logo

E-ISSN 2183-9417

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

    A Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal é uma revista científica, peer-reviewed, editada pelo Departamento de Ensino, Formação e Investigação do Centro Hospitalar Universitário do Porto (DEFI/CHUPorto). Com publicação trimestral regular desde 1992, encontra-se indexada na SciELO e referenciada em diversas bases científicas. O seu objetivo principal é difundir e desenvolver o conhecimento científico, promovendo a investigação nas áreas da Saúde Materno Fetal, Neonatal e Pediátrica. É composta por editorial, artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, casos de imagem, cartas ao editor e perspetivas atuais. A revista segue uma política de acesso aberto e disponibiliza os seus artigos em formato integral através do site https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer, sob a licença Creative Commons: Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). A Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal não cobra taxas aos seus autores e leitores. A gestão dos conteúdos científicos é da inteira responsabilidade do corpo redatorial.

 

Forma e preparação de manuscritos

    CRITÉRIOS DE AUTORIA E RESPONSABILIDADE
     
    A Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal subscreve as normas para apresentação de manuscritos a revistas biomédicas elaboradas pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), e pelo Committee On Publications Ethics (COPE).
    A inclusão de autores num artigo científico deve ter por base o indicado no “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” do ICMJE. A autoria ou coautoria exige cumulativamente:
    1. Contribuição na conceção ou desenho do estudo; participação na aquisição, análise e interpretação dos dados;
    2. Participação na redação do manuscrito e na revisão crítica do conteúdo;
    3. Aprovação da versão final para publicação;
    4. Concordância da responsabilidade na exatidão e integridade de todo o trabalho.
     
    Na carta de apresentação deve ser especificado o contributo de cada autor para o trabalho.
    Todos aqueles que tenham participado em alguma tarefa na investigação, mas que não cumpram na íntegra os critérios de autoria devem ser listados na secção “Agradecimentos”.
     
    Questões éticas
    Os autores devem garantir que o estudo, que originou o artigo submetido, respeitou os princípios éticos e deontológicos, bem como a legislação e as normas aplicáveis, conforme recomendado na Declaração de Helsínquia.
    Nos casos aplicáveis é obrigatório que os autores mencionem a existência de consentimento informado dos participantes, assim como a aprovação do protocolo do estudo pela Comissão de Ética das instituições envolvidas.
    É obrigatório o envio da declaração de conflito de interesses ou financiamento.
     
     
    NORMAS DE PUBLICAÇÃO
     
    SUBMISSÃO
    Os manuscritos devem ser submetidos através da plataforma online da revista: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer.
    O documento deve seguir numa versão atual do Microsoft Word, acompanhado da carta de apresentação e declaração de autoria e conflito de interesses.
     
    O trabalho deve ser apresentado em língua inglesa com a seguinte ordem: 1 – Título em inglês e português; 2 – Autores; 3 – Resumo e palavras-chave em inglês e português; 4 – Corpo do artigo; 5 – Referências Bibliográficas; 6 – Figuras; 7 – Quadros; 8 – Legendas; 9 – Agradecimentos e esclarecimentos.
    As páginas devem ser numeradas de acordo com a sequência referida anteriormente.
     
    Na primeira página
    1. Título explícito e conciso, em inglês e português, nunca identificando a instituição onde decorreu o estudo;
    2. Os nomes dos autores (primeiro e último ou nome clínico) seguidos das respetivas afiliações (Serviço, Departamento, Instituição), contactos de email e ORCID ID;
    3. Identificação do autor responsável para troca de correspondência, indicando o seu endereço postal, email e telefone.
     
    Na segunda página
    1. Resumo em inglês e português, evitando a utilização de abreviaturas;
    2. Os resumos devem seguir a estrutura específica de acordo com a tipologia do artigo apresentado;
    3. Subsequentes ao resumo devem constar as palavras-chave, em inglês e português, por ordem alfabética, que servirão de base à indexação do artigo. Os termos devem estar em concordância com o Medical Subject Headings (MeSH).
     
     
    TEXTO
     
    Editoriais
    Submetidos a convite do Editor ou Conselho Editorial, constituem comentários sobre tópicos atuais. Não podem exceder as 1200 palavras, um máximo de duas figuras ou tabelas e 15 referências bibliográficas. Não possuem resumo.
     
