Scielo RSS <![CDATA[Revista Diacrítica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0807-896720120002&lang=en vol. 26 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Nota Introdutória</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Philosophy beyond academy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Num Simpósio sobre “A Filosofia na Academia”, importa, no seu encerramento, versar o tema “A Filosofia para além da Academia”. O objectivo é sobretudo mostrar como a filosofia transcende as referências académicas habituais. Ela abrange a lógica, a ética, o conhecimento, a estética, mas é sabedoria que a preenche: ela está aqui em uníssono com a existência. Então, a filosofia é “uma prática discursiva que tem a vida por objecto, a razão por meio e a felicidade por fim”. Por isso, mais que aprender filosofia, importa aprender a filosofar.<hr/>Projected as the final conference in a Symposium on “Philosophy in the Academy”, this article addresses the subject of “Philosophy beyond Academy”. The objective is above all to show how philosophy transcends the usual academic references. Philosophy encompasses logic, ethics, epistemology, aesthetics, but it is mainly inhabited by wisdom: it is in accordance with existence. Therefore, philosophy is “a discursive practice holding life as its object, reason as its means and happiness as its end”. Thus, more than how to learn philosophy, it is important to learn how to philosophize. <![CDATA[<b>Informe para una academia o elogio de la filosofía</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Num Simpósio sobre “A Filosofia na Academia”, importa, no seu encerramento, versar o tema “A Filosofia para além da Academia”. O objectivo é sobretudo mostrar como a filosofia transcende as referências académicas habituais. Ela abrange a lógica, a ética, o conhecimento, a estética, mas é sabedoria que a preenche: ela está aqui em uníssono com a existência. Então, a filosofia é “uma prática discursiva que tem a vida por objecto, a razão por meio e a felicidade por fim”. Por isso, mais que aprender filosofia, importa aprender a filosofar.<hr/>Projected as the final conference in a Symposium on “Philosophy in the Academy”, this article addresses the subject of “Philosophy beyond Academy”. The objective is above all to show how philosophy transcends the usual academic references. Philosophy encompasses logic, ethics, epistemology, aesthetics, but it is mainly inhabited by wisdom: it is in accordance with existence. Therefore, philosophy is “a discursive practice holding life as its object, reason as its means and happiness as its end”. Thus, more than how to learn philosophy, it is important to learn how to philosophize. <![CDATA[<b>The problem of national philosophies and philosophy as universal knowledge</b>: <b>the portuguese case</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretendemos avaliar, criticamente, as noções de “filosofia nacional” e/ou “pátria”, tanto em geral, como no caso português, de modo a sustentar uma perspectiva universalista - mas não conotável com a philosophia perennis - da filosofia (em Portugal) e da sua história. O conceito de filosofia nacional, excepto num sentido nominalista, é ambíguo visto que está vinculado ao conceito moderno de nação, o qual, consoante diferentes acepções e usos, pode ter implicações contraditórias para a noção primordialista de “filosofia portuguesa”. A noção de filosofia pátria origina dificuldades semelhantes: a cultura pátria não é homogénea nem implica necessariamente uma filosofia única; a relação entre filosofia e cultura não é unívoca e transparente; a filosofia, dados os seus temas e problemas e o seu carácter crítico, não se reduz à mera expressão de génios colectivos/identidades; o carácter “situado” da filosofia portuguesa não deve ser encarado num sentido particularista. O “argumento linguístico” só tem cabimento se entendermos a relação entre língua/cultura, por um lado, e pensamento/filosofia, por outro, de modo essencialista e exclusivista, o que não é plausível à luz da filosofia da linguagem. A “Filosofia Portuguesa” é um jogo de linguagem, entre muitos, que contradiz o carácter universalista da filosofia em Portugal e as suas próprias fontes de inspiração (Bruno, Coimbra). O ensino da filosofia em Portugal deve reflectir um carácter universalista, pluralista e crítico.<hr/>We aim at a critical evaluation of the concepts of “national philosophy,” and / or “fatherland philosophy” in general as well as, and more specifically, in relation to Portugal. We wish to reach a universalistic perspective -not to be associated to the philosophia perennis- of Portuguese philosophy and its history. Except in a nominalist sense, the concept of national philosophy is ambiguous since it is linked to the modern concept of nation and according to different usage and connotations, may have contradictory implications for a primordialistic notion of “Portuguese philosophy.” The defense of a fatherland philosophy may end up with the same difficulties: national culture is not homogeneous and does not presuppose a single philosophy. The relationship between philosophy and culture is not univocal or transparent; given its themes and problems and its critical character it is not to be reduced to the mere expression of collective genius or identity; the character in Portuguese philosophy must not be faced in a particularistic sense. The “linguistic stand point” is only defensible if we admit the relationship between language/culture, on one hand, and thought/philosophy, on the other, in an essentialist and exclusivist way, which is not plausible under Philosophy of Language. “Portuguese philosophy” is a language game, among many others, that contradicts the universalist character of philosophy in Portugal and its own sources of influence (Coimbra, Bruno). The teaching of philosophy in Portugal must reflect a pluralistic and critical value. <![CDATA[<b>Feminism and political philosophy</b>: <b>reflexions on the canon and the academy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata sobre o impacto e repercusións da Teoría Feminista e os Estudos de Xénero na Filosofía Política. Partindo da constatación dunha relación problemática entre Feminismo e Filosofía política, reflexiónase sobre as achegas críticas da Teoría Feminista, en particular ao Canon e ao 'mainstream' da Filosofía Política, para concluír acreditando na súa importante contribución á transformación do debate filosófico-político contemporáneo.