Scielo RSS <![CDATA[Revista Diacrítica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0807-896720130003&lang=pt vol. 27 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Prefácio</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Revisão e autoafirmação nos estudos do Índico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Indian Ocean Studies comprise a multilayered platform of research, which enables you to focus on different themes or topics within a regional set of locations. The novelty is the transdisciplinary approach on networks of business, migration and cultural exchange, beyond specific national questions. My contribution, which serves as an introduction to the dossier Narrating the Indian Ocean, highlights the diverse perspectives and research engagements with this platform through different but complementary modes.<hr/>Os Estudos do Índico abarcam uma multifacetada plataforma de investigação, a qual pode focar-se em diferentes temas ou tópicos dentro de um amplo contexto regional. A novidade é o interesse transdisciplinar por redes de comércio, migração e troca de influências culturais, para além de específicos contextos nacionais. Este contributo, servindo de introdução ao dossier Narrando o Índico, sublinha a diversidade de perspetivas e investimento nesta plataforma, consoante a localização do investigador. Advoga-se, no entanto, que esta diversidade é complementar. <![CDATA[<b>Narrar o oceano índico</b>: <b>notas sobre os circuitos de conceitos itinerantes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper presents an outline of the parallels between the Atlantic and the Indian Ocean seen from a cultural studies’ perspective. The discussion will highlight some concepts, such as Créolie, Coolitude and Créolité which were created to grasp the specificity of the cultural consequences of forced migration and the imposed contact among a multitude of cultures in the two regions. Secondly, insularity will be presented as an in-between space of contact between cultures where knowledge is generated, negotiated and transmitted via its narration. This process will be analysed as an example of Créolité in the context of the Indian Ocean, taking as case study the three volumes of Enlacement(s) (2013) by the Malagasy writer Jean-Luc Raharimanana.<hr/>Este artigo apresenta um esboço de paralelos entre o Atlântico e o Oceano Índico partindo da perspectiva dos estudos culturais. A discussão irá destacar alguns conceitos como Créolie, Coolitude e Créolité que foram concebidos para explicitar a especificidade das consequências culturais de emigrações forçadas, as quais obrigaram ao contacto entre uma grande diversidade de culturas nestas duas regiões. Em segundo lugar, aborda-se a insularidade como uma zona de contacto entre culturas, onde conhecimento é gerado, negociado e transmitido através de narrativas. Este processo será analisado como um exemplo de Créolité no contexto do Índico, focando os três volumes de Enlacement(s) (2013), do escritor madagascarense Jean-Luc Raharimanana. <![CDATA[<b>Entre discursos e práticas</b>: <b>crioulização, mauricianidade e globalização na ilha maurícia - o caso do emergente cinema mauriciano</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Si la criollización cultural es un fenómeno histórico indiscutible en Mauricio, el modelo político multicultural de inspiración india sigue otra orientación. Así, nos proponemos en primer lugar explicar y describir el funcionamiento de un sistema social y cultural como un espacio en tensión por partida doble: entre dos dinámicas opuestas - etnicización y criollización - , por un lado, y entre discursos y prácticas por otro. Nuestra segunda premisa es que la identidad constituye un espacio discursivo de negociación en permanente mutación. Como veremos en la segunda parte de este estudio, el emergente cine mauriciano conforma un espacio artístico en gestación privilegiado para la observación de estas negociaciones, por tratarse de producciones mucho menos institucionalizadas que las literarias y cuyo “capital cosmopolita” es gestionado de otro modo. El cine mauriciano intenta superar el componente etnicización optando por un modelo social plural que en algunos aspectos reproduce los discursos oficiales sobre la nación superándolos ampliamente en otros y ofreciendo la imagen de una sociedad criollizada abierta al futuro.