Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823119970004&lang=p vol. 15 num. 4 lang. p <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400001&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Neste artigo, o autor discute o grau de equidade do ensino universitário português, a partir da composição social da sua população. Utilizando as informações recolhidas através de um inquérito por questionário que aplicou a uma amostra representativa dos estudantes universitários do ensino público e privado de todo o país, o autor utilizou vários indicadores para fazer a respectiva caracterização social. De seguida, o autor compara a composição social destes estudantes, por um lado, com a dos estudantes universitários dos anos 60 e, por outro, com a da população actual em geral. Dessa comparação, o autor conclui que o sistema universitário português continua fortemente inegualitário, apesar da retórica institucional, tendo em conta o peso dos jovens pertencentes aos grupos sociais mais prestigiados no conjunto da população universitária.<hr/>In this article, the author argues about the equitity of the portuguese university system, using for the discussion the social composition of the university students. With the informations he got thanks to an inquiry that he applied to a representative sample of the students from the public and the private universities, allover the country, the author characterized these students and he compared them with the university students of the 60ties and with the portuguese population of nowadays. From these compairaisons, the author concludes about the strongly degree of inequitity of the portuguese university system, regarding the importance of the high classes between its students, although the igualitarist intentions existing in the speeches of the politicians.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400002&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Sugere-se que, ao longo dos anos 80/90, se confrontaram, no terreno da elaboração das políticas educativas, distintas concepções àcerca do princípio de igualdade de oportunidades educativas. Tomando como referência um estudo sobre o debate àcerca do ensino profissional na escola pública argumenta-se que é possível identificar, por um lado, uma perspectiva «meritocrática» do princípio de igualdade de oportunidades, que assume distintas formulações no contexto de diferentes discursos (e projectos) sobre educação (enquanto o discurso que defende a diversificação da educação articula as noções de igualdade de oportunidades e escolha de percursos educativos e vias de ensino o discurso sobre a democratização da educação sublinha a associação entre igualdade de oportunidades e afirmação de capacidades individuais) e, por outro lado, uma perspectiva «igualitária» daquele princípio, que informa o discurso sobre a escola democrática, propondo a diferenciação de práticas educativas, no contexto de um sistema de ensino unificado, a fim de favorecer a igualdade como paridade de condições e resultados educativos.<hr/>It is suggested that, during the eighties and nineties, it is possible to find, as far as education policies elaboration is concerned, different conceptions about the principle of educational opportunities equality. Having as reference a study about the discussion on vocacional education in public school, it is argued that it is possible to identify, on one side, a «meritocratic» perspective of the principle of equality of opportunities, which assumes distinct formulations in the context of different discourses (and projects) about education (while the discourse which deffends the diversification of education links notions about equality of opportunity and the choice of different educational pathways and courses, the discourse of democratization of education points out an association between equality of opportunities and the assertion of individual capacities) and, on the other hand, an «equalitarian» perspective of that principle, which informs the discourse about democratic school, which proposes a differentiation of educational practices, in the context of an unified educational system, in order to promote equality as parity of educational conditions and results.