    Artigos Originais
    O texto deve ser estruturado em Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. Não deverá exceder as 5000 palavras, oito tabelas ou quadros e 40 referências bibliográficas. O resumo segue a estrutura do texto não excedendo as 250 palavras. As palavras-chave serão no máximo sete.
     
    Artigos de Revisão
    Seguindo a estrutura: Introdução, Objetivos, Desenvolvimento e Conclusões, não devem exceder as 5000 palavras, cinco tabelas ou figuras e 80 referências bibliográficas. O resumo, com um máximo de 250 palavras, segue a estrutura do texto. As palavras-chave serão no máximo sete.
     
    Casos clínicos
    Este tipo de artigo relata um ou vários casos clínicos, que devido à sua raridade, inovação terapêutica, ou outro fator relevante, se considere de interesse para a comunidade científica. Devem ser exemplares, devidamente estudados e discutidos e conter uma breve introdução, descrição do(s) caso(s) e discussão sucinta que incluirá uma conclusão sumária, num texto elaborado até 2500 palavras. Poderá incluir até 15 referências bibliográficas. O Resumo, com o máximo de 150 palavras, segue a estrutura do texto. As palavras-chave serão no máximo sete.
     
    Casos de imagem
    Dedicada a casos clínicos em que a imagem se revele fundamental para o diagnóstico. As imagens podem ser relativas à observação clínica do doente ou a meios complementares de diagnóstico. O texto com o máximo de 2000 palavras, deve iniciar com uma descrição do caso e finalizar com a pergunta: Qual o seu Diagnóstico? Segue-se a apresentação do diagnóstico, orientação do doente e breve discussão. Poderá incluir até 10 referências bibliográficas. O resumo e palavras-chave (no máximo cinco) devem surgir no final do texto do artigo.
     
    Cartas ao Editor
    As cartas ao editor constituem um comentário a um artigo publicado na NASCER E CRESCER, ou uma nota sobre um tema ou caso clínico. Não deverá exceder as 500 palavras, cinco referências bibliográficas e poderá incluir uma imagem ou tabela. No caso de comentários a artigos da Revista, estes devem remeter para artigos publicados no último semestre, sendo dada aos autores a possibilidade de resposta do artigo. A carta e a resposta dos autores serão publicadas no mesmo número da Revista.
     
    Perspetivas Atuais
    Constituída por artigos redigidos por convite, endereçado pelo corpo redatorial, podem abordar temas atuais relacionados com a temática da Revista. Não deverão exceder as 1200 palavras, dez referências bibliográficas, podendo conter uma imagem ou tabela. Caso um autor pretenda submeter um artigo a esta rubrica deverá previamente enviar um resumo, com indicação dos autores, afiliações e título do artigo ao editor-chefe, para que este avalie a sua pertinência.
     
     
    Normas gerais
    • As abreviaturas utilizadas devem ser objeto de especificação. Quando necessária a sua utilização, devem ser explicitadas na primeira vez que são mencionadas no texto. Se utilizadas mais do que seis, recomenda-se a inclusão de um quadro onde todas serão explicadas. Não se aceitam abreviaturas nos títulos dos trabalhos.
    • Os parâmetros ou valores medidos devem ser expressos em unidades internacionais (SI units, The SI for the Health Professions, WHO, 1977), utilizando as respetivas abreviaturas adotadas em Portugal.
    • Os números de um a nove devem ser escritos por extenso, exceto quando utilizados como unidades de medida ou estão acompanhados de decimais. Números superiores a nove são escritos em algarismos árabes, exceto se no início da frase.
    • Relativamente aos resultados, a informação não deverá ser referida em duplicado no texto e nos quadros / tabelas, bastando salientar no texto os resultados principais.
     
     
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    • As referências devem ser classificadas e numeradas por ordem de entrada no texto, com algarismos árabes, formatados sobrescritos (ex.: 4).
    • Referências sequenciais devem ser feitas indicando apenas a primeira e a última, unidas por hífen (ex.:4-7). Quando não sequenciais devem ser separadas por vírgulas (ex.:4,7,9)
    • Os autores devem verificar se todas as referências estão em conformidade com os requisitos do Uniform Requirements for Manuscript submitted to biomedical journals (www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html) e se utilizam os nomes abreviados das publicações adotadas pelo Índex Medicus. Os autores podem consultar a página NLM’s Citing Medicine relativamente às recomendações de formato para os vários tipos de referência.