<hr/>Cultural Creolization is an undeniable historical phenomenon in Mauritius. However, Indo-Mauritian communities rather favour a multicultural political model. This paper will describe and explain the social and cultural dynamics of Mauritius as a site of double tensions: competing claims between ethnic assertion and Creolization; and between discourses and practices. My second argument is that identity represents a marketplace of discourses in continuous socio-cultural change. In the second part of this essay, the emerging Mauritian cinema is presented as an artistic field where we can observe these negotiations in a privileged way, film productions being less institutionalized than literature. Hence their “cosmopolitan capital” is managed differently. Mauritian cinema tries to overcome ethnic affiliations by modelling a plural society that reproduces to a certain extent official discourses about nation, but transcends these also by a vision of a society produced by Creolization, open to future negotiations.<hr/>A crioulização cultural é um fenómeno historicamente inegável na Ilha Maurícia. No entanto, as suas comunidades defendem um modelo político multicultural inspirado na Índia. Este artigo descreve e explica as dinâmicas sociais e culturais, expondo dois eixos de tensão social: por um lado a rivalidade entre afirmação étnica e crioulização, e por outro, as diferenças entre discursos e práticas. Partimos da premissa que a identidade constitui um foro de negociação discursiva em mutação continua. Na segunda parte do artigo, o emergente cinema mauriciano é apresentado como um campo artístico privilegiado para se observar estes processos de negociação, sobretudo porque este cinema é menos institucionalizado do que a literatura. Por isso, o seu “capital cosmopolita” é gerido de forma diferente. O cinema mauriciano tenta ultrapassar as afiliações étnicas, desenhando uma sociedade plural que até certo ponto reproduz os discursos oficiais sobre a nação, transcendendo, contudo, estes discursos através da visão duma sociedade produzida pelos processos de crioulização, aberta ao futuro. <![CDATA[<b>Para uma leitura do romance gráfico Île Bourbon 1730 de Appollo & Trondheim à luz do paradigma do Índico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cet article rend compte d’une étude de cas menée dans le cadre d’un recherche plus ample sur les récits et les lieux de mémoire (Nora, 1984) liés à l’histoire coloniale et à la rupture post-coloniale (Blanchard et al., 2005). J’y examine la BD Île Bourbon 1730 parmi les récits cruciaux pour la compréhension de la configuration historico-culturelle actuelle que je me propose de cartographier depuis l’espace francophone, entendu comme espace géopolitique, géoculturel et géoesthétique hétérogène et discontinu. Je tâcherai de montrer l’opérationnalité et la productivité d’une lecture indiaocéanique d’Île Bourbon 1730 pour expliquer les dynamiques de « zones de contact » (Pratt, 1991) et de négociation et leurs liens particuliers avec le « centre » français, à son tour « provincialisé » (Chakrabarty, 2000) et confronté aux défis de la postcolonialité et aux phénomènes esthético-critiques qui bouleversent les hiérarchies et les canons culturels établis.<hr/>Este artigo apresenta um estudo de caso integrado a uma investigação mais ampla sobre narrativas e lugares de memória (Nora, 1984), relacionados com a história colonial e a “ruptura” pós-colonial (Blanchard et al., 2005). Proponho examinar a BD Île Bourbon 1730, entre outras narrativas cruciais para a compreensão da configuração histórico-política atual, que tentarei cartografar desde o espaço francófono, pensado como espaço geopolítico, geocultural e geoestético heterogéneo e descontínuo. Pretende-se mostrar a operacionalidade e a produtividade de uma leitura indo-oceânica de Île Bourbon 1730 para ilustrar as dinâmicas de “zonas de contato” (Pratt, 1991) e de negociação, assim como os seus laços singulares com o “centro” francês, por sua vez “provincializado” (Chakrabarty, 2000) e confrontado com os desafios da pós-colonialidade.<hr/>This article presents a case study that is part of a wider project on narrative and situated memory (Nora, 1984), within the frame of research on colonial history and postcolonial ruptures (Blanchard et al., 2005). I analyse the graphic novel Île Bourbon 1730 as a revealing example to understand contemporary historical and political configurations inside the francophone space, conceived as a geo-political, geo-cultural and geo-aesthetic space, defined as heterogeneous and fragmented. The aim of this analysis is to display the productivity of an approach determined by Indian Ocean Studies to Île Bourbon 1730, illustrating the dynamics of “contact zones” (Pratt, 1991) and their processes of negotiation. Secondly, this analysis will expose the relation between contact zones and their French “centre”, which is simultaneously “provincialized”, confronted and challenged by postcoloniality. <![CDATA[<b>“Para fazer um mar”</b>: <b>Literatura moçambicana e oceano