<hr/>This paper deals with the impact and implications of Feminist Theory and Gender Studies in Political Philosophy. Based on the existence of a problematic relationship between feminism and political philosophy, the paper reflects on the critical contributions of Feminist Theory in particular to the Canon and to 'mainstream' Political Philosophy. It concludes proving the important contribution of feminism to the transformation of the contemporary political-philosophical debate. <![CDATA[<b>Um modo de fazer filosofia</b>: <b>A Ontologia Histórica de Ian Hacking</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como expressou o filósofo canadiano Ian Hacking, «There are many ways to do philosophy.» (Hacking, 2002: 25). Neste ensaio de cunho mais descritivo-reconstrutivo que argumentativo procuro: (a) retratar a sua Ontologia Histórica como um método filosófico sui generis que faz significativo uso da história; (b) mostrar a especificidade da sua proposta, nomeadamente em relação à proposta homónima de Michel Foucault e ao denominado programa de investigação da Epistemologia Histórica; (c) evidenciar como a sua aplicação pode servir para renovar a compreensão de temáticas filosóficas clássicas, nomeadamente do muito debatido problema da natureza da racionalidade científica.<hr/>As Canadian philosopher Ian Hacking uttered himself, «There are many ways to do philosophy.» (Hacking, 2002: 25). In this more descriptive-reconstructive rather than argumentative paper I aim: (a) to depict his Historical Ontology as a sui generis philosophical method that makes significant use of history; (b) to display the specificity of his proposal, namely in relation to the homonymous proposal of Michel Foucault and the so-called Historical Epistemology research program; (c) to show how its use may contribute to renew the understanding of classical philosophical issues, namely the much discussed problem of the nature of scientific rationality. <![CDATA[<b>Noam Chomsky</b>: <b>epistemology, political philosophy and education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analízase aquí a posición de Noam Chomsky a propósito da educación, desde unha tripla perspectiva, contexto epistemolóxico, filosofía política e reflexión crítica sobre a educación, a partir dunha compilación de escritos do autor a propósito do tema «democracia e educación»<hr/>We analyze here the position of Noam Chomsky about education from three perspectives, the epistemological context, political philosophy and critical reflection on education , from a compilation of writings by the author apropos of the subject «democracy and education». <![CDATA[<b>The discovery of the unconscious in the portuguese nineteenth century</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A noção de inconsciente faz parte da atual cartografia do espaço interior. Ninguém sabe do que se trata, nem onde reside. Todavia, acredita-se na sua existência de um modo geral. O presente ensaio ocupa-se da história intelectual do assunto em Portugal durante o século XIX. A natureza regional desta abordagem não deverá ser diminuída porque alguns dos protagonistas europeus do assunto foram portugueses. Pense-se, por exemplo, no Abade de Faria, um pioneiro europeu do hipnotismo. São analisados três aspetos da noção de inconsciente: o inconsciente enquanto fonte da criatividade, o inconsciente manipulável, e o inconsciente enquanto perfeição do psiquismo. Em particular, serão comentados os contributos do Abade de Faria, Cândido de Figueiredo, Bettencourt Raposo, Miguel Bombarda e José de Lacerda para o assunto. Cada um destes autores defende uma noção de inconsciente rica e paradoxal.<hr/>The notion of unconsciousness belongs to the current mapping of the inner space. Nobody knows what it is or where it resides. However, one generally believes in its autonomous existence. This essay deals with the intellectual history of the subject in the Portuguese nineteenth century. The regional nature of this approach should not be diminished because some of the European major proponents of this concept were indeed Portuguese. One should consider, for instance, the Abbot Faria, a European pioneer of the hypnotism. We analyze three aspects of the concept of the unconscious: the unconscious as a source of creativity, the manipulable unconscious, and the unconscious as a perfect state of the psyche. In particular, the contributions of Abbot Faria, Cândido de Figueiredo, Bettencourt Raposo, Miguel Bombarda and José de Lacerda will be also analyzed. Each of these authors argues for a rich and paradoxical notion of the unconscious. <![CDATA[<b>The arrival of Maria Zambrano to the clearing in the forest</b>: <b>the path of poetic reason following the teachings of Zubiri and Ortega</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en El presente artículo tiene como objetivo hacer una breve re! exión sobre varios aspectos de María Zambrano como discípula de varios grandes maestros del pensamiento español. Muchas veces se dijo de Zambrano que fue una discípula heterodoxa de Ortega y con este pequeño trabajo quise responder a dos preguntas fundamentales: ¿Qué es lo que provocó que María Zambrano gestara su razón poética?¿Qué temas preocupaban a sus maestros e intelectuales contemporáneos? Es bien certo que Zambrano perteneció a la Escuela de Madrid y que fue un miembro activo de la misma. No quise entrar en este ámbito, por estar ya tratado por especialistas como el prof. Abellán o el prof. Ortega Muñoz en una introducción a su 0 losofía, en la que dieron buena cuenta deste aspecto. Por el contrario, preferí indagar en los autores y ejes temáticos temáticos en los que se fundó la razón poética desde su germen.