Critérios SciELO Portugal: critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção SciELO Portugal

1 - Objetivos do Projeto SciELO Portugal
2 - Comité Consultivo SciELO Portugal
3 - Critérios SciELO Portugal
4 - Escopo da coleção
5 - Procedimentos para inclusão das revistas científicas na coleção SciELO Portugal
6 - Resultados do processo de seleção de periódicos das Reuniões do Comité Consultivo SciELO Portugal :

 

I Reunião - 21 de Fevereiro de 2006
II Reunião - 27 de Junho de 2006
III Reunião - 26 de Outubro de 2006
IV Reunião - 13 de Novembro de 2007
V Reunião - 18 de Abril de 2008
VI Reunião - 26 de Novembro de 2008
VII Reunião - 17 de Abril de 2009
VIII Reunião -23 de Novembro de 2009
IX Reunião - 16 de Junho de 2010
X Reunião - 10 de Dezembro de 2010
XI Reunião - 27 de Maio de 2011
XII Reunião - 12 de Dezembro de 2011
XIII Reunião - 11 de Dezembro de 2012
XIV Reunião - 4 de Julho de 2013
XV Reunião - 12 de Dezembro de 2013
XVI Reunião - 10 de Julho de 2014
XVII Reunião - 17 de Dezembro de 2014
XVIII Reunião - 10 de Julho de 2015
XIX Reunião - 7 de Junho 2016
XX Reunião - 27 de Janeiro de 2017



 

1 - Objetivos do Projeto SciELO Portugal

O projeto SciELO visa disponibilizar trabalhos científicos em diversas áreas do conhecimento, podendo assim contribuir para uma maior utilização e difusão da informação.

O grande objetivo da unidade SciELO Portugal ao desenvolver este projeto em Portugal consiste em promover as revistas científicas portuguesas de qualidade e difundir mundialmente a produção científica nacional, que fica acessível, de forma gratuita e em texto integral, a toda a comunidade científica nacional e internacional.

Para atingir os objetivos do Projeto SciELO Portugal, importa promover e aperfeiçoar a comunicação científica nacional em todos os seus aspetos, identificando, estimulando e desenvolvendo uma coleção núcleo de periódicos científicos, em níveis de qualidade reconhecidos pelos padrões internacionais. Assim, quer os critérios de avaliação de periódicos, quer as políticas e procedimentos para a sua aplicação, constituem uma linha de ação fundamental do Projeto SciELO Portugal.

 

2 - O Comité Consultivo SciELO Portugal


A aplicação da Metodologia SciELO, num sítio SciELO, determinou a constituição do Comité Consultivo Nacional que procede à seleção das revistas científicas que pretendem integrar a plataforma.
O Comité Consultivo SciELO Portugal é presidido pelo Subdiretor-Geral da DGEEC - Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que é a instituição nacional responsável pela coordenação e operação do sítio SciELO Portugal e é constituído por individualidades de reconhecido mérito científico, nas diferentes áreas do saber e por representantes de editores de revistas científicas.

O Comité Consultivo SciELO Portugal propõe:

a . A inclusão de novos títulos de periódicos científicos na coleção SciELO, de acordo com o ponto 11;
b. A exclusão de títulos de periódicos científicos da coleção SciELO;
c. Modificações dos critérios de avaliação para a admissão e a permanência de títulos de periódicos na coleção SciELO;
d. Indicadores de desempenho dos periódicos da coleção SciELO, a serem publicados periodicamente;
e. A definição e o aperfeiçoamento do funcionamento do Comité, de modo a cumprir eficientemente os objetivos a que se propõe.


Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal (2017)

Adriano Gomes Pimpão - Faculdade de Economia da Universidade do Algarve - vice-presidente
Carlos Lopes - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
João Ferreira de Almeida - Instituto Universitário de Lisboa (IUL-ISCTE)
José Ferreira Gomes - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
José Henrique Dias de Barros - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Rui Santos - Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Victor Lobo - Departamento de Química da Universidade de Coimbra, Diretor da revista Portugaliae Electrochímica Acta

3 - Critérios SciELO Portugal


O Comité Consultivo SciELO Portugal avalia as publicações a integrar na coleção SciELO de acordo com os critérios que a seguir se transcrevem:


3.1 - Carácter científico
Os periódicos devem publicar predominantemente artigos originais resultantes de pesquisa científica e/ou revisões significativas para a área específica do periódico. Os periódicos podem incluir outros tipos de contribuições, como artigos de revisão, comunicações, resenhas e estudos de caso.
O Comité Consultivo SciELO Portugal poderá solicitar a opinião de pares para verificar a predominância de contribuições originais.