Índico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio propõe-se um itinerário crítico e conceptual em torno da relação entre o mar e a literatura moçambicana, a partir da análise de um corpus poético que se tem debruçado sobre a representação e o significado de um lugar emblemático como a Ilha de Moçambique. A representação do Índico e da Ilha parecem adquirir os contornos de um processo de revisão da versão da história construída pelo discurso oficial da moçambicanidade. Para além disso, o Oceano Índico encontra na representação literária um contraponto que o configura como paradigma epistemológico de alcance mais amplo, suscetível de possibilitar uma equação alternativa das relações entre espaço e identidade, bem como dos conceitos de nação, identidade e, inclusive, de literatura nacional, proporcionando um itinerário crítico e conceptual que aponta para o vem sendo definido como cultura material.<hr/>This essay proposes a critical and conceptual itinerary on the relationship between the sea and the Mozambican literature, focusing a poetic corpus built upon the representation and meaning of an iconic place as the Island of Mozambique. The representation of the Indian Ocean and the Island of Mozambique seem to represent a review process of history created by the official discourse of mozambicanness. Furthermore, the Indian Ocean finds in the literary representation a counterpoint to configure it as a wider epistemological paradigm that enables an alternative equation of the relation between space and identity, as well as the concepts of nation, identity, and, thus, national literature, providing a critical and conceptual itinerary that points to what has been defined as material culture. <![CDATA[<b>Índico e(m) Moçambique</b>: <b>notas sobre o outro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Salientando contextos, imaginários e tensões que configuram a região do Oceano Índico, este ensaio pretende focar as representações do indiano na literatura moçambicana e mais especificamentena prosa de João Paulo Borges Coelho. Através da análise da personagem Valgy, o louco comerciante monhé do romance Crónica da Rua 513.2 (Coelho, 2006), procurar-se-á evidenciar os diversos regimes de alteridade vivenciados por esta personagem. A partir desta personagem e da sua geografia afetiva - que parece confundir-se ora com a história nacionalora com o mito da história - observaremos como Valgy revaloriza a fronteira ambígua das coordenadas de existência espaço / tempo, resgatando a virtualidade poética do Oceano Índico, e sinalizando, numa geografia comum, a particular complexidade da história.<hr/>Highlighting contexts, imaginaries and tensions that characterize the Indian Ocean region, this essay addresses the representations of the Indian within the Mozambican literature and, more precisely, in the literary work of João Paulo Borges Coelho. Analysing the character of Valgy, the mad Indian [monhé] merchant of the novel Crónica da Rua 513.2 (Coelho, 2006), the aim is to emphasize the different faces and phases of the other, and the character’s multiple markers of otherness. The discussion of this character and its affective geography - which sometimes overlaps with national history and at times with the myth of history - will prove that Valgy re-establishes the ambiguous margin between the coordinates of the space / time existence, releasing the poetic virtual sense of the Indian Ocean, and thus sketching the specific complexity of history in a common geography. <![CDATA[<b>Narrando o(s) Índico(s)</b>: <b>Reflexões em torno das ‘geografias transnacionais do imaginário’</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Convocando algumas das problematizações que marcam o debate crítico-teórico no seio dos Estudos do Índico - Indian Ocean Studies - pretende-se reflectir em torno do Oceano Índico como paradigma transnacional alternativo cuja operacionalização proporciona o surgir de novas epistemologias e cartografias críticas no âmbito das chamadas Literaturas Africanas.<hr/>Addressing some of the problematizations that characterize the critical debate within the Indian Ocean Studies (IOS), the aim of this paper is to tackle the Indian Ocean as an alternative, transnational paradigm that will allow the setting up of new epistemologies and critical cartographies within the field of the so called African Literatures. <![CDATA[<b>Vestígios de Portugal em Bollywood</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In order to explain how Goan musicians merged into Bollywood film industry, certain historical and organizational facts are revisited, weaving a connection between educational options under Portuguese colonialism, migration between Goa and Mumbay, the jazz bands of the Roaring Twenties and Bollywood music industry.<hr/>A fim de explicar como se integraram músicos goeses na indústria cinematográfica de Bollywood, certos factos organizacionais e históricos são recuperados, tecendo-se uma relação entre as opções educativas oferecidas pelo regime colonial português, a emigração entre Goa e Mumbai, as bandas de jazz dos anos 20 e a indústria das bandas sonoras dos filmes de Bollywood. <![CDATA[<b>Poemas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In order to explain how Goan musicians merged into Bollywood film industry, certain historical and organizational facts are revisited, weaving a connection between educational options under Portuguese colonialism, migration between Goa and Mumbay, the jazz bands of the Roaring Twenties and Bollywood music industry.<hr/>A fim de explicar como se integraram músicos goeses na indústria cinematográfica de Bollywood, certos factos organizacionais e históricos são recuperados, tecendo-se uma relação entre as opções educativas oferecidas pelo regime colonial português, a emigração entre Goa e Mumbai, as bandas de jazz dos anos 20 e a indústria das bandas sonoras dos filmes de Bollywood. <![CDATA[<b>Novos géneros literários urbanos em francês</b>: <b>Micronovelas e novelas em três linhas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt L’article vise à saisir la spécificité des micronouvelles au sein des microrécits ainsi que la spécificité des nouvelles en trois lignes au sein des micronouvelles. Il étudie leurs propriétés externes (naissance à la Belle Époque, réactivation dans un contexte de pensée et de sensibilité axé sur la valeur du petit et des innovations technologiques); et leurs propriétés internes (brièveté, narrativité, intertextualité, intermédialité). La spécificité des micronouvelles se situant au niveau des dérivations génologiques, nous discutons leur rapport au conte et à la nouvelle. Nous étudions ensuite les nouvelles en trois lignes, forme qui présente des caractéristiques particulières au sein des micronouvelles dont elles ont par ailleurs lancé les grandes coordonnées il y a cent ans. Réécritures de faits divers, les nouvelles en trois lignes en gardent certains traits structuraux comme la narrativité, la référentialité et la thématique de l’urbain, dont le choc est la forme majeure de manifestation.<hr/>O artigo visa apreender a especificidade das micronovelas no seio das micronarrativas assim como a especificidade das novelas em três linhas no seio das micronovelas. Destas estudamos as características externas (nascidas na Belle Époque, reativadas num contexto de pensamento e de sensibilidade marcado pelos valores do pequeno e por inovações tecnológicas); e as características internas (brevidade, narratividade, intertextualidade). Situando-se a especificidade das micronovelas no plano das derivações genológicas, discutimos a sua relação com o conto e com a novela. De seguida estudamos as novelas em três linhas, forma que apresenta características particulares no seio das micronovelas cujas grandes coordenadas lançaram aliás há cem anos. Reescritas de faits divers, as novelas em três linhas preservam alguns dos seus traços estruturais: narratividade, referencialidade e a temática do urbano que se manifesta sob a forma do choque.<hr/>The paper aims at localizing the specificity of micronouvelles within the field of short short stories as well as the specificity of the nouvelles en trois lignes within the field of micronouvelles. It studies their external properties (born in the Belle Époque, reborn in a context of thought and sensibility centered on the notion of small and technological innovations); and their internal properties (shortness, narritivity, intertextuality). The specificity of micronouvelles is located at the level of genological changes and we discuss their connection with the short story and the nouvelle. We focus then on the nouvelles en trois lignes, which is the first form of micronouvelle. The nouvelles en trois lignes rewrite faits divers and keep a number of their structural properties such as narrativity, referentiality and the urban which major form of presence is shock. <![CDATA[<b>Fronteira e contacto em <i>O Meu Nome é Legião</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio pretende rever as relações pós-coloniais presentes na obra O Meu Nome é Legião, de António Lobo Antunes, a partir de uma perspetiva geográfica. A narrativa polifónica de Lobo Antunes permite o sobrepor de diferentes representações sociais e espacialidades, construindo uma imagem complexa da condição pós-colonial lisboeta do Século XXI. Neste romance, é visível como as fronteiras mentais do colonialismo são transpostas para o espaço urbano metropolitano e moldam o mesmo. As relações sociais das personagens oscilam entre a alteridade e o hibridismo em espaços que são simultaneamente fronteira e heterotopia. Começaremos por debater estes quatro conceitos para, de seguida, refletirmos sobre algumas constantes na escrita de Lobo Antunes em relação às temáticas pós-coloniais. Numa segunda fase passar-se-á à análise do texto em si, caracterizando-se as representações sociais e geográficas das várias personagens da obra.<hr/>This essay intends to review the postcolonial relationships present in António Lobo Antunes’s O Meu Nome é Legião. The polyphonic narrative of this work allows an overlapping of different social representations and spatialities, creating a complex image of the postcolonial condition in 21st century Lisbon. The novel shows how the mental borders of colonialism are transposed into the metropolitan urban space and how they shape it. The social relationships of the characters oscillate between alterity and hybridism in spaces that fluctuate between border and heterotopia. We will begin by discussing these four concepts and then proceed to reflect upon postcolonial aspects that are recurrent in Lobo Antunes’s writings. In the second part of the essay, we will focus on the novel itself, analysing the social and geographical representations of the characters. <![CDATA[<b>Sombrias manobras do amor</b>: <b>(in)evidências em Alanis Morissette</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretende-se interpretar duas letras de Alanis Morissette, incluindo o videoclipe de uma delas, no sentido de compreender de que modo a própria visibilidade inerente ao que no discurso é, por definição, comunicável tende a esboçar sentidos inesperados (da ordem do não-dito entre o dito), nos vaivéns entre o texto, a imagem e a música. Sendo as lyrics morissetteanas reconhecidas pela sua exacerbada filiação autobiográfica, de que maneiras consegue o self realizar-se minimamente na e pela escrita de caráter íntimo, quando o que melhor caracteriza a intimidade é, em termos agambenianos, a sua pura singularidade como experiência e, portanto, o facto de ser absolutamente intraduzível ou irrepresentável?<hr/>We aim to interpret two lyrics by Alanis Morissette, including the music-video of one of them, in order to understand how the former visibility that confers discourse to its own communicability is able to produce unexpected meanings (the un-said between what is being said), in the crossovers intertwined between text, image and music. Since Alanis Morissette’s lyrics are known for their explicit autobiographical tone, how can the self at least feel accomplished by writing in an intimate mode, if intimacy, in Agamben’s terms, is defined by its pure singularity as a form of experience and thereby being absolutely untranslatable or irrepresentable? <![CDATA[<b>Papéis criados, papéis forjados no romance <i>Nada a Dizer</i> de Elvira Vigna</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cidade orienta e organiza as relações familiares, sexuais e sociais na medida em que divide a vida dos sujeitos nos domínios público e privado. A cidade separa geograficamente as posições sociais e as localizações dos indivíduos no espaço doméstico. De acordo com Elizabeth Grosz, nela, os corpos são individualizados, tornando-se sujeitos. Pensando a casa como um micro espaço das cidades, também como concentração da estrutura familiar, ela é co-responsável pela formação dos sujeitos e pela reprodução ou ruptura de determinados papéis de gênero. Nesse sentido, a casa também ajuda a construir os gêneros por meio de um corpo, porque nela há tanto a repetição de atos performativos quanto tentativas de não realização de um padrão. No romance Nada a dizer, da autora brasileira Elvira Vigna, a casa é o muro que separa novas e velhas representações ou abrigo de outras possibilidades de narrar as corporalidades femininas.<hr/>The city guides and organizes family, sexual and social relationships, distributing the life of individuals into public and private domains. The city divides social positions and locations of the individuals at home. According to Elizabeth Grosz, the bodies are individualized, becoming subject. The house, thought of as a microspace of the city, as well as concentration of the family structure, is co-responsible for the formation of the subject and the reproduction or rupture of certain gender roles. In this sense, the house also builds gender through a body, because in it there is both the repetition of performative acts and attempts of not realizing a pattern. In the novel Nada a dizer [Nothing to say] by the Brazilian writer Elvira Vigna, the house is either the wall that separates new from old representations or