Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823119980004&lang=pt vol. 16 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<B>Além de Piaget? Sim, mas Primeiro Além da Sua Interpretação Padrão! </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria de Piaget tem sido sujeita ao que pode ser chamada a sua interpretação padrão. Embora tornada possível pela ambiguidade de Piaget em relação a alguns dos seus conceitos centrais (e.g., estádio e estrutura), essa interpretação deve-se em grande parte ao seu foco sobre a teoria de estádios estruturais de Piaget em detrimento da sua teoria de equilibração, e à sua ênfase em investigações factuais em detrimento das conceptuais. Neste estudo eu mostro que é possível e importante ir além da interpretação padrão de Piaget, e reinterpretar ou estender a teoria de Piaget na base da epistemologia construtivista que a informa. Argumento que quando se vai além da interpretação padrão, então na teoria de Piaget (1) são os comportamentos, não as pessoas, que estão em estádios; (2) a idade é um indicador, não um critério de desenvolvimento; (3) é a necessidade lógica, não a verdade, que é a questão central da psicogénese; (4) a construção do conhecimento não é uma tarefa individual, mas social; (5) as estruturas de conjunto são critérios formais mais do que entidades funcionais; (6) não há apenas um, mas múltiplos percursos desenvolvimentistas; (7) o que os sujeitos fazem ao raciocinar não é seguir regras lógicas, mas agir e operar; e (8) conteúdo e significado, não apenas forma e estrutura, desempenham um papel central na compreensão operatória. Defendo também que quando se vai além da interpretação padrão da teoria de Piaget, muitas das críticas que lhe têm sido dirigidas perdem muito do seu conteúdo empírico ou razão de ser, e descobre-se que os problemas levantados pela teoria são relativamente diferentes dos que apareceram em primeiro lugar.<hr/>Piaget's theory has been subject to what may be called its standard interpretation. Although made possible by Piaget's ambiguity about some of his key concepts (e.g., stage and structure), such an interpretation is greatly due to its focus on Piaget's structural-stage theory at the expense of his equilibration theory, and also to its emphasis on factual investigations at the cost of conceptual investigations. In this paper, I show that it is possible and important to go beyond the standard reading of Piaget's theory, and to extend or reinterpret it on the basis of the constructivist epistemology that lies at the heart of his work. I argue that when one goes beyond the standard reading of Piaget, then in his theory (1) people are not at stages, performances are; (2) age is an indicator, not a criterion, of development; (3) logical necessity, not truth, is the central question of psychogenesis; (4) structures-of-the-whole are formal, not functional, entities; (5) the construction of knowledge is not a solitary, but a social enterprise; (6) there are multiple, not one, developmental pathways; (7) while reasoning, subjects do not follow logical rules, but act and operate upon reality; and (8) meaning and content, not only form and structure, play a central role in operational understanding and development. I also claim that when one goes beyond the standard interpretation of Piaget, most of the criticisms against his theory partly lose their empirical content and «raison d'être», and one discovers that the problems are somewhat different than they appeared at first. <![CDATA[<B>Nós brincamos mas também trabalhamos </B>: <B>Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conhecimento sobre os interesses e perspectivas dos alunos sobre as suas esperiências são de crucial importância para a compreensão da vida e dos problemas de comportamento na escola. Neste trabalho procurou-se levar os alunos de uma turma considerada difícil pelos seus professores, a descrever as suas experiências na escola, designadamente as suas perspectivas sobre os seus comportamentos (difíceis), aproveitamento e sobre os seus professores. Nestas descrições estes alunos mostram capacidades de reflexão crítica e nas suas descrições associam os seus comportamentos, e a regulação dos mesmos, aos estilos dos seus professores tal como os percebem. Simultaneamente estas descrições permitem identificar alguns dos interesses dos alunos - manter a carga de trabalho dentro de certos limites e a brincadeira - que perseguem usando estratégias diferenciadas em função dos professores, das actividades e das situações.