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400003&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Dá-se conta de uma investigação centrada na exploração da representação de professores de terceiro ciclo de escolaridade, em início e meio de carreira, sobre os alunos desse ciclo. A pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Representações Sociais e foi conduzida com base na recolha dos discursos dos professores, através de entrevista semi-estruturada. Recorreu-se quer a diversos contextos de produção dos discursos (alunos em geral, bom aluno, mau aluno, aluno ideal), quer, posterior-mente, a diversas modalidades de análise dos mesmos (temática e categorial, avaliativa e estrutural). Salienta-se que a análise dos dados revela a existência de uma forte estabilidade e coerência interna da representação em estudo, especialmente assente na mobilização escolar do aluno e na relação que estabelece com o seu professor. A força destas dimensões da representação encontra confirmação em pesquisas anteriores e justifica as leituras que sublinham a relevância de uma apreensão do aluno muito marcada por uma pedagogia sobretudo tradicional. Salienta-se também o forte impacte das avaliações negativas - possíveis indicadores de uma atitude desfavorável em relação ao aluno -, apesar da ligeira prevalência das avaliações positivas. É particularmente este último dado, mas também o peso avassalador das questões instrucionais que nos levam a questionar em que medida a relação pedagógica se oferece como um bom contexto de desenvolvimento pessoal e social dos alunos.<hr/>This article reports on a study of high school teachers´ representations of their pupils, considering teachers in early and middle phases of their careers. This research was made in the framework of the Theory of Social Representation, and it was conducted by the analysis of the teachers´ speech during semi-structured interviews. Various speech contexts were studied (discussing the students in general, a good student, a bad student, an ideal student), and different speech analysis approaches were used (themes, categories, evaluation and structural). The analysis reveals a high degree of stability and internal coherence in the representations under study, strongly based on the academic dedication of the student and on the relationship with the teacher. The power of these dimensions on the teachers´ representations is confirmed by previous research and supports the views that the studens´ images are highly influenced by the more traditional aspects of pedagogy. Negative evaluations of students have a strong impact - possibily even on the teachers´ attitude towards the studens, even though positive evaluations were slightly more prevalent. This last result, and also the strong dominance of the more instructional aspects of the teachers´ experience, raise the question whether the pedagogical relationship is a good context for the personal and social development of the students.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400004&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>A análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse processo os ajuda a construir conhecimento matemático.<hr/>The analyses of ways of cooperative work in mathematics classroom can bring a relevant contribution to the knowledge on school mathematics activity. One episode, extracted from a lesson where 7th grade students worked cooperatively, is analysed in this paper. The results show how within cooperative work students interacted with each other in a small community and how this process helped them in the understanding and making-sense of mathematical knowledge.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400005&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Cento e sessenta e sete crianças inglesas de 4, 5 e 6 anos de idade foram avaliadas longitudinalmente ao longo de um ano escolar sobre (1) conhecimento da estrutura do sistema de numeração e (2) conhecimento de números escritos (e valor de posicão). O objectivo foi investigar se as crianças aprendem o valor de posição em função (a) da prática continua com a escrita de números multi-dígitos ou (b) através do conhecimento prévio da estrutura do sistema de numeração. Os resultados contradizem a tese de Luria (1969) sugerindo que a instrução de números escritos (e o valor de posição) é condição necessária para o conhecimento da estrutura do sistema de numeração. Pelo contrário, os resultados indicam que as crianças conhecedoras da estrutura do sistema de numeração apresentaram resultados significativamente superiores na utilização do valor de posição em números com 2, 3 e 4 dígitos. Estes resultados indentificam alguns facto-res cognitivos preditores do insucesso na matemática e sugerem a alteração dos programas educativos, os quais poderiam beneficiar da introdução do ensino sobre a estrutura do sistema de numeração a partir dos 5 anos de idade.<hr/>The literature is not clear about children´s development of place value. A number of studies support the idea that children learn about place value from experience with written numbers. But there are also some data suggesting that children may benefit from their previous understanding of the structure of the numeration system, where no knowledge of written numbers is required, in order to succeed in place value. This study assessed 167 four, five and six year-olds longitudinally through one school year, with tasks on both achievements. The evidence presented here supports the second hypothesis.