the shelter for other possibilities of narrating the female corporeality. <![CDATA[<b>Dores dos Santos, Salomé ou a exaltação do milagre</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dores dos Santos e Salomé são os nomes que José Rodrigues Miguéis usou para definir a dupla identidade da personagem feminina do Milagre segundo Salomé. Autoexilada do mundo que a rodeia, esta mulher evolui de forma complexa, como se, na sua busca da felicidade e, consequentemente, de identidade, promiscuidade, devassidão e misticismo se conjugassem perfeitamente com ingenuidade, pureza e realidade. Dores dos Santos parece querer assumir o papel tradicional feminino: nascida para sofrer, entrega-se ao homem para encontrar aquilo que ela pensa ser a felicidade. Contudo, é com “o nome para batalhas de amor-fingido”, Salomé, que recupera a dignidade humana, que encontra o verdadeiro amor: meretriz pelo corpo, anjo pela alma, a fé num homem-redentor, capaz de a salvar pelo amor, alimenta-lhe a alma e purifica-lhe o coração. Encarnação da pureza, Salomé dá realidade física à Virgem mãe de Deus pela força do seu ser e torna-se O milagre da humanidade.<hr/>Dores dos Santos and Salomé are the names that José Rodrigues Miguéis has used to define the double identity of the female character in the novel Milagre segundo Salomé. Self-exiled from the world enveloping her, socially cast off, this woman develops in a complex manner, as if in her search for happiness and, consequently, for her own identity, promiscuity, licentiousness, and mysticism are perfectly combined with ingenuity, purity and reality. Dores dos Santos appears to wish to take on the traditional female role: born to suffer, she surrenders to a man to find what she believes to be happiness. However, it is with “the name for battles of fake-love” that Salomé reclaims human dignity, thereby finding true love: a prostitute in body, an angel in soul, the faith in a redeeming man who is able to rescue her through love, feed her soul and cleanse her heart. As embodiment of purity, Salomé imparts physical reality to the Virgin mother of God through the strength of her being and thus becomes the miracle of mankind. <![CDATA[<b>A filha (mais velha) de Joaquim Luís</b>: <b>Sobre <i>As Três Irmãs</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em As Três Irmãs (1862), Camilo Castelo Branco, cedendo, segundo a leitura que desta novela tem sido feita, a valores burgueses (e, por extensão, à moralidade patriarcal), apresenta-nos uma protagonista, Jerónima, que parece encarnar os preceitos do Antigo Regime. Resistindo intransigentemente aos ideais do coração (o órgão que, muito romanticamente, expande idealizações), a moça, varonil e dotada de um espírito bem prático e empreendedor, compraz-se em ocupar-se com atividades comerciais. Este apego à família e à ordem patriarcal, ao que creio, mais não será, em boa verdade, do que uma denegação da ordem patriarcal e, consequentemente, da dominação masculina. Isto porque Jerónima, tudo bem visto, faz o que essa ordem não consente: não casa, apesar de sentimentalmente muito solicitada, e, num sinal evidente de subversão dos valores patriarcais, ocupa-se de tarefas eminentemente adstritas à condição masculina, como seja o empreendedorismo comercial e financeiro.<hr/>In As Três Irmãs (The Three Sisters, 1862), Camilo Castelo Branco, giving in to bourgeois values (and by extension to the patriarchal morality), according to the most frequent interpretation of this novel, introduces us to Jerónima, who seems to embody the principles of the Old Regime. Uncompromisingly resisting to the ideals of the heart (the organ which, quite romantically, expands idealisations), the young lady, quite manly and endowed with a practical and entrepreneurial mind, is pleased to dedicate herself to commercial activities. This attachment to family and patriarchal order, I believe, is in fact, nothing but the denial of the patriarchal order itself and, consequently, of male dominance. This is because Jerónima, when all is said and done, does precisely what that order does not permit: she doesn’t get married, though emotionally very sought after, and in an obvious display of subversion of the patriarchal values, undertakes tasks which are eminently restricted to males, such as commercial and financial entrepreneurship. <![CDATA[<b>Diegese, linguagens, língua e cinema</b>: <b><i>The Artist</i></b><b> de Michel Hazanavicius</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, procuraremos analisar como é que no filme The Artist (O Artista), de Michel Hazanavicius, a utilização do som serve os propósitos semióticos que o estruturam enquanto filme (aparentemente) mudo. Tentaremos evidenciar a composição da estrutura diegética e a sua relação com os valores semióticos que os elementos sonoros vão adquirindo ao longo do filme. Procuraremos, igualmente, demonstrar como, na sua globalidade, o filme se constitui uma referência simbólica à relação entre as variadas formas de linguagem que o cinema abarca e a língua, bem assim como ao longo de todo o filme se estruturam os elementos simbólicos que permitem a referida leitura global.<hr/>This paper will analyze how in the film The Artist, by Michel Hazanavicius, the sound is used in order to serve its semiotic structure as an apparently silent movie. We will try to show the composition of the diegetic structure and, throughout the film, its relation to the soundtrack semiotic values. It is also our aim to demonstrate how the film is a symbolic reference to the relationship between pictorial and verbal languages that is usually the basis of movie. We will analyze as well how throughout the film some symbolic elements are structured allowing an overall and coherent reading of the film as a vision of the relationship between words and images in the communicational process. <![CDATA[<b>This is England?</b>: <b>projeções da Inglaterra e da sua identidade a partir do Heritage Film no panorama do turismo cultural</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio visa debater um género cinematográfico que tem sido discutido no âmbito do cinema inglês (mas não só), o heritage film, incidindo no modo como este tem projetado uma imagem particular da Inglaterra e da sociedade inglesa. Pretende-se questionar a projeção para o mundo de uma certa imagem da identidade inglesa fundada na ideia nostálgica do Império. Neste sentido, incidir-se-á sobre a forma como muitos dos filmes produzidos ou co-produzidos em Inglaterra nos últimos trinta a quarenta anos fazem uso do património cultural (arquitetónico, natural, histórico) do país, perpetuando uma certa ideia nostálgica daquilo que constitui a identidade inglesa e ajudando a promover essa ideia do país no exterior, algo que é também aproveitado pela indústria turística.<hr/>This paper aims to discuss a film genre that has been debated in the context of British film (but not only), the ‘heritage film’, focusing on how it has projected a particular image of England and of English society. We intend to question the projection for the world of a specific image of English identity founded on the nostalgic idea of the Empire. In this sense, focus will be on the way many of the films produced or co-produced in England in the last thirty to forty years make use of the country’s cultural heritage (architectural, natural, historical), perpetuating a certain nostalgic idea of what English identity is and helping to promote this idea of the country abroad, something that is also utilized by the tourism industry. <![CDATA[<b>Há quem diga que eu escrevo inglês traduzido</b>: <b>Conversando com Luís Fernando Veríssimo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio visa debater um género cinematográfico que tem sido discutido no âmbito do cinema inglês (mas não só), o heritage film, incidindo no modo como este tem projetado uma imagem particular da Inglaterra e da sociedade inglesa. Pretende-se questionar a projeção para o mundo de uma certa imagem da identidade inglesa fundada na ideia nostálgica do Império. Neste sentido, incidir-se-á sobre a forma como muitos dos filmes produzidos ou co-produzidos em Inglaterra nos últimos trinta a quarenta anos fazem uso do património cultural (arquitetónico, natural, histórico) do país, perpetuando uma certa ideia nostálgica daquilo que constitui a identidade inglesa e ajudando a promover essa ideia do país no exterior, algo que é também aproveitado pela indústria turística.<hr/>This paper aims to discuss a film genre that has been debated in the context of British film (but not only), the ‘heritage film’, focusing on how it has projected a particular image of England and of English society. We intend to question the projection for the world of a specific image of English identity founded on the nostalgic idea of the Empire. In this sense, focus will be on the way many of the films produced or co-produced in England in the last thirty to forty years make use of the country’s cultural heritage (architectural, natural, historical), perpetuating a certain nostalgic idea of what English identity is and helping to promote this idea of the country abroad, something that is also utilized by the tourism industry. <![CDATA[<b>Palimpsestos e travessias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio visa debater um género cinematográfico que tem sido discutido no âmbito do cinema inglês (mas não só), o heritage film, incidindo no modo como este tem projetado uma imagem particular da Inglaterra e da sociedade inglesa. Pretende-se questionar a projeção para o mundo de uma certa imagem da identidade inglesa fundada na ideia nostálgica do Império. Neste sentido, incidir-se-á sobre a forma como muitos dos filmes produzidos ou co-produzidos em Inglaterra nos últimos trinta a quarenta anos fazem uso do património cultural (arquitetónico, natural, histórico) do país, perpetuando uma certa ideia nostálgica daquilo que constitui a identidade inglesa e ajudando a promover essa ideia do país no exterior, algo que é também aproveitado pela indústria turística.