<hr/>Pupil´s perspectives are crucial to the understanding of life and behavioural problems in schools. In this study we report on the pupil´s descriptions of their school experiences, their perspectives on their teachers, teaching methods and their own behaviours. We have found that the pupil´s descriptions show a deep and racional understanding of situations, teachers´ styles and personalities and of their own behaviours. Our data also allowed the identification of what may be some of the puplis´ interests, namelly, keeping the workload within manageble levels, and laughter and play, which they pursue resorting to various strategies adapted to the different teachers, to activities and situations within lessons. <![CDATA[<B>Algunas consideraciones conceptuales y metodológicas en la investigación sobre el patrón de la conducta Tipo C </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo revisa algunas cuestiones conceptuales y metodológicas presentes en la investigación sobre el patrón comportamental tipo C. Se plantea la complejidad inherente a campos de estudio como el de la enfermedad crónica (el cáncer, en este caso), el ámbito de la personalidad, y, desde luego y en consecuencia, la relación entre ambos. Se discute la cuestión clave respecto a lo que puede considerarse el concepto nuclear en el patrón comportamental tipo C: Àel sujeto inhibe conscientemente el componente expresivo de su respuesta emocional o no es siquiera consciente del componente fisiológico de dicha respuesta?. Por último se exponen las ventajas e inconvenientes de los diferentes diseños usados en la investigación sobre el patrón comportamental tipo C.<hr/>This paper reviews some conceptual and methodological issues present in the research about type C behavior pattern. It raises the inherent complex fields of a chronic disease, such as cancer, of the personality scope, and the relationship between them. It also discusse the key question about the nuclear concept in the type C behavior pattern: is the subject consciously inhibiting the expressive component of his emotional response or is he not conscious of the physiological component in his response? Lastly, it' s shows the advantages and disadvantages in the different designs used in the type C behavior pattern investigation. <![CDATA[<B>Contexto, significação, contrato</B>: <B>Algumas propostas conceptuais e metodológicas a partir da obra de Vygotsky</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentam-se alguns desenvolvimentos teóricos e metodológicos inspirados na obra de Vygotsky. Após a exposição de algumas das limitações do modelo de desenvolvimento cognitivo de Piaget, são avançadas algumas leituras que levam mais em linha de conta os factores sociais e suas implicações na aquisição e aplicação dos conhecimentos, em particular no caso das crianças em idade escolar. Nesse sentido, são expostas as noções de «significação» e «contrato de comunicação». Por fim, são apresentadas algumas das investigações que, partindo do paradigma do «problema absurdo», procuram recolher informação sobre o papel das variáveis sociais no desenvolvimento cognitivo.<hr/>The author presents some theoretical and methodological concepts developed under the inspiration of L. S. Vygotsky. After showing some of the limitations of Piaget´s model of cognitive development in children, the article presents some proposals that underline the role of the social factors and their implications in the acquisition and aplication of knowledge, particularly in the case of school-age children. The notions of «signification» and «comunication contract» are presented in this context. Finally, some of the research inspired on the «absurd problem» paradigm is presented, providing information that contributes to the study of the impact of the social context in cognitive development. <![CDATA[<B>Comportamento intergrupal - revisão de literatura </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo é tecida uma revisão de literatura de uma área fundamental da Psicologia Social, habitualmente designada de comportamento intergrupal ou, ainda, de relações intergrupais. Atendendo à extensão da área, a revisão apenas inclui as seguintes linhas de investigação: -Processos individuais no comportamento intergrupal. - Pertença grupal e comportamento intergrupal. -Comportamento intergrupal e redução da discriminação. O facto da análise se basear largamente nos conceitos e na teorização de Henri Tajfel, traduz o nosso reconhecimento pelo contributo do autor para a área. Não deixamos, no entanto, de assumir uma postura crítica relativamente a alguns pontos da sua teorização e de reconhecer que para que esta revisão ficasse mais completa seria necessário abordar outras linhas de investigação que, entretanto, vieram a ser desenvolvidas, nomeadamente, as investigações conduzidas pela escola de Genebra.<hr/>In this article a literature review of an important area of Social Psychology, related to behaviour among groups, is presented. Given the scope of this area, the present review only includes the following research topics: -Individual processes in intergroup behaviour. -Belonging to a group and intergroup behaviour. -Intergroup behaviour and reduction of discrimination. The fact that the is based on this analysis are the concepts and theory of Henri Tajfel, it reflects my acknowledgment of the importance of this author in this field. However, I cannot but take a critical stand on some points of his theory, and to admit that a more complete review would involve the exploration of other lines of research, which in the meantime have been carried out by the Geneve School. <![CDATA[<B>As actividades expressivas e criativas... são experiências científicas </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor, analisando que é no Brincar que a criança começa a dar sentido às coisas e que isso é o seu viver e o seu aprender, dá conta de que estudar o Comportamento Lúdico e o Jogo é estudar a sua vida cultural. O adulto e a escola, julgando que jogar é, antes, uma forma transitória, endurecem e impõem a pedagogia emnome da disciplina e da rentabilidade. É urgente que o adulto reaprenda a Jogar e, pondo os pés na terra, perceba que a criança vive jogando e isso é tão genético como o sangue que lhe corre nas veias...!!! Como o adulto, o miúdo cria, recolhe, elabora, simboliza e dá vida; ... cultiva-se em animação de ir sendo. Não há, talvez, que aprender mas que realizar; ... há que construir uma arte de viver e concretizá-la em espaço e tempo bem vividos, numa pedagogia de iniciativa e de criatividade, ... pois «entre a actividade expressiva e criativa e a experiência científica há uma relação muito íntima...» como observa Bruno Ciara.