<hr/>Tis article aims to re! ect brie! y on various aspects of María Zambrano as a disciple of many great masters of Spanish thought. It is o3 en said about Zambrano who was an unorthodox Ortega´s disciple and with this little work I want to answer two fundamental questions: What is prompting Maria Zambrano to gestate her poetic reason? In what kind of knowledge were interested her teachers and intellectual contemporaries? It is well known that Zambrano belonged to the School of Madrid and also she was an active member of it. I did not get into this area because this matter is already treated by specialists as the prof. Abellán or prof. Ortega Muñoz in an introduction to her philosophy, which gave a good account about this subject. By contrast, I preferred to focus my work in the authors and thematic themes whereby she founded the poetic reason from its germ. <![CDATA[<b>Ernest Gellner's functionalist approach to nationalism</b>: <b>a criticism</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study examines Ernest Gellner’s nationalism theory and the problems that arise when applying it to the socio-political contemporary reality. Section I examines the general aspects of Gellner's functionalist approach to nationalism, focusing particularly on the development of the relationship between culture and power, and the resulting entropy. I examine the main features stressed by Gellner: division of labour's role, the bureaucracy or institutionalization, education related to the State’s culture, and the settlement of the nation-state. Section II presents the most relevant elements of post-industrial society: individualization, institutionalization of individuality and the collapse of nation states. Section III points out the current issues Gellner's approach fails to address. This paper’s aim is to identify these issues, and to answer two questions: Is Gellner’s approach able to explain current nationalist movements? Is the Industrialization-Modernism-Nationalism triangle still applicable in our times? The paper concludes that Gellner's explanation of the origin of nationalism might be successful, but he fails to explain its role in the socio-political contemporary scene.<hr/>El debate académico sobre el origen, desarrollo y futuro del nacionalismo tiene en la figura de Ernest Gellner unos de sus representantes clásicos más relevantes. Este estudio examina el problema de la teoría del nacionalismo de Gellner para adaptarse a la sociedad post-industrial. La sección I estudia los rasgos generales de la teoría del nacionalismo de Gellner. En particular se atenderán el desarrollo de la relación cultura-poder y la entropía resultante del nacionalismo gellnerariano. El papel de la división de trabajo, la burocracia o institucionalización, la educación unida a la Cultura superior alfabetizada o el asentamiento de los Estados-Nación son los rasgos fundamentales que Gellner subraya. La sección II presenta, desde una perspectiva más concreta, las hipótesis de Gellner referidas a la evolución del nacionalismo según su teoría, destacando el industrialismo homogéneo y la alternativa de la desterritorialización. La sección III presenta los elementos más relevantes de la sociedad postindustrial: individualización, institucionalización de la individualidad y colapso de los estados-nación. La sección IV fija los elementos actuales que el planteamiento de Gellner no es capaz de abordar. El presente trabajo tratará de identificar cuáles son esos elementos a la par que contestará a las siguientes cuestiones: ¿es el planteamiento de Gellner capaz de explicar los movimientos nacionalistas en la actualidad? ¿Se corresponde el trinomio Industrialización-Modernidad-Nacionalismo planteado por Gellner con la realidad del nuevo paradigma? El trabajo concluye que la explicación de Gellner sobre el origen del nacionalismo puede ser acertada, pero no lo es tanto su aproximación al desarrollo del mismo. <![CDATA[<b>Democratic institutions</b>: <b>the spell of Plato and the return to the classics</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en The purpose of this paper, that reflects an ongoing research, is to suggest the usefulness of an analysis of the readings of Karl Popper and Leo Strauss on Plato's political philosophy. Very different as they are, both thinkers saw in the Republic one of the most powerful critics of democracy and built interpretations and polemic arguments by contrast with Plato's arguments. There are currently two arguments questioning liberal or constitutional democracy. The first originates in the social sciences, which point out a number of defects that are innate in the system: asymmetry in information and agency problems between governors and governed. The other is rather popular or media-based but it shares with the first the criticism of democratic decision-making mechanisms albeit adding an extreme view of politics and politicians that justifies apathy or even contempt for everything that is “political”. The two interpretations, by Popper and Strauss, different as they are, also share with each other certain characteristics like anti-historicism, axiological non-neutrality and a certain (critical or zetetic) rationalism. We consider that they have the ability to widen, temporally and spatially, the horizon of the debates about contemporary regimes and democracy.<hr/>O objecto deste texto, relativo a um projecto de pesquisa em curso, é propôr a análise das leituras que fizeram Karl Popper e Leo Strauss da filosofia política de Platão. Muito distintos entre si, ambos os pensadores viram contudo na Républica uma das mais poderosas críticas da democracia e construíram interpretações e argumentos polémicos em confronto com Platão. Hoje há também dois “relatos” que colocam em questão a democracia. O primeiro tem a sua origem nas ciências sociais, que constatam certos defeitos inerentes ao sistema: assimetria de informação e problemas de agência entre governantes e governados. O outro, antes mediático ou popular partilha com o anterior a crítica dos mecanismos de decisão democráticos, mas acrescenta-lhe uma visão extrema da política e dos políticos democráticos que justifica a apatia senão o desprezo de tudo o que é político. As duas leituras, de Popper e de Strauss, por muito diferentes que sejam, partilham entre si certos traços como o anti-historicismo, a não neutralidade axiológica, um certo racionalismo (crítico ou zetético). Procuraremos sugerir neste texto que possuem o poder de alargar, no tempo e no espaço, o horizonte dos debates sobre os “regimes constitucionais - pluralistas” contemporâneos. <![CDATA[<b><i>Explicatio</i></b><b> and <i>Imperium</i></b>: <b>on the continuity between the ontological condition and the political existence</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Taking the overlap between the ethical account of human existence and the political plane of action as a fundamental backdrop, this paper intends to show the ontological character of Spinoza’s account of the fundaments of the political existence. Explicatio and imperium are the two terms from which the argued continuity is perceived. We propose to do it by exploring the essential connection between Spinoza’s ontological fundaments and their expression as the category of political existence. In this sense, the human existence, taken ontologically as explicatio, as an enduring effort of unfoldment, narrative, expression of the natural force through which the human being begins to exist and tries to persevere in existing can be understood through its connexion with the political category of imperium, and, necessarily, vice versa. Notwithstanding the diversity of concrete social and political life forms, the necessity of human existence inside any form of common law and among the common society of men is deduced from that same ontological condition. The notion of imperium sprouts from the same process of perseveration in existence of the collective body that is naturally constituted, accordingly with the elemental dictates of reason. This continuity between the ontological conditions of existence and the political reality itself can be a useful tool to understand Spinoza’s contribution to think the political community, by introducing an immanentist thinking of its reality, definition and processuality, doing without any transcendent order of pre given ends.<hr/>Tomando como pano de fundo a relação de continuidade entre o plano ético de compreensão da existência humana e o plano político da existência e acção em comunidade, procuramos destacar o carácter ontológico da fundamentação espinosana da existência política. Explicatio e imperium são os dois termos a partir dos quais se percebe a continuidade entre a condição ontológica e a existência política. Essa continuidade é argumentada através da exploração da conexão essencial entre os fundamentos ontológicos do sistema espinosano e a sua expressão sob a noção de existência política. Neste sentido, e na medida em que a existência humana é considerada numa perspectiva ontológica enquanto explicatio, isto é, como um esforço persistente de desdobramento, de narrativa, e de expressão da força natural pela qual o ser humano começa a existir e se esforça por perseverar na existência, aquela pode ser compreendida na sua conexão com a categoria política de imperium, e, necessariamente, vice-versa. Não obstante a diversidade de formas concretas que a vida social e política pode revestir, a necessidade da existência humana no seio de alguma forma de lei comum e enquanto elemento da sociedade comum de seres humanos é ela mesma deduzida daquela condição ontológica. A noção de imperium ganha forma a partir do mesmo processo de perseverança na existência, referindo-se agora à existência de um corpo colectivo, naturalmente constituído, segundo os ditames da razão. Esta continuidade entre as condições ontológicas da própria existência humana e a realidade política ela mesma, pode revelar-se útil para um entendimento do contributo do pensamento espinosano no que concerne a noção de comunidade política, ao possibilitar um pensamento imanentista da sua realidade, definição e processualidade, dispensando qualquer ordem transcendente de fins previamente dados. <![CDATA[<b>Morality sources at an international level</b>: <b>when universality overcomes morality</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en The theory of human rights has gain weight in the academic sphere in the last few years, indeed, it is now embodied in the framework of global justice discourse. Broadly speaking, there are two main opposite theories of human rights which entail two different accounts of moral values over which each theoretical account is justified. Notwithstanding, both theories acknowledge the more general term "rights" as characterized by Steiner[1], i.e., as the elementary particles of justice, created and parcelled out by justice principles. In this respect, rights' features and characteristics, will turn out to be each society's justice. Therefore, the content of such rights will define and thus constraint, each society's content of principles of justice. Now, when it turns to human rights, understood as a particular set of rights, how these special rights features are justified may determine each societies allocation and thus, distribution of personal liberty and equality. The two theories mentioned are the traditional and the political theory. More precisely, while the traditional theory argues that human rights are rights that any human being posses in virtue of its humanity, political accounts defends that human rights are rights against states, i.e., rights able to justify the limitation on state sovereignty, for the protection of individual rights. In short, the discussion asks whether human rights are mere individual rights, i.e., that primarily protect individual interests, or rather establish as well a set of collective rights with a clear influence in the common good. This work will be structured in four sections; section I will raises some puzzling points about the claim for universality that seems to be in the background on any human right, regardless of the philosophical theory that best explains them. Section II establishes the topic framework in which there can be differentiated legal, moral and human rights, to settle certain limits in scope and domain for different conceptions of rights. Section III analyzes the role which conceptions such as individual and collective interests, moral weight and grounded duties play due to different accounts of rights and how they are due determined. Section IV discusses the derivative problem of human rights as an ethical claim beyond borders, due to the political perspective of the theory of human rights. <![CDATA[<b>Between the duties of domestic and global justice</b>: <b>a matter of priority</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O debate sobre o alcance da justiça distributiva, interno ao liberalismo igualitário, reflecte duas posições distintas: a) a que defende que o dever de justiça concerne unicamente à sociedade doméstica e toma a estrutura básica como objecto primeiro da justiça, como faz John Rawls; e b) a que denota o alcance global do dever de justiça e a interdependência entre as estruturas básicas domésticas e a estrutura básica global - Barry, Beitz, Pogge e Tan, entre outro. No seio desta última via, alguns teóricos argumentam não só que o princípio da diferença é o princípio de justiça distributiva global mais adequado, como consideram a primazia do princípio da diferença global sobre o princípio da diferença doméstico (Pogge e Tan). Neste artigo procurarei analisar em que medida esta prioridade pode encaminhar o liberalismo igualitário para uma situação de impasse. Sob este intuito, retenho-me especialmente no cosmopolitismo moral de Thomas Pogge - ilustrativo de uma das muitas feições da filosofia cosmopolita contemporânea sobre a justiça.