<hr/>This paper aims to discuss a film genre that has been debated in the context of British film (but not only), the ‘heritage film’, focusing on how it has projected a particular image of England and of English society. We intend to question the projection for the world of a specific image of English identity founded on the nostalgic idea of the Empire. In this sense, focus will be on the way many of the films produced or co-produced in England in the last thirty to forty years make use of the country’s cultural heritage (architectural, natural, historical), perpetuating a certain nostalgic idea of what English identity is and helping to promote this idea of the country abroad, something that is also utilized by the tourism industry. <![CDATA[<b>Interiors and Narrative</b>: <b>The Spatial Poetics of Machado de Assis, Eça de Queirós and Leopoldo Alas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio visa debater um género cinematográfico que tem sido discutido no âmbito do cinema inglês (mas não só), o heritage film, incidindo no modo como este tem projetado uma imagem particular da Inglaterra e da sociedade inglesa. Pretende-se questionar a projeção para o mundo de uma certa imagem da identidade inglesa fundada na ideia nostálgica do Império. Neste sentido, incidir-se-á sobre a forma como muitos dos filmes produzidos ou co-produzidos em Inglaterra nos últimos trinta a quarenta anos fazem uso do património cultural (arquitetónico, natural, histórico) do país, perpetuando uma certa ideia nostálgica daquilo que constitui a identidade inglesa e ajudando a promover essa ideia do país no exterior, algo que é também aproveitado pela indústria turística.<hr/>This paper aims to discuss a film genre that has been debated in the context of British film (but not only), the ‘heritage film’, focusing on how it has projected a particular image of England and of English society. We intend to question the projection for the world of a specific image of English identity founded on the nostalgic idea of the Empire. In this sense, focus will be on the way many of the films produced or co-produced in England in the last thirty to forty years make use of the country’s cultural heritage (architectural, natural, historical), perpetuating a certain nostalgic idea of what English identity is and helping to promote this idea of the country abroad, something that is also utilized by the tourism industry. <![CDATA[<b>Portuguese Film, 1930-1960</b>: <b>The Staging of the New State Regime</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000300022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio visa debater um género cinematográfico que tem sido discutido no âmbito do cinema inglês (mas não só), o heritage film, incidindo no modo como este tem projetado uma imagem particular da Inglaterra e da sociedade inglesa. Pretende-se questionar a projeção para o mundo de uma certa imagem da identidade inglesa fundada na ideia nostálgica do Império. Neste sentido, incidir-se-á sobre a forma como muitos dos filmes produzidos ou co-produzidos em Inglaterra nos últimos trinta a quarenta anos fazem uso do património cultural (arquitetónico, natural, histórico) do país, perpetuando uma certa ideia nostálgica daquilo que constitui a identidade inglesa e ajudando a promover essa ideia do país no exterior, algo que é também aproveitado pela indústria turística.<hr/>This paper aims to discuss a film genre that has been debated in the context of British film (but not only), the ‘heritage film’, focusing on how it has projected a particular image of England and of English society. We intend to question the projection for the world of a specific image of English identity founded on the nostalgic idea of the Empire. In this sense, focus will be on the way many of the films produced or co-produced in England in the last thirty to forty years make use of the country’s cultural heritage (architectural, natural, historical), perpetuating a certain nostalgic idea of what English identity is and helping to promote this idea of the country abroad, something that is also utilized by the tourism industry.