<hr/>The author, observing that it is in a Play that the child begins to make sense of things, and that playing is the children´s way of living and learning, became aware that studying Play Behavior and Play is to study cultural life of children. The Adult and the School, by playing just as a transitory stage, harden and impose Pedagogy in the name of discipline and rentability. It is urgent that the Adult recovers the ability to Play and realize that children live by playing, and that is a fact as genetic as the blood running on their veins! Like the Adult, the Child creates, collects, elaborates, symbolizes and breathes life… Children cultivate themselves by being in motion. Maybe one does not have to learn but to accomplish; … One has to build the art of living and fulfill it in a time and place well lived in, using the Pedagogy of initiative and creativity; for, as Bruno Ciara observes «there is a very intimate relationship between the expressive and creative activity and a scientific experiment» <![CDATA[<B>Mais idade e menos cidadania </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo reporta os resultados de um estudo sobre a integração social das pessoas idosas com autonomia funcional, na perspectiva do seu bem-estar em contextos rural e urbano. Principais eixos de análise: a relação que se estabelece entre os equipamentos sociais destinados às pessoas idosas e o nível de satisfação pessoal que lhes é proporcionado; as condições de protagonismo pessoal nas relações de afectividade, convivência e autonomia no ambiente familiar e social das pessoas idosas. Os resultados obtidos sugerem a existência de redes de sociabilidade e solidariedade familiar e de vizinhança, sentida como mais abrangente no espaço rural. Por outro lado, as normas rígidas de funcionamento e distanciação dos grupos familiares dos idosos impostas pelos equipamentos sociais nada contribuem para a realizaçao pessoal dos idosos. Além disso, o apoio assíduo prestado pelos idosos à família e especialmente aos netos torna-se, para eles próprios, numa inestimável via de integração social, não facilmente reconhecida mas de enorme valia social.<hr/>The article reports the results of a study about the social integration of elderly people with functional autonomy, in terms of their well-being in urban and rural environments. Main analysis factors: the relationship established between the social equipments for elderly people and the personal satisfaction level that is felt; the conditions personal protagonism in the elderly people's afectivity, socialization and autonomy in the family and social environments. The results obtained suggest the existence of sociability and solidarity, both in the family and the neighbourhood levels, felt more strongly in rural environments. Moreover, the strict rules involving the functioning and the distancing of the family groups of elderly people, imposed by social equipment, work negatively on the elderly people's personal fulfilment. Furthermore, the constant support given by the elderly people to their families and especially to their grandchildren becomes, to themselves, an important way of social integration, not easily recognised but with great social value. <![CDATA[<B>Motivações e desempenho de estudantes universitários </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo debruça-se sobre a relação dos motivos de sucesso, afiliação e poder com o desempenho escolar de estudantes universitários. A amostra é constituída por 310 estudantes de três cursos da Universidade de Aveiro. Os resultados mostram que a motivação para a afiliação se relaciona nula ou negativamente com o desempenho. A relação positiva dos motivos de sucesso e poder com o desempenho é contingente da dificuldade percepcionada pelos estudantes. Os motivos e os factores de dificuldade explicam uma percentagem da variância nas notas de curso que se situa em torno de 15%.<hr/>The study aims to show how achievement, affiliation and power motives relate to academic performance of university students. The sample comprises 310 students belonging to three undergraduate courses from the University of Aveiro. The results suggest that: a) affiliation relates null or negatively with performance; b) achievement and power motives relate positively with performance, but this relationship is moderated by the level of dificulty as perceived by students. Motives and perceived difficulty explain around 15% of performance variance. <![CDATA[<B>Acidentes de <I>moto </I>nos adolescentes e algumas configurações psíquicas</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor re-examina os resultados de uma investigação sobre a predisposição dos adolescentes aos acidentes de «moto». Interpreta os resultados na perspectiva de configurações psíquicas da adolescência na sua relação com a ansiedade e a depressão.