3.2 - Arbitragem por pares
A revisão e a aprovação das contribuições devem ser realizadas por pares. A revista deve especificar, formalmente, qual o procedimento seguido para a aprovação de artigos, nomeadamente sobre a escolha dos referees e o tipo de critérios que os pareceres devem respeitar. A partir da admissão na coleção SciELO Portugal, o processo de arbitragem deve ser documentado. É obrigatória a indicação das principais datas do processo de arbitragem, incluindo as datas de receção e de aprovação dos artigos. Do processo de reavaliação das revistas, a efetuar a cada dois anos, deve constar a lista dos referees a cujo parecer se recorreu, nesse período.


3.3 - Conselho Editorial /Conselho Científico
A composição dos referidos conselhos do periódico deve ser pública e pluri-institucional. Os seus elementos devem ser especialistas reconhecidos, nacionais ou estrangeiros, devidamente identificados na publicação.
Para além do Conselho de Redação a revista deverá ter um Conselho Editorial e/ou um Conselho Científico responsável pela avaliação dos artigos.


3.4 - Afiliação dos membros do Conselho de Redação, do Conselho Editorial e do Conselho Científico

A revista deve indicar a afiliação de cada um dos membros dos referidos conselhos.


3.5 - Periodicidade
A periodicidade deve respeitar o fluxo da produção científica, que depende da área específica coberta pelo periódico. É também um indicador relacionado com a oportunidade e velocidade da comunicação.
Não serão aceites periódicos com periodicidade anual. Os periódicos deverão ter no mínimo duas publicações por ano (periodicidade semestral).
A periodicidade deverá vir expressa no periódico.


3.6 - Cumprimento de Periodicidade
O periódico deverá ser publicado de acordo com a periodicidade expressa.


3.7 - Pontualidade
O periódico deve ser editado pontualmente, de acordo com a sua periodicidade.


3.8 - Duração
O periódico deve ter pelo menos quatro números publicados para ser considerado para avaliação.


3.9 - Título, resumo e palavras-chave
Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma do texto do artigo e no idioma inglês e português, quando estes não são o idioma do texto.


3.10 - Normas aos Autores

O periódico deve especificar a(s) norma(s) seguida(s) para a apresentação e estruturação dos textos, e para a apresentação de referências bibliográficas e descritores, de modo que seja possível avaliar a obediência às normas indicadas.
Embora se recomende a adoção de uma norma para as referências bibliográficas - tal como ABNT, ISO, Vancouver - serão aceitas outras normas, desde que esteja claramente indicado o formato bibliográfico a ser obedecido pelos autores.


3.11 - Indexação em bases de dados

Será apreciado o facto de a revista estar incluída em algum serviço de indexação, repositório ou base de dados, de âmbito nacional e/ou internacional, de reconhecido prestígio científico.


3.12 - Afiliação completa de autores

Os artigos devem conter informação completa sobre a afiliação de todos os autores, incluindo o nome da instituição de origem a três níveis (Ex: Universidade, Faculdade e Departamento/Centro), código postal, cidade, país e endereço de email. No caso do autor de correspondência, deverá acrescentar-se a respetiva morada completa.


3.13 - DOI - Digital Object Identifier System

O DOI representa um sistema de identificação numérico único para os artigos científicos e permite uma certificação digital dos mesmos. A crescente interoperabilidade da Rede SciELO com outras bases de dados internacionais reforça a necessidade de adoção de critérios comuns, assim, a inclusão do DOI nos artigos indexados na SciELO é considerado obrigatório.

O Comité Consultivo SciELO Portugal, com o objetivo da constituição e do desenvolvimento da coleção SciELO, assegura o cumprimento dos procedimentos de avaliação, que, de acordo com a Metodologia SciELO, compreendem três aspetos: (1) de formato, quanto a adequação às normas; (2) de endogenia, em relação a concentração institucional do conselho editorial e dos autores; e (3) de conteúdo, para assegurar a qualidade científica.

