Scielo RSS <![CDATA[Corrosão e Protecção de Materiais]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=0870-116420070001&lang=pt vol. 26 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt <![CDATA[<B>Breve História das Tintas Antivegetativas</B>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642007000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, os autores apresentam uma panorâmica geral sobre as tintas antivegetativas. Após a conveniente localização destas tintas no esquema de protecção anticorrosiva das obras vivas dos navios e / ou outras estruturas móveis, fazem uma síntese dos principais tipos de produtos antivegetativos usados ao longo dos tempos, até aos nossos dias. Complementarmente, sistematizam as principais tipologias dos organismos vivos que se fixam nas obras vivas das embarcações e referem alguns tipos de fauna e flora predominantes em duas regiões da Ibero-América. Abordam também, ainda que sumariamente, os principais mecanismos básicos de funcionamento dos diferentes tipos de tintas antivegetativas. Finalmente, referem algumas das principais linhas de investigação actualmente em curso, no domínio da luta contra a fixação dos organismos marinhos nos cascos dos navios.<hr/>In this work the authors present a general overview of maritime paints, paying particular attention to the case of antifouling paints. After locating these paints in the anticorrosive protection systems used on the underwater parts of ships and/or other moving structures, a summary is made of the main types of antifouling products used through history up to the present time. This is complemented by an assessment of the main types of living organisms that fix themselves to the underwater parts of ships, mentioning a number of families of fouling predominant in two regions of Ibero-America. Consideration is also briefly made of the main basic mechanisms by which the different types of antifouling paints work. Finally, a number of actual research lines on antifouling technologies are mentioned. <![CDATA[Desempenho de Esquemas de Pintura Aplicados em Superfícies de Aço Seca e Úmida]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-11642007000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Grandes avanços tecnológicos têm sido observados no campo da pintura anticorrosiva. O desenvolvimento de tintas tolerantes a superfícies úmidas tem se mostrado um tema de bastante interesse, em nível mundial, principalmente em função da introdução de métodos de limpeza de superfícies que utilizam água para tal finalidade (jateamento abrasivo úmido, hidrojateamento a alta pressão, etc.) e do fato de que nem sempre as condições climáticas (umidade relativa e temperatura) são favoráveis para a aplicação das tintas consideradas convencionais. Neste trabalho, estudou-se o desempenho à corrosão de três esquemas de pintura, os quais foram aplicados em superfícies úmidas e secas. Os resultados obtidos mostraram que os três esquemas de pintura possuem boas características de aplicação nas duas condições superficiais citadas. Entretanto, o desempenho à corrosão, principalmente em superfícies úmidas, varia de forma significativa em função do método de preparação de superfície e da tecnologia de formulação e de fabricação das tintas, ou seja, de um fabricante para outro. Logo, os resultados obtidos não podem ser generalizados.<hr/>The development of wet surface tolerant paints has been increased due to the use the water in some surface preparation methods (wet abrasive blasting and ultrahigh-pressure water jetting) and also in regions where a high humidity condition is unsuitable for the application of conventional paints. In this paper, the behavior of three painting systems applied on dry and wet surfaces, prepared by abrasive blasting and ultrahigh-pressure water jetting, are shown. Good application characteristics were obtained for the three painting systems in both surfaces. Respecting anticorrosion protection, it was observed significant differences among the different painting systems, specially when applied on wet surfaces.