<hr/>In the heart of egalitarian liberalism, the debate over the scope of distributive justice reflects two distinct positions: a) which argues that the duty of justice concerns only the domestic society and takes the basic structure as the first subject of justice, like John Rawls; and b) which denotes the global scope of the duty of justice and the interdependence between the domestic basic structures and the global basic structure - Barry, Pogge, and Beitz Tan, among others. Within this latter route, some theorists argue not only that the difference principle is the most appropriate principle of global distributive justice, as they also consider the primacy of the global difference principle over the domestic difference principle (Pogge and Tan). In this paper I will analyze how far this priority can lead the egalitarian liberalism into a deadlock situation. Under this light, I pay a closer attention to Thomas Pogge's moral cosmopolitanism - illustrative of one of the many features of contemporary cosmopolitan philosophy about justice. <![CDATA[<b>Paradoxes of Liberal Policy</b>: <b>racial and gender challenges in today’s USA</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Liberalism, democracy, freedom and equality are concepts that one tends to easily overlap with each other. However, the analytical distinction between these concepts is not only a theoretical move; it stands equally for a difference of fact. The goal of this essay is to explore this analytical distinction and show how liberalism and inequality are, unfortunately, compatible. Based on a review of literature I will argue that the task for social scientists is to account for the contradictory impulses and forms liberalism take, with the goal of identifying or creating the paths where liberalism can promote democratic goals instead of undermining them.<hr/>Liberalismo, democracia, liberdade e igualdade são conceitos que facilmente se sobrepõem entre si. No entanto, a distinção analítica entre estes conceitos não é importante apenas pela sua dimensão teórica, mas também, e mais importante, pelos efeitos que tem no contexto do sistema das práticas. O objectivo deste ensaio é explorar a distinção analítica, mostrando que liberalismo e desigualdade são infelizmente compatíveis. Baseada numa revisão de literatura, irei defender que a tarefa dos cientistas sociais é de trazer à superfície os impulsos e formas contraditórias que o liberalismo toma, criando a partir daqui condições para identificar caminhos possíveis para promoção de um liberalismo que promova efetivamente os objectivos democráticos, em vez de os condicionar. <![CDATA[<b>Universality and the Deconstruction of Identity</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en This paper argues that the critique of identitarian thinking to be found in the works of Derrida and Levinas entails, contrary to their frequent portrayal as relativists, a form of universalism. Universality is reconceived as the transcendence of identity as such rather than as an ultimate identity that subsumes all others. Derridean deconstruction is shown to involve a critique of a homogenizing ethnocentrism, whether in the form of a particularistic closed identity or an imperialistic universalization of a particular identity. It is claimed that deconstruction is a quasi-transcendental critique that reveals the disjunctive non-identity within any identity. This makes possible the ethical relation as an opening of identity to the other, which is the singularity of the other person, not another culture or identity. Levinas claims that such an opening is the basis of universality, universality understood in terms of practical ethical relations rather than in terms of ideality. The singularity of the other takes the form of a disjuncture in any given identity. The deconstructive opening up of identity makes possible the unconditionality of an ethical imperative that goes beyond all particular determinate situations and contexts. <![CDATA[<b>Actuality and performativity of the question of the social contract</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en This paper argues that the critique of identitarian thinking to be found in the works of Derrida and Levinas entails, contrary to their frequent portrayal as relativists, a form of universalism. Universality is reconceived as the transcendence of identity as such rather than as an ultimate identity that subsumes all others. Derridean deconstruction is shown to involve a critique of a homogenizing ethnocentrism, whether in the form of a particularistic closed identity or an imperialistic universalization of a particular identity. It is claimed that deconstruction is a quasi-transcendental critique that reveals the disjunctive non-identity within any identity. This makes possible the ethical relation as an opening of identity to the other, which is the singularity of the other person, not another culture or identity. Levinas claims that such an opening is the basis of universality, universality understood in terms of practical ethical relations rather than in terms of ideality. The singularity of the other takes the form of a disjuncture in any given identity. The deconstructive opening up of identity makes possible the unconditionality of an ethical imperative that goes beyond all particular determinate situations and contexts. <![CDATA[<b>An heretic in a country of monks, or how Rousseau invaded Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Por muito sofisticados que sejam os mecanismos de prevenção, ou violentos os de repressão, nada consegue deter o curso das ideias. Foi assim no setecentista europeu. Século de luzes, de filosofia e de razão, ideias e saberes novos fervilharam e transformaram profundamente mentes e nações. Portugal, tentou resguardar-se contra os numerosos e perigosos bota-fogos de modernidade que emergiam abundante e ruidosamente no espaço de além-Pirenéus, com vastos e requintados meios potenciados por uma estreita e ativa rede clerical. Mas a ineficácia da contenção foi patente e a heterodoxia deu cor ao país. Mostramos como Rousseau, o Hércules do libertinismo, da heresia e da subversão invadiu este esteio mor europeu de frades e como se difundiram as suas teorias e ideias quer através das suas obras que logo chegavam, quer por outras vias que o interesse, a curiosidade e a imaginação arquitetavam.