A avaliação dos aspetos de formato inclui a análise do conjunto de características, baseadas em estudos e normas internacionais sobre edição de periódicos científicos. Existem itens obrigatórios e, em geral, aceita-se como mínimo o cumprimento de 80% das características.

A avaliação de endogenia é feita a partir da afiliação declarada do conselho editorial, dos revisores e dos autores. A tendência de concentração institucional ou geográfica desses elementos é considerada como um resultado negativo para a admissão do periódico na coleção.

Os periódicos que atenderem satisfatoriamente aos aspetos anteriores serão avaliados quanto a seu conteúdo, em relação às seguintes características:
a. Representatividade do conselho editorial, revisores e autores;
b. Carácter científico dos artigos da revista;
c. Processo de arbitragem por pares;
d. Importância para o desenvolvimento da área.

Desempenho para inclusão e permanência na coleção SciELO Portugal

a. Os periódicos aceites na coleção SciELO Portugal devem demonstrar capacidade de dar resposta, em tempo útil, aos requisitos técnicos inerentes à metodologia SciELO. Assim sendo, os periódicos só serão disponibilizados na Plataforma depois do envio regular de quatro números consecutivos ou correspondente a um ano de publicação de todos os ficheiros trabalhados segundo a metodologia SciELO.

b. Os periódicos que forem aprovados pelo Comité Consultivo SciELO Portugal têm um prazo de seis meses, após receção da comunicação oficial, para enviarem à DGEEC todos os suportes necessários à sua inclusão na coleção SciELO Portugal. O incumprimento deste prazo determinará a sua reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal. No seguimento da reavaliação por incumprimento do prazo estabelecido, caso a revista seja novamente aceite, será dado um prazo adicional de seis meses. Findo este prazo, se o periódico não tiver concluído o processo de indexação, este será excluído e só poderá apresentar nova candidatura à plataforma após um ano.

c. Os ficheiros respeitantes aos fascículos devem ser enviados de acordo com a periodicidade expressa. O não cumprimento do envio regular e atempado, nos prazos definidos, dos fascículos trabalhados de acordo com os procedimentos previamente estabelecidos e acordados, implicará a descontinuidade do periódico na Coleção SciELO Portugal

d. O Comité Consultivo SciELO Portugal poderá emitir pareceres sobre o desempenho das revistas da coleção, assim como, sugerir melhoramentos e modificações nos periódicos, que devem ser implementados no período de tempo especificado no respetivo parecer.

e. A exclusão de um periódico da coleção SciELO deve ser feita após parecer do Comité Consultivo SciELO Portugal, devendo o periódico receber uma notificação dos aspetos a serem melhorados, que deverão ser atendidos no prazo estabelecido pelo Comité.

f. As decisões do Comité Consultivo SciELO Portugal são passíveis de recurso, a qualquer tempo, tanto nos casos de não admissão como de exclusão da coleção SciELO. Os recursos serão examinados pelo Comité Consultivo SciELO Portugal e o periódico poderá ser reavaliado. O parecer final do Comité será enviado ao diretor do periódico.

g. Os periódicos que forem excluídos da coleção SciELO poderão ser readmitidos sempre que voltarem a cumprir os critérios de inclusão e permanência na coleção SciELO. A readmissão será avaliada pelo Comité Consultivo SciELO Portugal. A readmissão não será efetivada imediatamente após a exclusão de um título da coleção SciELO. Para ser reavaliado, um periódico deve demonstrar que cumpre novamente os critérios, durante, pelo menos, 4 números consecutivos ou 1 ano.

 

4 - Escopo da coleção SciELO Portugal

A coleção SciELO Portugal é uma coleção multidisciplinar que inclui revistas científicas que publicam predominantemente artigos resultantes de pesquisa científica original e outras contribuições originais significativas para a área específica da revista. O processo de revisão e aprovação das contribuições deve ser feito por pares.
A integração de cada título individual na SciELO Portugal deve iniciar-se a partir da sua aprovação para entrada na coleção. As contribuições podem estar escritas nos idiomas inglês, português e/ou espanhol.
Os periódicos da coleção SciELO não terão necessariamente de ser publicados em papel.

