Scielo RSS <![CDATA[Corrosão e Protecção de Materiais]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-116420150002&lang=pt vol. 34 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Corrosão atmosférica do aço macio em atmosferas marinhas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642015000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Research has been carried out for 6 months in seven pure marine atmospheres with average chloride deposition rates (salinities) of 41-886 mg Cl-/m².day. The paper considers the entrainment of marine aerosol inland and the exponential relationship between the atmospheric salinity values and the shore distance. The paper also considers mild steel corrosion rate and the resulting corrosion products and layers, and its dependence of atmospheric salinity of the site. Characterization of corrosion products was performed by SEM and XRD. In addition to lepidocrocite and goethite (major contents), high akaganeite and magnetite (minor contents) were found in the corrosion products, the latter ones found mainly at the steel/rust interface.<hr/>Foi realizada uma investigação durante seis meses em sete atmosferas marinhas com velocidades de deposição de cloretos (salinidades) médias compreendidas entre 41 e 886 mg Cl-/m².dia. O presente trabalho considera a influência do avanço do aerosol marinho e a variação exponencial entre os valores da salinidade atmosférica e a distância à costa. Apresenta também a velocidade de corrosão do aço macio e os produtos e camadas de corrosão resultantes e a sua dependência da salinidade atmosférica local. A caracterização dos produtos de corrosão foi realizada por microscopia electronica de varrimento (MEV) e difracção de raios X (DRX). Para além da lepidocrocite e goetite (maiores teores), foram ainda encontradas akaganeite e magnetite (menores teores), principalmente na interface aço/ferrugem. <![CDATA[<b>Estudo da influência do ph da água na determinação da corrosividade de derivados de petróleo ao aço-carbono</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642015000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Light petroleum derivatives consist of nonpolar hydrocarbons, which are aggressive to carbon steel due to the presence of water. In this study, we show both experimentally and theoretically that the water-phase pH during corrosion is controlled by the interaction of the aqueous phase with the atmospheric CO2 and with iron corrosion products in both solution and precipitates. During the corrosion process, the pH of the solution changes, regardless of its initial value, towards a neutral value. This behaviour explains why the corrosiveness of a petroleum derivative emulsion is not influenced by the initial water-phase pH.<hr/>Derivados claros de petróleo consistem de hidrocarbonetos não polares os quais são agressivos ao aço-carbono devido à presença de água. Neste trabalho, será mostrado experimentalmente e teoricamente que o pH da fase aquosa durante a corrosão é controlado pela interação da fase aquosa com o CO2 atmosférico e com os produtos de corrosão de ferro tanto em solução, quanto no precipitado. Durante o processo de corrosão, o pH da solução varia, independentemente do seu valor inicial, no sentido de um valor neutro. Este comportamento explica a razão da corrosividade de uma emulsão de derivado de petróleo não ser influenciada pelo pH inicial da fase aquosa. <![CDATA[<b>Influência da cor de tintas de poliuretano na absorção e na dissipação de calor</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642015000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É amplamente conhecido que a cor das tintas tem uma influência significativa na temperatura das superfícies em geral, principalmente quando estas estão expostas à radiação solar. Neste sentido, há o consenso de que a cor preta tende a deixar a superfície ou o meio mais quente, enquanto que a branca, mais frio. Por se tratar de um tema de grande interesse para os diversos segmentos da indústria, principalmente para o setor elétrico brasileiro, o CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) realizou um estudo prático dentro do qual se avaliou, utilizando-se metodologias específicas, a influência da cor das tintas, à base de poliuretano alifático, na absorção e dissipação de calor. Neste trabalho apresentam-se as metodologias utilizadas, os resultados dos ensaios realizados e as considerações técnicas a respeito da influência da cor da tinta nas propriedades de absorção e dissipação de calor.<hr/>It is widely known that the colour of paints has a significant influence on the temperature of painted surfaces, mostly when exposed to the solar radiation. So, there is a consensus that for the same kind of surface, black is the hottest while white is the coldest. This subject has a great interest for several industrial segments specially for the brazilian power generation industry. So, Cepel conducted a practical study, using specific methodologies, to evaluate the influence of the colour of polyurethane paints in the absorption and heat dissipation. In this paper, the methodologies used and the results obtained are presented.