Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823119980002&lang=p vol. 16 num. 2 lang. p <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200001&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste artigo, os autores caracterizam a intervenção psicológica em Centros de Saúde. Definem o papel do psicólogo nos cuidados de saúde primários no âmbito da promoção da saúde e da prevenção, consulta psicológica, investigação, formação de outros técnicos e outras actividades. Finalmente, discutem as necessidades de formação para a intervenção psicológica neste importante sector do sistema de saúde.<hr/>In this article, the authors characterize the psychological intervention in Health Centers. They explain the psychologist functions in primary health care in the scope of health promotion and prevention, psychological consultation, research, training of health workers and others activities. Finally, they discuss the training needs for the psychological intervention in this important sector of the health system.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200002&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Após uma introdução referente às origens da Técnica da Caixa de Areia e aos outros responsáveis pelo seu estudo e divulgação, o presente artigo descreve as principais fases do desenvolvimento psíquico de acordo com C. G. Jung e Erich Neumann - dois autores em cujas teorias se baseia o processo descrito. Segue-se a caracterização do material utilizado e oprocedimento terapêutico. É também descrita a evolução natural dos desenhos de areia e a sua interpretação em termos do desenvolvimento psicológico do trabalho. O artigo refere, por fim, a utilidade da Técnica da Caixa de Areia e as suas indicações terapêuticas.<hr/>After an introduction referring to the origins of the Sandbox Technique and the authors responsible for its study and divulgation, the article describes the main phases of the psychic development according to C. G. Jung and E. Neumann - two authors whose theories support the Sandbox process. Then follows the characterization of the material used and the therapeutic procedure. It is also described the natural evolution of the Sandbox pictures and its interpretation in terms of the psychological development of the individuals. The article finally mentions the utility of the Sandbox Technique and also the way in which different patients may benefit from this process.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200003&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A autora reflecte sobre a especificidade da avaliação psicológica em psicossomática, com destaque para os conceitos de projecção sensorial e tempo e espaço como esquemas fundamentais da construção da representação mental e do imaginário. Neste trabalho analisam-se as características da avaliação psicométrica de 3 casos clínicos de crianças com patologia alérgica exemplificando novas leituras sobre provas de uso corrente e suas relações com metodologias do exame psicomotor.<hr/>The author reflects on the specificity of the psychological assessment on psychosomatics, with emphasis on the concepts of sensorial projection, and time and space as fundamental objects in the construction of mental representations and imaginary. In this work she analyses the characteristics about the psychometric assessment on 3 clinical cases of children with an allergic disorder, exemplifying the new readings on current use instruments and their relations with psychomotricity methodologies.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200004&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Relata-se o caso clínico de uma criança com asma alérgica. Efectua-se uma abordagem compreensiva através do modelo multidimensional de somatização proposto por Sami-Ali.<hr/>Clinical report on a case study of a child with a psychosomatic disorder: bronquial asthma. The main focus of this paper is on an approach based on the Sami-Ali´s somatization multidimensional model.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200005&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste trabalho estudámos o processo de esquecimento dirigido, em dois grupos de estudantes universitários, não deprimidos e deprimidos, atendendo aos valores obtidos no BDI. Observamos uma perda do «bias» positivo no segundo estudo, no grupo de deprimidos, que se prende com o facto de neste estudo os adjectivos serem processados em relação ao self. Enquanto que no primeiro estudo isto não acontecia. Observámos nos dois estudos, que os sujeitos deprimidos apresentam uma desinibição do acesso à informação negativa. Interpretamos estes resultados com base nos modelos mentais negativos que os deprimidos geram.<hr/>In this paper we study the directed forgetting task, in two groups of students, non depressed and depressed, in reference to BDI values. In the second study the depressed group loss a positive bias, observed in the first study. The main difference is that the second study have required adjectives to be processed in relation to the self, whereas the first study simply have required adjectives to be processed for their pleasantness. In both studies the results reforce the existence of a desinibition access to information in the depressed group. We discuss the results in face of the negative mental models built by the depressed subejcts.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200006&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A proliferação de comportamentos de indisciplina na escola tem sido fonte de crescente preocupação e investimento dos diferentes intervenientes da acção educativa. Estudos realizados em torno das estratégias de protecção da auto-estima, perante a ameaça potencial constituída por resultados escolares negativos, têm vindo a sugerir que a indisciplina poderá constituir um recurso para os alunos com insucesso académico se furtarem ao efeito daquela ameaça potencial. O pre-sente estudo revisita esta questão motivada pela inconsistência de alguns resultados reportados pela literatura, com uma amostra de sujeitos do 9.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos sugerem três conclusões fundamentais: a) a auto-estima correlaciona-se com o auto-conceito académico, mas não com os resultados escolares; b) os alunos com baixos resultados escolares exibem valores idênticos aos alunos com melhores resultados escolares, relativamente ao auto--conceito e à auto-estima; c) os alunos mais indisciplinados, para além de piores resultados escolares, mos-tram igualmente valores mais baixos para o auto-con-ceito e a auto-estima. Estes resultados são discutidos a partir dos modelos teóricos da identidade social e do quadro de referência, sendo adiantada a hipótese da existência de cenários de indisciplina diferenciados e com significações psicológicas e educativas diferentes, para explicar diferentes resultados reportados pela literatura.