 

5 - Procedimentos para inclusão das revistas científicas na coleção SciELO Portugal

Para procedermos ao processo de avaliação do periódico, solicitamos o envio dos fascículos referentes ao último ano de publicação, assim como, daqueles que lhes seguirem, para que o Comité Consultivo SciELO Portugal disponha de elementos de apreciação e os nossos serviços possam também observar a regularidade e pontualidade da edição da revista.


As versões impressas da revista deverão ser enviados para a seguinte morada:

DGEEC - Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Projecto SciELO
Av. 24 de Julho, n.º 134
1399-054 Lisboa

As revistas eletrónicas deverão enviar o respetivo endereço para o seguinte correio eletrónico: dsectsi.scielo@dgeec.mec.pt . A avaliação da revista será feita a partir da informação disponível no seu sítio da Internet.

 

6 - Resultados do processo de seleção de periódicos:

 

I Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 21 de Fevereiro de 2006

 

Revistas Aprovadas

Ciências Agrárias e Veterinárias

- Revista Portuguesa de Zootecnia 1

Ciências Médicas e da Saúde

- Psicomotricidade 1
- Arquivos de Medicina
- Jornal Português de Gastrentereologia
- Psicologia: Saúde & Doenças
- Revista Portuguesa de Cardiologia 1
- Revista Portuguesa de Pneumologia

Ciências Sociais e Humanas

- Revista Comunicação e Linguagens 1
- Revista Lusófona de Educação
- Revista Portuguesa de Educação
- Ágora. Estudos Clássicos em Debate 1
- Economia Global e Gestão
- Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
- Tékhne . Revista de Estudos Politécnicos
- Etnográfica
- Série Arkeos 1
- Psicologia
- Revista Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 1
- Revista Portuguesa de Psicossomática 1
- Revista Lusófona de Ciências das Religiões 1

Ciências da Engenharia e Tecnologias

- Ciência e Tecnologia dos Materiais
- Corrosão e Protecção dos Materiais

Revistas Não Aprovadas

Ciências Agrárias e Veterinárias

- Revista Ciências Agrárias

Ciências Exatas

- Temas em Métodos Quantitativos

Ciências Naturais

- Ciências da Terra

Ciências Médicas e da Saúde

- A Gymnasium - Revista de Educação Física, Desporto e Saúde
- Revista Lusófona de Ciências e Tecnologia da Saúde

Ciências Sociais e Humanas

- Caleidoscópio. Revista de Comunicação e Cultura
- RES -PUBLICA. Revista Lusófona de Ciência Política e Relações Internacionais
- Babilónia. Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Traduções
- Metacrítica . Revista de Filosofia
- Revista Techne
- Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologia
- Campus Social. Revista Lusófona de Ciências Sociais
- Revista Portuguesa de Economia e Gestão

Ciências da Engenharia e Tecnologias

- Vitrum

Revistas para Reavaliação

Ciências Médicas e da Saúde

- Motricidade

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na I Reunião:

- Professora Doutora Teresa de Lemos (Presidente do Comité)
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Jorge Dias de Deus
- Professor Doutor José Adriano Barata-Moura
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu
- Eng. Rui Oliveira e Silva
- Professor Doutor Victor Lobo


II Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 27 de Junho de 2006

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Comportamento Organizacional e Gestão

Ciências Médicas e da Saúde

- Motricidade

 

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na II Reunião

- Professora Doutora Teresa de Lemos (Presidente do Comité)
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Jorge Dias de Deus
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Eng. Rui Oliveira e Silva
- Professor Doutor Victor Lobo
- Professor Doutor Jorge Senos (em representação do Prof. Doutor Frederico Pereira)


III Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 26 de Outubro de 2006

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Educação, Sociedade e Cultura 1

Revistas Não Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- PsiLogos

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na III Reunião

- Professora Doutora Teresa de Lemos (Presidente do Comité)
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor Victor Lobo
- Professor Doutor Carlos Lopes (em representação do Prof. Doutor Frederico Pereira)


IV Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 13 de Novembro de 2007

 

