Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823119970002&lang=pt vol. 15 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<B>Introdução às abordagens fenomenológica e existencial em psicopatologia (II)</B>: <B>As abordagens existenciais</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A finalidade principal deste artigo é a de fazer uma revisão das abordagens existenciais em psicopatologia. Depois de uma introdução sobre os grandes temas existenciais, que foca os elementos que são comuns a todos ou à maior parte dos autores da filosofia existencialista, são referidos alguns aspectos gerais das abordagens existenciais em psicopatologia: o que são os fenómenos psicopatológicos e o paciente como ser-no-mundo. Concluindo, o autor particulariza alguns aspectos das abordagens de Rollo May, I. Yalom, S. Maddi, V. Frankl, R. Laing, M. Villegas e outros.<hr/>The main goal of this paper is to review the groudwork of the existential approaches to psychopathology. After an introduction about the major existentialist themes, focusing upon elements common to all or most of the members within existentialist philosophy, the author refers some general aspects of the existential approaches to psychopathology: what are the psychopathological phenomena and the patient as a being-in-the-world. Concluding, the author particularize aspects of the approaches of Rollo May, I. Yalom, S. Maddi, V. Frankl, R. Laing, M. Villegas and others. <![CDATA[<B>Intervenção terapêutica no autismo e nas psicoses precoces </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Autismo é uma perturbação grave, caracterizado pela complexidade da sua etiopatogenia, sendo o objectivo deste trabalho traçar um Projecto de Intervenção Terapêutica que deverá ser bi-focal (criança, pais). No que diz respeito à criança, esta passará pela «maternagem» e/ou por um pequeno grupo, às quais se seguem, em tempos diferentes, de acordo com a evolução, outras terapias nomeadamente as de mediação, psicomotricidade, psicoterapia. São sumariamente apresentadas três vinhetas clínicas.<hr/>This paper deals with the treatment of autistic children and their parents. Mothering therapy is presented, as well as other therapies, such as PACK, Psychomotricity, Psychotherapy and others. Three clinical examples are presented. <![CDATA[<B>O segundo erro de René Descartes</B>: <B>Diálogo e criatividade </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor procura analisar os dois erros de Descartes (a separação entre o corpo e o espírito, e a separação entre o próprio e o outro) à luz da criatividade poética de Fernando Pessoa, e da criatividade científica de Sigmund Freud. Sublinha a importância do diálogo na construção de ideias novas, coloca o nascimento da psicanálise na recusa feita por Freud dos erros de Descartes, e procura entender estes «erros» à luz de dados biográficos e de três sonhos do próprio Descartes. Considera importante o facto de que a nova neuropsicologia, que António Damásio (1994) tem vindo a construir, tem em conta o corpo e as suas emoções, assim como o enraizamento dos processos mentais inconscientes no próprio corpo, e propõe o fomento de diálogos frutuosos entre a neuropsicologia e a psicanálise.<hr/>The author tries to analyse Descartes' errors (the separation of the mind from the body, and the separation between oneself and the others) under the light of Fernando Pessoa's poetical creativity and Sigmund Freud's scientific creativity. He underlines the importance of the dialogue in the construction of new ideas, puts the birth of psychoanalysis on Freud's refusal of Descartes' errors, and tries to understand these «errors» with the help of biographical facts and three dreams of Descartes himself. He considers important the fact that the new neuropsychology, that António Damásio (1994) is helping to build, gives its due importance to the body and its emotions, and to the rooting of the unconscious mental processes in the body itself. Finally, he proposes fruit-ful dialogues between neuropsychology and psychoanalysis. <![CDATA[<B>Aplicación de la teoría de las posiciones en el Test de Rorschach</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigación pretende detectar si determinadas variables estructurales del Test de Rorschach pueden traducir las «Relaciones Objetales», concepción iniciada por Freud y continuada por Klein, Fairnbain y Winnicot, entre otros. Para verificarlo se han utilizado cinco muestras diferentes: 60 pacientes esquizofrénicos, 30 «agudos» e 30 «crónicos»; 10 sujetos no pacientes de la «Tercera Edad»; 20 niños caracteriales de 8 y 9 años, y un grupo control de 31 niños no pacientes de 8 años. Los análisis cuantitativo-cualitativos efectuados mostrarían cómo el Test de Rorschach identifica las «posiciones» Kleinianas, enfatizando una vez más, la contribución de la Teoría Psicoanalítica de las «Relaciones de Objeto» a la Evaluación Psicológica.