<hr/>The author re-examines the results of a research project on the predisposition of adolescents towards motorcycle accidents. He interprets the results from the point of view of the psychological configuration of adolescence in its relation to anxiety and depression. <![CDATA[<B>Concepções de enfermagem e desenvolvimento sócio-moral</B>: <B>Alguns dados e implicações</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo baseia-se: (a) na caracterização das concepções de enfermagem proposta por Newman (1992), entre outros; (b) na similitude entre esta caracterização e os níveis de desenvolvimento para o cuidar propostos por Condon (1986); e (c) no paralelismo entre estes níveis de cuidar e o desenvolvimento do pensamento moral segundo Kohlberg (1984). Os seus principais objectivos foram os seguintes: (1) Analisar as orientações das enfermeiras sobre os conceitos de «enfermagem» e de «bom enfermeiro» vistos à luz dos paradigmas da categorização, integração e transformação; (2) saber se tais orientações diferem ou não em função de certas variáveis demográficas, tais como idade, anos de serviço e habilitações literárias e profissionais; (3) relacionar tais orientações com o nível de desenvolvimento sócio-moral, posicionamento na carreira e local de trabalho; (3) relacionar as referidas orientações com o nível de desenvolvimento sócio-moral; e (4) compreender as concepções de enfermagem e de bom enfermeiro dos identificados pelos seus pares como bons enfermeiros. O estudo foi realizado com enfermeiras tendo pelo menos cinco anos de exercícioprofissional e trabalhando nos hospitais de Beja, Évora e Portalegre. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Teste de Definir Valores Morais de James Rest (1986), entrevistas semi-directivas e um questionário sobre as orientações (e.g., categorização, integração e transformação) relativas aos conceitos de «enfermagem» e de «bom enfermeiro» construído para o efeito. Os principais resultados foram os seguin-tes: (1) as orientações das enfermeiras enquadram-se predominantemente no paradigma da integração; (2) a orientação para o paradigma da categorização tende a aumentar com a idade e a diminuir com as habilitações literárias; (3) em termos de linguagem utilizada nas entrevistas, nota-se o uso de uma linguagem concreta (i.e., a linguagem utilizada na descrição de situações da vida profissional) e de uma outra idealizada (i.e., a linguagem utilizada para a descrição de situações idealizadas para a vida profissional); e (4) verificou-se uma relação inversa entre o nível de desenvolvimento moral e a orientação para o paradigma da categorização e uma relação directa entre a orientação para o paradigma da transformação e tal nível de desenvolvimento.<hr/>This article is based (a) on Newman´s (1992) characterization of nursing conceptions in terms of categorization, integration and transformation; (b) on the resemblance between these conceptions and Condon´s (1986) caring levels; and on the parallelism between these caring levels and Kohlberg´s (1984) levels of moral reasoning. The main goals of this paper are (a) to analyze nurses´ orientations (i.e., categorization, integration, and transformation) concerning their ideas about «nursing» and «a good nurse»; (b) to examine such orientations as a function of certain demographic variables, such as age, years of professional practice, and academic background; (c) to relate such orientations to Kohlberg´s level of moral reasoning; and (d) to grasp the conception of «nursing» and «a good nurse» of those identified by their peers as good nurses or professionals. The sample consisted of several nurses with at least five years of professional practice, andworking at the hospitals of Beja, Évora and Portalegre (Alentejo). To collect data, we used a questionnaire developed for this study (i.e., Questionnaire on Nurses´ Ideas about the Concepts of «Nursing» and a «Good Nurse»), Rest´s (1986a) Defining Issues Test, and semi-structured interviews. The results show that (a) nurses tend to endorse the statements included inthe integration paradigm; (b) the option for the categorization paradigm tends to increase with age and decrease with academic background; (c) the use of both a concrete and an idealized language; and (d) a positive correlation between moral development and the option for the transformation paradigm, but a negative correlation between the option for the categorization paradigm and level of moral reasoning. The paper ends by suggesting some modifications in the academic training of nurses. <![CDATA[<B>Administração da Prova de Rorschach a uma amostra de doentes hipertensos</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A hipertensão arterial (HTA) é uma situação clínica importante com uma enorme repercussão na saúde pública. Apesar da aceitação do papel dos factores psico-sociais, permanece controverso o seu papel etiopatogénico. O objectivo do presente estudo foi investigar as possíveis relações entre o perfil psicológico (através da Prova de Rorschach) de 41 doentes com HTA, a adesão terapêutica e o grau de atingimento dos orgãos-alvo. Após a apresentação e discussão dos resultados são abordados aspectos da metodologia de investigação e as possíveis implicações do estudo do perfil psicológico dos doentes com HTA.<hr/>Hypertension is a critical issue of public health. Despite the agreement about the involvement of psychosocial factors there is still controversy about their etiopathogenic role. The aim of the present study was to investigate possible relations between the psychological profile of 41 hypertensive patients, assessed by the Rorschach´ projective technique, the level of patient´ compliance and the degree of severity of hypertension. Results are presented and discussed, as well as the methodological problems of assessment strategies. Current implications of the study of the hypertensive psychological profile are considered. <![CDATA[<B>Stress </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo faz uma revisão histórica do Stress e define-o. Apresenta o Síndroma de Adaptação Geral (SAG), abordando os diversos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, bem como os sintomas e sinais do Stress. Refere os aspectos psicossociais do Stress, as causas deste na pessoa, família e sociedade. Descrevem-se as formas de medida e avaliação do Stress, a importância do Stress como agente não patológico e as suas consequências na saúde, focando os mecanismos de adaptação ao Stress.<hr/>This article presents a historical view of Stress and its definition. The General Adaptation Syndrome (GAS) is described, focusing on the biological, psychological and social aspects of Stress, with their signs and symptoms. The psychosocial aspects of Stress are described, presenting the causes at the personal, family and society. The ways of assessing Stress are presented, and its importance as a non pathological factor and its consequences in health, and discussing the ways of coping with Stress. <![CDATA[<B>Digressões psicopatológicas sobre os primogénitos ou o mito de Esaú </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo faz uma revisão histórica do Stress e define-o. Apresenta o Síndroma de Adaptação Geral (SAG), abordando os diversos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, bem como os sintomas e sinais do Stress. Refere os aspectos psicossociais do Stress, as causas deste na pessoa, família e sociedade. Descrevem-se as formas de medida e avaliação do Stress, a importância do Stress como agente não patológico e as suas consequências na saúde, focando os mecanismos de adaptação ao Stress.<hr/>This article presents a historical view of Stress and its definition. The General Adaptation Syndrome (GAS) is described, focusing on the biological, psychological and social aspects of Stress, with their signs and symptoms. The psychosocial aspects of Stress are described, presenting the causes at the personal, family and society. The ways of assessing Stress are presented, and its importance as a non pathological factor and its consequences in health, and discussing the ways of coping with Stress. <![CDATA[<B>Patologia Da Personalidade. Teoria, Clínica e Terapêutica</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo faz uma revisão histórica do Stress e define-o. Apresenta o Síndroma de Adaptação Geral (SAG), abordando os diversos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, bem como os sintomas e sinais do Stress. Refere os aspectos psicossociais do Stress, as causas deste na pessoa, família e sociedade. Descrevem-se as formas de medida e avaliação do Stress, a importância do Stress como agente não patológico e as suas consequências na saúde, focando os mecanismos de adaptação ao Stress.<hr/>This article presents a historical view of Stress and its definition. The General Adaptation Syndrome (GAS) is described, focusing on the biological, psychological and social aspects of Stress, with their signs and symptoms. The psychosocial aspects of Stress are described, presenting the causes at the personal, family and society. The ways of assessing Stress are presented, and its importance as a non pathological factor and its consequences in health, and discussing the ways of coping with Stress. <![CDATA[<B>Manual De Psicología De La Salud. Fundamentos, Metodología y Aplicaciones</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo faz uma revisão histórica do Stress e define-o. Apresenta o Síndroma de Adaptação Geral (SAG), abordando os diversos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, bem como os sintomas e sinais do Stress. Refere os aspectos psicossociais do Stress, as causas deste na pessoa, família e sociedade. Descrevem-se as formas de medida e avaliação do Stress, a importância do Stress como agente não patológico e as suas consequências na saúde, focando os mecanismos de adaptação ao Stress.<hr/>This article presents a historical view of Stress and its definition. The General Adaptation Syndrome (GAS) is described, focusing on the biological, psychological and social aspects of Stress, with their signs and symptoms. The psychosocial aspects of Stress are described, presenting the causes at the personal, family and society. The ways of assessing Stress are presented, and its importance as a non pathological factor and its consequences in health, and discussing the ways of coping with Stress.