Revistas Aprovadas

Ciências Naturais

- Comunicações Geológicas

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Revista Europeia de Formação Profissional

Ciências da Engenharia e Tecnologias

- RadioProtecção
- Robótica

Revistas para Reavaliação

Ciências Agrárias e Veterinárias

- Revista Ciências Agrárias

Ciências Médicas e da Saúde

- Revista Portuguesa de Saúde Pública 2

Ciências Sociais e Humanas

- Ex aequo 2
- Fórum Sociológico 2

 

2 Revista para reavaliação mediante apresentação de informação adicional sobre o processo de arbitragem por pares.

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na IV Reunião

- Professora Doutora Maria João Valente Rosa (Presidente do Comité)
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Professor Doutor Carlos Lopes (em representação do Prof. Frederico Pereira)
- Professor Doutor Henrique Dias de Barros
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu
- Professor Doutor Victor Lobo


V Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 18 de Abril de 2008

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- e- journal of portuguese history
- Ex aequo
- Fórum Sociológico 1
- Relações Internacionais
- Revista Europeia de Formação Profission

Revistas Não Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Ser Saúde

Ciências Sociais e Humanas

- Investigar em Educação

Revistas para Reavaliação

Ciências Médicas e da Saúde

- Revista Portuguesa de Saúde Pública

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na V Reunião

- Professora Doutora Maria João Valente Rosa (Presidente do Comité)
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu
- Professor Doutor Vítor Lobo


VI Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 26 de Novembro de 2008

 

Revistas Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Angiologia e Cirurgia Vascular

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Sísifo

Revistas para Reavaliação

Ciências Sociais e Humanas

- Revista Portuguesa de História do Livro 3

Ciências Médicas e da Saúde

- Referência 3

 

3 Revistas para reavaliação mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo.

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na VI Reunião

- Professora Doutora Maria João Valente Rosa (Presidente do Comité)
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Engª Ana Ferreira de Almeida (em representação do Engº Rui Oliveira e Silva)
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Vítor Lobo


VII Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 17 de Abril de 2009

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Revista Portuguesa de Marketing 1
- Revista Portuguesa de História do Livro
- Encontros Científicos

Ciências Médicas e da Saúde

- Revista Portuguesa de Saúde Pública

Revistas Não Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Toxicodependências

Revistas para Reavaliação

Ciências Médicas e da Saúde

- Nascer e Crescer 3


- Referência 3

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.
3 Revista para reavaliação mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo.

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na VII Reunião

- Professora Doutora Maria João Valente Rosa (Presidente do Comité)
- Engª Ana Ferreira de Almeida (em representação do Engº Rui Oliveira e Silva)
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor José Henrique Dias de Barros
- Professor Doutor Rui Santos


VIII Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 23 de Novembro de 2009

 

Revistas Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Nascer e Crescer
- Referência
- Toxicodependências
- Revista Portuguesa de Clínica Geral

Ciências Sociais e Humanas

- Finisterra: revista portuguesa de Geografia

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na VIII Reunião

- Doutor Alexandre Paredes - Diretor de Serviços de Informação Estatística em Ciência e Tecnologia (em representação do Presidente do Comité)
- Engª Ana Ferreira de Almeida (em representação do Engº Rui Oliveira e Silva)
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


IX Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 16 de Junho de 2010

 

Revistas Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Portuguese Journal of Nephrology & Hypertension
- Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Ciências Sociais e Humanas

- Antropologia Portuguesa 1
- Observatório (OBS.)
- Revista de História da Sociedade e da Cultura 4
- RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
- Media & Jornalismo 1

Revistas Não Aprovadas

Ciências Agrárias e Veterinárias

- Revista Técnica de Suinicultura

Ciências Sociais e Humanas

- Egitania Sciencia

Revistas para Reavaliação


Ciências Sociais e Humanas

- Psychologica 3
- Revista Portuguesa de Pedagogia 3
- Trajectos 3

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.
3 Revista para reavaliação mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo.
4 Revista aprovada mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo.

