ISSN 0873-6529
[versão impressa]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Linha Editorial

 

• Sociologia, Problemas e Práticas é uma revista científica cuja vocação principal é publicar artigos de análise sociológica, resultantes de investigação original, elaboração teórica ou balanço temático. Está também aberta interdisciplinarmente a trabalhos provenientes de outras áreas das ciências sociais. Dirige-se ao espaço internacional, publicando artigos em português, inglês, espanhol e francês, de autores de variados países. A orientação editorial da revista pauta-se por princípios de qualidade científica, pluralismo paradigmático e relevância social. Procura que os artigos publicados constituam contributos significativos para o avanço do conhecimento. Os artigos propostos são submetidos a avaliação independente pelo menos dois especialistas reconhecidos de diversos países, em regime de duplo anonimato. A revista Sociologia, Problemas e Práticas foi fundada em 1986, tendo-se publicado ininterruptamente desde então. Está indexada em várias bases de dados bibliográficos internacionais.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

1. Todos os artigos propostos para publicação na revista Sociologia, Problemas e Práticas devem ser submetidos online neste site. Se tiver dificuldades na submissão contacte-nos pelo e-mail sociologiapp@iscte.pt. Cada texto é inicialmente avaliado pelo editor de originalidade, fazendo uso de software apropriado (SafeAssign pela Blackboard: http://www.safeassign.com/). Os originais são depois submetidos a avaliação de pelo menos dois especialistas em regime de duplo anonimato. A decisão final de publicação é da responsabilidade da diretora, ouvido o Conselho de Redação.

2. Os artigos propostos deverão ser originais, comprometendo-se os autores a não os candidatarem em simultâneo a outra publicação, nem os republicarem sem autorização expressa desta revista.

3. Os textos devem ser formatados a espaço e meio (norma também válida para as notas e bibliografia) e “corpo” de letra 12.

4. O limite máximo de dimensão dos artigos é de 50.000 carateres (com espaços), incluindo notas, bibliografia, quadros e figuras. O título não deve ultrapassar a dimensão de 95 carateres. Cada artigo deve ser acompanhado de um resumo com um máximo de 650 carateres, se possível traduzido em inglês, francês e espanhol. O resumo deve referir os objetivos do artigo, principais contributos para o avanço do conhecimento, métodos, principais resultados e conclusões. A seguir ao resumo devem ser acrescentadas três ou quatro palavras-chave. Cada artigo não deve ultrapassar um total de sete quadros ou figuras. Deve apresentar também um reduzido número de notas de rodapé.

5. Outros textos, tais como projetos, materiais sociográficos, documentos, opiniões e recensões, deverão observar os seguintes limites de páginas: a) notícias, uma-duas páginas; b) outros, cinco páginas.

6. Nos artigos, sugere-se a utilização de, no máximo, dois níveis de titulação, sem numeração, preferencialmente, ou com numeração árabe.

7. As transcrições deverão abrir e encerrar com aspas. Os vocábulos noutras línguas devem ser formatados em itálico.

8. Os elementos não textuais nos artigos devem ser organizados em quadros e figuras, identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos.

9. Nas chamadas de nota devem utilizar-se apenas números, sem parêntesis. A numeração das notas deve ser contínua do princípio ao fim do artigo.

10. As referências bibliográficas das obras citadas devem obedecer às seguintes orientações: a) Livro: Apelido, Nome Próprio (ano, ev. ref. da primeira edição), Título do Livro. Subtítulo, Local de edição, Editor; b) Artigo em publicação periódica: Apelido, Nome Próprio (ano) , “Título do artigo: subtítulo”, Nome da Revista, volume (número), páginas; c) Textos em coletâneas: Apelido, Nome Próprio (ano, com ou sem ref. à primeira edição), “Título do texto: subtítulo”, em Nome Próprio e Apelido (org.), Título da Coletânea. Subtítulo, Local de edição, Editor, páginas.

11. Todos os originais enviados à direção devem: a) conter a versão final do texto, pronta a publicar, devidamente revista de eventuais gralhas; b) quando incluírem materiais gráficos ou icónicos, fazer-se acompanhar dos respetivos originais — no programa em que foram construídos — com indicação, no texto, dos locais onde devem ser inseridos (a direção reserva-se o direito de não aceitar figuras cuja realização gráfica acarrete excessivas dificuldades); exceto no caso de fotos (ou imagens do mesmo tipo), as figuras devem ser construídas e enviadas em formato vetorial com indicação do programa e versão utilizados. Todos os materiais gráficos devem ser concebidos em preto e branco ou em tons de cinzento; c) assinalar claramente as expressões a imprimir em itálico, ou a destacar por outra forma gráfica; d) vir acompanhados de: - declaração em conformidade com o teor do número 2 destas normas; - breve currículo do(s) autor(es), com indicação da formação académica e da situação profissional do(s) autor(es), bem como das instituições em que desenvolve(m) atividade; - elementos de contacto: endereço, telefone, fax, e-mail. - declaração em como foram submetidos a revisão por um tradutor credenciado ou por um nativo da língua em que o texto está escrito, caso não seja a língua nativa do(s) autor(es).

12. Não há qualquer custo associado à submissão de artigos.

 

 

 

 [Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2016 CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia


Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa - Portugal

Tel.: (351) 210464018
Fax: (351) 217940074

e-mail: sociologiapp@iscte.pt

http://sociologiapp.iscte.pt