<hr/>The increasing problem related with disruptive behaviour in school settings is a growing source of concerning and time consuming to teachers and other educational personnel. Research developed on self-esteem proctetive strategies in face of school failure have suggested that disruptive behaviour is associated with this self-esteem protective need experienced by subjects with heavy school failure. The present research revisit this issue motivated by some incongruency reported by some literature, with a sample of 9th grade portuguese pupils. From the results we obtained we may draw the following main conclusions: a) self-esteem is correlated with academic self-concept but not with school achievement; b) subjects with poor school achievement show identical academic self-concept and self-esteem to those with high school achievement; c) subjects with sever disruptive behaviour also show poorer school achievement, lower academic self-concept and lower self-esteem. This results are discussed within the theoretical models of social identity and frame of reference. Further research is needed to clarify different scenarios of disruptive behaviour with different psychological meanings in order to explain the contradictory data reported by independent research.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3.º ano de escolaridade e 22 alunos do 4.º ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.º ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4.º ano e um tutorando do 3.º ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.<hr/>The present work was designed with the purpose of studying the peer-tutoring system. This system, in its most general form, can be defined as a pedagogical method in which a «competent» student act as a tutor of a less «competent» classmate. With this research we aimed emphasizing the existence of a tutoring effect, that is to say, we wanted to examine the presence of personal cognitive gains in 9-year-old children who were tutoring younger children. We worked with 14 third grade students (8 years old) and 22 fourth graders (9 years old). The control group included eight of the fourth graders who were assigned individual work, whereas the experimental group consisted of 14 dyads, each of them included a tutor (fourth grader) and a tutee (third grader) who was helped during the session. The task presented to all subjects consisted on looking some words that were given by the present researcher in a dictionary of their own language. In the dyadic situation each tutor helped his (or her) classmate in solving the task, which was unknown to him (or her). The results that we obtained led us to the following conclusions: Children that act as tutors present more individual cognitive gains than their classmates who perform individual work.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200008&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Apresenta-se uma síntese de um estudo exploratório que utiliza como quadro teórico e conceptual de pesquisa a teoria das representações sociais. Procura-se apreender a representacão da criança em Educadores de Infância e Professores do 1.° Ciclo do Ensino Básico criando-se três contextos discursivos: criança, criança em idade pré-escolar e criança em idade escolar. A informação trabalhada foi recolhida através de duas técnicas: entrevistas semi-directivas e associações livres de palavras e respectivas introspecções organizadas.<hr/>This article presents a summary of an exploratory study whose theoretical framework concerns the social representations theory. The research focuses on the representation of children by kindergarten teachers and primary school teachers through the creation of three contexts of report: the child, the child before schooling and the child at school. To collect the information analysed in the study, the author adopts two different techniques: semi-directive interviews and free association of words, and their respective organised introspection.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200009&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre adição e subtracção que incidiu sobre a aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo a que este artigo se reporta, aborda as competências de adição e de subtracção, avaliando-as através de um instrumento construido com base em modelos da aprendizagem postulados pelas teorias piagetiana e cognitiva. A amostra foi constituída por 54 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos (2.º e 4.º anos de escolaridade) de escolas do distrito do Porto. O instrumento de avaliação está organizado em dois níveis de dificuldade (Nível 1 Nível 2), de acordo com o nível de escolarização das crianças. Ambos os níveis de teste incluem diversos sub-testes, por exemplo contagem, cálculo e resolução de problemas. Os resultados confirmam alguns dados teóricos e empíricos relativos ao ensino e à aprendizagem da matemática. Assim, enquanto que as crianças mais jovens usam mais estratégias manipulativas e o recurso a materiais concretos, as mais velhas adoptam sobretudo estratégias mentais. Estas crianças distin-guem-se igualmente no facto das mais jovens serem induzidas, na escolha das estratégias a adoptar, pelas características semânticas do enunciado do problema, enquanto que as mais velhas orientam-se mais pelos procedimentos formais (ensino escolar). Finalmente, os resultados sugerem que esta prova de avaliação é útil para a identificação dos conhecimentos e das estratégias que as crianças utilizam na resolução das tarefas de adição e de subtracção, constituindo-se num meio auxiliar dos professores na implementação de ensino individualizado neste domínio.<hr/>This paper presents the results of a study concerning addition and subtraction at the first level of Elementary School. The study takes the addition and subtraction skills evaluated by an instrument prepared in a piagetian and cognitive learning framework. The sample was formed by 54 children from 7 to 10 years old (2nd and 4th school grades), from public and private schools surround Porto. The test for Math skills evaluation is organized in two levels of difficulty in accord with children’s school grades. Both levels include several parts, for example, counting, calculation or problem-solving. The results confirm some theoretical and empirical data concerning Math instruction and learning. If young children use more manipulative and concrete material strategies, the oldest ones implement more mental strategies. Also, if young children are induced by the semantic characteristics of text in the problem-solving items, the oldest are more independent of these semantic particularities, and they prefer the formal procedures (classroom instruction). Finally, the results suggest that this assessment test can be used to identify the children’s knowledge and strategies to solve addition and subtraction tasks, what is important to help teachers in order the implementation of individual teaching techniques in this domain.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200010&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.º ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.<hr/>This paper describes a study carried out with second grade children on the role of social interactions in the writing of words driven by both the existence and absence of spelling rules. The results showed that the interactive functioning of dyads was an important mean in both the apprenticeship and the mastering of writing. They also showed that in the case of written words in the presence of spelling rules, it was easier for the children to justify the way they wrote. They also made less mistakes and more progresses.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 11:04:55 18-04-2024-->