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na IX Reunião

- Doutor Alexandre Paredes - Diretor de Serviços de Informação Estatística em Ciência e Tecnologia (em representação do Presidente do Comité)
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Eng.ª Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor Henrique Dias de Barros
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


X Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 10 de Dezembro de 2010

 

Revistas Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Acta Pediátrica Portuguesa 1

Ciências Sociais e Humanas

- Educação Sociedade e Culturas 1
- Trajectos 1

Revistas Não Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Nursing
- Pensar Enfermagem
- Revista Portuguesa de Cirurgia

Ciências Sociais e Humanas

- Diacrítica
- Egitania Sciencia
- Revista de Psicologia Militar

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na X Reunião

- Professor Doutor Adriano Pimpão - Presidente do Comité
- Eng.ª Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XI Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 27 de Maio de 2011

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Cadernos de Estudos Africanos

Ciências Médicas e da Saúde

- Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
- Archives of Exercise in Health and Disease 1
- Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Revista Interacções
- Diacrítica
- Laboreal

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XI Reunião

- Doutora Joana Mendonça – Presidente do Comité
- Engª Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XII Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 12 de Dezembro de 2011

 

Revistas Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação
- Revista Portuguesa de Cirurgia 4
- Revista Portuguesa de Imunoalergologia 5
- Portuguese Jornal of Nephrology & Hypertension 5

Ciências Sociais e Humanas

- Janus.net – e-journal of International Relations 1
- Sociologia 4
- Trajectos 5
- Antropologia Portuguesa 5
- Media & Jornalismo 5

Revistas Não Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Cadernos de Saúde
- Nutrícias

Ciências Sociais e Humanas

- ERAS – European Review of Artistic Studies

Revistas para Reavaliação

Ciências Sociais e Humanas

- Laboreal
- Diacrítica

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.
4 Revista aprovada mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo
5 Revistas reavaliadas por incumprimento do exposto no nº20 do regulamento do Comité Consultivo SciELO Portugal:
"20 – Os periódicos que forem aprovados pelo Comité Consultivo SciELO Portugal têm um prazo de seis meses, após receção da comunicação oficial, para enviarem à DGEEC todos os suportes necessários à sua inclusão na coleção SciELO Portugal. O incumprimento deste prazo determinará a sua reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal."

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XII Reunião

- Doutor Alexandre Paredes - Diretor de Serviços de Informação Estatística em Ciência e Tecnologia (em representação do Presidente do Comité)
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XIII Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 11 de Dezembro de 2012

 

Revistas Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
- Acta Médica Portuguesa
- Revista Portuguesa de Doenças Infecciosas 4

Ciências Sociais e Humanas

- Diacrítica
- Estúdio
- Psicologia
- Portuguese Journal of Social Science 1

Ciências Naturais

- RGCI – Revista de Gestão Costeira Integrada

Ciências Exatas

- Linguamática

Revistas Não Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- PsiLogos - Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca
- Biomedical and Biopharmaceutical Research

Ciências Sociais e Humanas

- Euphrosyne : Revista de Filologia Clássica
- Migrações

Ciências Multidisciplinares

- Millenium – Revista do Instituto Politécnico de Viseu

 

1 Revista aprovada, não incluída na coleção SciELO Portugal por incumprimento dos requisitos técnicos.
4 Revista aprovada mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XIII Reunião

- Doutora Joana Mendonça – Presidente do Comité
- Engenheira Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor Henrique Dias de Barros
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XIV Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 4 de Julho de 2013

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- DOC On-line
- Cidades, Comunidades e Territórios
- Laboratório de Psicologia
- Medievalista 4
- Estudos em Comunicação
- Análise Psicológica

Ciências Médicas e da Saúde

- Arquivos de Medicina
- Nutrícias

Engenharia e Tecnologia

- Corrosão e Protecção de Materiais

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Nação e Defesa
- Palavras
- Antropológicas
- Revista Psiquiatria e Psicologia da Justiça
- Migrações
- Euphrosyne : Revista de Filologia Clássica

Ciências Multidisciplinares

- Journal of Aging and Innovation

 

4 Revista aprovada mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XIV Reunião

- Doutor João Oliveira Baptista – Presidente do Comité
- Engenheira Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XV Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 12 de Dezembro de 2013

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Da investigação às Práticas
- Media & Jornalismo 4
- RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Ciências Médicas e da Saúde

- Revista Portuguesa de Cirurgia 5
- Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia 5

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Investigação Criminal
- Faces de Eva: Revista de Estudos sobre a Mulher
- Contabilidade e Gestão