<hr/>No matter how sophisticated the mechanisms of prevention, or how violent those of repression, nothing can stop the flow of ideas. This was the case in eighteenth-century Europe. The century of Enlightrnment, philosophy, and of reason was a cauldron for the new ideas and knowledge that profoundly transformed minds and nations. Portugal used the vast, sophisticated methods of a close, active clerical network in an attempt to guard against those numerous, dangerous bota-fogos that emerged noisily and on a grand scale on the other side of the Pirenees heralding modernity. However, the contention failed visibly and the subsequent heteredoxy enlivened the country. This paper will show how Rousseau, the Hercules of libertinism, of heresy and subversion, invaded this major mainstay of European friars, and how his theories and ideas were quickly disseminated either through his written work or by other means that interest, curiosity and imagination created. <![CDATA[<b>Mask and education in Jean-Jacques Rousseau</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en De acordo com Rousseau, o homem político, o homem que vive em sociedade, traz consigo uma máscara de artificialidade que tapa e se sobrepõe à sua verdadeira natureza. A tarefa da educação consiste em resgatar do olvido da memória os princípios essenciais da existência humana, que a sociedade, pelas suas muitas contingências, nos condiciona a esquecer. Através dos seus escritos autobiográficos, Rosseau esforça-se por se apresentar a si próprio como o protótipo do homem que conseguiu preservar a memória da sua natureza própria. Por causa disso, foi amiúde criticado e mal-amado pelos seus contemporâneos. Apesar disso, esforçou-se com paixão por se apresentar perante eles e a posteridade tal qual se percebia a si próprio, sem malícia ou artifício, nada omitindo ou esquecendo.<hr/>According to Rousseau, anyone living in society, the political man, always carries a mask of artificiality that covers and overrides his or her true nature. The task of education is to salvage from the oblivion of memory the essential principles of human existence, which society, by its many contingencies, compels one to forget. Through his auto-biographical writings, Rousseau labors to present himself as the prototype of a man who was able to preserve his true nature. Because of this, Rousseau was often scorned and reproached by his contemporaries. Nevertheless, he ardently strove to present himself before them and posterity exactly as he perceived himself to be, without any measure of cunning or artifice, omitting and forgetting nothing. <![CDATA[<b>Mélodie and imitation musicale in the Essai sur l'origine des langues</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo da identificação dos processos civilizacional e de racionalização, da relação entre o mimético e o racional na teorização de melodia, harmonia, fala e escrita, bem como da relação e evolução destas em Ensaio sobre a origem das línguas, procura-se evidenciar a atualidade dos instrumentos conceptuais de Rousseau na estruturação do campo da sociologia da música, em particular, na teorização crítica e empírica da comunicação musical.<hr/>Drawing on the identification of civilizing and rationalization processes, as well as on the relation between mimesis and rationality on the theory of melody, harmony, speech and writing, as well as the their relation and evolution established in Essai sur l’origine des langues, an argument is built showing current relevance of Rousseau’s conceptual tools on music sociology, as well as on the critical and empirical knowledge on music communication. <![CDATA[<b>Amongst myths and Märchen</b>: <b>problematics and perspectives</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo do corpus organizado pelos Irmãos Grimm no início do século XIX, estabelece-se uma análise comparativa entre mito e Märchen, concluindo que existe uma evidente comunhão temática entre vários mitos e contos maravilhosos, mas que ao mesmo tempo persiste uma dificuldade em definir uns e outros de forma epistémica exclusiva e inequívoca.<hr/>This study compares Myth and Märchen, based on Grimms’ corpus, concluding that exists common themes between myths and folktales, although it persists the difficulty to define Myth and Märchen in a epistemological exclusive form. <![CDATA[<b>Beyond fairy tales</b>: <b>Jacob Grimm, the grammarian</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende informar e refletir sobre outros contributos dos irmãos Grimm, para além da sua talvez mais conhecida obra em Portugal, os Kinder-und Hausmärchen, para a filologia, literatura e linguística alemãs, focando especialmente o papel de Jacob Grimm no nascimento da linguística alemã. Neste âmbito, é feita uma síntese do método histórico-empírico da linguística de Jacob Grimm, contrastando-o com e demarcando-o de outras correntes linguísticas do seu tempo. De seguida, é analisado o impacto sociopolítico dos estudos linguísticos de então, particularmente a questão da ligação entre Ciência da Linguagem e ideologia nacional.