E-ISSN 2183-3176

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Escopo e política

Os Cadernos do Arquivo Municipal são uma revista científica de periodicidade semestral, com artigos sujeitos a avaliação por parte de uma comissão de arbitragem externa. Seguem uma política de acesso aberto, permitindo a leitura, cópia, distribuição, impressão, pesquisa e ligação para o texto integral dos seus artigos. Esta publicação pretende reforçar o papel do Arquivo Municipal de Lisboa junto da comunidade científica através da divulgação de estudos académicos, projetos de investigação e fontes de pesquisa que sobre o seu acervo documental.

Os Cadernos do Arquivo Municipal têm como diretor o responsável pelo Arquivo Municipal de Lisboa ou quem detenha as competências que lhe são atribuídas. É da sua responsabilidade garantir a publicação da revista de acordo com a periodicidade pré-estabelecida, assim como o cumprimento da política editorial e a entrada, e permanência, da revista em repositórios internacionais indexados. O diretor delega no Conselho Editorial da revista a função executiva da mesma.

A revista conta com um Conselho Científico, de natureza consultiva, constituído por investigadores nacionais e internacionais de reconhecido mérito e com elevada experiência em publicações científicas. Aos seus membros compete validar a política editorial, a escolha do coordenador científico e as propostas de temas para cada número.

A revista conta ainda com uma Comissão Externa de Avaliadores, constituída por um painel de investigadores de reconhecido mérito, de diversas áreas científicas, provenientes de instituições nacionais e estrangeiras, que asseguram o processo de revisão anónima por pares (blind peer review).

Para cada número pode ser convidado um coordenador científico, a quem compete definir as linhas orientadoras do número que coordena, divulgar a chamada para artigos junto dos seus pares, proceder à apreciação e seleção prévia dos artigos científicos recebidos, e propor novos avaliadores.

Cada número dos Cadernos do Arquivo Municipal é subordinado a um tema, devendo a documentação à guarda do Arquivo contribuir para a fundamentação da argumentação científica dos artigos.

Os Cadernos do Arquivo Municipal publicam artigos científicos, artigos de divulgação, recensões críticas, entre outros. Com exceção das recensões, todas as propostas têm de utilizar documentação do Arquivo Municipal de Lisboa.

A submissão de artigos é decorrente de chamada para artigos (call for papers).

Os artigos submetidos, assim como outras contribuições para publicação, devem ser originais, inéditos, pertinentes e inovadores. Não podem estar simultaneamente em fase de apreciação junto de outro editor, ou propostos para integrar outra revista. A ocorrência de plágio e autoplágio implica a exclusão imediata.

Os artigos propostos para publicação são submetidos a um processo editorial que se desenvolve em várias fases, sendo esta submissão e respetivos procedimentos gratuitos. Em primeiro lugar, os artigos recebidos são objeto de uma avaliação preliminar por parte do Conselho Editorial e do coordenador científico de cada número. Uma vez estabelecido que o artigo cumpre os requisitos formais e os temáticos, é enviado a dois avaliadores externos que determinarão de forma anónima: publicar sem alterações; publicar após correções menores; publicar se for efetuada uma revisão de fundo; ou rejeitar. Em caso de discrepâncias entre as duas avaliações, o artigo será enviado a um terceiro avaliador, que decidirá sobre a sua publicação. O resultado do processo de arbitragem é inapelável em todos os casos.

Aos avaliadores é facultada uma ficha de avaliação, onde registam os seus comentários e sugestões, sendo posteriormente enviada aos autores.

Aos autores não é facultada nenhuma informação quanto à identidade dos avaliadores. Todos os contactos com os avaliadores e os autores são assegurados pelo Conselho Editorial.

A cada autor será oferecida uma cópia em formato pdf e um exemplar da revista que contiver o seu texto, caso seja impressa.

Forma e preparação de manuscritos

Artigos:

·      Ficheiro Word, folha em formato A4, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas;

•  Línguas: português (segundo o novo acordo ortográfico), castelhano, francês ou inglês;

•  Título na língua do texto, em inglês e em português;

•  Nome completo do(s) autor(es), sem abreviaturas, e enquadramento institucional (exemplo: iniciais – desdobramento das iniciais do centro de investigação, Faculdade / Universidade, código postal, país);

•  Data de submissão do artigo;

•  Endereço eletrónico do(s) autor(es);

•  Resumo com o máximo de 150 palavras, na língua do texto, em inglês e em português;

•  Até 5 palavras-chave, que caracterizem o conteúdo do artigo, na língua do texto, em inglês e em português;

•  Máximo de 25 páginas (cerca de 40.000 caracteres);

•  Máximo de 10 imagens, podendo este limite ser alterado pelo Conselho editorial sempre que se justifique;

•  Índice de todas as imagens, tabelas e quadros, numerados sequencialmente, com legenda associada e menção do local exato a inserir no texto;

•  Referências a fontes e bibliografia em nota de rodapé;

•  Citações até três linhas no corpo do texto, entre aspas;

•  Citações com mais de três linhas em parágrafo próprio, destacado do corpo do texto, em tamanho 11 e com avanço à esquerda, sem aspas e a espaço simples entre linhas;

•  Referências bibliográficas no final do artigo, divididas entre Fontes e Estudos (organizadas de acordo com a Norma Portuguesa 405-1, 2, 3 e 4), cujos exemplos podem ser consultados em http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/Cadernos/2serie/instrucoes_para_autores_2019_pt.pdf;

•  As imagens provenientes do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa podem ser utilizadas conforme disponíveis no website. No momento da preparação da edição as imagens serão substituídas por versões em alta resolução;

•  As imagens que não pertencem ao acervo do Arquivo Municipal de Lisboa deverão ser entregues em formato digital JPEG ou TIFF, com uma resolução de 300 dpi, e com 1500 pixels de dimensão mínima na largura.

A obtenção dos direitos de publicação das imagens utilizadas nos artigos, que não são do acervo do Arquivo, são da exclusiva responsabilidade dos autores. As imagens só serão publicadas mediante a apresentação de comprovativo da autorização de publicação das mesmas.

Recensões:

·         Indicar o autor, o título da obra, local de edição, editor e data de edição de acordo com a NP 405;

·         Máximo de 5 páginas (cerca de 8.000 caracteres);

·         As recensões devem seguir as restantes normas dos artigos indicados anteriormente.

Os textos que não cumpram estas normas não serão aceites para publicação na revista. O conteúdo dos textos é da exclusiva responsabilidade dos autores.

Os textos devem ser enviados para o endereço eletrónico da revista: am.cadernos@cm-lisboa.pt.

Após submissão, o Conselho Editorial confirma a receção no prazo máximo de uma semana.

Acesso às Instruções para autores:
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/Cadernos/2serie/instrucoes_para_autores_2019_pt.pdf

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2020 Arquivo Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa

Rua B ao Bairro da Liberdade, Lotes 3-6 Campolide
1070-017, Lisboa, Portugal
Tel.: +351 213807154

e-mail: am.cadernos@cm-lisboa.pt

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt