por 243 indivíduos; d) por intermédio da análise factorial das componentes principais, procedeu-se a uma &laquo;depuração&raquo;, donde resultou um questionário composto por 27 itens. Obtevese uma estrutura factorial de três dimensões correspondentes aos três motivos mencionados. Os coeficientes Alfa de Cronbach cifram-se em valores superiores ao mínimo sugerido por Nunnally (1978). O instrumento emergente denota boas propriedades psicométricas, embora sejam necessários estudos adicionais de validação, designadamente recorrendo a análises factoriais confirmatórias, comparando perfis motivacionais de pessoas com diferentes opções profissionais, e estudando o poder explicativo dos motivos para o desempenho académico dos estudantes em diferentes níveis de dificuldade/desafio.<hr/>This paper aims at showing how an instrument for measuring achievement, affiliation and power motives was built and validated. After collection of items in the literature, fifty-eight 7-point Likert scales were put in a questionnaire. The sample comprises 243 individuals (176 professionals and 67 university students). Principal component analysis suggested three factors, corresponding to the three motives mentioned above. In general, the instrument shows good psychometric properties, although further studies are necessary, namely carrying out confirmatory factor analyses, comparing motivational profiles of different occupations, and studying how the motives explain academic performance in different conditions of difficulty and competition. <![CDATA[<b>Valores familiares dos estudantes finalistas da Universidade do Algarve</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Numa altura em que a família se encontra a sofrer grandes alterações, quer em termos da sua estrutura quer em termos da sua concepção, parece constituir matéria importante de estudo, a maneira como os jovens a concebem. Assim, vai-se apresentar, neste artigo, os valores familiares defendidos pelos estudantes finalistas, em 1995/1996, da Universidade do Algarve. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário constituído por 46 perguntas relativas aos valores dominantes na cultura ocidental - valores relacionados com a família, trabalho, justiça, igualdade, liberdade, paz, nacionalidade, etc. (Figueiredo, 1988). Os resultados obtidos demonstram que a família assume um lugar preponderante na vida destes jovens e que estes defendem os novos valores da família. Esta é entendida por estes jovens como uma espaço de realização pessoal, que promove o crescimento, a autonomia, o bem-estar interior. Para além disso, o casamento surge dissociado da procriação e educação dos filhos e já não coincide com o início do relacionamento sexual. Por último, os cônjuges surgem com deveres e direitos idênticos.<hr/>It is generally accepted that the family is going through important structural and conceptual changes. But how do the young people perceive the family? This seems to be an important question that should be answered. As such, one is going to present the family values sustained by the students from the University of Algarve. A questionnaire with 46 questions concerning the dominating values in western society was used (Figueiredo, 1988). The results show that these students experience the family as a very important issue in their lives and that they support the new family values. The family is seen as a tool to promote self-fulfillment. Besides, marriage and procriation are dissociated from each other and sex life does not begin with marriage. Finally, both husband and wife, have identical rights and duties. <![CDATA[<b>Factores cognitivos do insucesso na matemática</b>: <b>desenvolvimento da compreensão da estrutura do sistema de numeração em crianças em idade pré-escolar </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O conhecimento do sistema de numeração baseia-se na compreensão da composição aditiva do número, ou seja, na compreensão de que qualquer número é composto pela soma sucessiva de várias centenas, dezenas e unidades (e.g. 222 = 100 + 100 + 10 + 10 + 1 + 1). A compreensão da composição aditiva do número tem sido inferida através de duas competências distintas. Por um lado, a manipulação de quantidades na resolução de problemas aritméticos. Por outro, a utilização de moedas com diferentes denominações (um, dez, cem), em tarefas de compra e venda. Simultaneamente, tem sido sugerido que a utilização da estratégia de counting-on na resolução de problemas de adição é percursora do conhecimento da composição aditiva. O uso de counting-on, por sua vez, pressupõe a capacidade de continuar-contagem (i.e. continue counting) a partir de qualquer número maior que 1. No presente estudo, 152 crianças com idades compreendidas entre os 4 e o 7 anos foram testadas em três ocasiões durante o ano escolar, resolvendo tarefas com problemas aritméticos contados em forma de história, tarefas de compra e venda, e tarefas de contagem continuada. A verificação de uso da estratégia de counting-on foi também investigada com várias tarefas aritméticas. Os resultados indicam que as crianças obtiveram mais sucesso nas tarefas de compra e venda do que nos problemas aritméticos. Apenas as crianças com sucesso na tarefa de contagem continuada passaram em qualquer das outras tarefas. Em contraste, várias crianças passaram a tarefa de compra e venda sem ter demonstrado uso da estratégia de counting-on na resolução de problemas aritméticos. Sendo certo que a estratégia de counting-on e o sucesso na combinação de moedas de diferentes denominações (requerida nas tarefas de compra e venda) se desenvolvem a partir da contagem continuada, não parece haver uma ligação entre elas. O artigo discute novas possibilidades para a explicação da compreensão do sistema de numeração, através da emergência da composição aditiva do número em crianças com idade pré-escolar.<hr/>Two competences have been used to infer a grasp of additive composition of numbers: rearranging quantities to solve arithmetic word problems and constructing amounts with coins of different denominations in shopping tasks. The use of a counting-on strategy to solve addition problems has been suggested to be a precursor of additive composition. Counting-on presupposes an ability to continue counting from a number greater than one. In the present study, 152 children between 4 and 7 years old were tested on story problems, shopping tasks and continuation of counting. Use of the counting-on strategy was sought in a variety of arithmetical tasks. Each child was tested on three occasions during a school year. Children were more likely to succeed on the shopping task than on arithmetic word problems. Only children who could continue counting succeeded on these tasks. In contrast, several passed the shopping task without using counting-on to solve arithmetical problems. While both counting-on and the ability to combine coins of different denominations develop from continuation of counting, there is no necessary link between them. <![CDATA[<b>A avaliação dos professores enquanto alunos</b>: <b>o uso da experiência pessoal como agente de mudança </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante.<hr/>This article is based on the assumption that the experience of decentration - that comes from returning to the place and functions of a student - will make the teacher construct a new perspective on evaluation and develop a new awareness that will ameliorate his use of evaluation with his own students. In actions already developed while training teachers, and as a consequence of the usual resistance to transformations, the author defends the idea that, to initiate any change in their pedagogical practices, in particular in the evolving area of evaluation, the teacher needs to go through a process of self-evaluation and self-understanding, were reflecting over a personal experience is the beginning of a personal construction and a change to a higher and more complex level. <![CDATA[<B>Psicologia da saúde em Portugal (II) </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta nota didáctica dá seguimento ao estudo da história da psicologia da saúde em Portugal. O autor apresenta uma panorâmica geral da investigação, da prática e da formação, desde 1998.<hr/>This paper follows the study of health psychology history in Portugal. The author presents a survey of research, practice and training since 1998.