<hr/>This article aims at informing and reflecting on other contributions of the brothers Grimm - besides their probably best known work in Portugal, the Kinder-und Hausmärchen - to philology, linguistics and German literature, focusing on the role of Jacob Grimm for the birth of German linguistic. The article starts with an overview of the method of Grimm’s historical-empirical linguistics, contrasting it with and demarcating it from other linguistic approaches of his time, and proceeds to an analysis of the sociopolitical impact of these linguistic studies, particularly considering the link between linguistics and national ideology. <![CDATA[<b>Charles Dickens and the Popular Radical Tradition</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200024&lng=en&nrm=iso&tlng=en Was Charles Dickens a radical writer? This question has received a certain amount of critical attention. In her 2007 work Dickens and the Popular Radical Imagination Sally Ledger, for example, argues that Dickens draws on the traditions of popular radical satire and melodrama, and traces the influence of Regency radicals on his novels, from William Hone to William Cobbett. In this essay I contend, however, that Dickens’s novels are far from being the descendents of a popular radical tradition, either satirical or melodramatic. No matter the powers of observation and imagination, present in the Dickensian fictional world, or his liberal views and reformist endeavours, there is not enough of the confrontational, counter cultural attitude and the delighted exploitation of ridicule towards authority which constitute the identity marks of the writings of Regency radicals such as William Hone and William Cobbett.<hr/>Poder-se-á dizer que Charles Dickens foi um escritor radical? Esta questão tem sido alvo de alguma reflexão crítica. Na sua obra de 2007 Dickens and the Popular Radical Imagination Sally Ledger, por exemplo, defende que Dickens se inspirou nas tradições da sátira radical e do melodrama popular, e traça a influência de radicais do período da Regência nos seus romances, de William Hone a William Cobbett. Porém, no presente texto defendo que os romances de Dickens estão longe de poderem ser considerados descendentes da tradição popular radical quer satírica, quer melodramática. Apesar da capacidade de observação e imaginação, bem como das suas opiniões liberais e preocupações reformistas, não existe na obra de Dickens a atitude confrontacional, mesmo contra cultural, e a exploração deleitada do ridículo para com os detentores do poder que caracterizam os textos de autores radicais do período da Regência, tais como William Hone e William Cobbett. <![CDATA[<b>Galegos, galego-portugueses ou espanhóis?</b> <b>Hipóteses e contributos para a análise das origens e funções da imagem atual da Galiza e dos galegos em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200025&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem por objetivo contribuir para a análise da imagem contemporânea da Galiza e dos galegos no Portugal. Num primeiro momento, partimos do imaginário português de fins do século XIX e primeiras décadas do XX, onde a imagem da Galiza e os galegos pode ser entendida como formada por dois imagotipos: o imagotipo negativo e o imagotipo de afinidade. Na segunda parte deste artigo, lançamos algumas hipóteses que pensamos viáveis como contributos para a análise da imagem da Galiza e os galegos das elites culturais portuguesas. Deste modo, entendemos que o estudo da imagologia atual de Galiza e dos galegos deve conjugar a palavra invisibilidade, vinculada à emergência da Espanha e do espanhol em Portugal, assim como analisar a provável vigência do imagotipo de afinidade e as suas (novas) funções.<hr/>El presente artículo tiene por objetivo contribuir al análisis de la imagen contemporánea de Galicia y de los gallegos en Portugal. En un primer momento, partimos del imaginario portugués de finales del siglo XIX y primeras décadas del XX, donde la imagen de Galicia y los gallegos puede ser entendida como formada por dos imagotipos: el imagotipo negativo y el imagotipo de afinidad. En la segunda parte de este artículo, proponemos algunas hipótesis que pensamos que son viables como orientaciones generales para el análisis de la imagen de Galicia y los gallegos de las elites culturales portuguesas. De este modo, entendemos que el estudio de la imagología de Galicia y los gallegos debe conjugar la palabra invisibilidad, vinculada a la emergencia de España y de lo español en Portugal, así como analizar la probable vigencia del imagotipo de afinidad y sus (nuevas) funciones. <![CDATA[<b>Postcolonialism and identity in the caribbean literature in english</b>: <b>memory and self-representation in Jamaica Kincaid’s writing</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200026&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse artigo aborda as relações entre pós-colonialismo e identidade e toma como parâmetro para análise a região caribenha, cuja maioria dos pequenos países-ilhas passou por um longo processo de colonização e independência tardia que ocasionou um novo modo de exploração neocolonial, fator que cria uma situação vulnerável para esses países, a despeito da dependência das nações hegemônicas, nomeadamente norte-americanas e europeias. O foco principal dessa análise são as questões inerentes ao Caribe anglófono, cuja literatura pós-colonial era até então denominada Commonwealth Literature ou New Writing in English. A reflexão proposta será feita através da voz de escritores caribenhos, particularmente da autora Jamaica Kincaid, e à luz do discurso crítico de autores do pós-colonialismo.<hr/>This article addresses the relationships between postcolonialism and identity and takes as a parameter for analysis the Caribbean region. Most of these small island states experienced a long process of colonization and their tardy independence caused a new kind of neocolonial exploitation. This in turn created a vulnerable situation for those countries, despite their dependence on the hegemonic nations, particularly North-America and Europe. This analysis focuses on the issues inherent to the English Caribbean, whose postcolonial literature was named Commonwealth Literature or New Writing in English. The proposed reflection will be made through the voices of Caribbean writers, particularly Jamaica Kincaid, and the critical discourses of postcolonial authors. <![CDATA[<b>Paul Ricoeur, the way of practical wisdom</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200027&lng=en&nrm=iso&tlng=en Paul Ricoeur reabilitou o conceito aristotélico de phronesis, traduzindo-o por sabedoria prática, no âmbito da reflexão ética que culmina Soi-même comme un autre. O autor começa no plano moral do normativo e envolve-o pela Ética, a qual é depois considerada no seu desenvolvimento anterior