</description> </item> <item> <title><![CDATA[<B>The right methods for adults</B>: <B>On English acquisition/learning </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400006&lng=p&nrm=iso&tlng=p Cento e sessenta e sete crianças inglesas de 4, 5 e 6 anos de idade foram avaliadas longitudinalmente ao longo de um ano escolar sobre (1) conhecimento da estrutura do sistema de numeração e (2) conhecimento de números escritos (e valor de posicão). O objectivo foi investigar se as crianças aprendem o valor de posição em função (a) da prática continua com a escrita de números multi-dígitos ou (b) através do conhecimento prévio da estrutura do sistema de numeração. Os resultados contradizem a tese de Luria (1969) sugerindo que a instrução de números escritos (e o valor de posição) é condição necessária para o conhecimento da estrutura do sistema de numeração. Pelo contrário, os resultados indicam que as crianças conhecedoras da estrutura do sistema de numeração apresentaram resultados significativamente superiores na utilização do valor de posição em números com 2, 3 e 4 dígitos. Estes resultados indentificam alguns facto-res cognitivos preditores do insucesso na matemática e sugerem a alteração dos programas educativos, os quais poderiam beneficiar da introdução do ensino sobre a estrutura do sistema de numeração a partir dos 5 anos de idade.<hr/>The literature is not clear about children´s development of place value. A number of studies support the idea that children learn about place value from experience with written numbers. But there are also some data suggesting that children may benefit from their previous understanding of the structure of the numeration system, where no knowledge of written numbers is required, in order to succeed in place value. This study assessed 167 four, five and six year-olds longitudinally through one school year, with tasks on both achievements. The evidence presented here supports the second hypothesis. <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400007&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Após breve síntese sobre a descrição clínica e origem do conceito da Perturbação Pós Stress Traumático (Posttraumatic Stress Disorder - PTSD) apresenta-se um estudo comparativo, de natureza exploratória, sobre o PTSD entre dois grupos de sujeitos (n=20 + n=20) ex-combatentes da guerra colonial com e sem PTSD. Procurou-se verificar se existiam diferenças, significativas ou não, entre os dois grupos, no que concerne ao Ajustamento Marital e Áreas Problema na relação conjugal. Dos resultados encontrados salientam-se: os sujeitos com o PTSD não apresentam significativamente, mais dificuldades de Ajustamento Marital (carinho, comunicação e discussão) em geral do que os sujeitos sem o PTSD (pSc= .7555> .05). No entanto, os sujeitos com o PTSD percepcionam o seu casamento, como sendo «menos feliz» (p= .0095< .05) e, apresentam significativamente, mais Problemas nas diferentes Áreas da sua vida conjugal do que os sujeitos sem o PTSD (pAP = .0003< .05). As limitações do referido estudo devem-se ao facto de, cada amostra ter um número reduzido de sujeitos em cada grupo (n =20) e por outro lado, o de não existirem mais estudos sobre o Ajustamento Marital eÁreas Problema com sujeitos desta população, em Portugal.<hr/>After a short synthesis on the clinical discription and origin of the Posttraumatic Stress Disorder PTSD concept, we present a comparative (exploratory) study about the PTSD between two groups of individuals (n=20 + n=20), veterans of the Portuguese colonial war with and without PTSD. We tried to detect differences, significant or not, between both groups concerning the Marital Adjustment and Problem Area in the conjugal life. The results obtained reveal that individuals with PTSD do not show more relevant difficulties of Marital Adjustement (tenderess, communication and discussion) than individuals without PTSD (pSc= .7555> .05). However, individuals with PTSD understand their marriage to be «less happier» (p= .0095< .05) and reveal significantly more problems in the different areas of their conjugal life than those without PTSD (pAP = .0003< .05). The limitations of this study are imposed by the lack of studies about the Marital Adjustment and Problem Area in Portugal, and by the fact that each sample refers to a restricted number of individuals in each group.