<hr/>Esta investigação pretende detectar se determinadas variáveis estruturais do teste de Rorschach podem traduzir as «Relações Objectais», concepção iniciada por Freud e continuada por Klein, Fairnbain e Winnicot, entre outros. Para o verificar, foram utilizadas 5 amostras diferentes: 60 pacientes esquizofrénicos, 30 «agudos» e 30 «crónicos»; 10 sujeitos não pacientes da «terceira idade»; 20 crianças caracteriais de 8 e 9 anos, e um grupo de controlo de 31 crianças não pacientes de 8 anos. As análises quantitativas-qualita-tivas efectuadas viriam a mostrar como o teste de Rorschach identifica as «posições» Kleinianas, enfatizando uma vez mais, a contribuição da teoria psicanalítica das «relações de objecto» para a evolução psicológica.<hr/>This research aims at detecting whether certain Rorschach structural variables can in the test show the presence of «Object Relations», a concept initiated by Freud and continued by Klein, Fairnbain and Winnicot, among others. Five different samples were used: 60 schizophrenic patients, 30 «acute» and 30 «chronic»; 10 non-patient «Senior Citizens», 20 Children between 8-9 years old with «affective defficiencies» and a control group of 31 non-patient children. The quantitative-qualitative analyses carried out would show how the Rorschach Test identifies the Kleinian «positions» emphasizing, once more, the contribution of the «Object Relations» Theory to Psychological Assessment. <![CDATA[<B>Erro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico</B>: <B>Dados empíricos e implicações educacionais </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um estudo empírico sobre o erro educacional fundamental (Lourenço, 1994) em contexto educativo e familiar. Os participantes foram 96 crianças (i.e., 48 do 1.º ano e 48 do 4.º ano de escolaridade), os seus professores (N=96) e os seus pais (N=192; i.e., 96 mães e 96 pais). Cada um dos participantes foi confrontado, primeiro, com histórias de transgressão e de adesão moral, pró-social e académica e solicitado, depois, a escolher entre sanccionar o protagonista da transgressão e elogiar o protagonista da adesão ou cumprimento da norma. Os resultados mostram (1) que o erro educacional fundamental foi cometido tanto pelas crianças como pelos seus educadores (i.e., pais, mães e professores); (2) que esse erro tende a aumentar com o nível de escolaridade da criança; (3) que esse erro é mais prevalente no domínio moral que nos domínios pró-social e académico; e (4) que mesmo no domínio académico, um domínio deaspiração por excelência, ocorre ainda uma forte componente de moralidade do dever (i.e., de erro educacional fundamental).<hr/>This article presents an empirical study on the fun-damental-educational error. Participants were 96 children (i.e., 48 first-graders and 48 fourth-graders), their teachers (N=96) and their parents (N=192; i.e., 96 mothers and 96 fathers). Each participant was first presented with hypothetical scenarios involving both violations of, and adherences to, moral, prosocial and academic norms, and then asked to choose between sanctioning a negative or a positive act. The results showed (1) that the fundamental-educacional error was committed by both children and their teachers and parents; (2) that this type of error increased with chil-dren´s age; (3) that this kind of error was more prevalent in the moral than in prosocial and academic domains; and (4) that there were clear manifestations of the morality of duty (i.e., fundamental-education error) even in the academic domain, a domain judged to be a typical aspirational domain. <![CDATA[<B>Diferenças de sexo nas atribuições causais</B>: <B>Inconsistências e viés </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo das diferenças de sexo nas atribuições causais e suas dimensões apresenta resultados inconsistentes, modelos diversos e viés relacionados com o tipo de tarefas usadas nos estudos, com o contexto em que decorrem e, ainda, com variáveis motivacionais e relativas aos papéis sexuais, responsáveis por diferenças de sexo nas atribuições causais. O facto dos diferentes modelos (da externalidade global, da auto-de-preciação e das baixas expectativas) para explicarem as diferenças de sexo nos padrões atribucionais, apresentarem como conclusão comum, apenas a evidência de que as raparigas não atribuem o seu sucesso à elevada capacidade, existindo uma maior tendência destas para atribuirem os seus resultados à sorte (Frieze, Whitley, Hanusa & McHugh, 1982), sugere a necessidade de considerar as diferenças, ligadas ao sexo e aos papéis sexuais, como processos - em vez de categorias estáticas -, influenciados por múltiplos factores individuais e de contexto, que apenas podem ser compreendidos quando inseridos no contexto social (Deaux, 1984).