e posterior. A sabedoria prática corresponde ao ramo da ética posterior, participante dos dinamismos da praxis, ela própria tributária de uma ética anterior, ancorada na vida e no desejo. Mais que um sistema, constrói-se uma grande ponte hermenêutica entre uma moral de carácter teleológico e uma outra, de matriz deontológica. O homem prudente é aquele que é capaz de deliberar sobre os melhores meios, quer em relação ao fim, quer às circunstâncias que definem o objecto da sua acção, observando o momento oportuno e as razões pertinentes. A obra de Paul Ricoeur é, neste campo, estimulante, porque deliberadamente entrecruza várias perspectivas de forma dialéctica e crítica. Nas suas análises, o autor segue a escola da fenomenologia e da tradição reflexiva, percorrendo os caminhos da hermenêutica e estende a sabedoria prática, entre outros, ao campo económico, político, judiciário e médico. Nos dias de hoje, marcados pela intolerância ou por um relativismo paralisador, a phronesis, como sabedoria prática, é uma proposta interessante e um excelente campo de trabalho.<hr/>Paul Ricoeur a réhabilité le concept aristotélique de phronesis, le traduisant par sagesse pratique, dans le cadre de la réflexion éthique, qui couronne Soi-même comme un autre. L’auteur commence dans le plan moral du normatif et l’enrobe par l’Éthique, laquelle est après considérée dans son développement antérieur et postérieur. La sagesse pratique correspond à la branche de l’éthique postérieure, attachée aux dynamismes de la praxis, elle-même tributaire d’une éthique antérieure, ancrée à la vie et au désir. Beaucoup plus qu’un système, on construit une liaison herméneutique entre la morale de pendant téléologique et une autre, de caractère déontologique. L’homme prudent est celui qui est capable de délibérer sur les meilleurs moyens, soit en ce qui concerne la fin, soit aux circonstances qui définissent l’objet de son action, en observant le moment approprié et les raisons pertinentes. L’œuvre de Paul Ricoeur est, à ce niveau, stimulante, car il croise intentionnellement plusieurs perspectives d’une façon dialectique et critique. Dans ses analyses, l’auteur suit l’école de la phénoménologie et de la tradition réflexive, traversant les chemins de l’herméneutique et étend la sagesse pratique, entre autres, au plan économique, politique, judiciaire et médical. Imprégnés, de nos jours, par l’intolérance ou par un relativisme paralysant, la phronesis, comme sagesse pratique, est un précepte intéressant et un excellent terrain de travail. <![CDATA[<b>From Pandora to Eva</b>: <b>ancient sources of Western Misogyny</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200028&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto analisa as origens helénicas da Misoginia, apresentando as principais contribuições para um repertório ideológico e literário que a cultura de Roma acrescentará com um impacto mais próximo. Abordar-se-á depois a forma como, no seio do Cristianismo nascente, a herança judaica, presente na Bíblia, se relaciona com a retórica misógina clássica, e o mito de Pandora é sistematicamente misturado com o de Eva. Observar-se-á como a palavra escrita e a sua exegese foram marcantes na continuidade de ideias e fórmulas, sempre presentes, mas a que a herança cultural dá maior fundamento.<hr/>This paper analyses the Hellenic sources of Misogyny, introducing the main contributions to an ideological and literary repertoire to which Roman culture would add with a closer impact. Then, we examine the way, within the budding Christianity, Jewish heritage, present in the Bible, relates with the classical misogynistic rhetoric, and Pandora’s myth is systematically mixed with that of Eve. We will observe how written word and its exegesis contributed decisively towards the continuity of ideas and formulae, always present, but deeply founded on cultural heritage. <![CDATA[<b>Annapolis’ conferences on Natural Right</b>: <b>a new text by Leo Strauss</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200029&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy. <![CDATA[<b><i>In memoriam</i></b>: <b>António Eugénio Peixoto (1953-2012)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200030&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy. <![CDATA[<b>It Didn’t Happen Here</b>: <b>Why Socialism Failed in the United States</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200031&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy. <![CDATA[<b>O livro das origens</b>: <b>A inscrição teológica da pedra de Chabaka</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200032&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy. <![CDATA[<b>With Pain and Love for contemporary man</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200033&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy. <![CDATA[<b>Baluartes da Fé e da Disciplina</b>: <b>O enlace entre a Inquisição e os Bispos em Portugal (1536-1750)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200034&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy. <![CDATA[<b>Valle-Inclán lusófilo</b>: <b>documentos (1900-1936)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200035&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy. <![CDATA[<b>Retórica e Eloquência em Portugal na Época do Renascimento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672012000200036&lng=en&nrm=iso&tlng=en O manuscrito “Direito Natural” é um texto inédito de Leo Strauss. O texto destinava-se a ser lido em duas conferências em Annapolis, em 1946, e precede as Walgreen Lectures com as quais ele se apresentou à Universidade de Chicago, a fonte do livro Natural right and history. O texto destinado à comunicação oral é muito mais claro do que é usual no autor sobre a sua própria posição acerca da permanência do direito natural, que está na origem de controvérsias recentes académicas.<hr/>The typescript “Natural Law” is an unpublished text of Leo Strauss. The text was intended to be read at two conferences in Annapolis in 1946, and precedes the Walgreen Lectures with which he presented himself at the University of Chicago, the source of Natural Right and History. The text for the oral communication is much clearer than is usual with the author about his own position on the permanence of natural right, the origin of recent academic controversy.