Scielo RSS <![CDATA[Corrosão e Protecção de Materiais]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-116420090003&lang=pt vol. 28 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Sensores de corrosão para aeronaves</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642009000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os operadores comerciais e forças aéreas militares procuram cada vez mais uma maneira de reduzir os custos de manutenção das aeronaves e aumentar a disponibilidade das mesmas. Nesse sentido, o controlo e monitorização da corrosão numa aeronave será uma ferramenta importantíssima para o operador com vista à optimização da sua frota. A OGMA, juntamente com o Instituto Superior Técnico (IST) e a Universidade de Manchester, está a desenvolver vários tipos de sensores de corrosão, específicos para várias áreas críticas previamente identificadas, para permitir uma monitorização da corrosão e melhor planificação do plano de manutenção das aeronaves. No presente artigo faz-se uma revisão dos sensores actualmente em desenvolvimento e apresentam-se os estudos em curso no âmbito da cooperação acima referida.<hr/>Commercial aircraft operators and military air forces are searching for a solution to reduce maintenance costs and increase the availability of their fleets. To achieve this objective, the control and monitoring of corrosion of the aircraft airframe will be an important tool for operators, in order to optimize their fleet. OGMA, together with Instituto Superior Técnico (IST) and the University of Manchester, is developing several types of corrosion sensors for specific critical areas of an aircraft, which have been previously identified, in order to allow for corrosion monitoring and, thus, for a better aircraft maintenance schedule. This paper contains a review of the sensors in development by other companies and by us, in the frame of the cooperation referred above. <![CDATA[Aplicação de protecção catódica a tanques de armazenamento de combustíveis]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642009000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os tanques aéreos, metálicos, de armazenamento de água, combustíveis e outros fluidos industriais, são normalmente construídos sobre lajes de fundação em betão armado ou assentes directamente no solo, com ou sem murete anelar de contenção de terras, em betão armado. Nos tanques de combustível, os derrames podem trazer graves consequências ambientais e económicas, justificando a adopção das seguintes medidas de mitigação do risco: - Os novos tanques são, actualmente, construídos com um segundo sistema de contenção de derrames, que consiste geralmente na aplicação de uma membrana de polietileno, que tem como objectivo evitar a contaminação do meio circundante, de modo a reduzir o impacte ambiental provocado por um possível derrame. - Instalação de sistemas de protecção catódica, para controlo da corrosão da face exterior do fundo dos tanques, de modo a prevenir a ocorrência de derrames provocados pela corrosão. A existência de membrana isoladora da corrente eléctrica condiciona o tipo de sistema de protecção catódica e os componentes a utilizar nestes casos. O sistema anódico tem de ser instalado durante a construção da base e inserido no espaço, limitado, existente entre a membrana isoladora e o fundo do tanque. Este artigo descreve a instalação de protecção catódica em dois tanques assentes em dois tipos diferentes de fundação: tanque construído sobre laje de betão armado, na qual se incorporou o sistema anódico e tanque assente no solo, no qual o sistema anódico foi inserido entre o fundo do tanque e a membrana impermeável.<hr/>Aboveground storage tanks (AST) used to store water, crude oil, petroleum products, etc., are usually constructed on reinforced concrete foundations or directly on soil, with or without the reinforced concrete ringwall. The occurrence of leaks, in tanks containing petroleum products, can have serious environmental and economical consequences which justify the adoption of the following risk mitigation measures: - Reduction of the environmental risk in the event of a leak. New tanks are nowadays constructed with a secondary containment, consisting, usually, of an impervious membrane lining. - Preventing the occurrence of leaks. Installing cathodic protection systems to reduce the risk of corrosion, as leaks are frequently caused by corrosion. The use of isolating membrane, an electrical isolator, will have a significant impact on the cathodic protection system and its components. The anodic system has to be installed during construction of the foundation and placed between the tank bottom and the membrane. This article describes the installation of cathodic protection to two tank bottoms: Tank on a concrete base, with the anodic system encased in the concrete. Tank on soil foundation, in which the anodic system was inserted in the soil existing between the tank bottom and the membrane. <![CDATA[<b>Revestimento acrílico monocomponente de base aquosa para protecção de betão por pintura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642009000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A elevada alcalinidade do betão (pH ≈ 12,5) permite que as armaduras no seu interior estejam protegidas por passivação. No entanto, a penetração de agentes corrosivos como o ião cloreto que destrói a camada passivante de óxidos de ferro que se forma em ambientes altamente alcalinos ou o dióxido de carbono que provoca um decréscimo no pH, expõem as armaduras à corrosão. A qualidade do betão, em particular a sua porosidade, agravam bastante este fenómeno, no entanto se o betão for protegido com um revestimento por pintura, essa dependência diminui. As tintas de base solvente para protecção de betão têm um excelente efeito barreira contra estes agentes corrosivos e com relativa facilidade cumprem a norma EN 1504-2 (Produtos e sistemas para a protecção e reparação de estruturas de betão). No entanto, são ambientalmente agressivas e em breve serão descontinuadas. O presente trabalho descreve uma tinta de base aquosa que cumpre todos os requisitos estipulados para um revestimento para protecção de betão armado. Como a Norma EN 1504-2 não estabelece nenhum valor para a permeabilidade ao ião cloreto, deixando-o ao critério de cada país, o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) definiu que, em Portugal, esta permeabilidade deverá ser inferior a 10-14·m²·s-1. No decorrer deste estudo verificou-se que os parâmetros que mais influenciam o comportamento da tinta são a natureza química do ligante e o seu CVP (Concentração Volumétrica de Pigmento). O produto desenvolvido encontra-se patenteado (PT 103 563).<hr/>Reinforced concrete is protected against corrosion due to the high alkalinity of the concrete, which promotes a passive layer on the reinforcing structures surface. However, the penetration of corrosive agents, such as chloride ions or carbon dioxide, destroys this iron oxide passive layer, originating a decrease in pH and exposing the metal structure to corrosion. The quality of concrete, in particular its porosity, exacerbates this phenomenon, however if the concrete is protected by a coating layer, this dependence decreases. Solvent-based paints for concrete protection have great barrier properties against these corrosive agents and are easily compliant with the standard EN 1504-2 (Products and systems for the protection and repair of concrete structures). However, they show environmental impact and soon will be discontinued. This paper describes a water-borne paint which accomplishes all the requirements for reinforced concrete protection. As the standard EN 1504-2 does not provide any value for the chloride ion permeability, leaving it to the discretion of each country, LNEC (National Laboratory of Civil Engineering) defined that in Portugal this permeability should be less than 10-14 m²·s-1. During this study, one has verified that the parameters that most influence paint performance are the chemical nature of the binder and paint PVC (Pigment Volume Concentration). The developed product is protected by the Portuguese Patent, PT 103 563.