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400008&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Este artigo foca as questões relativas ao Conhecimento técnico, formação universitária e género sexual. Analisa ainda as variáveis legais e exra-legais a propósito de um crime de violação feminina envolvendoassimetria de pertenças sociais. Na sequência da revisão da literatura na área da Psicologia foram hipotetizadas: (a) uma divergência de perspectivas emfunção do género sexual, (b) uma divergência emfunção da configuração das pertenças sociais dos alvos do libelo acusatório, e (c) uma semelhança de perspectivas em função da educação formal em Direito, seja em termos da complexidade representacional, da inferência, ou ainda da decisão penal. Mais especificamente, estas incidiram nos elementos do facto, nos itens inferenciais relevantes e irrelevantes bem como nos elementos da decisão (sentença e medida da pena). Os resultados das análises multivariadas de variância revelaram diferenças significativas nas variáveis legais e extralegais quer na apreciação legal do ilícito penal, quer na inferência. O treino universitário que não teve efeito significativo, nem na complexidade representacional nem na decisão penal, produziu, não obstante, conhecimento irrelevante menos extremado. De igual modo, o género sexual do julgador afectou o juízo subjectivo da contribuição da ofendida no âmbito do enquadramento legal, bem como a decisão penal. As mulheres foram, de forma homogénea, ligeiramente mais severas do que os homens. Por fim, a configuração das pertenças sociais da vítima e do réu teve apenas um efeito significativo no enquadramento legal. Os resultados são discutidos em termos da justiça social e de considerações legais sobre a violação.<hr/>This paper deals with knowledge, University Law training and gender. It inspects legal and extra-legal variables in the case of a female rape-crime case involving assymetric social membership of both the victim and the offender. After reviewing recent literature on psychology, we hypothezised divergent perspectives as a function of gender, and of the configuration of membership of social groups of both the intervenients, as well as similar perspectives as a function of formal education (1st and 5th year of the University) in terms of representational complexity, inference and decision, be it legal components of the case, Law-relevant and irrelevant inference itens or penal decisions in terms of both verdict and penalty. The results of multivariate analyses of variance revealed the importance of both the legal and the ex-tra-legal variables on the legal framing of the crime-case and inference. Law training, which did neither have a significant effect on penalty nor on representational complexity, presented a significant effect on the legal components of the case, and produced less extreme irrelevant knowledge. Also, judge's gender affected the legal components of the case, namely the perceived contribution of the victim, and penalty. Females were slightly harsher. Finally, the configuration of assymetric social membership of both the victim and the offender affected the legal framing of the case. Results are discussed in terms of Psychology, social justice and Law considerations on rape.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400009&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>O objectivo desta investigação é estudar as representações sociais dos adolescentes acerca da sida e a maneira como as referidas representações são influenciadas pela identificação social dos adolescentes. Relativamente às representações sociais estuda-se a ancoragem sociológica (na variável sexo), seguindo as ideias de Doise (1992), segundo o qual as posições que os sujeitos ocupam nas relações sociais que partilham influenciam a formação de representações. Estuda-se também a ancoragem psicossociológica: nas representações das relações intergrupais pela activação das categorias: heterossexuais, homossexuais e toxicodependentes, em consignes apropriadas. Induzindo-se assim, à evocação da relação seja com um grupo não considerado de risco - heterossexuais, seja com grupos considerados de risco - homossexuais e toxicodependentes. É objectivo deste trabalho estudar a influência das identidades nas representações sociais, de acordo com Vala (1990) as identidades sociais condicionam e explicam as representações sociais que os indivíduos formam sobre determinado objecto, investiga-se que variáveis (sexo, distâncias aos grupos - ingroup (amigos) e outgroups (homossexuais e toxicodependentes)) são preditoras das representações dos adolescentes acerca da sida, em adolescentes com alta identificação ao grupo dos amigos e em adolescentes com baixa identificação ao mesmo grupo. A amostra do estudo é constituída por 300 adolescentes entre os 14 e os 17 anos; 150 adolescentes do sexo feminino e 150 adolescentes do sexo masculino. Foi aplicado um questionário constituído por uma parte de identificação social (operacionalizada através das distâncias euclidianas: self-ingroup; self-outgroup) e uma segunda de representações acerca da sida. Esta segunda parte do questionário inicia-se com uma pequena história sobre um sujeito infectado com o vírus da sida, o sujeito é em cada história homossexual, heterossexual ou toxicodependente. Cada uma das histórias foi apresentada a 100 adolescentes (50 adolescentes do sexo feminino e 50 do sexo masculino). As representações que os adolescentes deste estudo têm acerca da sida reenviam para dimensões como: contágio por contacto social, grupos de risco, contágio