Ciências Médicas e da Saúde

- Acta Farmacêutica Portuguesa

Revistas para Reavaliação

Ciências Médicas e da Saúde

- Salutis Sciencia

 

4 Revista aprovada mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo
5 Revistas reavaliadas por incumprimento do exposto no nº20 do regulamento do Comité Consultivo SciELO Portugal:
"20 – Os periódicos que forem aprovados pelo Comité Consultivo SciELO Portugal têm um prazo de seis meses, após receção da comunicação oficial, para enviarem à DGEEC todos os suportes necessários à sua inclusão na coleção SciELO Portugal. O incumprimento deste prazo determinará a sua reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal."

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XV Reunião

- Doutor João Oliveira Baptista – Presidente do Comité
- Engenheira Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Victor Lobo


XVI Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 10 de Julho de 2014

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Revista Crítica de Ciências Sociais
- Psychology , Community & Health
- Laboreal
- Finisterra: revista portuguesa de Geografia
- Observatório (OBS*)

Ciências Médicas e da Saúde

- Archives of Exercise in Health and Disease
- Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
- Salutis Sciencia

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Contabilidade e Gestão

 

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XVI Reunião

- Doutor João Oliveira Baptista – Presidente do Comité
- Engenheira Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XVII Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 17 de Dezembro de 2014

 

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Comunicação e Sociedade
- GOT – Revista de Geografia e Ordenamento do Território
- Revista de Ciências Militares

Ciências Médicas e da Saúde

- Biomedical and Biopharmaceutical Research

Revistas para Reavaliação

Ciências Sociais e Humanas

- Cadernos de Sociomuseologia

 

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XVII Reunião

- Doutor João Oliveira Baptista – Presidente do Comité
- Engenheira Ana Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Henrique Dias de Barros
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XVIII Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 10 de Julho de 2015

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- E-Pública
- Cidades, Comunidades e Territórios
- Estudos em Comunicação
- Faces de Eva

Ciências Médicas e da Saúde

- Acta Pediátrica Portuguesa
- Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa
- Medicina Interna 4
- Nutrícias
- Nascer e Crescer
- Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
- Revista Jurídica Portucalense
- Revista Matéria-Prima
- Tourism and Hospitality Internacional Journal
- Revista Lusófona de Educação

Ciências Médicas e da Saúde

- Enformação

 

4 Revista aprovada mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XVIII Reunião

- Doutor João Oliveira Baptista – Presidente do Comité
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor Fernando Noronha
- Professor Doutor Henrique Dias de Barros
- Professor Doutor João Ferreira de Almeida
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XIX Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 7 de Junho de 2016

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Cadernos do Arquivo Municipal
- Journal of Innovation Management
- Comunicação e Sociedade

Ciências Médicas e da Saúde

- Medicina InternaMedicina Interna

Revistas Não Aprovadas

Ciências Médicas e da Saúde

- Onco.News

 

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

 

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XIX Reunião

- Doutor João Oliveira Baptista – Presidente do Comité
- Professor Doutor Adriano Pimpão
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo


XX Reunião do Comité Consultivo SciELO Portugal - 27 de Janeiro de 2017

 

Revistas Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- Conservar Património
- RED - Revista Electrónica de Direito4
- Contabilidade e Gestão
- Media & Jornalismo 4
- Revista de Ciências Militares
- Anglo Saxónica

Revistas Não Aprovadas

Ciências Sociais e Humanas

- E3 - Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP
- Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social

4 Revista aprovada mediante cumprimento das recomendações feitas pelo Comité Consultivo

Procedeu-se à avaliação do desempenho de títulos inseridos na coleção SciELO, nos termos do nº 22 do respetivo Regulamento:
"Os periódicos incluídos na coleção SciELO Portugal serão objeto de reavaliação pelo Comité Consultivo SciELO Portugal, a cada dois anos."

 

Membros do Comité Consultivo SciELO Portugal que participaram na XIX Reunião

- Doutor João Oliveira Baptista – Presidente do Comité
- Professor Doutor Carlos Lopes
- Professor Doutor José Ferreira Gomes
- Professor Doutor José Henrique Dias de Barros
- Professor Doutor Rui Santos
- Professor Doutor Victor Lobo