    Seguem-se alguns exemplos:
    1. Revista médica: listar os primeiros seis autores, seguidos de et al (em itálico) se ultrapassar seis, título do artigo, nome da revista, ano, volume, número e páginas. Ex.: Haque KN, Zaidi MH, Haque SK, Bahakim H, el-Hazmi M, el-Swailam M, et al. Intravenous Immunoglobulin for prevention of sepsis in preterm and low birth weight infants. Pediatr Infect Dis 1986; 5(6): 622-5. https://doi: 10.1097/00006454-198611000-00004.
    2. Capítulo em livro: autor(es), título do capítulo, nome(s) do(s) Editor(es), título do livro, número da edição, cidade e nome da casa editora, ano de publicação, primeira e última páginas do capítulo. Ex.: Phillips SJ, Whisnant JP. Hypertension and stroke. In: Laragh JH, Brenner BM, editors. Hypertension: pathophysiology, diagnosis, and management. 2nd ed. New York: Raven Press; 1995. p. 465-78.
    3. Livro: autor(es), título do livro, número da edição, cidade e nome da casa editora, ano de publicação e número de páginas. Ex.: Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. 2nd edition. London: Taylor & Francis; 2013. p. 120.
    4. Referência eletrónica: artigo de revista em formato eletrónico. Ex.: Jeha G, Kirkland J. Etiology of hypocalcemia in infants and children. Janeiro, 2010. (Acedido em 8 de maio de 2013). Disponível em: http://www.uptodate.com.
     
     
    FIGURAS E QUADROS
    • Apresentadas em página individual, em formato digital de boa qualidade, acompanhado de título e legenda explicativa quando necessário.
    • Cada quadro e figura deverão ser numerados sequencialmente, em numeração árabe, por ordem de referência no texto.
    • Todas as abreviaturas ou símbolos necessitam de legenda.
    • Se a figura ou quadro é cópia integral ou modificada de uma publicação, deve ser mencionada a sua origem e autorização para a utilização quando apropriado.
    • Fotografias ou exames complementares de doentes deverão impedir a sua identificação, sendo acompanhadas de autorização para a publicação, dada pelo doente ou seu responsável legal.
    • O total de figuras e quadros não deve ultrapassar o número indicado para cada tipologia de artigo.
     
     
    AGRADECIMENTOS E ESCLARECIMENTOS
    Os agradecimentos, a indicação da existência, ou não, de situações de conflito de interesse de algum dos autores, bem como, informação sobre as fontes de financiamento do estudo devem figurar na última página.
     
     
     
    PROCESSO DE REVISÃO
    Os artigos estão sujeitos a um processo de revisão por pares duplamente cega sendo da responsabilidade do Editor a decisão de:
    1. aceitar sem alterações;
    2. aceitar com alterações propostas pelos revisores;
    3. recusar

    No caso de o artigo ser aceite com alterações, estas devem ser realizadas pelos autores no prazo de trinta dias, identificando as mesmas a sombreado e adicionando notas sempre que necessário. A versão corrigida será revista novamente pelos revisores, para aprovação final.

     

    PROVAS DE ARTIGOS ACEITES
    Após a aceitação de publicação, as provas tipográficas do manuscrito serão enviadas aos autores em formato eletrónico para revisão, contendo a indicação do prazo de envio em função das necessidades de publicação da Revista. Na ausência de resposta dos autores nos prazos estipulados, assume-se como definitiva a versão enviada.

     

    INFORMAÇÕES E RECLAMAÇÕES
    Para qualquer consulta ou reclamação, relacionada com o processo editorial do seu artigo ou com a decisão final, contacte o nosso secretariado através do email: nascerecrescer@chporto.min-saude.pt ou pelo telefone 915 676 516.

[Home] [Corpo Editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2022 NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL

Largo Prof. Abel Salazar
4099-001 Porto – PORTUGAL

nascerecrescer@chporto.min-saude.pt