ISSN 1646-706X
[versão impressa
]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

  

Forma e preparação de manuscritos

NORMAS DE PUBLICAÇÃO:


A Revista “Angiologia e Cirurgia Vascular” tem como objectivo principal a publicação de artigos científicos de Angiologia e Cirurgia Vascular, breves notícias e novas técnicas de diagnóstico e tratamento. As contribuições podem ser sob a forma de editorial, artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, notas terapêuticas, técnicas, e de novas tecnologias, pequenos artigos originais e cartas ao Editor.

Os editoriais, artigos de homenagem e os trabalhos de revisão e de actualização são publicados a pedido da Direcção da Revista. A definição do número de secções em que se divide cada número da Revista “Angiologia e Cirurgia Vascular” é da responsabilidade da mesma. Os artigos deverão ser entregues em conformidade com as normas abaixo descritas.

MANUSCRITOS:

Todos os trabalhos devem ser enviados para o Editor da Revista nas seguintes condições: deverão ser acompanhados de uma carta de pedido de publicação onde conste a classificação dos artigos de acordo com as diferentes rubricas da Revista “Angiologia e Cirurgia Vascular”, deverão ser acompanhados de declaração de originalidade e de cedência de direitos de propriedade dos artigos, assinada por todos os autores, e de acordo com a minuta publicada na Revista; todos os elementos do trabalho, incluindo a iconografia, devem ser enviados em triplicado; no manuscrito deve figurar a morada, telefone e E-mail do autor responsável, para correspondência; os trabalhos podem ser enviados de forma electrónica ao cuidado do Editor (lmendespedro@clix.pt) ou da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (spacv@spacv.org).


O trabalho deve ser apresentado na seguinte ordem:

1 títulos em português e/ou inglês e autores;
2 palavras-chave, resumo em português e inglês;
3 texto;
4 agradecimentos;
5 bibliografia;
6 legendas;
7 figuras;
8 quadros.

As páginas devem ser numeradas segundo a sequência referida atrás. No caso de haver segunda versão do trabalho, esta também deve ser enviada em triplicado. Os artigos poderão ser: aceites sem modificação; aceites após correcções ou modificações propostas pelos peritos, pelo Editor ou pelo Comité Redactorial aos respectivos autores e por estes aceites; publicados sob forma de resumo, após prévio acordo com os autores; recusados. Os motivos da recusa e os pareceres dos consultores serão sempre comunicados aos autores.

Normas Gerais de Execução dos manuscritos:

Título curto, sem abreviaturas. Primeiro nome e apelidos. Instituição na qual o autor trabalha e de onde provém o trabalho. Nome, morada, telefone e E-mail do autor para correspondência. Datas e nomes de todos os congressos onde o trabalho já foi apresentado bem como a prémios recebidos com o mesmo. Referência a todos os fundos recebidos ou contratos de investigação. Sumário e palavras-chave (em Português e Inglês). Os artigos devem incluir um resumo estruturado de cerca de duzentas e cinquenta palavras. Deve ser usada a terminologia que consta na lista de Index Medicus: "Medical Subject Headings" (MeS.H.)

Artigos Originais:

Os artigos originais devem ser uma contribuição original para o assunto em questão. Devem ter no máximo oito páginas dactilografadas e trinta referências. Os artigos devem ser divididos nas seguintes secções: introdução , material e métodos, resultados, discussão, conclusões e bibliografia.

Artigos de Revisão:

Os artigos de revisão devem exprimir o conhecimento actual e proporcionar uma análise crítica actualizada do assunto. Devem ter no máximo doze páginas dactilografadas e sessenta referências. Podem ser divididos em secções se tal se achar necessário.
O manuscrito deve incluir um resumo (Português e Inglês) e palavras-chave (Português e Inglês).

Casos Clínicos:

Publicação de casos clínicos interessantes, pouco comuns ou que tenham requerido novas ou inovadoras técnicas terapêuticas. Os casos cujo tratamento envolveu angiologia, cirurgia, ou intervenção endovascular ou radiológica são considerados de especial interesse para publicação neste espaço da Revista.
O manuscrito deve incluir um breve resumo (Português e Inglês) com 100-125 palavras, bem como palavras-chave (Português e Inglês). O artigo deve subdividir-se em: introdução, caso clínico, discussão, conclusão e bibliografia.

Imagens Vasculares:

Estes artigos devem corresponder a um dos seguintes formatos:

1. Casos clínicos curtos, sem discussão, em que as imagens da clínica, do diagnóstico ou do tratamento sejam originais, didácticas ou possuam outro tipo de interesse para os autores.
2. Imagens “solitárias”, embora sempre acompanhadas de um pequeno texto que as contextualize clinicamente.
3. Casos clínicos documentados com imagens e em que se pretenda uma discussão com os leitores sobre, por exemplo, hipóteses diagnósticas ou atitudes terapêuticas. Assim, sugere-se o envio do caso com um texto apropriado a acompanhar a iconografia e a realização de perguntas que se pretende sejam respondidas, discutidas ou comentadas pelos leitores. Juntar-se-à a referência do E-mail do(s) autor(es) ao qual poderá adicionar-se a do editor caso tal seja pretendido. No número seguinte da revista o autor(es) será convidado a escrever um texto com as várias opiniões recebidas bem como com a própria opção ou a resolução do caso.

PROCESSADOR DE TEXTO: Microsoft Word.

DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA À PUBLICAÇÃO: Declaro que autorizo a publicação do manuscrito junto, com o título (completar) do qual sou autor ou co-autor. Declaro ainda que o presente manuscrito é original, não foi objecto de qualquer outro tipo de publicação e cedo a inteira propriedade à Revista “Angiologia e Cirurgia Vascular”, ficando a sua reprodução, no todo ou em parte, dependente de prévia autorização dos Editores.

  

 [Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2015 Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular

 

Rua de Gondarém nº 956 Rch
4150-375 Porto
PORTUGAL

spacv@spacv.org

http://www.spacv.org