<hr/>The study of sex differences in causal attributions and dimensions evidences inconsistent results, several theoretical models and biases related with the type of tasks used in the studies, with the achievement contexts in which the tasks are performed and, also, with motivational and gender-role variables, responsible for sex differences in causal attributions. Different theoretical models were proposed to explain sex differences in attributional patterns, such as: the general externality model, the self-derogation model and the low expectancy model. They evidenced only a common prediction: girls are unlikely to attribute their successes to ability, but are more likely to attribute them to luck (Frieze, Whitley, Hanusa & McHugh, 1982). This fact suggests the importance of considering sex and gender-role differences as processes - rather than static entities - influenced by multiple individual and context related factors, that can only be understood when considered in the social context where they are produced (Deaux, 1984). <![CDATA[<B>Interacções sociais e aprendizagem</B>: <B>A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resolução </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho teve como objectivo a comparação da indução de estatuto em duas condições de assimetria com uma situação de interacção simétrica. Como hipótese geral partimos da ideia de que as interacções assimétricas desencadeariam maior predominância de regulações relacionais e, como consequência, os sujeitos envolvidos nesse tipo de dinâmicas apresentariam menos benefícios que os seus congéneres implicados em situações de interacção simétricas. A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades compreendidas entre os 4 anos e 5 meses e os 6 anos, de dois Jardins de Infância de Lisboa. Das 36 crianças, 30 não souberam resolver correctamente a tarefa proposta, no pré-teste, enquanto as restantes 6 o conseguiram. Foi utilizada uma tarefa de classificação multiplicativa, com figuras de animais. A investigação desenrolou-se em duas fases: a primeira incluindo o pré-teste e a segunda a situação experimental e o pós-teste, com um intervalo de 2 semanas entre as duas fases. As 36 crianças foram distribuídas por cada uma das 3 condições experimentais («interacção simétrica», «assimetria induzida» e «assimetria reforçada») com os 6 que resolveram a tarefa correctamente no pré-tes-te, incluídos na condição «assimetria reforçada», como tutores e os restante 30 distribuídos de forma equivalente por 5 grupos, de acordo com os seus desempenhos no pré-teste. Os resultados mostram que o estatuto do par produz impacto no funcionamento sócio-cognitivo da díade e nos desempenhos individuais no pós-teste.<hr/>The present study was designed to allow for the comparison of status induction, in two conditions of asymmetry, with a situation of symmetric interaction. As a general hypothesis we state that the asymmetric situations have a predominance of relational regulations and, as a consequence, the children involved have fewer benefits than that involved in a symmetric interaction. 36 children, between the ages of 4:5 and 6:0, from two nursery schools in Lisbon acted as subjects. 30 of the 36 children were not able to solve the task proposed and 6 could solve it correctly. A multiple classification task, with pictures of animals, was used. The experiment was realized in two phases: the first including the pre-test and the second the experimental situation and the post-test, with a delay of two weeks between the two phases. The 36 children were distributed to one of the three experimental conditions: («symmetric interaction», «induced asymmetry» and «reinforced asymmetry») with the 6 who had solved the task correctly assigned to the condition «reinforced asymmetry», as tutors, and the remaining 30 equally assigned to 5 equivalent groups, according to their performances in the pre-test. The results show that the peer status has impact on the socio-cognitive functioning of the dyad and on the individual performance in post-test. <![CDATA[<B>Consciência fonológica e aprendizagem da leitura</B>: <B>Mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura analisar a relação entre o desenvolvimento das competências fonológicas e a evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita em crianças pré-silábicas, através de dois estudos empíricos. No primeiro procurou-se proceder a um treino no sentido de induzir uma restruturação das representações das crianças sobre a escrita. O treino revelou-se eficaz no sentido de fazer evoluir as crianças para um nível conceptual silábico. Por outro lado verificou-se nas crianças submetidas a este programa uma evolução das suas competências de análise do oral sobretudo ao nível da manipulação de unidades silábicas. No segundo estudo procedeu-se a um pro-grama de treino fonológico com incidência nas unidades silábicas. Este treino permitiu uma evolução significativa das crianças ao nível das suas competências fonológicas, e teve igualmente reflexos nas representações infantis sobre a escrita na medida que as produções das crianças passaram a ser reguladas pela hipótese silábica.<hr/>This article tries to analyse the relationship between the development of phonological competence and the evolution of children´s conceptions about written language, in pré-syllabic children through two empirical studies. In the first one we used a training programme with the purpose of producing changes in the way children represent written language. The trainning was efficient since all the children progressed to a level that represents written language related to the syllabic hypothesis. Also the children that were submitted to this programme made progress in their phonological skills, most of all in their abilities to manipulate syllabic units. The second research is centered in a phonological training programme focused in the syllabic units. Through this training programme the children made significant progress in their phonological skills, but this programme had also implications in the way children represent written language, since their written productions became regulated by the syllabic hypothesis. <![CDATA[<B>Níveis de análise da ancoragem das representações sociais da inteligência e do seu desenvolvimento</B>: <B>Das posições sociais objectivas às identidades sociais </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigação procura responder a duas questões relevantes no campo das produções empiricas sobre as relações entre representações sociais da inteligência e do seu desenvolvimento e identidades sociais. A primeira diz respeito aos diferentes niveis de ancoragem das representações sociais: em inserções socioeducativas objectivas que são tomadas na literatura como identidades sociais (e.g. Snellman e Raty, 1995), e nas identidades sociais operacionalizadas em termos de autocategorização e identificação a categorias relevantes. O segundo problema diz respeito ao poder preditivo daquelas insersões sociais objectivas e das identidades sociais relativamente às respostas representacionais. Tomando como variáveis independentes a profissão (professores versus não professores) e o estatuto de maternidade (mães versus não mães) analisa-se o nível de ancoragem sociológico. Analisa-se a ancoragem psico-sociológica através da introdução de medidas de autocategorização e identificação às categorias «Mãe» e «Professor». Os resultados mostram diferenças entre os dois níveis de ancoragem. Para responder ao segundo problema procedeu-se a uma análise de regressão múltipla, e os resultados mostram que esteriótipos e autocategorizações explicam mais variância do que as inserções objectivas no espaço socio-educativo.<hr/>This research try to answer to two relevant problems in the field of the empirical productions about the relationships between social representations of intelligence an development and social identities. The first problem concerns to different levels of the social representations anchorage: on socio-educational objective insertions, which are very common taken as social identities (Snelmman and Raty, 1995, for example), and on social identities operationalized in terms of selfcategorization and identification to relevant categories. The second problem concerns to the predictive level of the refereed objective social insertions and social identities in what concerns to the representational answers. Taking the profession (teachers versus non teachers) and the motherhood status (mothers versus non mothers) as independent variables, we analyse the sociological anchorage level. We analyse the psicosociological anchorage proceeding by the selfcategorization and identification measures to the categories «Teacher» and «Mother». Results shows differences between the two levels of anchorage. To answer to the second problem , we conduct a multiple regression analysis and the results shows that the stereotypes and selfcategorizations explain more variance of the representational answers than the objective insertions in socio-educational space.