ISSN 2182-6587
[versão digital]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Forma e preparação de manuscritos

 

TIPOS DE CONTRIBUIÇÕES

Serão considerados para publicação pela Direcção Editorial artigos originais, comunicações breves, artigos de revisão e outros conteúdos especiais (e.g. casos reais, formação) que se integrem no domínio científico da corrosão/degradação e protecção de materiais.

 MANUSCRITOS

Os manuscritos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol e enviados por e-mail (revista.cpm@lneg.pt). O ficheiro deve ser elaborado em formato de documento “word”. Os manuscritos não devem exceder 25 páginas A4, incluindo tabelas e figuras, com espaçamento duplo entre linhas e escritos no tipo e tamanho de letra “Arial 12”. As margens das folhas devem ter uma dimensão de 2,0 cm. A paginação deve ser feita de forma sequencial, incluindo a primeira página e ao centro.

Os artigos devem ter, por ordem sequencial, os seguintes itens:

- Título curto e explícito, com letra a negrito, em maiúsculas e com dimensão 12.

- Autores (texto centrado) com asterisco indicando o autor a quem deve ser dirigida a correspondência. A afiliação deve ser indicada para todos os autores e incluir o nome da instituição a três níveis (Ex: Universidade, Faculdade e Departamento/Centro), o código postal, a cidade, o país e o endereço de e-mail. No caso do autor de correspondência, deverá acrescentar-se a respectiva morada completa. A afiliação deve ser numerada e colocada sequencialmente em nota de pé de página ((1), (2),…).

- O Resumo não pode exceder 125 palavras e com espaçamento simples entre linhas.

- As Palavras-chave (máximo 6 palavras) com texto a negrito, em itálico e alinhado à esquerda. Se o manuscrito for escrito em Inglês ou Espanhol, os autores devem acrescentar o título, resumo e palavras-chave em Português. Se for escrito em Português os autores devem escrever o título, resumo e palavras-chave em Inglês.

- Na Introdução os autores devem enquadrar adequadamente o artigo no seu contexto científico ou tecnológico, bem como o objectivo do trabalho. Por exemplo, devem indicar, de forma resumida e com referências, qual a literatura existente nessa área específica, evidenciando desse modo a contribuição do artigo para o conhecimento.

- Nos itens Metodologias Experimentais, Resultados e Discussão todas as unidades devem ser especificadas de acordo com o sistema SI. As figuras e as tabelas devem ser apresentadas centradas no texto, de um modo claro e, tanto quanto possível, compreensíveis sem ter de recorrer a outra informação. Os cabeçalhos das tabelas devem ser centrados e a negrito. Todos os gráficos, desenhos, fotografias e simbologia especial deverão ser apresentados em boa qualidade (600 dpi) e enviados separadamente do documento “Word” em formato jpg, bmp ou tif. As figuras devem ser legendadas como “Fig.”.

- Os manuscritos devem terminar com conclusões claras, excepto nos casos onde isso não é apropriado (e.g. artigos de revisão).

- Os Agradecimentos não devem exceder 5 linhas com tamanho de letra 10.

- As Referências devem ser numeradas sequencialmente, tal como surgem no texto, entre parênteses rectos [1] e apresentadas no fim do manuscrito, incluindo sempre os autores, o título do trabalho referido (ou livro), o título da revista em itálico, abreviado, seguido do número do volume, páginas e ano de publicação entre parênteses ou, no caso dos livros, o editor, a cidade e o ano.

 

As abreviaturas das revistas devem estar de acordo com as seguintes indicações:

Index Medicus journal abbreviations: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html;

List of title word abbreviations: http://www.issn.org/2-22661-LTWA-online.php;

CAS (Chemical Abstracts Service): http://www.cas.org/sent.html.

 

EXEMPLO:

Revistas: [63] D. Wang and G. P. Bierwagen, Prog. Org. Coat., 64, 327- 338 (2009).

Livros: [64] E. Almeida (Corrosão Atmosférica do Aço), in Corrosão Atmosférica. Mapas de Portugal (M. E. M. Almeida e M. G. S. Ferreira, ed.), INETI/IMP/LTR, Lisboa, Portugal, pp. 15-38 (1997).

Proceedings”: [65] C. Arroyave, F. Echeverria and F. Herrera (NO2 Measurements in Atmospheric Corrosion Studies) in Proceedings of Symposium on Outdoor Atmospheric Corrosion, May, Phoenix, USA (2001).

Normas: [66] ISO 9227: 2012. (Corrosion tests in artificial atmospheres – Salt spray tests), ISO, Geneve, Switzerland (2012).

 

Os títulos mencionados anteriormente devem ser escritos a negrito, com o texto alinhado à esquerda, numerados e em maiúsculas (e.g. 1. INTRODUÇÃO, 2. METODOLOGIAS, etc.).

Todos os manuscritos submetidos para publicação serão enviados à avaliação por pares. Uma vez recebido o manuscrito, a Direcção Editorial reserva-se o direito de indicar aos autores qualquer outra recomendação aqui não mencionada. Os autores devem verificar cuidadosamente as provas e enviar as versões corrigidas por e-mail (revista.cpm@lneg.pt), durante os dois dias imediatos ao da recepção das referidas provas.

 

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2016 LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.

Estrada do Paço do Lumiar 22

1649-038 Lisboa, Portugal

Tel.: + 351 210 924 651 / + 351 210 924 761

http://www.lneg.pt

revista.cpm@lneg.pt