por via sexual, discriminação e relações intergrupais e grupos marginais. De certo modo, estas dimensões reenviam para uma organização das representações da sida segundo o modelo corporalista (Deschamps e outros, 1992). Quer no modelo, quer nas representações dos nossos adolescentes, é sobrevalorizado o contágio da doença através do contacto social, de fluidos corporais e ainda a associação a grupos ditos de risco. Quando se articula as identidades dos adolescentes com as representações acerca da sida, verificou-se que, os adolescentes com alta identificação ao grupo dos amigos, não os consideram um grupo com comportamentos de risco e com possibilidade de contágio. Para os adolescentes que se identificam menos com o grupo dos amigos, o grupo dos homossexuais é aquele que explica, quer as dimensões contágio por contacto social e relações intergrupais, quer as dimensões grupos de risco e discriminação. Os resultados revelam indicadores diferenciadores na organização da representação sobre a sida entre adolescentes do sexo masculino e feminino e com alta e baixa identificação ao grupo de amigos. Estes resultados deverão ser tidos em consideração na prevenção da sida.<hr/>The porpose of this investigation is to study the adolescent's social representations about aids, and how the adolescent's social identification can influence them. About social representations we study sociological ancorage (variable sex), following the ideas of Doise (1992), who says that the positions that subjects have in social relations influence the formation of representations. We also study the psychological ancorage (representation of intergroup relations) by activating the categories of: heterosexuals, homosexuals and drugs addicted, in appropriate sentences; bringing to mind the relations with a non risky group (heterosexuals) and with groups thought as risky (homosexuals and drug addicted). The goal of this investigation is to study the influence of identities in social representations, according to Vala (1990) social identities influence and explain the subject's social representation of some object; we study which variables (sex, distances to groups - ingroup (friends) and outgroups (homosexuals and drug addicted)) predict adolescent's representations about aids, studying adolescents with high identification and adolescents with low identification to their friends. The subjects of this study are 300 adolescents with ages between 14 and 17 years old; 150 of adolescents are girls and 150 are boys. The questionnaire is divided in two parts, one about social identification (studying Euclidean distances between self - ingroup and self - outgroup) and a second part about aids representations. This second part of the questionnaire begins with a little story about a subject infected with aids, the subject is homosexual, heterosexual or drug addicted in each story. Each story was given to read to 100 adolescents, 50 girls and 50 boys. The adolescent's representations of this study link to dimensions as: infection by social contact, risky groups, infection by sexual relations, discrimination and intergroup relations and border groups. This dimensions link with a model of aids representations organisation according to Deschamps and others (1992). In this model and in our adolescents representations about aids, the infection by social contact, body fluids and the link with risky groups are increased. When we articulate adolescents identity with aids representation, we verify that adolescents with high identification to their friends don't think them as having risky conducts or being infected. For the adolescents that identify less with their friends, the homosexual group is the one that explains the dimensions about infection by social contact, intergroup relations, risky groups and discrimination. The results reveal differences between girls and boys and also between adolescents with high and low identification to their friend, regarding the organisation of aids representations. This results should be considered in aids prevention.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400010&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Apresentamos aqui uma perspectiva epistemológica diferente - a perspectiva praxeológica. A praxeologia, designada também por metodologia geral é algo novo e algo velho ao mesmo tempo, novo enquanto disciplina científica e velho, enquanto conhecimento quotidiano. Este ramo científico aborda a problemática da eficiência da actuação humana, analisando os conceitos relacionados com a actuação intencional, criticando os métodos utilizados na prática do ponto de vista da sua eficiência e eficácia e, apresentando os modos de aperfeiçoamento da actuação. Parece-nos que a praxeologia é pouco conhecida ou mesmo desconhecida em Portugal. Daí também a nossa preocupação em apresentar esta abordagem, as suas origens, principais conceitos e pressupostos teóricos, apesar de ser apenas de forma muito resumida e tendo em conta a produção científica desenvolvida neste âmbito por Tadeusz Kotarbinski e pelos seus discípulos.<hr/>This paper presents a different epistemological approach - the praxiological one. Praxiology, also called general methodology, is simultaneously something both new and old - it is new as a scientific discipline and it is old as a commonsensual knowledge. This scientific branch deals with the issue of effectiveness of human action and analyses the concepts related to intentional action. It criticizes the methods used in practice from the point of view of its efficiency and efficacy, as well as it presents different ways of improving action. It seems to us that praxiology is a little known or even unknown branch of knowledge in Portugal. For this reason we have been concerned in introducing this approach, its origin, main concepts and theoretical basis, even if it is presented in a summarized form in comparison to Tadeusz Kotarbinski's and his disciples's scientific output.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400011&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Apresentamos aqui uma perspectiva epistemológica diferente - a perspectiva praxeológica. A praxeologia, designada também por metodologia geral é algo novo e algo velho ao mesmo tempo, novo enquanto disciplina científica e velho, enquanto conhecimento quotidiano. Este ramo científico aborda a problemática da eficiência da actuação humana, analisando os conceitos relacionados com a actuação intencional, criticando os métodos utilizados na prática do ponto de vista da sua eficiência e eficácia e, apresentando os modos de aperfeiçoamento da actuação. Parece-nos que a praxeologia é pouco conhecida ou mesmo desconhecida em Portugal. Daí também a nossa preocupação em apresentar esta abordagem, as suas origens, principais conceitos e pressupostos teóricos, apesar de ser apenas de forma muito resumida e tendo em conta a produção científica desenvolvida neste âmbito por Tadeusz Kotarbinski e pelos seus discípulos.<hr/>This paper presents a different epistemological approach - the praxiological one. Praxiology, also called general methodology, is simultaneously something both new and old - it is new as a scientific discipline and it is old as a commonsensual knowledge. This scientific branch deals with the issue of effectiveness of human action and analyses the concepts related to intentional action. It criticizes the methods used in practice from the point of view of its efficiency and efficacy, as well as it presents different ways of improving action. It seems to us that praxiology is a little known or even unknown branch of knowledge in Portugal. For this reason we have been concerned in introducing this approach, its origin, main concepts and theoretical basis, even if it is presented in a summarized form in comparison to Tadeusz Kotarbinski's and his disciples's scientific output.</description> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400012&lng=p&nrm=iso&tlng=p</link> <description>Apresentamos aqui uma perspectiva epistemológica diferente - a perspectiva praxeológica. A praxeologia, designada também por metodologia geral é algo novo e algo velho ao mesmo tempo, novo enquanto disciplina científica e velho, enquanto conhecimento quotidiano. Este ramo científico aborda a problemática da eficiência da actuação humana, analisando os conceitos relacionados com a actuação intencional, criticando os métodos utilizados na prática do ponto de vista da sua eficiência e eficácia e, apresentando os modos de aperfeiçoamento da actuação. Parece-nos que a praxeologia é pouco conhecida ou mesmo desconhecida em Portugal. Daí também a nossa preocupação em apresentar esta abordagem, as suas origens, principais conceitos e pressupostos teóricos, apesar de ser apenas de forma muito resumida e tendo em conta a produção científica desenvolvida neste âmbito por Tadeusz Kotarbinski e pelos seus discípulos.<hr/>This paper presents a different epistemological approach - the praxiological one. Praxiology, also called general methodology, is simultaneously something both new and old - it is new as a scientific discipline and it is old as a commonsensual knowledge. This scientific branch deals with the issue of effectiveness of human action and analyses the concepts related to intentional action. It criticizes the methods used in practice from the point of view of its efficiency and efficacy, as well as it presents different ways of improving action. It seems to us that praxiology is a little known or even unknown branch of knowledge in Portugal. For this reason we have been concerned in introducing this approach, its origin, main concepts and theoretical basis, even if it is presented in a summarized form in comparison to Tadeusz Kotarbinski's and his disciples's scientific output.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 02:04:34 23-04-2024-->